Resenha: O livro do amanhã

by - segunda-feira, março 04, 2013

Olá people!

Tudo bem com vocês galerinha? Espero que sim! Bem, vamos para mais uma resenha, dessa vez do livro "O livro do amanhã" da diva Cecelia Ahern. Bora conferir e comentar!

Dados de publicação:
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 367
Ano: 2012
Editora: Novo Conceito

"Como seria se soubéssemos o que o amanhã nos reserva? Nós o consertaríamos? Será que conseguiríamos?"


O livro do amanhã é o novo lançamento da famosa autora Cecelia Ahern, que também escreveu os best-sellers P.S Eu te amo e A vez da minha vida, lançados ano passado pela Editora Novo Conceito. Mais uma vez a diva arrasou e nos trouxe uma história maravilhosa nesse novo lançamento.
A protagonista agora é Tamara Goodwin, uma adolescente de dezesseis anos, filha única de uma família rica. A jovem tem uma personalidade forte e às vezes chata, ela está acostumada a impor suas vontades e magoar as pessoas de forma agressiva que às vezes lhes dizia, isso era uma forma de defesa da jovem. Mas as coisas mudam quando seu pai se suicida, e a família mergulha em dividas, perdendo até mesmo a casa para o banco. Não havendo outra saída, elas se mudam para a casa do irmão de sua mãe, Arthur, que morava com sua esposa, Rosaleen.
Tamara e sua mãe, Jennifer, sempre foram aquele tipo de pessoa esnobe, e lógico que morar em uma fazenda, em uma cidade interiorana, praticamente no meio do nada, é o fim para ela. Jennifer estava em choque desde que o marido falecera, caindo em um estado preocupante de depressão. Tamara detestara o lugar, era um dia mais entediante que o outro. Mas havia algo estranho pairando no ar, e isso envolvia seus tios.
Certo dia aparece um ônibus, com uma biblioteca itinerante, o rapaz que cuidava da biblioteca se chamava Marcus (gatinho). Vendo alguns livros Tamara encontra um bem estranho, estava trancado, não havia título e nem autor. Até que um dia, em um castelo em ruínas que ficava ao lado da casa dos tios, Tamara abre o livro e vê ali dentro inscrições com sua própria letra datadas para o dia seguinte. Tudo acontece conforme o livro previa. Isso poderia ser uma solução para alguns de seus problemas e mistérios.
Mas mesmo vendo seu futuro, cada página ainda é um mistério, e nem sempre é bom ver o que o amanhã nos aguarda, pois o destino não pode ser mudado, mas será o que Tamara descobrirá a ponto de mudar seu destino?

"Eu fora pisoteada como uma planta, mas não morta, e, assim como essa planta, não me resta outra opção a não ser crescer numa direção diferente da qual eu me desenvolvera até então"

Maravilhoso! É a palavra que me define esse livro. Mágico em todos os sentidos, de uma forma que só Cecelia Ahern sabe escrever. Ao começar a leitura, somos muito bem ambientados a vida da jovem Tamara e a confusão sentimental que se encontra. Ahern começa o livro com diversas metáforas, todas delicadas e que nos traz já nas primeiras páginas belas reflexões.
Tamara é uma adolescente chata, esnobe, se acha superior e o modo como trata seus tios me irritou em alguns momentos. Mas com o tempo, com o desenvolver da narrativa vamos compreendendo essa jovem, seu pai se suicidara e sua mãe estava num estado deplorável, ela não tinha a quem recorrer, e para piorar havia brigado com seu pai antes dele cometer o suicídio. Confesso que depois a fui compreendendo mais, e também ela foi "domada" pelas ações do destino.
As imagens do livro são maravilhosas, há um castelo em ruínas, onde antes vivera uma família, mas o castelo pegou fogo, e restaram somente algumas colunas. Há muita descrição do "verde" na história, não podemos nos esquecer de que se passa na Irlanda. Cecelia Ahern escreve cada cena com detalhes tão lindos, que você realmente viaja nas páginas, é como se estivesse realmente lá, essa para mim foi a maior magia do livro.

