Dia do Livro Infantil

by - quinta-feira, abril 18, 2013


Olá pessoal!

Opa, cheguei em cima da hora, mas cheguei! Não podia deixar de fazer esse post, afinal hoje se comemora o dia nacional do livro infantil! Aqui no blog já está em prática o projeto de incentivo a literatura infantil o "No Universo da Literaturinha", que tem trazido ótimos resultados, outras editoras/autores de livros infantis inclusive já entraram em contato comigo.
Pessoal eu ia fazer esse post de inicio com dicas de livros infantis, mas isso eu sempre faço aqui no blog, então esse post será mais uma conversa entre nós.
De um tempo para cá, principalmente depois que comecei a estudar Letras, comecei a pensar sobre a Literatura infanto-juvenil aqui no Brasil, se ela recebe incentivo ou não, o que falta, etc. Quando trabalhei em livraria diversas vezes vi pais levarem seus filhos para a parte infantil e deixá-los ali, abrir livros, contar histórias, muitos pais procuravam livros para os filhos também. Isso sempre me deixou feliz.

Na minha época eu não tinha livros infantis, eu só fui ter contato com eles na escola. Hoje em dia tem todo tipo de livro, aqueles de banho (ele é de plástico, com histórias para se ler no banho), ou o livro travesseiro, aqueles que vêm com fantoche, enfim a variedade é enorme! Gente, sinceramente, sempre gostei de arrumar a área infantil das lojas onde trabalhei, era tão bom rsrs.
Um dia em uma determinada aula na universidade estávamos refletindo sobre como o livro infantil é visto hoje. Algumas vezes eles parecem apenas brinquedos, não tenho nada contra aqueles pop-ups, ou que só tem cenário e pouca história, mas sejamos sensatos, a criança brinca com o livro, e não é culpa dela, já que o pai apenas o entrega e pronto. Não há maior interação, nem espaço para criatividade.
Em minha opinião os pais tem um papel fundamental no incentivo à leitura, quanto antes você incentivar e mostrar a importância para a criança, melhor. Crescer no meio dos livros faz bem. Porém nem todos os pais incentivam, por não terem o chamado tempo. Algumas vezes é colocada a criança na frente da tevê, se entrega um controle de Playstation, ou seja, há pouca interação entre pais e filhos. Atualmente percebo e sinto disso. Ainda não sou mãe, mas essa é minha maior preocupação para quando tiver um filho, sei que não será fácil, mas quero estar ao seu lado e ser participativa em tudo! Primeiros passos, primeiras palavras, ler livrinhos na hora de dormir, brincar, imaginar, sonhar...
Mas que livros ler para o pequeno? Pais, irmãos, avós, tios, tias, recomendo sempre uma boa pesquisa. Vá à livraria e olhe os livros, abra, leia, veja a verificação de idade, se tiver dúvida pergunte ao vendedor. Só que cuidado com vendedores, nem todos estão dispostos a ajudar, e muitas vezes nem é culpa dele se não recebe um treinamento adequado sobre os livros infantis e ele também não tem como saber tudo. Então pesquise, procure, tem alguns blogs voltados só para literatura infantil! Esses dias descobri um (esqueci o nome, sorry, quando achar coloco aqui) com um conteúdo excelente só com dicas de livrinhos fofos! E também tem agora o meu cof cof que tem uma coluna só para a literatura dos pequenos.
Ler para uma criança é tão bom, participar desses grupos que vão a hospitais, abrigos, contar histórias, doar livros infantis a escolas e creches também. É tão bom vê-los se aventurar pela leitura, imaginar, ficar com os ouvidos atentos, rir, eu amo uma roda de história! Não sou criança, mas adoro assistir uma (e pegar doces no final hehehe)
Se informe se na livraria da sua cidade tem contação de histórias, na grande maioria das vezes tem, e sempre nos fins de semana. Leve seus filhos, irmãos, assim eles já se familiarizam com o ambiente da livraria, se divertem, conhecem outras crianças e ouvem várias historinhas legais.
Outra coisa gente, os filhos se inspiram nos pais e pessoas próximas, se vocês estão lendo eles observam e com certeza terão curiosidade, vão querer ler também. E queridos professores, incentivar é diferente de obrigar, fica a dica.
Enfim pessoal, leiam para uma criança, de livros de presente. Vamos incentivar a literatura infantil, fazê-los adentrar esse universo das palavras, e mostrar que através delas nada é impossível. Através dos livros eles viraram super-heróis, reis, princesas, poderão ir para um mundo totalmente mágico, chegar perto das estrelas, sonhar, tudo isso em simples páginas!

