Entrevista com a Editora Farol Literário

by - sábado, maio 25, 2013

Olá pessoal!

O blog teve a oportunidade de entrevistar a Eliana, editora da Editora Farol Literário. Confiram abaixo e ela nos traz uma novidade em primeira mão! Somos o primeiro blog a trazer essa notícia!!!


Como começou sua carreira nesse meio editorial?
Após a faculdade eu fiz alguns cursos relacionados ao mercado editorial e comecei em uma editora como assistente editorial.

Hoje se vê que a Farol tem um bom público jovem, como se dá a escolha dos títulos para esse público?
Essa é uma pergunta estratégica, acho que toda editora quer saber o que vai agradar ao público jovem. Mais do que apenas ler os originais, é preciso estar ligado no que os jovens buscam hoje e quais os seus anseios. Não é uma tarefa fácil.

Percebe-se nos livros da Editora um grande cuidado com a diagramação. Como se dá esse processo de escolha das capas, desenhos, etc?
Nós sabemos que além de um bom título é preciso esse cuidado com a produção. Temos uma equipe de diagramadores e eu acompanho de perto esse processo. As capas nós avaliamos se vamos comprar a original ou não. Muitas vezes as vinhetas e os desenhos já vieram da edição original.

Em sua opinião, como está o mercado editorial brasileiro?
Eu acho que está aquecido, com muitas editoras publicando para os jovens. Porém o público leitor ainda é muito pequeno no nosso país.

Qual conselho você daria para os novos escritores nacionais, que sonham em ter seus livros publicados?
Eu acho que a grande ferramenta que os autores têm hoje é a internet, os blogs e as redes sociais. Produzir um livro é caro, então os autores iniciantes devem ir atrás do seu público primeiro na internet, para mostrar depois para as editoras que o livro tem potencial.

O que você gosta ler?
Eu já leio bastante ficção no trabalho, e eu gosto de ficção, mas em casa eu tenho lido bastante coisa de crítica literária e história, que eu adoro.

Reiniciados é uma obra que está dando o que falar, sendo muito bem avaliado por todos que o leem, como se deu a escolha desse título?
Eu já estava em busca de um título de distopia e conversando com a Hachette ( Editora original do livro) eu recebi o Reiniciados. Eu comecei a ler e logo de cara me interessei pela história da Kyla, corremos então para dar uma oferta e garantir o livro para a Farol.

Tem alguma novidade da Farol, que você pode revelar pra gente? O que podemos esperar para os próximos meses?
Posso revelar em primeira mão para você que vamos lançar a sequência de Reiniciados até o final do ano, nossa expectativa é que seja em Novembro. Peço para os leitores terem  um pouquinho de paciência porque precisamos desse tempo de produção para entregarmos um livro caprichado.

Gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog e também da Farol Literário?
Nós estamos sempre ligados no que vocês escrevem pra gente e estamos fechando muita coisa bacana para o próximo semestre e para 2014, então não deixem de acompanhar a Farol!

Muito obrigada Eliana por ter aceitado a entrevista, e também muito obrigada a equipe da Farol Literário, especialmente a Paula, que me tem me ajudado muito com essa semana especial!

Beijos!

Leia também

54 comentários

  1. gostei da entrevista
    nunca tinha visto uma editora dar entrevista pra um blog

    ResponderExcluir
  2. Como a Alice eu nunca tinha lido uma entrevista de uma editora a um blog e gostei bastante!!! Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante desse entrevista. O bom foi que ficamos sabendo como funciona esses "bastidores" de uma editora. Como se dá essa parada de escolha e como tem acesso aos títulos internacionais.
    E não podia deixar de falar do poder do "No Universo da Literatura, conseguiu uma notícia de primeiríssima mão, hein?!?! Tá com moral. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Agora é que eu preciso ler Reiniciados par ontem mesmo!!! Se bem que novembro ainda tá longe... (Nada de pânico!)
    Gostei muito da entrevista. Acho que é o primeiro blog que entrevista uma editora. Normalmente vejo entrevistas com os autores, por isso, estava ansiosa pra saber o que ia sair desse bate papo. Curti. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista.
    Ainda não conhecia o seu blog, adorei! Seguindo!

