No Universo da Literaturinha: O Tempo

by - domingo, abril 28, 2013

Olá pessoal!

Vamos para mais uma postagem do No Universo da Literaturinha? Dessa vez o livro é "O tempo". Confiram abaixo:

Autor: Ivo Minkovicius
Páginas: 28
Editora: Cultura
Ano: 2011
Formato: 28 X 20 cm
Idade: a partir dos 7 anos


Nesse livro o autor aborda a questão do tempo, demonstrando o quanto esse passa a cada instante, entretanto podemos medi-lo, contá-lo, através das horas de um relógio, dos dias, meses, anos. O autor mostra as passagens do tempo, como passado, presente e futuro. O tempo no passado nos deixa lembranças, que segundo o mesmo não da para se medir, mas todos têm. Sejam boas ou ruins, as lembranças duram o quanto desejarmos que ela dure. Elas moram dentro de cada um de nós.
A forma como a temática é tratada é simples e gostosa de ler, as letras bem grandes, com diversas rimas e imagens bens coloridas. Acho que esse livro se encaixaria bem em uma atividade em sala de aula. Sabe quando vamos aprender os tempos verbais? Lá no final da primeira série? Ele seria um meio bacana de exemplificar e fazer uma atividade.
Todo mundo tem lembrança não é mesmo? Até mesmo criança, então que tal perguntar a ela, sobre uma viagem que fez e gostou muito? Ou como foi seu último natal/páscoa/férias? O que fazia antes que agora não faz mais? Afinal estão ficando grandinhos.
E as horas no relógio, todos os pequenos já sabem ver? E quando e por quem foi inventado o relógio? Como o tempo era contado antes dele? Através do sol, ampulheta? Que horas são agora em Londres, por exemplo?


Que tal pegar um álbum de foto, e fazer montagens? Quando nasci, com dois anos, com alguém da família, etc.
Gente, vocês viram quantos assuntos, ganchos, e atividades interdisciplinares da para se "puxar" com esse livro? Ele pode ser muito bem explorado, basta ter criatividade e vontade. Acredito que para professores do primário ele seja totalmente útil para essas atividades.
Não sou habilitada para dar aula de primeira à quarta-série, só a partir da quinta, mas que me dá uma vontade de entrar em uma sala de aula e realizar essas atividades com os pequenos.
Bem pessoal, espero que tenham gostado da dica de hoje para o No Universo da Literaturinha, e que esteja sendo útil também aos pais que estão me mandando e-mail pedindo dicas. Fiquem de olho aqui no blog e na coluna que sempre que puder trarei novidades e recomendações de livros para a garotada. Afinal todo mundo merece conhecer bons livros.

Beijos pessoal!

Leia também

31 comentários

  1. Concordo que os professores poderiam usar esse tipo de livro para promover atividades entre as crianças, mas o que vemos por aí é bem diferente...
    Uma pena...

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca falei isto aqui, mas minha mãe é professora das séries iniciais, atualmente ela dá aula para a primeira série, todas as dicas que foram dadas até agora eu falei para ela, mas esta em especial me chamou muito a atenção, porque acompanho o trabalho dela e sei como é difícil abordar o assunto "tempo", as crianças tem dificuldade em aprender essas coisas, principalmente quando se trata de passado, presente e futuro, muitas vezes elas misturam o que aconteceu hoje como se tivesse se passada há muitos anos.
    Não conhecia este livro, vou procurá-lo para ajudá-la.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro! Se eu fosse professora (não vou ser) eu usaria esse livro. Ele leva a tantos assuntos em português, matemática, história! É bem completo. Gostei do livrinho mesmo. Professores do primário deviam utilizar muito livros como esse, para ensinar aos pequenos coisas básicas do dia a dia que vão servir para seu futuro, e nos anos seguintes no colégio!
    Estou adorando essa sua coluna! É um incentivo e tanto, e é tão legal saber que os pais tem mandado e-mail sempre pedindo por dicas e mais dicas. Isso é inspirador *-*
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Ótima dica de livro para no futuro utilizar como presente.
    Imagino o quanto deve ter ficado empolgado para utilizá-los com seus alunos, pena que eles já são mais grandinhos para isso.
    P.S.: Sem puxa-saquismo, mas parabéns pela escolha da profissão. É difícil encontrarmos pessoas dispostas a dedicar a vida para a educação.
    Gostei da resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse livro, fiquei com vontade de comprá-lo para meu priminho, infelizmente os pais dele não o incentivam com esse tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  6. gosto dessa coluna, da um bom incentivo a leitura da criança que é tão importante para incorporá-las no mundo letrado e tambem no dos sonhos

    ResponderExcluir
  7. Acho o uso desses livros de extrema importância para a formação acadêmica dos pequenos. Creio que o aprendizado torna-se mais rápido e sólido quando é feito com atividades lúdicas. Você deu boas ideias nesse post.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oi Dai!!

    Adoro conhecer esses livrinhos, acho que todo mundo que tem filho deveria procurar livros assim e ler, e tb fazer atividades como as que vc sugeriu, não vejo os pais fazerem esse tipo de coisa, e é algo fundamental.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  9. E coloca gancho nisso!!!
    Não conhecia o livrinho,mas como tia e mãe claro que usaria um livro desse com certeza! tanto para ajudar os pequenos,quanto até para mim.
    Quer melhor jeito de nos ensinar algo??
    Use os exemplos dos pequenos!rs
    Quem dera, livros assim fôssem inseridos nas escolinhas...e em casa né?rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não tenho nenhuma criança para indicar este livrinho, mas adorei a dica, quem sabe daqui há alguns anos rs

    bjos

    ResponderExcluir
  11. AUHSUAHSUHAUS Que coisinha mais fooooooofa *-----* Ok, ainda não tenho filho e nenhum criança em casa, mas, cara, tô amando essas dicas para os pequeninos, é cada livro mais fofo que o outro!
    Amei a temática desse, o tempo e tal, muito útil, fazendo as criancinhas aprenderem (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também acho que os professores podiam investir nisso, mas de qualquer forma os livros que você está apresentando aqui são uma fofurinha! Adorei esse!

