Resenha premiada: Filhos do fim do mundo

by - sábado, março 30, 2013

Olá pessoal!

Vamos de resenha nova? Agora do livro "Filhos do fim do mundo" do autor nacional Fábio M. Barreto, publicado pela nossa editora parceira Fantasy. Vem conferir! Ao final do post terá promoção do livro ;)

Dados de publicação:
Autor: Fábio M. Barreto
Páginas: 287
Ano: 2013
Editora: Fantasy

Era meia-noite quando tudo começou a mudar, telefones tocando e pessoas se desesperando, motivo? Todos os bebês recém-nascidos e menores de um ano de idade morreram. Ninguém sabia os motivos, os médicos não conseguiam explicar tal caso. Entretanto, esse não fora um fenômeno isolado, já que aconteceu em todo o planeta. Como se não bastasse, não só as crianças foram vítimas, mas também as plantas e animais. As pessoas se encontravam fragilizadas, além de ter de lidarem com a dor da perda, o medo e o desespero os dominava, o que seria do mundo? Como sobreviveriam no futuro com o risco de escassez?
Um repórter, personagem central dessa história, é convocado pelo seu diretor para cobrir o caso. Antes dessa tragédia ele estivera em um local que várias pessoas se preparavam para o fim do mundo, até aquele dia aquilo fora considerado por todos como uma bobeira, loucura, mas quem sabe eles não teriam uma resposta, ou alguma criança sobrevivente? Mas as coisas não são tão simples assim, a população em desespero começa a travar uma verdadeira guerra civil, estão revoltados e dispostos a tudo para sobreviverem e descobrirem respostas. Em meio a tudo isso, o repórter sai em busca de respostas, pois sua esposa está grávida, e o parto pode ser a qualquer momento, e se eles não descobrirem o que causou tudo isso, ou uma cura, seu filho também nascerá morto assim como as outras crianças.


"Quem não sabia da tragédia perdia a ação; muitos perdiam a direção, outros reagiam agressivamente por puro desespero. Eram contidos por soldados com as mesmas lágrimas nos olhos, travando conversas que eram desprovidas de palavras. O ódio e a raiva eram recebidos pela compaixão de quem havia passado pela mesma catástrofe pessoal havia pouco. Lágrimas voltavam a correr de ambos os lados e, logo, a separação se dissipava, transformando protetores e protegidos num grande grupo tomando pela tristeza" 

Em "Filhos do fim do mundo" somos apresentados a diferentes personagens, cada qual com sua importância e que nos trás diferentes visões sobre a tragédia. Em meio a esse momento apocalíptico diversos valores nos foram apresentados. Diante dessa situação havia aqueles que queriam um momento de fama, outros que se apegavam a esperança, a fé, ou a outros interesses. Mais personagens se fazem presentes como: o governador, padre, a esposa do repórter, o blogueiro, e através deles vamos tendo toda uma dimensão do que acontece.
A forma como Barreto foi construindo à história me prendeu desde as primeiras páginas, era tudo tão real, me senti frente a uma tela de cinema vendo todas as cenas passando a minha frente. A forma como o autor narra e os elementos inseridos nos tocam, nos fazendo realmente mergulhar no livro. Há uma liga de tensão que permeia toda a narrativa.
Chega um momento que até mesmo nós nos questionamos, diante de uma situação desesperadora, as pessoas se esqueceram de tudo, o foco era somente a sobrevivência e os instintos primitivos do homem afloraram, não havia mais acordo, as coisas se resolveriam com derramamento de sangue. Ninguém queria palavras, queriam ações, atitudes e resultados.

