No Universo da Literaturinha: 4 Casinhas

by - domingo, abril 14, 2013

Olá pessoal!

Inauguramos hoje o primeiro post do "No Universo da Literaturinha", projeto de incentivo a literatura infantil em parceria com a Editora Cultura. E o primeiro livro que trago é "4 casinhas". Confiram a nossa resenha logo abaixo.

Dados de publicação:
Autor: Ivo Minkovicius
Páginas: 27
Editora: Cultura
Ano: 2013
Formato: 20cm X 20 cm
Idade: a partir de 5 anos ou 6 anos.

Em "4 casinhas" Ivo Minkovicius traz a história de quatro famílias, que viviam em uma mesma rua, cada uma tinha uma cor e dentro dessas viviam famílias compostas por quatro pessoas.
Somos apresentados a cada família e seus integrantes, a casa amarela é da família ZumZum, eles gostavam de música e tocavam seus instrumentos. A segunda casa é verde-abacate, e nesta vivia a família Alicate, eles adoravam ferramentas. A casa número três era toda azul, pertencia a família Papul e todos jogavam xadrez. A última casinha era a de cor alaranjada e quem ali residia era a família Tomada e todos trabalhavam com coisas elétricas.
Ao final do livro o narrador nos mostra que não há mais casas, porque agora há muitos prédios e neles moram diversas famílias, as ruas estão lotadas de carro e ele se pergunta onde foi parar sua cidade.
Um livro muito fofinho e realmente questionador, que transmite uma mensagem bacana. Cada família faz parte de um conjunto social, às vezes nos esquecemos que não estamos só no nosso bairro, rua, cidade, há outras pessoas e cada qual tem sua história, seus gostos e isso que traz diversidade a cidade, acima de tudo, como afirma a contracapa do livro, esse é um espaço de convivência.
Percebemos o quanto isso tem se perdido com o passar do tempo, as pessoas estão cada vez mais reclusas, e me insiro também nessa estatística. Ficamos atrás de muros, saímos de casa e voltamos, perdemos aquele contato com vizinhos, realmente nos esquecemos que uma comunidade acima de tudo é feita de gente.
Achei isso tão legal, é um livro infantil com uma mensagem tão bonita que me fez refletir bastante. Essa questão é tratada com leveza pelo autor, as cidades são feitas para nós, e não são somente casas, prédios, carros, acima de tudo são as pessoas que a constituem, sem elas uma cidade não existe.



A letra do livro é grande, há rimas, as figuras são engraçadinhas, cada família tem uma pessoa que é mais levada, há como se identificar com os personagens inseridos. Há rimas, as cores são chamativas, com certeza chama a atenção da criança no momento da leitura.
Eu particularmente gosto mais de livros infantis assim, o adulto poderá pegar a criança no colo e narrar a histórinha, como coloquei anteriormente os desenhos vão chamar a atenção. Para crianças que estão começando a alfabetização também recomendo, pois ele é bem fácil de ser lido, tem poucas frases e letras com fontes grandes.
Agora uma dica bem legal de atividade com o livro, que tal criarmos uma cidadezinha? Sim! Vamos usar a imaginação pais, irmãos, avós, tios, tias, etc. Tem lego em casa? Opa, se juntem na sala, peguem peças de lego e montem casinhas, usem a imaginação, um pedaço de tecido azul ou uma camiseta velha de mesma cor pode ser um rio. Vamos pegar bonequinhos pequenos e fazê-los ser as pessoinhas da cidade. Junto com a criança crie uma pequena cidade, e vão conversando sobre o que vocês acham que toda cidade deve ter.


