Resenha: Um motim no tempo

by - segunda-feira, abril 08, 2013

Olá pessoal!

Vamos de resenha novinha, agora do livro "Um motim no tempo", primeiro livro da série Infinity Ring, lançado pela Seguinte.

Dados de Publicação: 

Autor: James Dashner
Páginas: 240
Ano: 2013
Editora: Seguinte


Em Um motim no tempo, primeiro volume da série Infinity Ring, conhecemos Dak Smyth e Sera Froste, duas crianças quase pré-adolescentes muitos inteligentes e curiosos. Os dois sempre foram muito amigos, Dak era gênio em história, lia muitos livros sobre guerras, antigas civilizações e isso o fascinava, já Sera gostava mais da área de física, ciências, praticamente uma pequena genia  Até que um dia os pais de Dak saem e esquecem a chave do laboratório, dentro deste havia um projeto misterioso que já estavam trabalhando há um bom tempo.
Movidos pela curiosidade eles entram no laboratório e lá descobrem um projeto de um anel que possibilitaria a viagem no tempo, mas ele ainda não estava pronto, mas logo Sera o faz funcionar. Os pais de Dak ao saberem logicamente não gostaram, mas tiveram que admitir que o anel do infinito enfim estava funcionando. Porém as coisas não são tão simples assim, não era somente viajar no tempo, a SQ comandava praticamente o mundo, e se descobrissem da existência de tal objeto todos ali estariam mortos. Até que uma viagem dá errado, e os pais de Dak não voltam.
Ele e Sera são levados então por "Guardiões da História", pessoas que constituem grupo que tem como missão proteger o mundo, eles e os "Guardiões do tempo" que pertencem a SQ estão envolvidos numa guerra secreta que perdura já há milhares de anos. A história do mundo estava sendo desastrosa e tudo por culpa da SQ, o futuro da humanidade estava comprometido. Ao longo dos tempos houve Grandes Fraturas na história, e agora cabem a eles voltarem ao passado e corrigir isso, e claro, salvar os pais de Dak, que praticamente sumiram no tempo.
Nesse primeiro livro a primeira fratura que terão que corrigir é na Espanha, ano de 1942. Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, sendo vítima de um motim terrível! Mas isso terá que ser impedido, caso contrário o futuro será catastrófico.

"-Deve ser isso aí - murmurou Dak. Ela nem tinha percebido que ele estava ao seu lado. - O grande projeto deles. Mas o que será que é essa coisa?

Havia um pequeno rótulo gravado no vidro, três palavras que fizeram o coração de Sera palpitar por um instante.
Anel do Infinito."


Aventura do início ao fim, esse livro é assim, um infanto-juvenil delicioso de se ler e totalmente envolvente. Dak e Sera são personagens especiais, rimos muito com eles que em meio a diversas situações difíceis não deixam de lado o humor e a cumplicidade que somente amigos tem.
Confesso que aprendi muito com o decorrer do livro, ele é realmente um passeio pela história de uma forma leve e fácil de aprender e guardar. Detalhes da época, informações adicionais, sempre acompanhadas de bom humor são inseridas nas cenas, nos fazendo entrar realmente na história do livro. Junto com os personagens viajamos pelo tempo.
A narrativa de Dashner é contagiante, ele sabe como escrever para o público a que se propôs. Há toda uma emoção também na história, Sera nem chegou a conhecer os pais, e inevitavelmente sentia falta deles, já Dak perde seus pais, e pesa sobre ele a dúvida se os reencontrará ou não. Essas partes me emocionaram mais, pois são crianças, não deixam de ter sentimentos, e agora partem em uma aventura arriscada pelo tempo, tendo nas mãos o futuro da humanidade.