"O futuro estava em jogo. Ou melhor, a perspectiva do futuro. Torcia para que a próxima curva trouxesse uma solução. Algum resquício de esperança, algo capaz de diminuir a crescente angústia desde o último beijo em sua esposa. (...) A estrada continuava lá. E cada um a trilharia sozinho, lutando por um sonho de futuro ou uma ilusão de realidade. Ambos dissonantes e particulares. Mentes perdidas na busca pela redenção por algo incapaz de ser compreendido e mensurado. Cada um por si, pura e simplesmente"

Emocionei-me com várias cenas, e me imaginei no lugar daquelas pessoas. O gênero literário desse livro pode até ser ficção, mas não há como não perceber a realidade inserida nele, não há como fechar os olhos para nossas próprias fraquezas, não há como não receber esse "tapa na cara" e ver o quão egocêntricos e egoístas podemos ser perante situações desesperadoras. E todas essas percepções nos são passadas através dos personagens que nos são tão palpáveis.
Alguns questionamentos podem ser levantados através dessa leitura, até que ponto somos livres? Até que ponto a verdade salva? São através de questionamentos que muitas coisas começam a fazer sentido, mistérios resolvidos. Mas se tem uma coisa que esse livro realmente me marcou e que concordo plenamente é: somos capazes de tudo por aqueles que amamos.
O final me deixou sem palavras, reli diversas vezes para ver se era aquilo mesmo, me surpreendi, e sinceramente não me incomodaria de forma alguma se houvesse uma continuação. Mas ao mesmo tempo, ele terminou muito belo, e muito, muito bom.
Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre nossa literatura nacional, "Filhos do fim do mundo" é um belo exemplo sobre a alta qualidade dos nossos autores. História muito bem construída, com adrenalina do começo ao fim, um livro que realmente amarra o leitor as suas páginas nos deixando ansiosos a cada página e sempre ansiando por mais, e com um desfecho realmente incrível.
Recomendo o livro para todos que querem uma boa ficção e se aventurar em uma história realmente contagiante! 


Agora que já conferiram a resenha, e que ficaram curiosos, o blog em parceria com a Fantasy  sorteiam um exemplar do livro + marcadores. Então vem participar!



Para participar é bem simples, basta curtir as páginas do facebook da Editora Fantasy e do Blog e residir no Brasil. Há chances extras para aproveitarem também!

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte!

Leia também

59 comentários

  1. oi Dai, tudo bem? esse tipo de livro realmente não me chama a atenção, mas o ponto bom do livro é que vc realmente curtiu e esta prestigiando um livro nacional!

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar deste livro, provavelmente de você mesma e fiquei louquinha para ler, este tipo de estória tem tudo a ver comigo.
    O autor escrevendo de um jeito que nos passa realidade é maravilhoso. Ficção com toque de realismo, humanismo, é tudo de bom! Acho que assim como você vou me encantar por este livro. Espero ganhá-lo, mas se não for a felizarda vou comprá-lo com toda certeza.

    ResponderExcluir
  3. Oiie, eu não conhecia esse livro, a capa parece bem enigmática.
    Achei interessante a sinopse e adorei a resenha !!
    Mas fiquei com o pé atras pra ler ! Vou participar do sorteio quem sabe eu ganho e posso dar um oportunidade ao livro!!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. ainn fechei a janela sem querer e apagou td q eu falei...rs
    entao, eu nunca tinha visto esse livro, mas depois de 5 estrelas eu só posso esperar uma excelente história!!!
    To na onda de histórias nacionais e senti vontade de ler essa...

    To participando do sorteio e espero mesmo que eu consiga ganhar para conferir!!! :D

    bjs
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  5. Meuuu Deusss...
    Esse livro pareece ser MARAAAA!
    Pelo que vi na resenha me deu muita vontade de ler ele.
    Muito intrigante.
    Adorei

    Beijos!
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito deste livro nacional, espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Gosto muito de histórias com esta temática! Achei a história do livro bem intrigante e misteriosa!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor, mas gostei da premissa do livro.
    Bom, eu não li o livro, mas se o final for tão bom quanto você disse fico feliz que não tenha continuação, acho sempre melhor para com um final perfeito.

    ResponderExcluir
  8. Quando li a sinopse desse livro pela primeira vez, achei que o cenário dessa trama seria muito pesada.
    Sua resenha demonstra o quanto vc curtiu a leitura.
    Boa sorte a quem for participar da promo.

    ResponderExcluir
  9. nossa você gostou mesmo do livro
    eu fico na duvida se leio ou não ele sabe
    não sei se vou gostar, as vezes acho que vou xp
    vai me entender

    ResponderExcluir
  10. Muito curiosa para ler, participando com toda certeza, preciso ler esse livro, parece realmente interessante e por algum motivo diferente.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã desse estilo de livro, que fala sobre fim do mundo e tals, ate porque no fim acho que eles acabam sendo muito previsíveis e perde toda graça.
    Ate gostei da sinopse e da capa desse. Parece ser diferente dos outros livros sobre fim do mundo que já vi.