    Isa.
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  6. Curti a Entrevista .. é bom saber um pouquinho como é que que são escolhidos os livros que vão ser lançados =D

    ResponderExcluir
  7. Oi, oi,
    Olha que interessante, acabei de conhecer de vdd o Reiniciados e já vou conhecer em Novembro, mês do meu aniversário, a sequência o/
    Adorei saber ^^
    E que eu ando percebendo nessa semana da editora Farol é que eles tem um estilo literário diversificado, eplo menos nas nividades e lançamentos da editora no outro post achei isso.
    Gostei disso, até parei pra pensar que ando quase lendo livros pelas editoras e não pelos livros em si, quero dizer, não que é só pq tal editora lança qlqr livro q vou ler, mas meio que a coisa toda de lançamentos parece tão semelhante... que parece que fiquei meio q programada, daí agora estou tentando ler o que eu quero mesmo e não só as novidades, digamos assim rsrs a modinha ^^'
    Um exemplo é o livro da Nora Roberts que eu queria muiiito, mas muito mesmo, só que ele sempre está acima de 40, 50 reais, caro pacas, daí li esses dias uma resenha e achei o livro muito chato rsrs.. tá viajei agora, desviei do assunto aki, já ia perder pontos na redação do ENEM rsrs, olha o desvio novamente rsrs, mas é que essa editora Farol parece diversificar nas publicações mesmo tendo já o seu público alvo.
    Daí tive q exemplificar.

    bjs e até

    ResponderExcluir
  8. eu nunca tinha visto uma entrevista de uma editora...que massaaaaaaaaaa..adoreiiiiiiii..super diferente e criativo...confesso que não conhecia essa editora..mas,já estou apaixonada pela seleção de livros que ela está lançando.

    ResponderExcluir
  9. Estava revendo os postes dessa semana toda, que legal essa parceria.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a entrevista e como algumas pessoas que comentaram eu também nunca tinha visto uma editora ser entrevistada por um blog, que chique, Dai, gostei muito, só sucesso!!!

    ResponderExcluir
  11. Caramba que bacana, assim eu posso começar a ler logo Reiniciados e não precisar esperar 53651265 meses pela continuação! Muito boa a notícia, e em primeira mão heim?! Que chique >.<

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a entrevista e fiquei realmente feliz em saber que a sequencia de Reiniciados sai ainda esse ano, mega ansiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Amei a entrevista! Achei muito inteligente as respostas e bem interessante saber como alguns aspectos funcionam. Como por exemplo, escolher um título para publicar na editora. Imagino todos correndo atrás daqueles que fazem sucesso lá fora.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante, a Farol tirou duvidas que ficavam impregnadas em minha mente


    bookolic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ai gente como essa Eliana é simpática né...

    Super feliz de ter a sequencia de Reiniciados ainda esse ano e gostaria de parabenizar a editora pelos livros caprichadíssimos que chegam as nossas mãos...

    beijos

    Franciele Alves

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que demais! Eu iria querer um trabalho assim. Acho que nem levaria como trabalho e sim diversão! Tudo bem que tem a parte difícil da coisa, mas ler e estar ali por dentro de tudo desse mercado deve ser muito bom! Gostei da entrevista, é bem legal saber um pouco mais de como é trabalhar numa editora. E claro, sou uma que vai estar aqui ansiosa pelos lançamentos!

    ResponderExcluir
  17. Gostei da entrevista. Eu acho que iria adora trabalhar em uma editora, assim como a Eliana. Adorei saber que devem lançar a sequencia de Reiniciados ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a entrevista! A Eliana é bastante simpática e respondeu algumas dúvidas que eu tinha em relação a escolha dos livros publicados pela editoa.
    Preciso ler URGENTE Reiniciados, já que a continuação vai sair ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a entrevista. Principalmente por saber que a sequencia de Reiniciados sai esse ano, já que estou esperando todos serem publicados para ler.

