Semana do e-book: Consumidores

by - quarta-feira, abril 03, 2013



Há alguns meses o mercado de e-books aqui no Brasil tem dado o que falar, tanto com a chegada da Amazon quanto dos e-readers que começaram a fazer parte do cotidiano do leitor brasileiro. Mas o que atrai esses consumidores?
Muitos praticam o gosto pela leitura do livro físico, mas há vários fatores que os incentivam a ler e amar os e-books da mesma forma. O espaço é um desses fatores, em com um e-reader somos capazes de armazenar milhares de títulos, e todos ao nosso alcance com apenas um toque, não sofrendo com as alterações e interferências do tempo. Esse é um dos argumentos mais citados por maior parte dos consumidores e o que os leva a escolher um leitor digital.
Para os leitores bilíngues antenados nos lançamentos ao redor do mundo, o e-book o auxilia a ter um acesso muito mais rápido às obras que são lançadas no exterior, além do preço que também é mais acessível lá fora. Assim ele não precisa esperar meses ou até mesmo anos para o livro ser lançado aqui no Brasil.
Ultimamente o que mais vemos é o público mais jovem consumindo e-books, entre 15 e 40 anos, entretanto há exceções.

Mas claro que o livro físico não perdeu seu espaço no coração da grande maioria. Há aqueles que são mais radicais e preferem somente e-books, entretanto a maioria se divide entre os dois. Mesmo não sendo o livro físico, não deixa de ser a obra em si com a história que o autor preparou.  Diversos leitores, como eu, por exemplo, amam tanto as estantes quando o iPad, kindle, kobo, etc.
O preço é algo que diversas pessoas ainda reclamam aqui no Brasil, muitas vezes é muito próximo ao valor do livro físico, e entre um e outro para alguns quem ganha é o físico. Mas há aqueles que comprem o e-book independente dessa comparação.
Diversas vezes em livrarias me peguei refletindo sobre o preço do livro físico e o e-book, e nessas vezes escolhi o e-book. Tenho percebido que o acervo de minha biblioteca digital tem crescido mais rapidamente que o das minhas estantes.
No Brasil o número de consumidores de livros digitais está começando a crescer, e muito se deve a popularidade que os e-readers tem tomado. Já nos EUA, segundo o portal Revolução Ebook, 54% das crianças leem e-books pelo menos uma vez por semana. Acredito que aqui no Brasil esta realidade esteja longe, já que temos uma cultura diferente, agora que o e-book está se firmando em nossas terras, e temos muitas desigualdades, além do fato que a média de leitura do brasileiro está muito abaixo dos outros países como o EUA.
Facilidade de locomotividade, armazenamento, acesso com um simples toque, preços pelo menos 30% mais baixos, acesso rápido a obra, são fatores que incentivam os leitores a cada vez mais consumir esse produto. Ainda é cedo para vermos se esse número aumentará ou não aqui em nosso país, mas com o investimento de muitas editoras, acredito que o número tende a crescer cada vez mais.
Mas caro leitores, logicamente que os livros impressos não acabarão. Como já coloquei acima, é possível se amar essas duas formas e conviver com elas muito bem. Pensemos que os livros digitais são mais uma opção nos apresentada, que assim como tudo, tem vantagens e desvantagens, não precisamos temer por algo que em minha opinião, não acontecerá.  Há público e consumidores para os dois. Estantes e iPad sempre serão bem-vindos para mim.

Fonte: Revolução Ebook


Confira toda a programação da Semana do E-book! Abaixo segue os blogs e os links, acesse e confira o que preparamos!

Leia também

46 comentários

  1. Oie,
    realmente os ebooks vem ganhando mercado. Eu tenho meu e-reader a pouco tempo e já vejo vantagens, porém não quero nunca largar meus livros fisicos, mas infelizmente tenho que concordar que o ebook ainda esta bem caro no Brasil, acho que absurdo pagar muitas vezes 30 reais no livro fisico e 25 no ebook, afinal, o ebook não teve custo de impressão e distribuição, deveria ser mais em conta, alias, bem mais em conta rs

    Acho que o Brasil ainda tem muito que evoluir nesse critério, mas quem sabe os ebooks não abram as portas para novos leitores?