Leia também

31 comentários

  1. Estou achando muito legal essa coluna sobre literatura infantil aqui no blog. Nessa fase, é de extrema importância que se estimule os pequenos ao hábito da leitura. Hoje em dia, não é tão difícil conseguir isso, precisa-se apenas um pouco de boa vontade e disposição dos responsáveis.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Bem flor..também acredito que como você mesma citou, os livros infantis precisassem sim, ser mais aproveitados!
    Não sei se acho correto, ver livro como brinquedo. Mas muitos pais tratam dessa forma sim. Acabam jogando os livros nas crianças e elas que ser virem para ver o que tem dentro né?
    Mas também acho que ainda falta um despreparo de educadores, de atendentes de lojas e de bibliotecários.
    Se todos entendessem esse universo e o praticassem, ficaria muito mais fácil ajudar pais e os pequenos também.
    Um ponto positivo que vejo ao menos na minha cidade, são os contadores de histórias. Um grupo que vai de escola em escola, incentivando e abrindo o gosto pela leitura!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    adorei o post, realmente os pais são fundamentais para incentivo a leitura, de preferencia que leiam para os filhos, mas se isso não for possivel acho que só do filho ver os pais sempre com um livro na mão tb já ajuda rsrsrs

    Pode deixar que quando eu tiver um filho ou ele vai gostar de ler ou vai gostar, não vai ter outra opção rsrsrsrs

    bjinhos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. O livro infantil é muito importante pra já fazer as crianças pegarem o hábito da leitura desde cedo, desde muito cedo, e eu acho isso tão bacana. Sério. Tbm acho que os livros infantis precisam ser mais aproveitados, inclusive até nas próprias escolas. Texto muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Dai, muito legal isso eu gostaria de descobrir algo aqui na minha cidade para poder ajudar e contribuir com a literatura infantil, como ainda não tenho filhos para incentivar gostaria de estar incentivando outras crianças...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ah eu fui uma criança que cresceu cercada de livros infantis, quadrinhos, enciclopédias infantis... muito bom!!

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia está difícil mesmo. Com os pais cada vez menos presente na vida da criança, é de se esperar que cada vez menos as crianças se interessem pela leitura.
    Eu tenho uma irmãzinha de 7 anos, e eu sou a responsável por ela já ter lido vários livrinhos e gibis. Sento com ela toda noite para ler. Sou eu que faço isso, pois minha mãe realmente não tem tempo.

    Seria tão bom ver mais crianças lendo!

    ResponderExcluir
  8. Um sonho de infância era chegar em uma livraria e ter uma rodinha de crianças com uma pessoa lendo para elas. Agora que cresci, eu queria ser essa pessoa. Acho super importante, até mesmo ter isso nas escolas para incentivar a leitura desde cedo. Faço isso com a minha sobrinha e pretendo continuar. É lindo vê-la contando todas as histórias pra mim, logo quando acabo de ler para ela. Crianças aprendem rápido, principalmente quando tem alguém que tem prazer em ensinar para elas.

    ResponderExcluir
  9. Eu fui incentiva pelos meus pais desde cedo a ler e agradeço muito a eles, realmente antigamente era mais difícil de conseguir livros, já hoje em dia existem de todos os tipos, para todos os momentos.
    Se um dia eu tiver filhos com certeza vou querer estar presente no crescimento deles, mesmo sendo difícil conciliar tudo, não quero meus filhos sendo criados por outras pessoas, quero ensiná-los, ajudá-los e incentivá-los em todos os momentos.
    "Incentivar é diferente de obrigar". Isso, exatamente!

    ResponderExcluir
  10. É muito legal esse novo projeto de vcs. Quando eu era criança eu lia bastante livros infantis e agora eu gosto ainda mais de ler. :)

    ResponderExcluir
  11. Na minha época não tinha livro pra mim, só na escola também. Saco isso...mas nem dava pra comprar e eu ficava lendo livros velhos da escola, aqueles contos e histórias curtas que sempre vinham neles...Hoje em dia é bem melhor, tem infantil pra tudo que é lado e de tudo que é jeito, projetos que dão...acho bem legal.

    ResponderExcluir
  12. eu li bastante na escola, antes era só a historia contada mesmo, que minha mãe inventava pra mim como reconto das historias famosas, e quando entrei na esocla me apaixonei pela biblioteca. Os livros infantis me encantam ate hj e isso que ja sou adulta. como educadora creio que é de suma importancia colocar em contato as crianças desde pequenas com o mundo mágico da leitura

    ResponderExcluir
  13. Eu super apoio a coluna de incentivo a leitura infantil aqui no seu blog. Acho uma ideia magnifica para as pessoas (mães, pais, irmãos, professores) terem dicas de livros para os pequenos. É necessário que os pais e professores incentivem as crianças a entrar no mundo da literatura, em que eles podem se tornar reis ou rainhas, super-heróis, ou qualquer coisa que eles desejem. É tão mágico o momento em que você pega um livro e passa horas e horas lendo, vivendo um mundo diferente e repleto de emoção. Eu mesma, ao ler, me sinto uma outra pessoa, mais sonhadora, mais esperta, mais feliz. E creio que isso possa acontecer com os pequenos, mas eles tem que ser incentivados para se apaixonarem pelo ato da leitura, para se tornarem pessoas felizes e espertas, conhecer novos mundos e novas palavras. E até, quem sabe, se apaixonar além e se tornar um escritor.