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    eu adoro essas entrevistas, assim ficamos conhecendo um pouco mais sobre os autores e editoras.
    Preciso me atualizar na leitura e ler log reiniciados rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. que legal você conseguir uma entrevista dessa! acho a editora incrível e adoro o trabalho deles... realmente, dá para ver que não é um trabalho muito fácil não, e as vezes acho que eles estão certos em cobrar um preço meio alto em livros...
    sei lá, eu achava que o mercado de livros estava meio saturado, mas depois que comecei a acompanhar blogs e ver essa coisa toda mais de perto, percebi que no brasil ainda existem muitos leitores (mais do que eu imaginava, pelo menos) e não que encontrar leitores não é tão dificil assim

    ResponderExcluir
  22. Ótima entrevista! Realmente, os autores nacionais precisam de muito incentivo, por ser um mercado caro e difícil no Brasil. Mas os autores nacionais estão ganhando seu espaço com tanto livros bons que estão lançando. E os lançamentos da Farol literário estão lindos, não vejo a hora de conhecer essa distopia que todos estão comentando. Ah, e queria eu trabalhar com editoriais de livros hhahaha

    ResponderExcluir
  23. Muito boa a entrevista, gostei de saber que a Farol se preocupa com a opinião dos leitores e que estão sempre preocupados em fazer o melhor pra nós, inclusive em trazer o que há de melhor em lançamentos futuros!!!Show!

    ResponderExcluir
  24. Não são muitas editoras que aceitam fazer uma entrevista.Eu gostei de saber que a editora Farol foi tão aberta para as perguntas e que tem consideração para com seus leitores.Adorei a entrevista e vou tentar conhecê-la mais.

    ResponderExcluir
  25. Adorei a entrevista, a Eliana parece ser muito simpática aceitando fazer a entrevista e trazendo essa novidade. Estou louca pra ler Reiniciados, mas prefiro esperar o próximo livro ser lançado pra ler o primeiro.

    ResponderExcluir
  26. Oi gostei bastante da entrevista, a gente não vê sempre uma editora dando entrevista para um blog, me diz uma coisa Reiniciados será trilogia?

    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  27. Primeira vez que leio uma entrevista com uma editora, geralmente só fazem entrevistas com autores. Sempre vejo as pessoas falando que o publico leitor brasileiro é pequeno, mas pelo menos aqui na minha cidade não é, de 10 pessoas que eu conheço 8 compram livros.

    ResponderExcluir
  28. Muito legal essa moça! Concordo que o público leitor no Brasil é muito pequeno, e eu não imaginava que as capas originais eram compradas.. Prefiro elas mil vezes, acho diversas capas americanas muito lindas! Que massa, acho que quero trabalhar com isso! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Muito legal essa entrevista. Deve ser muito legal trabalhar em uma editora de livros, escolher os nomes. Deve ser bem trabalhoso, mas até divertido.
    Ainda não li esse livro reiniciados, mas parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  30. Ai meu Deus! Continuação de Reiniciados até o fim do ano?? Morrendo aqui!
    Mal vejo a hora *-*
    Parabens pela entrevista!
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Que bacana! Gosto muito quando ela fala das publicações brasileiras. Concordo com ela, pois os autores nacionais vem se aprimorando muito na escrita!! Tô doida pra ler Reiniciados! AS críticas dela são intensas e seus conselhos animadores para os que estão iniciando na área da literatura.

    ResponderExcluir
  32. Adorei a entrevista =D
    É muito legal saber um pouco do que está por trás de todo o trabalho maravilhoso que eles fazem com os livros, principalmente a Farol que tem um cuidado maravilhoso com capa, diagramação e tudo mais!
    Estou looouca para conhecer a história de Kyla em Reiniciados =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  33. Gostei da entrevista, bem bacana mesmo!
    Até o final do ano já sai a sequencia de Reiniciados? Então preciso ler logo!
    Concordo com o que ela disse sobre os autores nacionais, é bom ver primeiro a aceitação do público para depois se arriscar publicando uma obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Achei a entrevista bem superficial. não fico em expectativa esperando sequencias pois sempre há outros livros para ler neste intervalo. Felizmente adoro a Farol, principalmente "O Primeiro dia e A Primeira Noite" e a série "Os Defensores".