    ResponderExcluir
  12. Nossa!!!! Achei a resenha ótima. Gosto muito de histórias com uma alta carga de adrenalina. Pelo jeito, esse é um belo exemplar do gênero. E que bom saber que é de um autor nacional, ganhou mais pontos positivos comigo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros, filmes que abordam o tema de fim do mundo, esse está na minha lista de interesses, até porque vi muitos elogios desse livro .

    ResponderExcluir
  14. Oi Dai!!

    Fiquei super interessada pra ler esse livro desde que vi que ia sair, parece ser um fim do mundo "diferente".
    Pensar em um lugar onde todas as crianças morrerem assustador, e quero muito saber como isso eh desenvolvido e resolvido.

    Adorei a resenha :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  15. Segunda resenha que leio sobre esse livro..e consegui ficar ainda mais apreensiva..rs Sei lá..esse lance da morte de bebês..não me caiu bem!rs
    Mesmo sendo ficção, acho que visualizar cena assim deve ser algo impactante!
    Mas admito tbém, que me interessei pelo outro lado do livro, da história..e não vou dizer q não vá me arriscar a ler a obra logo!!
    Somos pequenos...muito pequenos!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha!
    É a segunda que leio, e as duas foram positivas! Estou querendo muito esse livro, pois logo que ele lançou eu li a sinopse e adorei. Além do mais, ´um ótimo incentivo à literatura nacional!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Um cenário com perdes,desespero,fiquei curiosa com o final que você ficou sem palavras.

    ResponderExcluir
  18. Dai eu já disse que aqui descobri vários livros legais? Esse é um desses parece que eu vou gostar , fiquei curiosa!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Todas as resenhas que tenho visto deste livro tem sido positivas. Por esse motivo quero muito ganhar essa promoção, para poder conferir essa história.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia ese livro até agora. Gostei da resenha e como você recomenda para quem gosta de ficção e aventura, eu vou ler!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, me arrepiei. Imaginar todas as crianças, animais, plantas morrerem? Que isso. Imagina a dor, realmente fim do mundo. Eu ficaria angustiada com a leitura, mas me parece um livro muito bom, apesar disso.

    ResponderExcluir
  22. oie,
    acho que nunca li um livro assim, mas sempre tem a primeira vez, parece ser interessante.
    adorei

    ResponderExcluir
  23. Bem legal esse livro, a história é boa e promete uma ótima leitura. Gostei dele.

    ResponderExcluir
  24. Eu já havia lido uma outra resenha sobre o livro e estou super interessada.
    Primeiro que a construção da história parece ser muito boa e segundo porque o livro tem uma peculiaridade: não nomeia os personagens, apenas os chama de "A mãe" "Um repórter" e por aí vai. Isso "universaliza" cada um desses personagens de certa forma porque "a mãe" poderia ser qualquer uma, mas todas elas certamente sentiriam a mesma coisas. A princípio essa ideia do autor pode causar estranhamento mas achei simplesmente genial!
    Estou participando da promoção.


    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  25. Primeira resenha que eu li deste livro que por sinal me dispertou um grande interesse de ler,espero poder conhecer em breve,que orgulho da nossa literatura nacional.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Logo quando eu vi esse livro rodando por alguns blog eu não sabia do que se tratava, quando eu vi a temática, gostei bastante, achei um enredo bem criativo mesmo. Adorei a sua resenha, como sempre ficou impecável, vou procurar comprar o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Quando comecei a ler a sinopse já imaginei um filme com esse tema. Nossa! Quero muito ler pois amo esses tema assim de fenômenos que acontecem ao mesmo tempo. E ainda mais vi que você deu 5 estrelas deve ser muito bom