    ResponderExcluir
  14. Na minha época também não tinha livros, só tive a oportunidade de ler na escola. Lembro que naquela época (não sei se ainda tem isso) o governo emprestava livrinhos para levarmos para casa para ler, eu adorava isso!

    ResponderExcluir
  15. Sabe que eu adoro esse seu projeto de incentivo a leitura para as crianças neh? UM dia desses estava na livraria e vi uma menina de uns 5 anos com 4 livros infantis na mão e mãe dela tentando convencer a menina a escolher só dois pq não podia levar os 4. Achei tão lindo *____* Queria ver isso mais vezes mas hoje em dia é dificil ver pais incentivando as crianças a lerem, levando a livrarias, eventos literarios, lendo para elas.

    ResponderExcluir
  16. O melhor projeto para incentivo a leitura infantil começa em casa galera.

    Pegue um livro e vá ler pro seu primo... pro filho do seu namorado... ou qualquer criança próxima a você. Quando você lê pra uma criança antes de dormir, por exemplo, você não só estará garantindo bons sonhos, como também estará garantindo boas lembranças. Meu irmão mais novo até hoje diz que quando lê um livro sempre lembra das noites que passei ao lado dele lendo-lhe histórias. E isso foi há 20 anos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu adorei seu post! Acho lindo ver crianças com livros nas mãos seja brincando ou seja lendo, mas ter o prazer de ver uma criança querendo se interessar por história, escutar atentamente, questionar sobre os acontecimentos do livro, isso tudo é muito lindo!
    Sem dúvida, quando for mãe, meus filhos terão o exemplo, pois eu adoro uma boa leitura, mas principalmente terei o maior prazer em ler histórias a eles antes de dormir, outra cena que acho linda mas que infelizmente ultimamente só se vê em filmes!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  18. Acho ótimo também que as crianças já tenham contato com livros.
    O incentivo a leitura, a imaginação da criança, é realmente maravilhoso.
    Além de que, quando for maiorzinha e começar a ler sozinha, isso vai ajudar muito na escrita da criança também.

    Adorei.
    Beijos
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Acredito que as pessoas mais responsáveis por fazer as crianças gostarem de ler são os pais. E nós sabemos que a leitura é muito importante para nossa vida, então lógico que os pequeninos precisam ser incentivados a ler. Eu também penso da mesma forma, quando eu tiver meu filho quero participar da vida dele em tudo, vê-lo crescer, ensinar como é o mundo e, claro, ler várias histórias para ele. Pretendo ter minha própria biblioteca e leva-lo lá várias vezes para que ele cresça rodeado pelos livros e saiba desde pequeno o quanto esse mundo é maravilhoso :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que as crianças possam ler e ler e ler... apesar de todas as dificuldades que se encontram. Apesar da infância estar sendo deixada de lado. Que os pais tomem consciência que a leitura é essencial e o tipo de livro mais ainda... Tirar um tempo para ler um livro junto aos filhos. Isso muda a personalidade..

    ResponderExcluir
  21. Acho triste ver as crianças de hoje enfiadas na internet, jogando joguinhos online, mexendo no facebook, enquanto tem tantos livros para serem lidos, tantos mundos a serem descobertos. Eu fui uma criança que não lia tanto, não fui incentivada a ler quando pequenina, só quando cresci meu pai me dava uns 10 reais para cada livro que eu lia. E foi aí que eu descobri o prazer da leitura, e foi meio que sozinha.
    Acho lindo quando vejo uma criança lendo, não existe coisa mais fofa :)
    Sempre dou livros de presente, acho que não tem coisa melhor para dar do que um livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu quando era criança sempre tive muitos livros \o/ Minha mãe apesar de não ter o hábito da leitura, sempre me incentivou muito, assim como meu pai. Tive muitos livros de contos de fadas, fábulas e história de folclore. Acho que funcionou bastante até eu chegar a escola, depois encontrei uma biblioteca com um maravilhoso acervo que só contribui mais ainda para que eu amasse ler. E agradeço até hoje por ter começado desde pequena. Espero quando ter filhos, poder mostrar a eles livros que os ajudem a iniciar nesse mundo fantástico.
    Beijos,
    Fernanda,
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O período mais importante na vida da gente é a infância. É nela que formamos toda a base de nosso caráter, e nossa personalidade quanto adultos. Por isso acho super importante que desde esse período incentivemos a leitura para as nossas crianças. A literatura Infantil é tão simples e bonita que fascina não só as crianças como os adultos. E se observarmos, os meios para conseguirmos esse tipo de literatura está bem mais acessível do que a 20/30 anos atrás. Meu filho -quando tiver- desde cedo ira saber dar o valor ao livro, e principalmente ao BOM livro. :)