"O Bastão da Fala está comigo - Sera ergueu o galho que tinha pegado no chão. - E ele serve como porrete também, então é melhor vocês dois calarem a boca"

É através de seus conhecimentos que os personagens vão desmontando enigmas e descobrindo suas missões, isso mostra o quanto o conhecimento é importante, mas todo em conjunto sendo uma parte um do outro.
Além de viajar pela história, também há um mistério que envolve o livro, qualquer pessoa pode ser inimiga ou um aliado, cabe aos personagens ter o discernimento para tal para não cair em mãos erradas e sofrer as consequências, que não são nem um pouco leves.
Recomendo muito o livro para o público infanto-juvenil, pois se tem uma história perfeitamente montada com aventura e humor, é praticamente um passeio pelo tempo medieval, e além de ler você aprende. Para crianças em idade escolar ele é ótimo, aposto que com essa leitura fica mais gostoso aprender e não se esquece. É um ótimo livro para professores utilizarem em conteúdos interdisciplinares.
Até mesmo para os adultos ele é recomendado, eu li e também aprendi diversas coisas. É uma aventura histórica, em que passado e presente se misturam de uma forma única. Mistérios, curiosidades e diversão, com certeza Infinity Ring é uma série cheia de aventura.

Leia também

37 comentários

  1. Adoro livros assim!! Ainda não o conhecia, vou procurar saber mais!! ^^

    Adorei o post!

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho que livros assim não me fascinam mais. Só tem um livro infanto-juvenil que eu ainda quero ler a continuação que é o Poderosa. Mas depois desse, acho que prefiro os mais velhos, não sei.
    Quem sabe um dia eu tenha a oportunidade de ler e mudar de ideia, né? :)

    ResponderExcluir
  3. Não achei muuuito interessante.
    Achei muita ficção, algumas coisas até extraordinária!
    E mais para adolescentes mesmo!
    Gostei da parte de eles terem que "salvar" Cristóvão Colombo.

    Apesar de tudo, acho que leria esse livro sim, pela sua resenha interessante e pelas 4 estrelas! rsrs
    Beeijos!
    makeetcs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Falei que não ia ler porque de tantas resenhas que vi fiquei com a impressão que já li e peguei muito da história, e agora estou aqui querendo conferir...É, tenso...Vou ter de ler quando lançarem mais, tentar esquecer um pouco esse pra ter graça a leitura. É um bom livro.

    ResponderExcluir
  5. James Dashner é o autor da série Maze Runner, né? Apesar de ter o livro, nunca o li, só li resenhas positivas sobre eles pela blogosfera.
    Adorei sua resenha. Eu já gosto bastante de História, então fiquei ainda mais curiosa pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  6. Ficção?? História?? É perfeito kk
    Fiquei muito curiosa, sou completamente louca por História e parecer ser bem legal, só as personagens que são clássicas.

    ResponderExcluir
  7. Não leio muito infanto juvenis, mas compro para meu filho, é um genero que não me agrada, mas pela sua resenha é um livro muito bom. So fiquei tentando imaginar pre adolescentes conseguindo terminar um anel que faz viagens..eles são genios..
    beijos.

    ResponderExcluir
  8. o infanto juvenil não é meu genero preferido, mas é uma boa dica pra presente. Pra conversar e dar dica pra alguem que quer um livro asim! Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que adoro um bom livro infanto juvenil,e se for inteligente e tiver aventura melhor ainda.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desse negócio de viajar no tempo. Parece até efeito borboleta!
    Muito legal o livro e vai pra lista do skoob com certeza!

    ResponderExcluir
  11. Super quero esse livro sem dúvida. Vou me imaginar muito, fazendo parte dele, pois viajar no tempo é uma vontade absurda. Principalmente ir anos luz pra frente. hehe
    Obviamente, também adorei saber que é uma série. \o/

    ResponderExcluir
  12. Nunca imaginei que o livro oferecesse tudo isso: conhecimentos históricos, aventura e ficção, tendo como personagens principais, dois irmãos ainda crianças. Parece realmente divertida a trama. Pretendo conferir.

