Bibliotecas em pontos de ônibus

by - sexta-feira, maio 10, 2013

Oi people!

Fonte Imagem: Gazeta do Povo
Galera, acho que você já ouviram falar, leram, viram, alguma coisa sobre isso nos jornais, internet, FB, enfim. Imagina como seria ter uma biblioteca em ponto de ônibus. Pois bem, aqui na terra do gelo, quer dizer, Curitiba, isso já existe.
Fiquei surpresa quando soube, as "tubotecas" foram inauguradas no aniversário dessa maravilhosa cidade. E claro que eu tive que ver com meus próprios olhos, afinal, falou de livros é comigo mesma.
É o seguinte, em algumas estações (pontos de ônibus) que aqui chamamos de "tubos" há a tuboteca, um espaço cheio de livros, onde os cidadãos podem pegar, levar para a casa, ler, mas depois tem que voltar e devolver no tubo onde pegou. É um empréstimo. Não precisa se cadastrar, ter carteirinha nem nada, é ir lá, escolher e levar pra casa, só que tem que ler né gente? E devolver depois, e para os espertinhos bagunceiros há câmeras nesses tubos também.
Certo dia, eu vi algumas pessoas escolhendo e pegando os livros, tem de tudo, foram feitas diversas doações inclusive de outras bibliotecas, etc. O legal é ver as pessoas falando sobre os livros, o que já leram e gostaram, enfim, gente pode parecer pouca coisa, mas para mim foi tão lindo.
Espero, do fundo do meu coração, com todo meu ser, que essa ideia de muito certo, que se espalhe, que vá  para todas as cidades. Sou a favor desse incentivo de leitura, e desejo que ele vá pra frente e renda muitas leituras!
E vocês, o que acharam da notícia?


Leia também

51 comentários

  1. moro aqui pertinho de curitiba e quando vi essa noticia achei muito legal, fiquei super empolgada
    com toda a certeza este ato despertará a curiosidade das pessoas em ler!
    uma ideia muito bacana...

    ResponderExcluir
  2. Ai, adoraria que tivesse isso aqui onde moro, ai eu ia começar a andar de onibus, mas a cidade aqui é pequena talz hihi
    Adorei teu post!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar das "tubotecas" mas uma perto de mim? Impressionada. Infelizmente não moro em Curitiba ( a verdadeira cidade maravilhosa neh? rsrs. Desculpa :x) mas enfim adorei espero que essa ideia se espalhe por todo o país, inclusive nas cidades pequenas, porque leitura é para todos. :)

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar disso sim, mas não estava acreditando que aqui no Brasil daria certo, mas pelo visto deu! Fico feliz que esteja funcionando aí em Curitiba. Mas como que funciona mesmo? você chega lá pega o livro e leva para casa, tem algum tempo especifico para ler e devolver ou não? E não existe índices de roubos? Desculpa sou muito curiosa haha'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danila! A prefeitura em parceria com UFPR, PUC e etc, implantou esse projeto, os livros estão lá tipo como se fosse na "estante", como na imagem acima. Sim é só chegar pegar o livro que quiser, pode ficar o tempo que quiser, mas claro que esparasse que as pessoas devolvam os livros. Olha o projeto é recente e ainda não vi nenhum estudo ou noticia da prefeitura falando sobre os indices de roubo, mas com certeza um ou outro não vai devolver o livro. Mas eles estão pensando no "melhor" digamos assim... que todos tenham acesso a literatura. E assim como tem pessoas bem intencionadas tem as más, infelizmente :( Mas eu sempre to passando por esses tubos quando saio de onibus e estou vendo eles com livros, ou seja, as pessoas estão devolvendo *___* pois já vi eles vazios sem nada... e depois cheio, é um bom sinal hehehe Ah e a gente pode deixar um livro lá tbm, tipo aquele q ta esquecido na estante e tal.. achei legal :)
      obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas.
      bjs

      Excluir
    2. Obrigada pelo esclarecimento. (: Quando se trata de livros sou extremamente curiosa. Fico feliz que as pessoas estão devolvendo o que pegam, isso mostra que ainda existem boas pessoas no mundo. Queria que esse projeto fosse implantado aqui na minha cidade também, quem sabe um dia? Desculpa qualquer coisa!

      Beijos!