Atualmente tem se perdido essa cultura de brincar com a criança e criar cenários que as façam utilizar a imaginação para criar. Muitos livros vem com cenários prontos, os chamados pop-up, mas o que acontece é que esse formato é visto pela maioria das crianças como um brinquedo e não como livro, falo disso com certeza pois nas livrarias é assim que elas se comportam, já observei isso diversas vezes.
Então são livros como esse "4 casinhas" que vão proporcionar uma leitura legal e ainda nos possibilita usar a imaginação e criatividade nas brincadeiras. E pessoal, é algo simples, e que com certeza fará o pequeno ou a pequena adorar. Crianças adoram quando os pais ou irmãos se envolvem nas brincadeiras com eles.
Legal não é mesmo galera? Acompanhe sempre o blog, nos domingos colocarei resenhas de mais livros infantis e dicas de brincadeiras para se divertir com a garotada!

Leia também

35 comentários

  1. É sempre bom o incentivo a leitura, principalmente quando crianças que dai já pega o hábito. Eu não tenho contato com crianças dessa idade mas quando eu tiver com certeza vou indicar para as mães comprarem p seus filhotes =D

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é nessas horas que eu queria ter uma irmã bem mais nova da que já tenho haha. Acho adorável brincar com crianças rotineiramente. É tão raro ultimamente você ver uma criança com um livro na mão, lendo-o e gostando do que está fazendo naquele momento. Muitos pais acabam se tornando ausentes e não brincam mais com seus filhos, é uma lamentável realidade. Alguns desses pais entregam nas mãos dos filhos, um videogame ou um computador, e bem vinda nova era. É bom que os pequenos sejam incentivados a ler um livro desde cedo, para adquirir conhecimento ao longo dos anos. Conhecimento sim, é uma verdadeira riqueza.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei sua iniciativa, eu também abri esse espaço recentemente no face por conta da minha filha de 6 anos que esta lendo super bem, temos que incentivar a leitura desde pequenos!
    AAAhhh não tinha vc no twitter olha que fora que eu dei... já estou seguindo vc!!!
    Parabéns!!!
    Bom domingo.

    Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. achei lindo esse post! é muito bom incentivar a leitura nos pequenos e esse livro parece uma gracinha, parabens pela iniciativa de dar espaço a essa super projeto

    ResponderExcluir
  5. Não que eu leia, não costumo, mas é uma ótima dica pra quem tem irmão ou filhos. Eu tenho minha irmã, que adora livros assim (ainda mais de desenhos, só lê se tiver desenho) então já serve como uma dica. Fofa essa historinha.

    ResponderExcluir
  6. gente que coisa mais fofa *---*

    ResponderExcluir
  7. Adorei... Bem interessante para crianças mesmo!
    Os desenhos são bem coloridos e chamam a atenção. O livro por conter letras grandes e rimas são melhores ainda pra criança se interessar na leitura.
    O assunto tbm é legal!
    Gostei, e compraria pro meu sobrinho, se ele fosse maiorzinho já! rsrs (tem 8 meses ainda. rsrs)

    Beeijos
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu não conhecia e adorei.
    Muito legal da sua parte postar aqui no seu blog.
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Livros infantis sempre são um presente incrivel!
    Não só em matéria do ler não..mas tbém, no de nos dar ideias, de nos acrescentar sempre algo que nos faltava.
    Sempre tento contar histórias pro meu sobrinho..rs tá, ele pequenininho ainda..não consegue sossegar pra ouvir de jeito nenhum. Mas não desisto!
    Acho que podemos incluir sim, essas mudanças..e pq não, voltar aos bons e velhos tempos de brincadeiras.
    Lego..massinhas(fazia altos bichinhos com elas) rs
    Adorei saber sobre o livro..mas adorei mais o poder inovar!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Super curti! Adorei a ideia de ir criando os cenários pra acompanhar a leitura. Fica mais divertido e realmente ajuda a criança a "criar".. a ter imaginação. Adorei, adorei!

    ResponderExcluir
  11. Oiii Daaai!!

    Ja disse que adorei o projeto ne?! rs

    O livro parece ser muito bonitinho. Lembro de ler livros assim quando criança, com muitas imagens, poucas palavras mas mensagens profundas, e acho que esse eh bem o ituito ne? lembrar 20 anos depois rs

    Achei otimo vc dar dicas de interacao dos pais com os filhos e com o livro, hj vejo que muita gente não faz nada disso, e fico super chateada, eram coisas que eu gostava muito quando crianca e são muito importantes pras criancas.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    Adorei o novo projeto e espero que dê frutos, as crianças sendo incentivadas a leitura vão se tornar adultos leitores!!!