    ResponderExcluir
  28. Já tinha visto este livro em algum lugar e fiquei apaixonado pela sinopse. Sua resenha ficou ótima e me abriu os olhos para um livro nacional que realmente é bom. Caramba, que enredo é esse? OMG! E você me deixou totalmente intrigado para saber o final, vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  29. oww!
    não gostei muito dessa capa, mas gostei muito das tuas palavras, de saber que o livro no dá uma sensação real e que parece que estamos assistindo, ow, eu quero ler eu quero ter, quero ficar emocionada como vc! *o*
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  30. Assim que comecei a ler a resenha parei para pensar na primeira frase: “Todos os bebês recém-nascidos e menores de um ano de idade morreram. Ninguém sabia os motivos, os médicos não conseguiam explicar tal caso.” O autor, Barreto, soube realmente nos chamar a atenção, afinal os crimes ou acontecimentos que mais comovem a população são acontecido com crianças e idosos. Neste caso, ver um mundo onde seres tão inocentes falecem é tão assombroso.
    Tenho certeza que será um livro que trará diversos questionamentos, inclusive sobre nossos próprios questionamentos. Eu simplesmente não me canso de ler livros do gênero.É muito bom conhecer novos escritores brasileiros, a Editora Fantasy esta arrasando nas publicações!
    Parabéns pela resenha, me interessei bastante pelo livro.

    ResponderExcluir
  31. Comecei a gostar de livros nacionais quando ganhei em um sorteio o livro O sonho de Eva, que me prendeu do início ao fim. E pelo que estou percebendo, os autores nacionais estão ficando cada vez melhor (ou eu comecei a notá-los agora), mas eu realmente fiquei encantada por essa história. Acho que eu iria gostar muito dessa leitura.

    ResponderExcluir
  32. Oiii nossa amiga me empolguei com sua resenha, parece ser um livro muito bom hein, ele vai para a minha lista do skoob, espero em breve poder ler, e descobrir o que acontece nesse final que te deixou dessa maneira...imagina o medo da população de repente sumir tudo crianças ainda bebes, plantas e animais, meu Deus deve ser desesperador. Parabéns pela resenha, conseguiu atiçar minha curiosidade.

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  33. Adorei conhecer essa história que Fabio vai nos contar. O cara vem de família premiada no cinema, então já carrega uma curiosidade com o que produz.
    Lembrei de 'Ensaio sobre a cegueira' ao ler sua resenha - ótima, como sempre -, pq nas situações extremas nos tornamos humanamente primitivos por questão de sobrevivência mesmo. E aí o caos se instala. Quero ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  34. Apesar da resenha super positiva, a estória não despertou tanto meu interesse :/

    ResponderExcluir
  35. não curto muito histórias do fim do mundo, simplesmente não curto. Apesar de tantas resenhas positivas que vejo por aí desse livro, eu simplesmente não me interessei pela história abordada pelo autor . :\

    ResponderExcluir
  36. Tenho muito interesse no livro desde a primeira resenha que li. Achei interessante por ser bem diferente, algo que eu nunca havia imaginado em criar. O livro realmente parece fantástico. Vou sofrer muito lendo a morte dos bebezinhos, mas não vejo a hora de começar essa leitura.

    ResponderExcluir
  37. Adorei a capa eo livro parece ser bem legal!
    Ja tinha visto resenhas positivas a respeito do livro,e agora to com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  38. muito legal, como aqui em casa todo mundo é "rato de biblioteca", devoramos todos os livros, me interessei muito. bjs do ♥
    http://adrythamy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. O nome do livro já é forte e chama muito a atenção, não sabia do que se tratava mas, despertou o meu interesse só pelo nome.
    Aí eu leio a sinopse e a sua resenha e pronto aguçou muito a minha curiosidade e me deu muita mas muita vontade de ler, pois faz bem o meu estilo literário, Dai Parabéns da resenha, vou participar da promoção e espero muito ganhar!
    bjos

    ResponderExcluir

  40. Eu ainda não dei muita chance para os autores brasileiros.
    Curti a sinopse desse livro, um apocalipse diferente dos que costumamos ver. E lendo a resenha fiquei mais interessada em ler. Apresentar essa tragédia de vários angulos, ter cenas emocionantes, mostrar um contexto que nos faz questionar e um bom final. Sério que quero dar uma chance para esse autor. Torcendo para ser sorteada :)