    bju

    ResponderExcluir
  24. Eu acho muito importante incentivar a leitura infantil..
    Por isso sempre levo meu filho na livraria (Aqui na cidade nao tem biblioteca decente e ainda mais pra criança... q vergonha!!)
    ele adora.. fazemos o q vc falou no texto.. ficamos abrindo td q é livro.. algumas tem banquinhos e ficamos la olhando um monteeeeeee.. maior tempao!!!
    Ele adora!
    falando nisso, tenho q comprar uns livros novos pra ele... rs

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  25. Bom, incentivar a leitura é essencial, quando era pequena meu pai comprava gibis e histórias de conto de fadas para eu ler, eu adorava. Quando comecei a gostar de leitura ele que patrocinava meus livros. Agora eu incentivo meus priminhos a ler e com certeza vou incentivar meu irmão a ler.

    ResponderExcluir
  26. Adoro essa sua coluna de incentivo a leitura pra criancas. Acho isso importantissimo. Acredito que, se não fosse minha mae lendo pra mim quando era crianca, e fazendo eu "ler" pra ela e coisas assim, eu nao seria metade da leitora que sou hj. Sem contar que grande parte das minhas lembrancas mais antigas tem a ver com isso. Eh importantissimo!! e fico indignada com algumas coisas, sim mtos pais nao tem tempo, eu entendo, mas outros acham que isso eh obrigacao da escola, ou tem ainda aqueles que substimam a capacidade das criancas. Fico imaginando como elas seram =\

    Bjooo

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu sou meio suspeita quando falamos em livro infantil.
    Desde que me encantei pelo mundo da literatura tento contagiar os pequenos da família, eles relutam um pouco no começo, mas uma tática que consegui foi toda vez que dar um presente dar um livro como brinde, ou seja, uma brinquedo e um livro infantil. Até o presente momento vem dando certo, espero que continue!
    Quero dar meus parabéns, sinceramente, por este foco aos livros infantis, também não tenho filhos, mas amo incentivar as crianças "alheias". rsrsrs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. a participação e incentivo dos pais é bem relativo, pelo menos vejo pelo meu caso, não tive contato com livros na infância e no começo da adolescência partiu de mim empurrar meu pai até uma livraria e implorar por um chick-lit. A partir dali não parei mais de ler. Mas concordo que muitos pais deveriam arrumar um tempinho e incentivar a leitura nas crianças enquanto ainda são pequenas, faz muito bem para o desenvolvimento delas.

    Pelo meu vivo brincando com meu marido, quando tivermos filhos só vão receber mesada se leem pelo menos alguns livros por mês. hahaha

    raah_varella@hotmail.com
    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu não tive o incetivo dos meus pais quando era pequeno, comecei a ler na Pré adolescência mas por curiosidade e pois via minha irmã mais velha e minha lerem. Eu praticamente me auto incentivei a ler é triste mas fico feliz por ter recuperado (pois parei por alguns tempo) esse vicio por ler e espero nunca mais parar!!
    Sempre que posso incentivo meu irmão mais novo a ler, ele tem 14 pra 15 anos e sempre indico um livro para a idade dele.
    Seu incentivo a literatura infantil é admirável e devia ser seguido por todos Parabéns!!

    Beijos
    Rafa!

    ResponderExcluir
  30. Concordo, Dai.
    Também faço Letras e uma certa vez estávamos falando sobre literatura infanto-juvenil no Brasil e como ela é pouco explorada.
    Como os pais não tem tempo acabam não inserindo os filhos nesse mundo mágico dos livros.
    Eu também não tenho filhos, ainda, mas penso muito em como agirei para fazer com que eles gostem de livros tanto quanto eu.
    Incentivo muito minha prima a ler, pois acho que é muito importante e ajuda muito na imaginação, o que é muito bom para qualquer pessoa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Esses dias achei na internet um site com livros digitais para crianças. E sinceramente, não gostei. Acho que criança não deve começar lendo assim. Deve ter seu livro (digo livro mesmo, não brinquedo) e ir testando a sua habilidade com a leitura, e claro, junto com os pais.
    Eu também penso muito quando tiver um filho, nessa etapa. Com certeza vou estar sempre por perto. hehehe

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011