    ResponderExcluir
  13. apesar de ver, a cada dia mais, livros infantis assim neste estilo, que tragam uma carga enorme de conhecimento com uma história tão simples né?
    é nessas horas que sinto saudade dos meus primos, já que quando pequeno sempre lia histórias para eles! agora já passaram desta faze e nem querem mais saber dessas coisas... mas eu continuo insistindo, sempre dando livros de presente :D

    ResponderExcluir
  14. Ai eu amodoro estórinhas infantis, acho que todas as crianças deveriam ler, fantasiar, aprender, se encantar. Eu quando pequena devorava livros e até hoje sou assim. Não perdi o gosto pelos infantis justamente por ter sido com eles que comecei a me aventurar no universo da literatura.
    Eu também não me socializo muito com meus vizinhos, raramente trocamos algumas palavras, acho isso uma pena, mas fazer o quê.
    Eu não tenho nenhuma criança por perto, mas sempre que encontro alguma incentivo ela a ler e brincar, que são coisas fundamentais.
    Adorei o primeiro post, mesmo tendo chegado um pouco atrasada para comentar, haha, sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Que lindo esse livrinho! Fiquei me imaginando lendo para a minha sobrinha, mas ela ainda tem 2 aninhos, então não ia entender muito, é melhor esperar ela crescer um pouco hahaha Mas é uma bela iniciativa!

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essa iniciativa. Vou indicar o livro pra minha priminha, pra ela já começar a gostar de ler.

    ResponderExcluir
  17. Oiie, adorei o projeto para incentivo de leituras de crianças.
    Espero ainda esse ano iniciar um projeto assim !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Awn que bonitinho *-*
    Achei muito legal esse projeto de incentivo à literatura infantil. Livros assim são ótimos para fazer a criança começar a se interessar pela literatura. Não tive isso quando criança, meus pais sempre me incentivaram no estudo, mas esqueceram de me incentivar à leitura, tive que descobrir esse universo sozinha, acho que foi por isso que escolhi o curso errado na faculdade e estou correndo atrás do prejuízo.
    Esses livros também são bons para jovens e adultos, são aqueles livros que foram feitos apenas para ser admirados, pra ficar na prateleira e a gente pegar de vez em quando para olhar as figuras, ler as rimas, para relaxar =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. É justamente nesse período que a gente consegue formar um indivíduo leitor. Achei essa coluna de extrema importância, pois vai nos dar dicas de bons livros, e de como trabalha-los com os pequenos. Essa brincadeira de criar cidades é realmente muito interessante.
    Parabéns, Daiane!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Achei legal sua iniciativa em passar a resenhar livros infantis, acho isso muito importante. Ensinar as crianças a terem o habito de leitura desde pequenas é uma coisa muito valiosa e com certeza quero fazê-lo quando tiver meus filhos.
    Gostei muito a história, a capa e as ilustrações são bem lindas e o livro parece trazer muitas lições boas às crianças e a nós, adultos ou adolescentes, também!
    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  21. Ooown gente, esse livro parece ser muito fofo. Perfeito para aqueles priminhos que estão aprendendo a ler. Aprender a gostar de ler e sentir prazer lendo desde bem pequeno é muito importante, daí o bacana desse livro. As imagens tbm são muito bem feitas...

    ResponderExcluir
  22. Adorei essa nova coluna do blog. Eu também acho muito mais interessante livros sem cenário. Um dos objetivos da leitura é incentivar a imaginação e acho que esse tipo de livro colabora com isso.