    ResponderExcluir
  41. Já dei chances para alguns autores brasileiros e, gracas a Deus, não tenho me arrependido. Na maioria das vezes a história é muito boa.
    Devo dizer que só pela sinopse esse livro me deixou um pouco chocada, afinal não é fácil tratar e tão pouco ler sobre um mundo apocalíptico onde os bebês morrem.
    Bateu uma vontade sim de ler. Temos que ter esse tipo de leitura, pois ela faz com que passemos a refletir mais acerca do que acontece a nossa volta e, principalmente, a nos conhecermos já que trata de egoismo também.
    Participando da promo. o/

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. nossa, primeira resenha que leio deste livro e me encantei por ele
    tenho a sensação que irei gostar muito dele, tomara que eu não me decepcione :S
    fiquei bem intrigada com estes acontecimentos ai...

    ResponderExcluir
  43. É engraçado que não damos o devido valor aos autores nacionais sendo que existe tantas obras primas que desconhecemos. Este livro sinceramente chamou minha atenção, amo livros que falam sobre fim de mundo e tal. E não sei porque mais no momento em que lia a resenha me veio logo a cabeça o livro Deixados para Trás.:)

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Gostei muito da resenha, vou participar. É o tipo de leitura que me atrai. Tomara que eu ganhe, pois quero ler o livro!!

    ResponderExcluir
  46. parabéns pela resenha. me despertou interesse em ler o livro. fico encantada com livros de estorias de fim do mundo. achei a capa super interessante. vou gostar muito dessa leitura. parabéns aos escritores nacionais.
    x
    elliane ramos
    ellianeramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Parece o tipo de história que poderia acontecer em qualquer lugar com qualquer pessoa.
    Realmente muito parabéns aos nossoas autores.
    Achei contraditório o fato de tudo com menos de um ano morrer e ainda haver gestações em desenvolvimento.
    Acredito que para manter a coerência os bebês deveriam ter sofrido aborto no momento do ocorrido.
    Mas enfim...

    Bjus!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Me interessei muito pelo livro, nunca havia lido algo semelhante a esse termo abordado, parece muito bem escrito; a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas irei procurar mais algumas, otima resenha!!

    ResponderExcluir
  50. Eu ja tinha ouvido falar desse livro. muitos amigos meus ja leram e me recomendaram com entusiasmo. O que só me deixou mais curiosa. Ótima resenha, ela conseguiu me instigar sem contar demais e estragar a historia. Muito bom!

    ResponderExcluir
  51. Esse livro parece ser muito bom,vou ler. Obrigada pela resenha.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  52. Nossa, que história, heim! Vou ler, com certeza! Lembra o arrebatamento, que choca bastante só de pensar...

    ResponderExcluir
  53. Menina, descobri este livro porque meu noivo andou me pertbando por causa dele. Queria que eu soubesse mais para comprar pra ele.
    SAbe que eu gostei da resenha, ainda não tinha lido nenhuma. Me interessei, acho que vou comprar pra ele, mas claro que vou ler primeiro.
    Esse negócio de ficção que se mistura com a realidade, e ainda por cima com um tema apocalíptico, que mais eu posso querer. Adorei conhecer o livro.
    Obrigada pela dica.

    Bjkassss

    ResponderExcluir
  54. Engraçado. No ano passado esse foi o assunto mais comentado do momento, mas pelo que percebi o assunto foi pouco abordado na literatura de ficção. Por esse motivo fiquei curioso em ler esta obra. E o mais legal é foi do apocalipse óbvio, embora tenha sentido uma certa influência da HQ Y - O último homem, mas pode ser apenas impressão.

    ResponderExcluir
  55. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES


    Resenha bem elaborada, abordando e detalhando pontos fortes do livro, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  56. Todo mundo me fala desse livro mas nunca tive oportunidade de ler e nem o encontro por aqui, basicamente moro numa "roça" porque as livrarias nunca tem o que quero kkkkkkkkkkkkkk
    Mas enfim, participando.

    ResponderExcluir
  57. Parece ser um livro bem diferente e peculiar. Eu gostei da proposta e acho sinceramente que ia gostar do enredo.

    ResponderExcluir
  58. Primeira vez que ouço fala desse livro e ja estou mt afim de ler. Nossa que diferente, um livro sobre o fim dos tempos , parece ser super envolvente. E querooo haha

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011