      Excluir
    3. Imagina flor, precisa se desculpar não hahaha eu tbm sou curiosa qdo se trata de livros, acho q todos somos ;) é um prazer esclarecer as dúvidas de vocês, quando tiverem alguma podem perguntar a vontade :)
      bjs

      Excluir
  5. Oi, Dai!
    Adorei e queria muito ver com os meus próprios olhos. Pena que aqui em Fortaleza acho que nunca teria possibilidade disso já que o incentivo à leitura é quase nulo. Achei muito bonitinho e espero que se propague por muitos outros lugares.

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Curitiba minha cidade PERFEITA <3

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Curitiba eh tao cultural, neh? Adoro!
    espero que de certo ai e depois venha para SP.

    ResponderExcluir
  8. Gente que ideia maravilhosa, é até difícil de acreditar que tem uma coisa dessas aqui no Brasil, afinal não é o país que mais investe em cultura.
    Eu te entendo, se tivesse uma dessas aqui na minha cidade tbm ia ficar babando, por mais simples que fosse.
    A biblioteca da minha cidade já é bem fraquinha (triste isso), tá muito longe de ter uma coisa boa dessas!

    ResponderExcluir
  9. Que idéia genial...seria muito bom que outras cidades adotassem essa iniciativa pelo bem da cultura das pessoas! E também as pessoas se conscientizarem que quando pegar o livro,é necessaria a devolução né, porque brasileiro infelizmente, não todos, mas uma grande parte, gosta de dar uma de espertinho! Gostei muito dessa iniciativa ai em Curitiba! =)

    ResponderExcluir
  10. Dai, eu adorei a notícia.
    É uma ideia fantástica e eu ainda não tinha ouvido falar dela.
    Seria perfeito se a ideia se espalhasse para todas as cidades.
    Eu passaria até a gostar dos pontos de ônibus.
    Aproveite que aí em Curitiba tem e curta por nós. :)

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu vi no FB sobre essa ideia e né, CURITIBA, pls!
    SHUASHAUSHA Quero ver fazerem no RJ(e aderir sem cadastro, sem nada, por enquanto aqui acho que é impossível) e durar. :'(
    Também acho legal em Brasília as "paradas" que enquanto esperam os ônibus eles podem usar internet, e pegar livros(devolverem depois, claro).
    Espero ansiosamente que algum desses modelos chegue logo aqui!
    xD
    www.yasmim-namen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que legal. Eu não tinha visto em lugar nenhum ainda, mas é uma ótima ideia, um grande incentivo para que as pessoas leiam mais. Que bom que da certo sem precisar fazer nenhum cadastro, eu nunca imaginaria que algo assim funcionaria. Mas é difícil isso chegar aqui na minha cidade, nada assim acontece aqui :/

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante o incentivo, mas ainda acho que mesmo com câmeras isso da rolo, pra devolução. tipo, acho que a pessoa tinha que deixar algo, tipo, RG ou CPF pra ficar seguro mesmo, só filmagem pra mim não vale.
    Mesmo assim acho louvável o incetivo.
    bj

    ResponderExcluir
  14. Que legal! Acho que é uma ótima forma de incentivo e pode ajudar muita gente a começar a ler, mas com certeza muitas pessoas vão acabar ficando com o livro e nunca devolvendo. :/
    Se tivesse isso em SP eu iria lá várias vezes, adoro biblioteca, hahahah.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhhhhhh como assim já tem aqui!
    Em que tubo tem que eu não vi ainda? Tudo bem que eu não ando usando tanto ônibus nos últimos meses, mas eu deveria saber onde tem pelo menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As que eu vi pessoalmente: praça Rui Barbosa, tubos: pinhais/ Rui Barbosa, centenário sentido campo comprido, tem mais!!! Aqui tem uma listinha dos lugares: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1357962&tit=Tubotecas-comecam-a-funcionar-em-Curitiba

      Excluir
    2. Obrigada, vou olhar :)

      Excluir
  16. acho bem bacana essa iniciativa, eu apoio todo o tipo de difusão da leitura, em qualquer lugar. O ponto de onibus é um lugar bacana para uma biblioteca itinerante

    ResponderExcluir
  17. Nossa eu adorei issoooo!
    Eu leio muito em onibus e é um ótimo incentivo!
    Mas sera q as pessoas devolvem msm?
    =/

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto essa noticia. Tomara que de certo, mas o que tem de gente espertinha que vai levar o livro e nunca mais devolver vai ser grande. Essa foto que você postou ficou legal, porque o que eu tonha visto, os livros ficavam sem nenhuma proteção da chuva, do Sol.