    ResponderExcluir
  23. Bem fofo!
    Eu tbm acho legal livros assim para crianças, com letras grandes e ilustrações de cores bem vivas!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Fofinho, mas acho que as crianças precisam de mais interação com os livros. Ser todo colorido e com figuras enormes pra mim não é o bastante. Eu compro livros para a minha prima/afilhada interativos (aqueles que você consegue abrir uma janela dentro da página, ou que fica em 3D quando a criança passa as páginas). Só assim pra conseguir tirar essa geração da frente da TV e do computador e pegar no livro. Figuras e cores já não tem efeito nas crianças.

    ResponderExcluir
  25. Gente, que coisinha mais bacana :D Amo livros infantis porque eles são muito fofos, cheio de gravuras e mensagens bacanas. Amei a iniciativa de vocês e penso que a literatura infantil deve ser muito difundida, pois assim será bem mais fácil termos mais leitores críticos no futuro (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ai que coisa LINDAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
    Eu tenho diversos livros infantis aqui em casa, desde a época em que eu era pequena. E leio até hoje. Amo demais, sério.
    Me encantei por este.

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro esses livros infantis.
    Sinto tanto por não ter guardado os meus livros de criança, eu tinha uns bem bonitinhos.
    Acho muito importante esse novo projeto do blog.
    Beijos,
    Fernanda,
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Acho super legal incentivar a literatura infantil. A editora Cultura tá de parabéns. O livro parece ser bem legal, tem uma estória bonitinha, é ilustrativa e bem pequenino. Sem contar que trás uma menagem super legal.

    ResponderExcluir
  29. Adorei essa dica..
    vou mostrar o post para o meu filhotinho...
    ele vai querer o livro! fato!
    ele adora ler.. tento incentivar tbm!
    se eu conseguir comprar pra ele, depois digo o q ele achou!!! =D

    bjinhos

    ResponderExcluir
  30. Oiii Dai, adorei esse primeiro post da sua coluna No Universo da Literaturinha, muito fofa a histórinha e gostei da dica do lego, muito legal brincar com crianças, quando tiver o meu (filho), pretendo fazer coisas assim com ele.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Que livro fofo! Quando eu era criança adorava livros assim, principalmente por causa das imagens. Meu irmãozinho tem apenas 2 aninhos, mas quando ele estiver um pouquinho maior, com certeza irei dar livros como este para ele.

    ResponderExcluir
  32. Além da ótima dica para livro, muito bom o conselho de atividade.
    Hoje em dia, nos deparamos com a correria diária e acabamos esquecendo de valorizar momentos preciosos, é difícil você encontrar pais que leem ou se quer parem para brincar um pouco com os filhos. Espero que quando for a minha vez, eu não me esqueço do que hoje eu penso sobre isso.
    Parabéns pela coluna, sempre quando vejo uma dica assim fico imaginando para quem eu poderia dar de presente. rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. É umn tema muito interessante, realmente a cidade não é feita apenas da nossa própria família e hoje as pessoas realmente não interagem tanto. Lembro que quando eu era pequena as pessoas colocavam cadeiras na porta para ver as crianças andarem de bicicleta, hoje em dia as pessoas tem até medo de tirar o carro de casa e ser assaltado, acho que esse mundo louco é um dos motivos. Mas acho errado e estranho não saber nem o nome dos meus vizinhos =/

    Mias um timo livro para se trabalhar com a criançada.

    raah_varella@hotmail.com
    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Dai,
    acho esse novo projeto do blog muito bacana.
    Temos que incentivar nossas crianças a lerem e que eles se apaixonem por esse mundo de letras que nós tanto amamos.
    Eu também adoro livros infantis.
    As histórias são simples, mas bem divertidas.
    Também gostei muito da ideia que você deu sobre a brincadeira.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Uma História infantil com uma mensagem por trás gostei disso!!
    Hoje em dia reunir a família como vc citou é tão difícil, todos sempre tão ocupados, crianças jogando vídeo-game ou no computador e as coisas simples da vida vai se perdendo como o fato de uma mãe ou um pai ler uma história antes de dormir é raro ver isso e isso é tão triste!!
    Dai eu simplesmente amei o post e vou querer ver No Universo da Literaturinha todos os domingos pois agora não vou perder mais nenhum!!

    Beijos
    Rafa

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011