Resenha Dupla: Os defensores - "Museu de Ladrões" e "Cidade de Mentiras"

by - quinta-feira, maio 23, 2013

Olá pessoal!

Tudo bem? Galera resolvi fazer uma resenha dupla da série, ou seja, uma resenha falando dos dois livros, já que eles tem características parecidas e a história segue ótima tanto no primeiro quanto segundo. Então será a resenha da série Os Defensores I - Museu de Ladrões e Os Defensores II - Cidade de Mentiras.


Autora: Lian Tanner
Páginas: 341 e 300
Ano: 2012 e 2013
Editora: Farol Literário

Sinopse "Museu de Ladrões": Bem-vindo à tirânica cidade de Jewel, onde a impaciência é um pecado e a ousadia é um crime. Goldie Roth viveu em Jewel por toda a sua vida. Como toda criança da cidade, ela deve andar presa em correntes até o Dia da Separação, e é forçada a obedecer aos temidos Guardiões Abençoados. Quando o Dia de sua Separação é cancelado, por causa de uma misteriosa ameaça à cidade, Goldie não suporta a ideia de ser novamente acorrentada e foge para o Museu de Dunt, onde conhece Toadspit. No entanto, seus dias não serão mais calmos que antigamente. Os corredores do Museu são cheios de armadilhas e segredos adormecidos que se despertos podem acabar com a vida na cidade. Mas se você pensa que esse livro traz histórias de crianças, está inteiramente enganado. Morte, suspense e muita crueldade envolvem o primeiro volume desta trilogia, em que os protagonistas terão que provar suas habilidades e frieza para garantir sua sobrevivência.

Sinopse "Cidade de Mentiras": Goldie Roth é uma ladra treinada e hábil mentirosa. Junto com seu amigo Toadspit ela deve se tornar uma das Defensoras do Museu de Dunt. Mas seus pais estão doentes e Goldie não pode abandoná-los. Quando a irmã de Toadspit desaparece, Goldie é forçada a tomar uma decisão. Ela e Toadspit seguem as pistas deixadas pelos sequestradores e vão parar na vizinha cidade de Spoke. No caminho, Toadspit também é capturado, e Goldie terá de enfrentar sozinha as ameaças da cidade. Entre essas ameaças está o tradicional Festival das Mentiras, lugar em que cada palavra dita significa outra coisa e ninguém é confiável. Durante o Festival, Goldie descobre segredos que podem colocar em risco a sua vida e a de seus amigos. Ela vai precisar de um plano e de todo o seu talento para sobreviver e salvar a todos. 

"Não é possível ter grandes alegrias sem grandes tristezas"

A série Os Defensores é uma série voltada ao público infanto-juvenil, tendo como personagens centrais crianças, que são diferentes das demais. No primeiro livro, as crianças até os dezoito não tinham liberdade. Elas viviam acorrentadas literalmente aos seus pais, e viviam sob a vigilância dos guardiões. Eles tinham um cuidado exagerado para os nossos padrões com essas crianças, ou seja, elas não podiam se machucar, nada parecido com isso e as que tentassem fugir eram levadas para a Casa dos Cuidados, e os pais também eram presos por não terem cuidado dos filhos como se deveria.
Quem cuidava da cidade era a Protetora e seu irmão, o Orientador, era como uma espécie de pessoa iluminada pelos deuses e quem gerenciava os guardiões. Nessa cidade havia um museu, bem estranho, as salas mudavam de lugar e ele é cheio de mistérios.
Os personagens centrais são Goldie, uma menina com um espírito de liberdade avassalador. Mesmo sendo uma criança, ela é muito esperta, nunca gostou de ficar acorrentada, sempre tentava fugir, até que consegue. No primeiro livro ao fugir ela vai parar no museu onde aprende mais sobre como se defender, abrir fechaduras, etc, e no segundo ela enfrenta batalhas ainda maiores. Já Toadspit, é um menino irônico, ele e Goldie no inicio do primeiro livro se odiavam e depois aprendem a conviver e acabam se tornando bons amigos, ele também é muito esperto.
Toadspit e Goldie passam por boas aventuras juntos, e são orientados por Olga, Herro e Sinew, eles é que ensinaram as crianças como serem os defensores do museu. Todas as coisas ruins que um dia existiram naquele lugar como fome, pestes, etc, estavam em uma sala trancada dentro do museu, o chamado Portão Sujo, que ninguém jamais deveria entrar, mas alguém entra. O museu deve ser protegido, ele parece às vezes ter vida própria e ultimamente ele estava muito instável.