    ResponderExcluir
  19. Eu achei a ideia MUITO legal!
    Já tinha lido por aí sobre a criação dessas tubotecas e ver isso sendo realmente feitas é algo bem legal, eu gostaria muito que tivesse isso aqui pela minha cidade, porém, aqui é o fim do mundo, então, até chegar aqui, se chegar né, vai demorar muito! hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  20. Que legal!

    Tomara que em todas as cidades tenha esse projeto.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a ideia da tuboteca! =)
    Aqui em São Paulo, em algumas estações do metrô, têm as estações de leitura, em que vc pode pegar livros emprestados, mas precisa fazer uma carteirinha.
    Mas, mesmo assim, é bem legal. Tem títulos novos e antigos.

    ResponderExcluir
  22. Nossa bem legal, mas aja coragem, nem tem carterinha nem nd. Dúvido que o povo realmente devolva.
    Nunca peguei livros emprestados nessas bibliotecas em estações, as que eu passo não tem e como vivo atrasada não dá para descer em outra para ver isso :(

    ResponderExcluir
  23. Eu já tinha visto essa notícia no blog Cachola Literária, e achei interessante. O problema é que eu não acredito nas pessoas. Pra mim, eles devem pegar esses livros, levar pra casa e nunca mais devolver.
    Fizeram uma iniciativa nestes moldes aqui no Rio. Colocaram uma caixa de frutas de feira com vários livros no ponto de ônibus, mas eu acho que também não deu certo...
    Outra iniciativa que vi foi na Argentina, onde você poderia adquirir livros sem pagar nada por eles.
    Quer dizer...sem usar dinheiro. Cada livro tinha uma etiqueta com uma tarefa que deveria ser realizada para poder levar o livro, e vários (fiscais) voluntários eram testemunhas do cumprimento da tarefa ou não. Eram coisas como dizer eu te amo pra sua mãe; um abraço coletivo com as pessoas que passavam na rua; ou doar sangue...
    Acho que essa foi a única iniciativa que realmente deu certo no incentivo a leitura, pois também criou integração com a comunidade e gentilezas entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  24. Seria um sonho ver isso em minha cidade, mas acho que por aqui não daria muito certo pelo fato de não haver tubos em pontos de ônibus, ai seria demais pedir pra construir tubos e fazer bibliotecas por ali, né? Mas quem sabe? Eu iria amar :D

    ResponderExcluir
  25. Que sentimento de prazer deve ter quem ama livros como nós ter um lugar assim no meio do caminho do trabalho, não!? Eu iria ficar louca pra pegar um ônibus!! rsrs

    ResponderExcluir
  26. Olá!Eu sou vizinha de CTBA,mas não sabia desta iniciativa,e agora lendo aqui no seu blog...nossa achei hiper,mega legal.Mas me pergunto:Sera mesmo que a galera devolve,tipo nos leitores,blogueiros e etc...digo que eu fico na duvida,mas sei que existe gente honesta,mas também existe aqueles esquecidos(hahaha)que acabam pegando e não devolvendo.Então como seria,se caso alguém não devolvesse?
    Porem adorei saber na iniciativa e espero muito em breve fazer uma visita a minha nona e poder ter o privilégio de ver pessoalmente.
    E outra coisinha,deve ser muito bom ver o pessoal que talvez nem se conheçam discutir sobre algum livro.Adoraria também ver isso e talvez ate participar(hahahahaha).
    AMEI este poste!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  27. Muito legal! Eu que sou fominha de livros, eu ficaria muito feliz. Porém, no estado onde moro, não daria certo. kkk

    ResponderExcluir
  28. Puxa, que bacana!
    Deve ser tão legal ver as pessoas olhando e comentando os livros... Eu iria adorar se tivesse isso onde moro!
    Mas acho que deveria ter algum tipo de controle, vai que um fulano não devolve?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, acho isso super bacana =O
    Sério, um incentivo a mais. Acho que o Brasil deveria investir mais nisso, são poucos os locais que tem isso. Outra coisa que acho interessante é aquela máquinas que vendem livros no metrô. Paga quanto puder, é uma forma bem acessível aqueles que precisam.

    ResponderExcluir
  30. Eu vi alguma reportagem sobre isso um dia desses na internet. Achei uma ideia muito boa, um grande incentivo a leitura. Eu nunca imaginaria algo assim aqui no Brasil, espero de verdade que dê certo.