    ResponderExcluir
  35. Fiquei curiosa com reiniciados, vi o pessoal falando, vi algumas resenhas e mesmo não sendo fã de distopias quero muito ler, bom saber que a continuação virá em breve. Eu não tenho muitos livros da editora, só 1 mesmo (just listen) e a editora que me desculpe, mas não gostei da qualidade e do trabalho com o livro, achei muito mal feito e descuidado!
    Super gentil, espero novidades em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  36. Como foi dito na entrevista o ''público leitor ainda é muito pequeno no nosso país'' e eu acredito que isso vai mudar pois existem cada vez mais jovens interessados na leitura e AMEI saber que teremos a sequência de Reiniciados até o fim do ano \o/

    ResponderExcluir
  37. Adorei a entrevista e também adorei saber que a Farol vai lançar a sequência de Reiniciados.
    Assim quando conseguir ler já estarei garantida que poderei ler o segundo.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Que legal sua entrevista.

    Concordo com a Eliana, o mercado está bem aquecido, porém o público leitor ainda está muito pequeno no nosso país. Estou curiosa para sabe o que a editora nos reservou para o próximo semestre e para 2014!

    ResponderExcluir
  39. Oii Dai!!

    Adorei a entrevista, queria saber ainda mais coisas rsrs, mas adorei, não é normal termos entrevistas com pessoas do meio ne?! E eu adoro saber como essas coisas funcionam =P

    Bjoo

    ResponderExcluir
  40. Muito boa a entrevista, a Eliana falou muitas coisas pertinentes com o mercado.

    ResponderExcluir
  41. A sequência de Reiniciados já vai ser lançada??? D: Agora é mesmo que eu corro pra comprar meu exemplar!
    Nunca li nada da Farol e amei saber um pouco sobre eles e sobre as novidades também, é claro (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, Dai!
    Que fofura de editora! Não sabia como eram as coisas antes dos livros chegar em nossas mãos, mas adorei saber! Espero que o público se interesse mais por livros, assim o mercado por aumentar e talvez os preços até abaixassem por conta da grande procura, seria tão bom.
    Adorei a entrevista!
    Beijos

    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Adorei a entrevista. <3
    Deve ser tão bom trabalhar lendo, meu sonho, hahahah.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  44. Sempre quis trabalhar com o que mais gosto de fazer: ler. Mas creio que não é muito minha área, já que não gosto de ler por obrigação e sim ler o que estou com vontade. A entrevista é bem interessante, acho que é a primeira que vejo uma editora dando entrevista para um blog. Parabéns, sempre inovando.

    ResponderExcluir
  45. Inovador! Entrevistar uma editora. Muito legal a iniciativa do blog. :)

    ResponderExcluir
  46. Definitivamente preciso ler Reiniciados!
    Imagina que sonho ter o trabalho de ler! Um dia chego lá :P
    Ameei a entrevista! A semana do Farol Literário ta bombando!

    ResponderExcluir
  47. Adorei a Eliana foi muito simpática, meu sonho é trabalhar em uma editora, e quem sabe ajudar pessoas a publicarem seus livros, a Farol se deu muito bem lançando Reiniciados que com certeza vai ser uma trilogia de sucesso, que a editora continua com esse cuidado com a relação com os leitores e cuidado com os livros também.

    ResponderExcluir
  48. Que bacana. Acho que é a primeira vez que leio uma entrevista de uma editora para um blog e ela pareceu bem acessível. A Farol tem tudo para se firmar como uma das grandes editoras do País. Títulos bons pra isso eles já têm.

    ResponderExcluir
  49. Adorei a entrevista,mas só pra mencionar os livros no brasil são muito caros...... lá fora é bem mais em conta.......masssssss com eu não leio em inglês.....faço conta kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  50. Adorei a entrevista! Eu adoro a editora, acho que eles tem um carinho todo especial pelos leitores. Sem contar que publicam ótimos livros! Beijos

    ResponderExcluir
  51. Parece que acabei de estrar nos batidores da editora e conheci tudo, rs.
    A entrevista está um show de arraso, primeira vez que vejo algum blog entrevistar a editora em si em vez dos autores, Parabéns!

    ResponderExcluir
  52. Muito bacana a entrevista! Podia ter mais perguntinhas rs. Eu adoro a Farol Literario, os livros são sempre muito bem produzidos e as historias sempre me encantam. Ela é igual a eu, adora uma ficção. Eu simplesmente amo tambem, isso que me atrai muito em um livro!

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Adoro esse tipo de entrevista! Nos passa um pouco de confiança ao tocar em um livro da editora.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011