"Mas há algumas coisas, criança, que devem ser roubadas. Que precisam ser roubadas. se você tiver suficiente amor e coragem no coração. É necessário levar embora vidas inocentes antes que sejam destruídas. É necessário esconder locais secretos e sagrados"

Os Defensores é uma série repleta de aventura e fantasia, ao conhecer o museu me lembrei de Alice no País das Maravilhas, é a sensação que temos com a leitura, dos cômodos mudarem de lugar, de se estar subindo uma escada na verdade estar descendo, com salas secretas para serem exploradas. No primeiro volume algumas pessoas querem invadir o museu, isso o deixa ainda mais instável, e se insistissem nisso e o museu explodisse muitas coisas ruins voltariam à cidade, como a fome, etc. Sem contar que crianças estavam na Casa dos Cuidados, e não sendo muito bem cuidadas...
Alguns mistérios prosseguem para o segundo volume, mas esse tem um toque de suspense que me agradou mais, pois personagens novos entram na história, e outros são sequestrados, como o Toadpist, restando para Goldie encontrar seus amigos, seguir pistas que levem até os sequestradores, além de descobrir muitos segredos. Mais uma vez nossa personagem se mostra forte, audaciosa e muito madura para uma criança, além de um espirito aventureiro inigualável.
A narrativa da autora é deliciosa, ela sabe como escrever para o público infanto-juvenil, além de ter aquele mistério que nos instiga e páginas repletas de aventuras. Não há como prever nada, pois tudo se transforma perante nossos olhos e entramos no livro, nos sentimos como se estivéssemos ao lado dos personagens assistindo e vivenciado tudo aquilo. Há suspense, mortes e a todo o momento nossos protagonistas tem que provar suas habilidades, pois suas vidas podem estar em risco em questão de segundos.
A história é original, ainda não conhecia um livro assim com essa proposta, e nem imaginava que iria gostar tanto quanto gostei. Li um atrás do outro, pois não há como não se encantar pelos personagens e querer saber como eles vão resolver como será o final desses. Em relação à diagramação também está muito bem feita, tem alguns desenhos, as capas são lindas, são livros que te apaixonam por completo. 
Livros recomendados para quem gosta de boas aventuras com toques de fantasia infanto-juvenil, que quer um livro diferente e que te surpreenda. 



Leia também

53 comentários

  1. Que interessante esses livros, achei bem bom. Histórias gostosas de ler pelo visto, com muita aventura mesmo. Acho que gostaria deles se lesse, pelo que li a história tem um jeito de ser envolvente.

    ResponderExcluir
  2. Que capas lindas hein?!?! Bom, se a história realmente houver aventuras e fantasias parecidas com Alice, já me ganhou!! Nunca vi os livros em estante nenhuma que acompanho, mas se tiver a oportunidade de encontrá-los, lerei!!

    ResponderExcluir
  3. A sinopse pode não ser parecida, mas essa série me lembrou muito The 39 Clues, pelas capas, sei lá, apenas me lembrou. É bacana que tenha um série realmente boa voltada pro público juvenil, já que agora é moda livros eróticos, new adults e etc.

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que vi o primeiro livro e, desde então, achei interessante, pois gosto de histórias de fantasia e aventura voltadas para o público infanto-juvenil. E concordo com você em relação às capas, esses efeitos que a fazem parecer gastas são muito bonitas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Realmente não tenho palavras, a história parece ser demais, e tem isso de ter um tema diferente, o que definitivamente adoro em trilogias e series novas.
    Estou muito curiosa pra começar a ler essa série. E gostei muito dessas capas :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha dupla! Gosto bastante de histórias de fantasia e aventura e achei o cenário bastante diferente.
    As capas são liiindas! Adorei esse efeito de parecerem gastas com o tempo =)

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    eu não conhecia os livros, mas parecem ser bem fofos e diferentes do que estamos acostumados.