    ResponderExcluir
  31. AAAh.. eu ainda não vi um livro nas tubotecas.
    eu só vi as estantes deles.
    Mas sei que a prefeitura está fazendo parcerias pra aumentar a gama de livros pra essas tubotecas *-*
    vai que um dia encontro ;)
    tô bem na torcida pra que dê certo essa ideia, que as pessoas peguem, leiam e devolvam os livros.
    O incentivo tem que começar de algum lugar.
    bjus e até

    ResponderExcluir
  32. Sei não viu... Acho a ideia muito legal e tal, mas não sei se daria muito certo aqui na minha cidade pelo menos.. Acho que ia rolar altos furtos de livros e tal, se os empréstimos não fossem controlados, mesmo com câmeras lá de olho na gente. Mas seria MUITO legal se desse certo, um incentivo e tanto a leitura!

    ResponderExcluir
  33. Achei a ideia sensacional, mas ao mesmo tempo bem corajosa. Confesso que não confio muito nas pessoas. Mesmo com câmeras, acho que deveria rolar um cadastro. Mas tudo bem. Que esse projeto seja um sucesso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Vai ver se por aqui tem umas coisas legais assim! É ruim! :'(
    Muito legal essa ideia, adorei.

    ResponderExcluir
  35. Que ideia incrível, adorei, mesmo.
    Espero que no futuro eu possa ver isso de perto e quem dera se fosse na minha cidade.

    ResponderExcluir
  36. Oi já tinha visto essa matéria antes, muito legal a iniciativa néh, se todos agirem com responsabilidade, lendo e devolvendo os livros o projeto tem tudo para dar certo.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Muito legal essa idéia, ainda não tinha visto nenhuma reportagem sobre isso. Mas espero de verdade que essa iniciativa dê certo, e espero que se espalhe para mais cidades também.

    ResponderExcluir
  38. AMEI a notícia e também espero que se espalhe e chegue aqui na minha cidade *----* Quem sabe até eu faça uma doação (: Amo espalhar a leitura por aí, incentivar as pessoas a conhecerem esse mundo mágico!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oiii aqui em Sorocaba, nós temos o "Vai e Vem" são livros que ficam em uma estantezinha pela cidade toda , em prédios publicos e shoppings... e tem dentro do terminal de onibus tb...

    Olha aqui funciona... lógico que tem aqueles que " vai e num volta " mas a maioria devolve e doa mais ...

    Espero que dê certo... pq dai Sorocaba , pode trazer pra cá tb..

    bjuuss

    ResponderExcluir
  40. Eu, de Ponta Grossa, não sabia disso de Curitiba! hahaha Que vergonha!
    É uma iniciativa incrível, de uma cidade que eu adoro! Gostaria que tivesse em mais lugares, e principalmente, que todos soubessem respeitar esse tipo de ação, pra que ela continue acontecendo sempre! Beijoss

    ResponderExcluir
  41. Aii que coisa mais linda!!!
    Espero que de certo, e sirva de exemplo pra outras cidades, aqui não sei se funcionaria não, acho que o pessoal não ia devolver =P
    Mas a idéia é muito muito boa, certeza que tem muita gente que ia ver e pensar "eba, vou poder ler no onibus", pessoas que não tem o costume de comprar livros, ou pegar emprestado, mas gostam de ler, por ser fácil provavelmente se empolgariam :)

    Depois que vc passar la de novo conta se ainda ta funcionando direitinho :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  42. Que lindo *__* Eu queria que tivesse um projetos desses na minha cidade. Eu achava que por aqui pelo brasil não tinha esse tipo de coisa mas é bom ver que tem e que dá certo.

    ResponderExcluir
  43. Já tinha visto algo se tratando desse assunto, e fiquei muito feliz! Tem que fazer isso mesmo, livro é cultura! Pena que aqui no Rio nunca daria certo, sempre tem um idiotinha que vai querer roubar o livro e ai acabou a brincadeira! u.u

    ResponderExcluir
  44. Que ideia maravilhosa ! *-*
    Ah quem dera, se tivesse aqui em minha cidade, (nem tão cedo, e difícil ser possível). Espero que o projeto dê muito certo e se espalhe. Achei essa iniciativa bem legal, e bom saber que tem dado certo! *-* A cidade de Curitiba está de parabéns com essa iniciativa! ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  45. Adorei a ideia!

    Se a minha cidade adotasse está iniciativa com certeza iria andar muito mais vezes de ônibus!

    ResponderExcluir
  46. Aaaaah sério isso?
    Eu moro em Curitiba, pego ônibus todos os dias e nunca vi isso...
    Que maravilha! Não sei de quem foi a ideia, mas fiquei super feliz *-*
    Bom mesmo vai ser se as pessoas lerem mesmo os livros!!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011