Resenha: Calafrio - Os lobos de Mercy Falls

by - segunda-feira, março 25, 2013

Olá pessoal! Resenha novinha da Iêda!!



Dados de publicação: 
Autor: Stiefvater, Maggie
Editora: Agir
Páginas : 348

Então, este é sem dúvida um dos meus livros favoritos, Calafrio é o primeiro da trilogia Os lobos de Mercy Falls, de Maggie Stielvater, eu já o li há um bom tempo quando estava muito na onde de romances sobrenaturais e bom, eu achei que fosse ser apenas mais uma leitura nada demais só que calafrio...bem, me deixou encantada.O livro é narrado por Grace e Sam por isso apesar de Grace ser nossa protagonista, você se vê muito envolvida com o mundo particular de Sam. A estória gira em torno deles, que começa na primeira vez que eles se veem, que é quando Grace está sendo atacada por lobos enquanto Sam (adivinha?!) era um dos lobos. É apesar de tudo é uma cena linda por que é nesse momento que eles meio que se apaixonam, um olhando pro outro, tão diferentes, mas tão iguais também.
Seis anos depois, Grace está com 17 anos e se tornou uma garota forte e confiante, além de inteligente e muito austera, exceto que muito obcecada pelos lobos que vivem na floresta perto de sua casa, em particular com o seu lobo de olhos amarelos que mesmo mantendo distância, nunca ficou longe, isto é, quando frio por que quando faz calor ele some completamente.


"Logo antes de eu adormecer de novo, minha respiração devagar combinou com a dele, e eu tive um forte pensamento: Eu não posso viver sem isso. Tem que haver uma cura."

Bom, tudo seguia sua rotina até que um cara (idiota!!) da escola de Grace supostamente é morto pelos lobos e em meio a um frenesi dos habitantes locais fica decidido que os lobos de Mercy Falls devem sumir, Grace fica desesperada e age por impulso quando entra na floresta, mas como nada acontece ela vai pra casa, ai quando finalmente ela chega em casa ela tem a grande surpresa de encontrar seu lobo deitado no deck e ferido, só que mais surpreendente que isso é que no lugar de pelos e patas e coisas de lobo, ele exibe um corpo humano incrivelmente lindo!  Sam está ferido e sangrando muito, mas seus maravilhosamente olhos amarelos ainda são os mesmos e tudo em que Grace consegue pensar é em Sam. Humano de uma forma que ela nunca sonhou.
Passado o choque, Grace abriga Sam em sua casa e já que seus pais são os mais inadimplentes pais do universo, isso não é motivo de preocupação. A coisa é que mesmo que eles se conheçam há pouco tempo oficialmente, Sam e Grace embarcam numa relação intensa e irresistível que poderia ter um ótimo final se não fosse o fato de Sam não poder controlar o que é e em como o inverno puxa esse seu lado para fora, e é contra isso que Sam e Grace lutam, contra o frio, o tempo e o medo de perderem um ao outro.

"'Você é lindo e triste.' Eu disse finalmente, sem olhar para ele quando o fiz. 'Assim como seus olhos. Você é como uma música que ouvi quando era criancinha e esqueci que conhecia, até eu ouvir novamente'" 

Então, poxa Calafrio é um livro único, Maggie tem uma forma tipo mágica de escrever e isso muda muito o modo como às coisas acontecem. Eu achava, quando comecei a lê-lo, que era um livro sobre lobisomens e luas cheias e balas de pratas e esses estereótipos cansativos, mas quanto mais me aprofundava na leitura, mais percebi que o livro é sobre pessoas que viram lobos, pode parecer que não faz diferença, mas faz e muita, sem falar que o livro encontra abertura pra nos fazer pensar em como é difícil lidar com decisões que precisam ser tomadas. Eu gosto muito da Grace, ela é realmente legal e engraçada, madura só que nada do tipo sensível, ela é bem durona pra falar a verdade. Já Sam é bem o oposto, eu meio que prefiro os bad boys (tipo o Patch - Sussurro), mas Sam te conquista pela sua suavidade e tristeza, ele é tão meigo e muito doce e tem aquela melancolia que faz você querer abraçá-lo e sufocá-lo de conforto.
A escrita também é incrível, é melódica, poética, mas não como uma peça de Shakespeare, aquela coisa declamativa, é que Maggie não usa as palavras pra descrever como as coisas são, mas como ela as sente e isso é muito preciso, facilita pra você entender o que Grace e Sam estão sentindo.
Enfim, o livro é composto por momentos frágeis, perfeitos e tristonhos e você sente o tempo correndo, Sam lutando contra seu interior lobo, tentando aproveitar ao máximo seus momentos com Grace enquanto ela não admite perdê-lo, logo que eu recomendo MESMO esse livro e espero que vocês gostem de verdade da atmosfera em que tudo acontece como eu gostei!