    ResponderExcluir
  13. Eu falei pro meu primo da sua última dica ele leu e amou. Vou indicar esse também. Quando eu era mais nova eu adorava livro assim *-*

    ResponderExcluir
  14. Fofa essa dica, bem legal esse livro! Podia mesmo ser realizada atividades assim com os mais novos, são bem legais.

    ResponderExcluir
  15. Oiii Dai, to adorando essa sua coluna, está bem explicada e os pais, ou professores que por aqui passarem vão pegar boas dicas para interagirem com os pequenos...adorei o livrinho, são tão fofos livros para crianças...

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Essa é uma ótima dica para os professores, um livro muito bem feito e criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora, acho um pouco difícil de ser aplicado em uma sala de aula da rede pública de ensino, pois a realidade brasileira principalmente onde moro- nordeste, permite que o professor faça o básico e olhe lá.

      Excluir
  17. Eu já falei o quanto eu acho importante essa coisa de livros infantis?!
    Incentivar a leitura desde cedo é algo muito importante nos dias de hoje onde as crianças trocam brinquedos por tablets.
    É uma boa dica para pais e professores, por isso gosto dessa coluna.

    ResponderExcluir
  18. Legal que os pais estejam até lhe mandando e-mails :)
    Sim, dá para entrar em diversos assuntos e realizar diversas atividades através de um único livro, e com só 28 páginas! haha
    Acho que está faltando dinâmica e criatividade nas escolas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Ai dai esse livro é muito fofo *_* que gracinhaaa gente.
    Acho ótimo esse retorno maravilhoso que você está tendo *_*
    Que continue sempre assim.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que este livro seria perfeito para uma atividade na escola, mas acho que seria melhor ainda para os pais com filhos pequenos. Ele trás a oportunidade de passar um tempo de qualidade com o filho lhe explicando sobre um assunto importante.

      Não tenho filhos ainda, mas esse tipo de atividade esta na minha lista para quando tiver.

      Ótima dica.

      Raiza Varella
      raah_varella@hotmail.com

      Excluir
  20. Ameei a indicação de hoje! O livro parece ser muito legal, bonito, divertido, colorido e acima de tudo ensina muita coisa para os pequenos! Traga sempre essas indicações de livros infantis pois, apesar de eu pelo menos ainda não ter filhos (nem ter idade para isso hehe), tenho certeza que guardarei essas indicações para quando os tiver!! Uma coisa interessante é que apesar de o livro ser infantil, é tão lindo que dá até vontade de pegá-lo para ler! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  21. Livros pra crianças são fofos demais! Dá vontade de ter vários só pra ficar vendo de vez em quando.
    Também acho que livros assim deveriam ser usado nas escolas, livros convencionais são chatos, e livros assim incentivam a leitura cada vez mais.
    Quando eu tiver filhos, eles vão ter uma biblioteca em casa imensa, e vão ler todos esses livrinhos assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. adorei esse livro também.
    Realmente seria ótimo para fazer atividades com crianças no primário.
    E, apesar de você não ser habilitada para dar aula para crianças até 4ª série, acho que você seria muito boa professora, pois parece ter paciencia e realmente gostar de crianças e literatura. ;)

    Beijos.
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi!

    Essa coluna No Universo da Literaturinha só está me deixando com vontade de ler livros infantis, ta certo que eu tenho 23 mas idade não quer dizer nada e se temos vontade de ler, temos que matar essa vontade, vou procurar uns livros para o ler para o meu sobrinho assim ajudo e incentivo ele e amto a minha vontade!!! rs

    ^^

    ResponderExcluir
  24. Estou adorando o No Universo da Literaturinha! Esse livro parece ser bom até para a gente que já cresceu, pois realmente é cheio de ensinamentos e lições. Como trabalho numa escola, acho fundamental ter livros diferentes dos que os que todos já estão acostumados.

    ResponderExcluir
  25. Eu estou adorando essa coluna Dai. Sempre com ótimas dicas para pais e professores. Não tenho nenhuma criança p indicar mas quando tiver vou ter varias opções =D

    ResponderExcluir
  26. Adoro suas dicas infantis!!!
    Mas onde eu encontro esse livro???
    falta só citar isso! :D

    acho ótimo o incentivo da literatura pra crianças!
    elas sao o futuro, né..

    bjinhoos

    ResponderExcluir
  27. Fantástico!!!
    Por esta foto já da para se imaginar que as ilustrações são lindas e bem feitas. Atividades com este livro é o que não deve faltar. Pena que muitos professores hoje em dia optam pelo simples. =(

    ResponderExcluir
  28. Dai, ja comentei nos posts anteriores como eu estou amando o No universo da Literaturinha?
    E um otimo projeto e, tambem, acho as atividades que voce propoe muito boas.
    Assim como voce nao sou habilitada a dar aulas para as criancas ate a quarta serie, mas de vez em quando da vontade de mostrar pra esses pequenos como eles podem aprender e se divertirem atraves de um livro.
    O livro e muito fofo e ahistoria tambem, como a grande maioria dos livros infantis.
    E que venham mais livros pra "Literaturinha"!

    lisos-somos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu acabo me divertindo quando leio esses livrinhos. hehe
    Mesmo não sendo mãe, essa coluna é super ótima, pois já vai nos preparando para essa etapa e gosto muito. Me enche de ideias para o futuro.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011