"Quando a gente fecha os olhos, pode ficar em quase todos os lugares que deseja estar"

Outra personagem maravilhosa é a freira irmã Ignatus, essa personagem é importante para a protagonista. Mas cuidado com os personagens pessoal, há todo um mistério que vocês perceberão nos primeiros capítulos, comecei a pensar que seria tal coisa, mas fui surpreendida com o final, e nada é previsível.
Em relação ao livro que previa o amanhã também foi algo genial. O interessante é que quando Tamara lia sobre seu futuro ali, ela não mudava tudo completamente, mesmo quando se tratava de algo ruim, ao contrário, ela pensava em como podia amenizar a situação. Mas pensando bem, são coisas que nós podemos fazer em nossa vida real, sem precisarmos saber do amanhã. Como dizer eu te amo para as pessoas que amamos, ou pensar antes de magoar alguém, refletir sobre algumas ações e nas consequências que aquilo acarretará depois. Semeando o bem, você colherá o bem.

"Acho que a maioria das pessoas entra nas livrarias sem a menor ideia do que comprar. De algum modo, os livros ficam ali, quase que por magia, desejosos que as pessoas os escolham. A pessoa certa para o livro certo. Parece que já sabem de qual vida precisam fazer parte, em qual delas podem fazer diferença ou podem ensinar uma lição, pôr um sorriso no rosto no momento preciso. Penso em livros de forma muito diferente agora"

Não precisamos ser adolescentes para nos identificarmos com a história e com a personagem, há diversos detalhes que nos tocam e nos fazem rever algumas atitudes que tomamos em nosso dia a dia. Amadurecemos junto com Tamara. Porém como sempre, Ahern escreve de uma forma que toca ao leitor e fala diretamente ao seu coração. É mágico! Sentimos a história e dificilmente a esqueceremos.
A leitura é gostosa, leve, já pelos elementos que a autora incluiu. O livro do amanhã é aquele tipo de livro que você não quer acabar tão cedo, mas também quer ao mesmo tempo saber como será o desfecho. As cenas, imagens, tudo foi descrito com cuidado, e de uma maneira que nos emocionamos e ao mesmo tempo nos entretemos. É um conto de fadas moderno.
Recomendo a leitura a todos, e não só desse livro, mas também os demais da autora. A Novo Conceito fez um belo trabalho na diagramação, adorei a capa e a contra capa (é azul claro e tem estrelas brilhantes!). Cecelia sabe contar uma boa história, é como se nos recostássemos no livro e viajássemos para as terras irlandesas somente através das suas palavras, e chegamos tão perto que o mágico se torna possível aos nossos olhos!


Leia também

47 comentários

  1. Eu gosto muito da autora, amei P.S Eu Te Amo e com certeza com este livro não será diferente. Ela é surpreendente!
    Confesso que não gosto de personagens chatos e esnobes, me irrita muito. Mas se você está dizendo que vamos compreendê-la, vou dar uma chance.
    Mesmo tendo gostado do livro, não é uma das minhas pedidas para este momento.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum dos livros da Cecelia, mas tenho vontade de ler os 2 dela!
    fiquei pensando agora, qual o motivo de um personagem ser chato e esnobe e a gente acabar compreendendo ele... acho que só lendo para entender né? :P

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho PS Eu te Amo, mas ainda não o li. E A Vez da Minha Vida eu tô só na vontade. Mas falam tão bem da escrita da Cecelia (não é Cecilia??? =O) que eu fico tentada a furar a fila. =P
    E gostei de saber sobre o detalhe brilhante da capa. Gosto dessas coisinhas que fazem toda a diferença!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Amei! Cecelia Ahern está com tudo, adoro a autora!
    O que seria de nós se soubéssemos o que o destino nos revela? Assim como coisas boas tb existem as más e que nos deixariam tristes.
    Acho que vou gostar muito de descobrir esse mistério e embarcar nessa aventura instigante! Adoro as paisagens irlandesas que vejo em filmes, quero viajar com Tamara e ver como ela vai amadurecer com os ensinamentos da vida.

    ResponderExcluir
  5. Tenho P.S. eu te amo mais ainda não li. Amei completamente a resenha, a sinopse, a capa, tudo!!!! Desde que li o primeiro capítulo desse livro estou super curiosa e sua resenha só aumentou mais minha curiosidade!!!