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. realmente, dá para perceber que os ebooks estão ganhado espaço mesmo
    eu, particularmente, prefiro mil vezes o livro físico, mas como o tempo anda curto, tenho que aderir ao ebooks.
    tenho que concordar com a Vanessa aqui em cima. ebooks não tem gasto com impressão e distribuição, então porque tão caro? não deveria ser uma coisa mais acessível? :S

    ResponderExcluir
  3. Acho que os e-books facilitam nossa vida pq podemos levar quase uma biblioteca num único dispositivo. E com os preços caindo, mais atraentes ficam. Ainda não tenho meu e-reader, ams é questão de pouco tempo.
    Por outro lado, os livros impressos jamais morrerão. Não se pode comparar o prazer de folhear, cheirar e manusear um livro físico!
    E acho que o livro digital deve cansar a vista por conta da luz interna do dispositivo, estou certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COm um e-reader não cansa não :)

      Excluir
    2. a vanessa tá feliz por ter ganho um né (:

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo um livro pelo e-book e vou confessar que livros são as melhores coisas que existem. Dizem que ler pelo Kindle ou Kobo é como se estivesse lendo no livro e é mais prático, mas como eu não tenho, não posso dizer minha opinião kkk mas que os e-books estão quase no mesmo preço que os livros físicos, estão sim. E para mim, uma coisa que eu amo é ver minha estante crescendo. Porém ainda leio e-books quando ganho ou quando não to em condições de comprar o livro mesmo, mas livro sempre é melhor

    ResponderExcluir
  6. eu nunca li em e-book ate porque não consigo ficar a vontade lendo na frente do pc, no celular ou em qualquer outro suporte, o livro é o livro, da pra cheirar, carregar na bolsa, tem aquela coisa de vc olhar pra estante, ver os livros, sentir o a textura. Estamos acostumados a essa relação, mas como vc aponta o e-book tem crescido oferta e procura e em algum momento todos nós vamos acabar nos relacionando com essa pratica

    ResponderExcluir
  7. Eu já li por e-book mas prefiro muito mais o livro físico, eu acho muito melhor. Mas acho que o Kindle ou Kobo não devem ser ruim, e também acho que não cansa como ler no note ou celular. Mas eu ainda prefiro o livro físico :)

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda prefiro o físico, apesar de esse ser mais prático é como uma ilusão. Não consigo por exemplo marcar que tenho lá no skoob, não tenho poxa! Gostei dessa ideia, mas ainda gosto mais dos físicos então sei lá....

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, os E-books tem ganhado cada vez mais espaço entre os leitores e conheço gente que não os troca por nada nesse mundo..rs
    Praticidade né?
    Seja por falta de espaço físico, seja por ser melhor(tipo facul) os e-books andam ganhando cada dia mais novos adeptos.
    Preço tbém é bacana né?
    Eu ainda não consegui gostar..rs Tá, nem tentei muito.
    Ainda prefiro meus livros de papel..mas nem me entristeço com isso. Acredito que livros sempre existirão..e prefiro não ser tecnologica agora.rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro os livros físicos. Meu sonho desde criança foi ter a minha biblioteca. Eu gosto de pegar , cheirar, virar as paginas, sem falar nas capas maravilhosas. E outra que o valor é quase o mesmo. Meu sobrinho já prefere os e books porque economiza espaço.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que os e-books estão ganhando espaço mas nada se compara ao bom e velho livro físico.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Gosto do ebook porque alguns livros não encontro aqui perto de casa e não costumo comprar pela net, então, o jeito é enfrentar a tela do computador, confesso que já perdi a conta de quantos já li. Claro que ler os livros físicos é infinitamente melhor, mais não tiro o mérito dos ebooks.

    ResponderExcluir
  13. armazenamento com certeza é a melhor das coisas pra mim. pq ocupa praticamente nenhum espaço e isso ajuda muito. principalmente na hora do transporte.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de ebook, mas acho que eles nunca vão substituir o prazer de ter o livro físico em mãos, ou de ver ele lindo na minha estante.
    Não sabia dessa semana do e-book, vou conferir nos outros blogs.

    ResponderExcluir
  15. Eu não gosto de e-books, acho que a essência dos livros está se perdendo, quando crianças já não sabem mais o que é livro físico, agora tudo é em função digital, é um péssimo exemplo. Sim, eu entendo que para pessoas mais velhas realmente é mais prático, mais fácil e mais acessível, mas poxa, desde criança já mexendo com isso, acho errado.
    Eu respeito a opinião de todos, espero que respeitem a minha também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura! Achei interessante sua preocupação! Eu sou leitora de e-book, e confesso que gostei da experiência, mas concordo com você... Além da minha biblioteca digital, com certeza terei minha biblioteca física, com os melhores livros que eu considero ter lido, para que meu filho entenda o prazer de entrar em um cômodo e poder viajar para qualquer lugar do mundo! \o

      Excluir
  16. Eu não sou muito fã de e-books mas leio nesse formato as vezes! Prefiro mesmo o livro fisico , ter o prazer de cheirá-lo e vê-lo lindo na minha estante =D

    ResponderExcluir
  17. Um livro digital é super mais prático, isso não há dúvidas. Porém jamais irá substituir um livro físico, mas confesso que tenho medo deles tomem conta do mundo hahahah

    ResponderExcluir
  18. Aqui no Brasil vai ser muito difícil todo mundo ter o costume de ler livros digitais, logo pelo preço e pela falta de conhecimento. Agora já no exterior, EUA, é bem mais normal ter essa prática né.