"Eu sentia que as coisas estavam se afastando de mim. Eu encontrei o paraíso e me agarrei a ele o mais firme que pude, mas ele estava escapando, uma coisa imaterial escapando entre meus dedos, muito fino para segurar."




Leia também

44 comentários

  1. Dei uma pausa nos livros sobrenaturais, porque cansei do gênero, não me chamam mais a atenção. Quem sabe quando eu voltar a lê-los eu acabe tendo este livro em mãos, espero me surpreender como você!

    ResponderExcluir
  2. Quase nunca vejo resenhas sobre este livro. Quero lê-lo há muito tempo, mas como não me chamava tanto a atenção, acabei passando ele pra trás. Vamos ver se mudo isso, haha.

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não fazia ideia da existência desse livro, sério mesmo. E depois dessa resenha, eu desejo ter ele em mãos o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas parece ser bom.
    Esse foi o único livro lançado dessa trilogia?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! Já li a trilogia Os Lobos de Mercy Falls e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. É engraçado...é uma série de livros tão comentada...mas pouco resenhada!
    Essa é a primeira resenha q leio sobre o livro e fiquei encantada com o que li..Nunca tinha me interessado muito pela leitura deles, mas agora bateu uma vontade!
    Amo um romance sobrenatural..e gostei muito da maneira como vc diz que a autora conduz a história..meio q nos mantendo atentos ao próximo capítulo.
    Com certeza, não só esse livro,mas os outros dois irão pra lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, para falar a verdade nunca nem tinha ouvido falar, mas parece ser bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  8. cara, desde que este livro lançou (tipo, a uns 2 anos atrás) ele está na minha lista de desejados... mas quando vou comprar livros sempre acabo dando prioridade para outros :(
    pretendo ler ele em breve, pois parece ser incrível *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu não costumo ler romances sobrenaturais, mas gostei bastante da resenha e achei a estória linda ^^

    ResponderExcluir
  10. Calafriooooooooo! Depois de ouvir tanto a Giu Fernandes falando desse livro, eu fiquei bem curiosa! Lendo sua resenha, ficou claro que eu preciso muuuito desse livro hahaha
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro e confesso que quando comecei, não estava nem um pouco empolgada, acho que pelo fato de trauma pós-crepúsculo hahaha, porém eu me surpreendi quando notei que não conseguia largar o livro da metade para o final. Hoje, estou procurando os outros dois livros para terminar a leitura. Muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  12. assim como a laura eu tambem dei uma parada em livros sobrenaturais pq achei que o tema ficou muito maçante e sem graça, uma repetição continua. Assim que essa fase passar eu vou querer ler essa trilogia que parece bem bacana

    ResponderExcluir
  13. Nossa, quanto tempo não via esse livro. Lembro que a tempos atrás queria ter lido ele mas fui deixando de lado. Bacana essa história, eu gostei. Espero ler um dia, se não esquecer :S

    ResponderExcluir
  14. Eu quero muuito ler esse livro!
    Apesar de eu achar que histórias sobrenaturais estejam se tornando cada vez mais clichês, Calafrio parece ser diferente, bem diferente. Parece ser daquelas histórias que você se encanta do início ao fim e que quer viver a vida dos protagonistas. Ótima resenha, me fez querer ler o livro mais ainda!

    Beeijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quero ler!!!! Adoro livros com temática sobrenatural, envolto em mistérios, quando dão uma visão nova a temas já conhecidos, trilham caminhos novos, conceitos novos, acho interessante.

    ResponderExcluir
  16. Nhaa quero ler, sobrenatural é tudo de bom néh.
    Preciso de livros que me prendam do começo ao fim, algum que tire o folego, mas ta difícil kk.
    Ah e ótima ressenha.

    ResponderExcluir
  17. Sou suspeita para falar de Calafrio eu amo este livro o jeito que a autora escreve meio melancólica me encantou,sem falar dos protagonistas que são uns fofos.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Apesar da resenha positiva, esse tipo de livro não faz a minha cabeça. Perai gente...a menina é sequestrada por lobos e levada pro meio do mato. O que uma pessoa normal faz? Grita! Ela fica encantada pelos lobinhos...faça-me o favor!
    Tudo bem...é fantasia...mas tenha pelo menos um pingo de bom senso...

    Quando eu comecei a ler o livro e cheguei nessa parte...PAREI!
    Vou doar pra uma biblioteca pública; pra minha prima...sei la!

    ResponderExcluir
  19. Oiii eu já ouvi falar muito desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha, e gostei do que li, deve ser uma história bem bacana, se tiver oportunidade com certeza irei ler...