    Gosto de uma boa aventura, mas por enquanto não leria.

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oii ainda não conhecia a série, pela sinopse e resenha parecem ser livros muito bons e envolventes, cheio de aventuras...gostaria de entender o por que do museu ter que ser protegido...e essa parte em que vc diz que ele parece ter vida própria é meio sombrio rsrs

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. não conhecia os livros ainda, nem a autora, mas confesso que adoro este tipo de livro de livros infanto-juvenis... *-*

    ResponderExcluir
  10. Primeira vez que estou vendo alguém falar sobre essa série, porém não é muito meu estilo literário. Mas acho que se for nessa linha de querer algo diferente e que me surpreenda, pode ser uma boa pedida, mas por enquanto, acho que preferia outros gêneros. Mas uma coisa é certa: essa resenha me deixou com vontade de dar esse livro de presente para minha sobrinha quando ficar maior e fazer com que ela tome gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olha...é difícil eu gostar de livros infanto-juvenis, mas até que esse eu gostei!
    Achei interessante o fato das crianças viverem presas até os 18 anos e depois elas acabarem em um museu no melhor estilo "Uma noite no museu". Parece ser divertido e nem um pouco bobo.
    Se eu tiver a oportunidade vou dar uma lida.

    ResponderExcluir
  12. Ahh, você não disse quantos livros tem a série!! Porque eu achei a história bem legal, fiquei bem interessada em conhecê-la... adoro mistérios e crianças fodas! rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Não costumo ler esse tipo de livros, esse não sei o motivo, mas também não me agradou muito, sua resenha me deixou curiosa, mas a historia em si não parece ser cativante. Porem eu sou chata, julgo um livro pela capa hahaha e nunca li essa coleção kkk

    ResponderExcluir
  14. Já li muito livro de fantasia, mas hoje em dia não é o meu genero preferido, minha filha tem 13 anos e adora esse estilo, com certeza pra ela será uma leitura muito prazerosa, também achei as capas lindíssimas! Com certeza um livro cheio de fantasia e aventuras que voce gostou bastante, eu leria para quem sabe, ser surpreendida também! Bjão!

    ResponderExcluir
  15. eu ja tinha lido resenhas duplas mas só do mesmo livro com duas blogueiras falando sobre ele, assim nunca tinha lido e achei super bacana, ja matou duas vontades ao mesmo tempo; conhecer sobre a série, e um pouquinho de sua continuação apesar de não conhecer antes dessa resenha parece bem bacana

    ResponderExcluir
  16. Amei as capas com esse ar rústico, parece que são livros antigos. *-*
    Esse livro me fez lembrar de "Crônicas de Nárnia - O sobrinho do mago" quando eles viajam para os mundos paralelos.
    Esses livros de fantasia infanto-juvenil são bons pra qualquer idade.
    Amei a dica.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia essa série!
    As capas são bem fofinhas e apesar de o estilo infanto-juvenil não ser um dos meus favoritos, tem alguns que valem a pena dar uma chance. Já li Quem poderia ser a uma hora dessas? do Lemony Snicket e gostei muito e Os defensores parece seguir o mesmo estilo mas com uma história bem diferente e mais suspense, o que pra mim é ótimo *-*

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei o primeiro mas ainda não li... acho a capa lindíssima... mas não tinha me empolgado para ler, depois dessa resenha vou pegar ele...

    Só não sabia que era uma série =/

    São muitos livros??

    bjus

    Franciele Alves
    @fran_Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, ainda não sei qtos livros são flor, mas acredito não serem muitos não :) Assim que tiver a informação certinha te passo!

      Excluir
  19. Eu já tinha visto esses livros na livraria mas nunca me interessei muito por infanto-juvenil então nem olhava. Mas vendo sua resenha, parece ser muito diferente do que eu imaginava, mas não me convenceu a comprar os livros ainda. Talvez daqui a um tempo eu até compre, mas nesse mês não posso mais gastar com livro.