    ResponderExcluir
  6. Cecelia é bem falada na blogosfera, mas eu nunca me interessei pelo famoso: "P.S. Eu te amo", acho que não faz meu estilo, principalmente sendo um romance. Mas devo dizer que O Livro do Amanhã me agradou bastante pela capa e a sinopse. Só que fiquei com uma dúvida: O livro realmente tem suspense, mistério e fantasia ou algo do gênero? Ou é mais sobre: reflexão das atitudes e tal's. Eu sempre fico meio assim com esses livros da Novo Conceito e de autoras que escrevem romance, o livro parece ser super de tirar o fôlego, mas acaba sendo um livro "bonito" e de "reflexão". De qualquer forma, sua resenha ficou ótima e me deu uma perspectiva maior sobre o que esperar do livro, provavelmente lerei.

    ResponderExcluir
  7. Olá !
    eu gosto muito dos livros da Cecelia, esse ainda não li, mas tudo que li dela foram ótimas leituras, não creio que esse será diferente.
    Ela tem um jeito bem simples de escrever e ao mesmo tempo, de uma forma profunda que emociona e faz-nos apaixonar pelas personagens, meu livro preferido é PS Eu te amo, o mais famoso dela, mas definitivamente lindo.
    Adorei a sinopse desse livro, em breve quero lê-lo.
    Abraços
    Melissa Padilha
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nada da autora, mas sempre vejo falarem maravilhas sobre a escrita dela.
    Gostei da premissa do livro e pela sua resenha percebe-se que a autora soube desenvolver bem o tema.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei a sua resenha...eu já estava com vontade de ler, agora estou surtando de ansiedade para conhecer essa história...rs
    Já li P.S. Eu te amo e amei....achei a sinopse desse livro mais interessante que a do livro A vez da minha vida, motivo pelo qual pretendo ler esse primeiro e o mais rápido possível.
    Adoro histórias bem contadas...principalmente quando tem uma boa dose de magia que é capaz de nos transportar para aquelas situações dos personagens e nos fazer refletir como seriam as nossas próprias atitudes e decisões face àquelas circunstâncias.
    A capa é lindíssima e adorei saber que o final é imprevisível...só aguçou ainda mais a minha curiosidade para conhecer esse poderoso livro do amanhã...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. eu acho os livros ela bem gostosos de ler, com um ar de auto ajudar mais com algo a mais, e com certeza o livro que amis quero ler dos lançamentos recentes da Nc, adorei a capa e apesar de ja querer o livro antes mesmo do lançamento lá em seu periodo de divulgação essa é a primeira resneha que leio sobre ele, oque me instiga ainda mais a querer ler

    ResponderExcluir
  11. Estou louca para ler algum livro da autora!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Depois da resenha, estou ansiosa para ter o livro em mãos! Espero poder gostar também, será a primeira obra que lerei da autora ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Oii eu A-M-E-I P.S. Eu te amo, mas quando li Avez da minha vida, não tive toda aquela euforia, agora com esse livro sinto que irei me surpreender, a escrita da autora realmente é muito boa...espero ansiosa para ler O Livro do Amanhã, ainda mais depois de ler uma resenha tão positiva.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai droga ai droga a droga!!!! É BOM MESMO! *0*
    Eu já disse que amo os livros dela? E Deus, como amo essa editora por publicar livros dela! E agora esse novo mega lindinho e fofo e perfeito e incrível e eu já pirei. Pronto! Respira e não fica doida....Ufa.
    Ok, deu pra ver que o livro é muito bom mesmo, e essa foi a primeira resenha dele que vi (estava doida pra ver resenha dele!).
    Espero poder ler o meu em breve também. Já amo a história *-*

    ResponderExcluir
  15. eu nao vou mentir dizendo que odeio o livro ps eu te amo. mas todas as resenhas que eu li desse livro foram lindas
    entao estou mega empolgada para ler

    ResponderExcluir
  16. O livro é a mais famoso novidade da NC, e eu simplesmente adorei a novidade.