    ResponderExcluir
  13. Já tinha lido uma ou outra coisa sobre esse livro pelo mundo literário e claro, gostado muito de tudo.
    Acho que a maioria dos infanto-juvenis tem essa pegada do deixar um lição a todos nós! E pelo que li, essa série consegue fazer isso com certeza.
    Crianças que não deixaram de ser crianças, mas que tbém herdaram o peso dos problemas do mundo. Acho q comparando isso com nossa realidade, é bem por aí mesmo.
    Isso sem perder o bom humor(fantástico)
    E claro que tem a parte da viagem na história.rs Coisa q eu e muita gente nunca conseguiu guardar direito.
    Com certeza, vou querer me aventurar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha, apesar de ser para o publico juvenil acho que gostaria desse leitura por ser leve.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de livros assim, cheio de aventuras. E o fato de ser infanto-juvenil não me incomoda, acho até que alguns casos dá um brilho a mais no livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Já li muito sobre esse livro mas ainda não tomei coragem de adquiri-lo para ler. O que achei mais interessante foi o livro passar por momentos da história, nós acabamos aprendendo muita coisa com livros assim! Parece ser um leitura muito agradável, principalmente por se tratar de um livro leve, como você falou!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  17. Quando eu conheci este livro fiquei bem interessada, mas com o tempo esse interesse decaiu, eu meio que cansei desse tipo de estória, onde crianças desvendam um segredo e viajam de todos os jeitos pelo mundo, passado, futuro, etc. Eu gosto muito de história em geral, mas acho que mesmo assim o livro não vai me agradar. Quem sabe eu precise de um tempo até gostar do estilo de novo, espero que sim.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro. Achei o livro interessante por um lado por trazer esse conhecimento que você falou na resenha, mas por outro achei a trama bem semelhante a outros do gênero, o que não me anima a lê-lo.

    ResponderExcluir
  19. Já tinha visto algumas resenhas sobre esse livro e gostei muito. Estou bastante interessada, principalmente pelo fato de ser usado personagens da história que realmente existiram. Quero muito ler esse livro, e não me importo de ser infanto-juvenil.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Li outras resenhas desse livro bem positivas, mas estou fugindo de séries, rsrs.
    Essa situação de viagem no tempo é bem juvenil e deve agradar a esse público, ;)

    ResponderExcluir
  21. Essa coisa toda envolvendo viagem no tempo é sempre bom! Sério, eu não conferi a série The 39 Clues ainda, mas essa me chamou mais atenção, até porque são menos livros (ninguém merece livros em exagero de uma mesma série) e a história me parece ser muito rica e envolvente. Vou pegar sua dica, até porque parece que você gostou!

    ResponderExcluir
  22. Oi Dai eu vou sem bem sincera ao dizer que esse livro não me desperta nenhuma curiosidade ;/ Não sei acho que o conjunto, capa e sinopse não me chamaram atenção. Mas cogito dar uma segunda chance ao livro, já que estou vendo resenhas bem legais sobre ele.
    beijos,
    Fernanda,
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não tinha visto nada a respeito desse livro mas pela sua resenha ele parece ser bem interessante! Eu também acho que esses livros com conteúdo historico tipo esse deveriam ser adotados na escolas por que além de ajudar no aprendizado incentiva a leitura.Acho que se tivesse quer esse tipo de livro no ensino fundamental com certeza teria tomado o gosto pela leitura muito mais cedo!

    ResponderExcluir
  24. Sou fã de viagens no tempo, e se elas forem para a era medieval, melhor ainda. Gosto dessas leituras em que você aprende algum conteúdo sem perceber, pois isso mostra que a leitura está agradável. Não são todos os autores que conseguem esse feito de unir aventura e História em uma narrativa agradável.
    Super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li nenhum livro que tenha como tema a viagem no tempo, mas Infinity Ring, com certeza seria um primeiro livro perfeito, ele reúne várias características que prezo em uma boa história, uma delas é a história ser bem montada capaz de fazer o leitor acreditar realmente naquilo que ele esta lendo, como parece ser o caso do livro e também o humor que parece destacado no trecho postado na resenha tenho de elogiar também a Seguinte, que está trazendo ótimos títulos para o Brasil, resumindo, espero em breve poder ler o livro e ser encantado pelo mundo das viagens no tempo.