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito dos livros fisicos msm...
    claro q caso encontre ebook com preços mais em conta, posso até ler. mas prefiro ter o livro pra mim, na minha estante!!!
    adoro todos eles arrumadinhos e morro de orgulho deles!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Creio que logo nós, Brasileiros, já estaremos familiarizados com os e-books e e-readers, porém temos um caminho tortuoso a percorrer.
    Eu mesmo nunca comprei um e-book, mas já li =P Mas creio que, com uma promoção boa, eu possa comprar para ajudar nesse crescimento, pena que os preços estão muito equiparados com os físicos =/ (Submarino, essa indireta é para vc! -qq)
    Adorei a ideia da semana do e-book, espero que possa ajudar a quem não conhece e quem não sabe o que eles são. =D
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. A unica coisa que me assusta é o fato de os leitores oldschool nem darem uma chance para os e-books... Quantos de nós nao compramos um livro por impulso, lemos e achamos horrivel, e estamos com ele na estante até hoje, só ocupando espaço? Um e-book impede esse erro, e esse acúmulo! Sim, ler em tela de computador e em tablet é horrível, mas por isso existem s e-reader, por acaso bem mais em conta que um tablet! Hahaha!
    Utilizar o que há de melhor nas duas situações, acho que essa é a melhor ideia...!

    ResponderExcluir
  22. Não curto e-book. Mas pelo fato da leitura se tornar cansativa e minha vista não gosta nem um pouco, rs. Eu que usava óculos e agora não estou usando mais, estou evitando tudo que possa deixar minha vista cansada.

    ResponderExcluir
  23. Oi adorei o post,parabéns pela parceria entre os blogs para comentar sobre o mercado dos e-books e e-reades,realmente como é a visão dos consumidores em relação ao uso dessas novidades no mercado editorial no Brasil?
    Certamente tem os pós e contras em aderir por completo ao uso de e-books e e-reades,e então entraria o fato da divulgação,das vantagens,do preço,do incentivo...
    Mas, muitos leitores ainda assumem uma postura de "resistência" para experimentar essa novidade que já existe em vários países.
    Praticamente é desleal comparar com o mercado americano,principalmente pela realidade da cultura deles,mas serve de parâmetro para mostrar a força do e-books no mercado americano e que o incentivo começa pelas crianças.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de ganhar um, mas não compraria agora. Tenho certeza de que é bom, afinal leitores leem em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer meio! bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Quando eu quero muito um livro, não adianta, tem que ser o físico. Mas confesso que tenho alguns e-books aqui no meu notebook esperando uma alma caridosa que me dê de presente um kindle pra fazer a alegria das minhas viagens diárias de metrô.

    ResponderExcluir
  26. Mesmo com todo esse "rebulisso" por conta dos e-books eu prefiro e acho que sempre vou preferir o livro físico sabe, o cheiro e o toque da capa e das folhas não tem comparação
    beijoss

    ResponderExcluir
  27. Para o pessoal bilíngue tem outra vantagem. Estava reparando e o ebook em inglês (original) é bem mais barato do que o em português, traduzido pelas editoras. Além de ter um enorme acervo de livros que nem foram lançados aqui ainda. Já comprei vários livros em inglês por 3, 4 reais.
    Tenho comprado muito livro físico por dois motivos: ou porque apareceu uma daquelas promoções imperdíveis (principalmente de coleções) da submarino, ou porque não tem versão digital. Mas depois que comecei a ler no Kindle, ler no livro físico se tornou até difícil. Pesa mais, tem a limitação de final de página, e eu consigo ver fisicamente quando falta para terminar (o que à meia-noite desanima de continuar lendo de acordo com o que falta).

    ResponderExcluir
  28. Concordo que tem público para os dois e pode ser que um venha a crescer mais que o outro, mas acho que teremos espaço para ambos. Eu sinceramente tenho apreço pelos dois e não me importo de ter que ler um livro em formato digital, se o e-book for mais em conta que o livro físico, com certeza vou optar pelo digital ;D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  29. Acho que a pesquisa não levou em consideração quem lê os e-books piratas. Creio que muitas pessoas acabam recorrendo a eles pelo valor cobrado pelos pagos.