    ResponderExcluir
  17. Já estava começando a ficar cismada com esse livro, afinal tanto burburinho em torno do mesmo, aumenta as expectativas e é melhor não ficar com muitas, pois a decepção é menor né.
    Mas ainda bem que esse não é o caso e o livro foi uma leitura agradável e gostosa. Estou bem curiosa, ;)

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conheci o livro.
    Mas pelo que li da sinopse do livro, aqui no seu blog, parece perfeito.
    Adoro livros assim, misteriosos.

    Me deu muita vontade de ler ele.
    O ruim é q minha lista de livros que pretendo ler já está imensa. kkkkk

    Beeijos
    http://makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu não conheço ainda o trabalho da autora..Meu P.S..tá ali na estante ainda pra ser lido.rs
    Mas dificilmente, a gte se depara com algo negativo sobre ela..A maneira que ela nos remete pra dentro da história e tals.
    Esse livro tem sido a bola da vez né?rs Até por conta de todo o mistério que o envolveu.
    Mesmo parecendo ser um livro bem jovial(como vc mesma citou na resenha), a vontade de ler ele, é grande..e sei que farei em breve.
    A NC aposta nesses dramas familiares, que tem o estranho poder de nos fazer pensar, refletir e até de testar nossos sentimentos.
    Adorei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Aaaaaah, não gostei desse livro. Tipo, ele começa bem, mas termina uma novela mexicana doida. Os últimos acontecimentos são tão dramáticos ao extremo. Melodrama MESMO. Mas, bem, li em inglês. Talvez a tradução tenha feito milagre e dosado as emoções, hahahahhaha. Mas mesmo assim... Enfim, pra mim, ainda, o único livro dela que presta é A Vez da Minha Vida. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonada por P.S. Eu Te Amo.
    Preciso ler pra poder opinar, mas a resenha me agradou demais, a capa é linda, a autora maravilhosa, agora só falta ler haha.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum livro da Cecelia,preciso conhecer logo pois só leio resenha positiva de seus livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Quando eu leio a sinopse e olho pra capa, sinto que deve ser uma leitura tão leve agradável que já gosto do livro mesmo sem ter lido ele! haha
    Vi muitos elogios e acho que é uma ótima chance para eu conhecer um livro da autora...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Eu Já Li e Amei P.S. Eu Te Amo ( alias uns dos melhores livros que li em 2012) e não me interessei muito pelo livro A Vez da minha vida, não esperava uma história boa para O Livro do Amanhã e pela sua resenha prova o contrário, fiquei interessadíssimo e com certeza vou procurar ler esse Livro!
    Parabéns arrasou mais uma vez na resenha ;)

    ResponderExcluir
  25. É linda a história de P.S. Eu Te amo,mas ainda não li,agora tem mais um livro da Cecelia Ahern na minha lista.
    Gostei dos trechos,a escrita da autora é gostosa.
    O Livro do Amanhã tem esse toque mágico,esse mistério do amanhã decifrado,desejo ler *.*

    ResponderExcluir
  26. oie,
    nossa estou esperando esse livro chegar, mas até agora nd, mas fiquei mto feliz qundo gostou do livro, deve ser tão bom qto imaginei rsrsrs


    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu não gostei da sua resenha Daiane me deixou muito mais curiosa com esse livro u.u
    rsrsrsr

    ResponderExcluir
  28. Eu estou louca para ler esse livro, parece realmente muito bom. Eu achei o enredo bem diferente, espero não me arrepender de ler. =P

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li nenhum livro dessa autora.
    Tô querendo muito ler esse livro. A divulgação foi tão grande e tão bem feita, e esse lance do livro do amanhã...estou curiosa.
    E com 5 estrelas aumenta a vontade. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  30. Depois que vi o filme P.S.Eu te amo comecei a prestar mais atenção nessa autora, e apesar do último livro dela não ter me chamado a atenção (A vez da minha vida), esse eu até que achei interessante...
    Sua resenha carimbou um lugar pra ele no meu skoob.