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  20. Leria o livro com certeza, você deu quase 5 estrelas então deve ser bom, gosto de lobos e romances sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  21. Eu não gostei muito da capa, mas eu adoro histórias sobre lobos então com certeza eu vou querer ler *O*
    Adorei a resenha Iêda, ótima como sempre.
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Gostei, apesar de não ser uma proposta de narrativa realista, meu fraco. pq une elementos que me prendem à leitura: personagens cativantes, boa escrita e uma certa tensão na leitura. Daria uma chance a ele, sim. Com a vantagem de que, caso goste da história, tem continuação.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro. Estou um pouco cansada de livros sobrenaturais, mas esse parece abordar o tema de uma forma diferente, o que me deixou com vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia esse livro mas sua resenha me deixou encantada apesar de ter dado um tempo nos sobrenaturais eu gostei de mais e deu muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  25. Oiie, já conhecia o livro e li muitas criticas positivas, quero muito ler e está na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler o livro !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis -http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro e a capa chama pouco a atenção, mas o enredo parece ser interessantíssimo, pois hoje em dia ta difícil livros sobrenaturais diferentes dos outros ..
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus! Eu estou super curiosa para ler este livro, a capa é simplesmente linda! E eu ainda amo uma história de lobos, super ansiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre achei essa capa fantástica!!! Será porque amo lobos? rs Não sei.
    Mas eu fico perdida com tantos livros bons para se ler. Tenho mais de 50 para ler aqui em casa e ainda compro mais. Porque? rs
    E este vou correr atrás, é claro.

    ResponderExcluir
  29. Já li resenha positivas e negativas sobre a série. Eu acho que ficaria do lado daqueles que gostaram dos livros, pois adoro lobos e acho bem difícil encontrar livros que tratem apenas deles, sem outras criaturas envolvidas na história..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Não acompanho essa trama por não curtir essa temática.
    Já li resenhas positivas e negativas dessa série.

    ResponderExcluir
  31. Já li algumas resenhas desse livro, mas coo não gosto muito da temática do livro, acho que não leria. E ultimamente estou fugindo dos livros em series.

    ResponderExcluir
  32. Nunca ouvi falar dessa serie, pesquisarei sobre ela..

    ResponderExcluir
  33. eu não conhecia esse livro não
    fico na curiosidade se lei ou não.
    gostei da resenha deu pra entender muito.

    ResponderExcluir
  34. parabens pela resenha.
    Quero muito ler essa trilogia!
    Beijos
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Ta bom.. quero ler esse livro ha algum tempo... mas nunca tive oportunidade..
    sua resenha me deixou ainda mais ansiosa...
    Já vi q faz completamente meu estilo... Quero!!! rs

    bjinhoos
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  36. Gosto de romances sobrenaturais, mas prefiro os que tenham uma narrativa um pouco mais acelerada. Esse me parece ser com uma pegada um pouco mais suave. Mas quem sabe um dia não lerei, não é?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Oiii Ieda!!

    Eu ainda nao conhecia o livro, mas super me empolguei com ele, parece a minha cara toda essa coisa sobrenatural, e to amando mocinhos "bonzinhos" rs
    Adicionei nos meus desejados :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  38. Gosto dessa capa*.*
    Adorei a parte de Maggie descrever não como as coisas são,mas como ela as sente.Histórias de lobisomens não são minhas preferidas,mas você mostrou na resenha que é um livro além disso.

    ResponderExcluir
  39. Eu não conhecia o livro até ler sua resenha. Gostei bastante da capa, mas acho que não é o estilo de livro que eu leria. Acho que me depararia com muito amor e coisas fofinhas, e eu sou meio dark UHAASU. Mas posso dizer que a sinopse é interessante e legal.

    ResponderExcluir
  40. Esta aí um livro que até o presente momento desconhecia, o que é uma pena. Adoro romances sobrenaturais, mas devo confessar que parei de ler por um tempo desde que virou “modinha”, não pq todo mundo estava lendo mas sim pq acabei me enjoando um pouco com todo o destaque e comentários. Entretanto, após essa resenha vejo um ótimo retorno através de Calafrios. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  41. Primeira resenha que leio desse livro e já o desejo com todas as formas. Três motivos: sobrenatual, romance e série. <3 Adorei a dicaa!!

    ResponderExcluir
  42. Adoro Esse Livro, já li a trilogia toda , só tem um problema é uma Trilogia,queria +!!! Odeio quando uma serie de que gosto acaba!

    ResponderExcluir
  43. Apesar das capas não serem das mais bonitas me encantei com a estoria que é simplesmente incrível!

    ResponderExcluir
  44. Iêda,
    gostei muito da sua resenha.
    Já tinha lido algumas resenhas sobre, mas elas não tinham me despertado interesse. Porém a maneira como você falou sobre o livro me fez ficar com vontade de lê-lo.
    Quero saber e conhecer mais sobre o Sam, acho que fui com a cara dele e da Grace.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011