    ResponderExcluir
  26. Adoro livros infanto-juvenis!
    E esse parece muito bom! Além de ter bastante humor e aventura, ainda nos ensina várias coisas, perfeito!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  27. Os lançamentos da Seguinte estão me encantando *---* Eu gosto de livro infanto-juvenil com uma boa aventura! Confesso que no princípio eu não tinha ligado muito pra esse livro, mas depois de ler sua resenha (a primeira que leio sobre essa obra) fiquei bastante curiosa. Já foi pra minha listinha de desejados (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Essa editora está cada vez melhor, impressionante :)
    Eu gostei da ideia da obra, parece ser bem interessante. E eu sou fã do livros juvenis, então, imagina né?

    ResponderExcluir
  29. Fiquei me perguntando o que iria comentar sobre este livro. Que aparentemente é um livro que não te deixa com sono, se difere um pouco do que estamos acostumados a ler nos livros voltados para o público infanto-juvenil e parece ter uma escrita muito bem feita. Este com certeza não é uma leitura que estaria nas minhas prioridades, mais procurei saber mais sobre ele e acho que vou arriscar na leitura. Sem falar que o preço do livro tá bem legal.

    ResponderExcluir
  30. Gostei da resenha..
    Acho divertido livros juvenis... eu gosto..
    é bom váriar na leitura..
    Gostei do q disse sobre o livro ser dinamico, que prende na leitura e traz conhecimento...
    Uma dica!

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Dai, a história me fez pensar que daria um bom filme de aventura, é muito bom ler livros que nos agregam conhecimento...ótima resenha.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adoro livros assim! Adorei saber que ele tem uma pitada de Humor, amo histórias que se passam na época medieval(só li um livro que se passa nesta época, mas já amo o tema), com certeza lerei o livro, ele é a minha cara!

    ResponderExcluir
  33. Adoro livros infantis =P
    Esse com certeza seria um que eu amaria quando crianca, pretendo ler mesmo agora. Nao vou sair correndo pra comprar, mas tendo a oportunidade(preco baixo =P) vou comprar sim, parece super bonitinho. è bom ler algo simples e leve de vez enquando, e, de quebra, ainda descobrir livros pra recomendar =P

    bjoo

    ResponderExcluir
  34. Apesar de geralmente gostar de livros do gênero, esse não me chamou tanta a atenção assim. Mas particularmente gostei da capa e sobre a criatividade envolvendo Cristóvão Colombo, talvez eu leia mais pra frente.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  35. Eu sou suspeita, adoro infanto juvenil. hahaha
    Eu não havia lido nenhuma resenha do livro antes, mas já o havia visto em promoção no Submarino, esta vindo até com o colarzinho em forma de infinito.

    Gostei da parte de aprender enquanto se lê, mas esse livro não chegou a chamar minha atenção o suficiente para eu procura-lo, pelo menos por enquanto. ainda estou em uma vibe romance sobrenatural hahahah


    nasproximaspaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Eu pensei quando li o título do livro que não iria gostar do livro, mas já nas primeiras linhas da resenha ele me ganhou.
    Adorei o Dak porque ele gosta de história, na minha época de escola eu gostava muito.
    Gostoso de livros que nos ensinam. E com certeza vou gostar desse, já que os protagonistas viajam no tempo.
    Fiquei curiosa para lê-lo.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Sabe, já vi esse livro nas livrarias virtuais e livrarias físicas e sempre tive vontade de comprar mas sempre exitava, mas sabia que tinha uma resenha sua aqui e pensei comigo que só decidiria se compro ou não quando eu ler a sua resenha e definitivamente, sim eu quero comprar e quando tiver a oportunidade o farei! Rsrsr

    Eu simplesmente amo histórias que mechem com o tempo, tanto em livros e filmes, viagens a outras épocas me fascinam ainda mais com aventura e um pouco de mistério. E sei que vou gostar de cara do Dak ele gosta de ler e parece ser bastante inteligente.

    Acho o nome do Livro muito chamativo e instiga a querer ler, sem contar que eu adorei a capa, simples mas direta!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    Rafa

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011