    ResponderExcluir
  31. Dos lançamentos da NC, esse livro foi o que mais me chamou a atenção. Achei a historia super interessante, magica mesmo...estou louca para ler. Adoro enredos assim. Bjksss

    ResponderExcluir
  32. Cecelia Ahern me ganhou, adorei a escrita dela em P.S. Eu te amo, ela realmente sabe/consegue te prender.
    Pela sinopse, parece ser outro ótimo livro da autora, a estória é bem diferente e vem me chamando a atenção desde seu lançamento. Espero ler em breve.
    Já está na minha lista de desejados (:

    ResponderExcluir
  33. Ja li um livro dessa mesma autora e não gostei muito ai fico pensando se vou gostar desse, gostei bastante da resenha eo livro parece ser legal...
    Mais não sei se vou gostar do livro!

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei a divulgação e críticas deste livro.
    Nunca li nenhum livro desta autora e pretendo começar por este.
    Acredito que vou gostar.
    PS: Eu te amo é um dos meus filmes preferidos e acho que vou me familiarizar com o estilo de Cecilia Ahern ^^

    http://devoradoreshistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Doidinha para ler esse livro. Amei os dois anteriores da autora, como você disse ela escreve de um jeito que toca o leitor. Agora só preciso esperar que chegue em casa.
    http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. 5 estrelas? Primeira resenha que eu leio desse livro, Não sabia nem do que se tratava. Me encantei pela historia através da sua resenha. Quem não queria ter um livro assim? Preciso ler, pois agora fiquei curiosa para saber o que acontece.

    ResponderExcluir
  37. Cecelia com certeza araza, até agora só li um livro dela, pois é, mas já amo sua escrita. Estou louca para ler este livro, achei a história super envolvente e diferente, já que ainda não li nenhum livro que se tratasse de premonições do futuro.

    ResponderExcluir
  38. Estou louca para ler esse livro, eu adoro a narrativa da Cecelia *-*
    Sem falar que ela cria enredos maravilhosos *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  39. Nada como um tapa na cara dada pelo destino, para que uma pessoa repense todas as suas atitudes. Gosto de livros em que as personagens amadureçam, e acho que nesse foi isso que aconteceu. Super curioso pra ler os livros da Cecelia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  40. Ainda não li nenhum livro da Cecelia, mas sempre tive vontade.
    Adoro livros com reflexões e histórias encantadoras.

    ResponderExcluir
  41. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, mesmo com "P.S Eu Te Amo" como desejados. Pretendo ler os livros da Cecelia, parecem-me ser bem reflexivos e bons de ler.

    ResponderExcluir
  42. Quero muito ler esse livro, achei a sua resenha muito boa e me deixou bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  43. Oiee!!

    Eu ainda não tinha lido nada desse livro pq nao gostei da forma como a editora fez a "propaganda" dele na blogsfera nem da capa rs, achei a capa muito parecida com o da vez da minha vida oO
    mas agora que li sua resenha mudei de ideia quanto ao livro e fiquei master curiosa para lê-lo! Ainda não li nenhum livro da autora, mesmo tendo PS eu te amo la em casa rs, mas ela parece otima (fez ate minha irma ler rs)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  44. Eu li P.S. Eu te amo e simplesmente me apaixonei, tenho certeza que não será diferente com esse quando o ler.
    Você tem razão quando diz que não temos que ser adolescentes para nos identificarmos ou gostar da história.
    Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a Tamara e o que acontecerá com ela, que surpresas esse livro pode nos proporcionar.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Não li nada da autora ainda =( Uma pena, falam tão bem. Vou ver se leio esse agora.
    A capa é toda brilhante, tão linda né? Amei, rs.

    ResponderExcluir
  46. Existe capa mais bonita do q essaaaaaaaaaa?
    Sim, existe, mas essa tbm é lindaaa!!! ehhehehhee

    Quero tanto ler esses livros da Cecelia!!
    Parece ser um melhor q o outro!!!

    :D

    ResponderExcluir
  47. Ainda não consegui ler nem “P.S. Eu te amo” da autora, mas agora que consegui adquirir o livro espero poder ler em sequência “O Livro do Amanhã”. Para nós apaixonados por livros, só o título é encantador, ao menos posso dizer que comigo foi.
    Devo dizer que compraria o livro apenas pela capa, ela é linda! *.*
    Parabéns pela resenha e pela escolha dos trechos do livro aqui mencionados, me deixou com grande vontade de adquirir ele.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011