    Um leve batewr de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Nao tenho muita paciencia para ler e-books.
    acho mais "confortavel" o livro mesmo!

    masss, pelo preço, até vale ler o e-book que é beeem mais barato por sinal!
    Vou ler alguns! rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu não gosto muito de e-books, sou tradicional, preciso sentir a capa, o cheiro das paginas.
    E tem alguns e-books mais baratos, mas a maioria tem um preço próximo ou similar ao livro.
    Para mim não vale a pena kk

    ResponderExcluir
  32. eu quero muito ser fã dos dois!!!! rsrsrsrsr Não tenho mais lugar pra guardar meus livros fisicos, comprei uma estante nova, mas mesmo assim, ainda fiquei sem espaço :(

    Não pretendo me disfazer dos meus livros, mas um e-book ajuda e muito. To adorando esses posts!!! Parabéns!!!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  33. Eu sou super a favor dos e-books e acredito que com o passar do tempo as pessoas que são contra vão perceber as vantagens dessa mídia. Não quer dizer que o Livro impresso deixará de existir, o que acredito que vá ocorrer é as pessoas comprarem os livros impressos de leituras que gostaram muito ou pq querem colecionar. Já um livro que vc quer ler mas não quer guardar pode ser justamente um e-book.

    ResponderExcluir
  34. Como comentei no blog da Leitora Incomum, eu não conhecia essa ferramenta e achei demais! Em hipótese alguma os e-books substituirão os livros físicos, pelo menos não para mim, que sou fascinada por um livro. Mas achei ótimo, afinal toda ferramenta para leitura é sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  35. Os e-books estão ganhando mercado, mas livro impresso não tem para ninguém...belo post...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Ai vou contar uma coisa feia >.< Eu nunca comprei ebook, sempre acabo baixando na internet. Mas sempre acabo comprando os livros depois para ler novamente, não sei se te contei, mas eu sou fanática por releituras, não paro até praticamente decorar o livro. Nos próximos meses eu pretendo adquirir um Kobo para armazenar alguns livros da faculdade, dai vou tomar vergonha na cara e passar a comprar. hahah
    beijos,
    Fernanda,
    http://www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Com certeza os e-books facilitam nossa vida pois podemos levar quase uma biblioteca ambulante e isso não seria possível com os livros físicos, rsrs.

    Tenho um e-reader mas ainda não uso como deveria, ainda prefiro meus livrinhos físicos, hehe.

    O preço também é uma variável de peso né. E-book com preço de livro físico não compro de forma nenhuma!

    ResponderExcluir
  38. Eu ainda faço parte da equipe que prefere os livros físicos, mas tenho plena consciência de que os e-books vão ganhar mais e mais espaço no mercado. Ainda não consegui me acostumar com eles, mas irei conseguir. Afinal, o meio ambiente agradece. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  39. Amo ler n importa como isso e o que conta!!!!!
    o meio digital anda se popularizando pelo fato de o livro fisico estar caro por isso leiop primeiro e depois compro o que me interessar realmente....rsrsrrs

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Dai, eu já li e-book, mas assim como uma leitora assídua e hoje com quase 27 anos e tendo começado a ler muito cedo, confesso que prefiro os livros físicos, acredito que o mercado hoje tenha espaço para as duas formas, vai de cada leitor escolher a sua melhor maneira de usufruir de uma boa leitura.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Não gosto muito de e-books, gosto mais de livro fisico. Minha visão já é péssima e ler e-book não ajuda. Não podemos colocar e-books em nossa estante e nem cheira-los, por isso não gosto muito deles.

    ResponderExcluir
  42. Muito legal o post.
    Devo dizer que não tenho nada contra, mas também não sou fã de e-books.
    Já tentei ler livros na tela do computador ou similares, mas não consigo.
    Por enquanto eu prefiro ficar só com o livro físico, mas muito legal essa semana do e-book.
    Acho que e-book é maravilhoso para quem gosta e consegue ler, diferente de mim. hahahaha

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oii Dai!!

    Ebooks eh um assunto complexo pra mim rs, Eu amo de mais os livros fisicos! Acho que a sensacao de ler segunrando ele e tudo mais eh mto melhor que de um ereder. Mas, ao mesmo tempo, eu amo a ideia de ter varios livros disponiveis na palma da minha mao, toda a praticidade que isso propociona.
    Acaba que eu leio das duas formas mesmo rs, mas, no geral, eu so compro ebook quando so tem essa opcão ou se ele tiver beem baratinho, como amo o livro fisico, me recuso a pagar mais de 10 reais por um ebook :P
    Mas gosto de sempre ter algo nos meus ereders, vai que o livro que eu to lendo acaba =P

    Bjoo

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011