    ResponderExcluir
  20. Olá, de novo!
    Sabe, estou meio com traumas de séries, estou lendo muitas delas e já estou cansada de ler um e ter que continuar na mesma estória e blá...
    Bom, vamos falar sobre os livros. Não gosto de livro infanto-juvenil, às vezes acho sem graça, sabe? Mas esse me pareceu ter muitas aventuras. Vou ver quanto está aqui na livraria e vou ver se eu compro.
    Realmente, gostei bastante. E o bom que será um livro que já já poderei emprestar ao meu irmão, que tem 9 anos. E isso é muito legal :)

    ResponderExcluir
  21. Essa é uma serie que não me interessou muito. Já li algumas resenhas e vi falarem que amaram a capa, mas eu sinceramente achei a capa feiinha, parece capa velha. Não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da proposta do livro..
    Gosto de aventura..
    É sempre ótim quando a gente lê livros que prendem a atençao do leitor e da vontade de ler um atras do outro, né..
    Achei a capa uma graça, deve ficar lindinha na prateleira.. rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros cheios de aventura e mistério. Acho que iria adorar a série e os personagens. Gostei da resenha dupla, fica bacana fazer desse modo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Eu não conhecia os livros. Eles parecem bem interessantes, gosto de aventura e vejo que a trilogia traz isso! Fiquei ansiosa para adquirir os livros, e mergulhar nesse mundo cheio de mistérios, aventuras e aprendizado das crianças. Além disso, achei as capas lindas, mesmo parecendo um pouco simples. :) Gostei da resenha dupla, abordando os dois livros! Achei muito bacana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. eu já tinha lido esses dois livro. Eu gostei muito deles, é bem gostoso de ler. Totalmente diferente do que eu imaginava (bem melhor). A história é original mesmo. E adoro livros de aventura.
    Gostei da sua Resenha :)

    ResponderExcluir
  26. OI oi,

    Mucho loco essa história rsrs... e se faz lembrar Alice no país das maravilhas com o mundo mudando de lugar rsrs deve ser bem interessante, mesmo sendo infanto-juvenil...
    Faz tempo que não leio histórias de aventura, nem sei o motivo. rsrs
    Só fico meio perdida com a coisa da capa, de qual é o primeiro qual é o segundo e tal.. mas isso sou eu rsrs.
    E essa coisa de acorrentados até os 18... meio paranóico ... e ter um orientador.. bruuurr, tenso.

    Bjus e até

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro livros infanto-juvenil...e essa série com certeza eu quero ler...sem contar as capas que são fofa....a história parece ser demais,e sua resenha me deixou doida pra lê-lo logo....parabéns pela resenha e pelo blog

    ResponderExcluir
  28. Em algum lugar eu já tinha visto essa série, mas nunca parei para saber mais sobre ela.
    Eu gosto de estórias infanto-juvenis, mas confesso que a tempos não leio uma boa, fiquei muito feliz ao saber que essa é diferente, é isso que eu procuro. Espero gostar da série assim como você, porque ando precisando de leituras boas, cheias de aventuras, mas sem exageros, tudo na medida certa.

    ResponderExcluir
  29. Desde do primeiro momento em que vi este livro eu me interessei, porém tenho receio de este ser um daqueles livros que tem a sinopse legal, mas decepciona no final.

    bookolic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia os livros, mas gostei do enredo. Ele parece mesmo original e essa pitada de mistério me deixou muito curiosa. Sem falar do padrão da capa que é lindo!

    ResponderExcluir
  31. Eu não fazia ideia que o livro fosse tão interessante.Pensava que era chatinho,enjoado até.Agora com a resenha mudei de opinião.Adorei,principalmente ao saber que tem muita aventura.Eu adoro livros assim .Com certeza vou querer ler.

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre fico namorando esses livros mas eles nunca entram nas promoções =( Muito triste isso. Amo que tem muita aventura e com certeza me encantarei com as personagens. =)

    ResponderExcluir
  33. Amo aventura e faz um tempo que não leio um livro assim mas a resenha me convenceu sem falar que as capas são lindas.

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia essa serie ams parece ser muito interessante, amo aventura e adoro me surpreender . Vou seguir a dica. Achei as capas super fofas =)

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia a série, mas já me encantei.
    Gosto muito de histórias infanto-juvenis, pois a grande maioria nos leva a aventuras incriveis e faz com que a gente se sinta dentro da história.
    Eu quero ler essa série.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adoro livros de fantasia e aventura, não leio um livro assim a muito tempo, então estes dois livros cairiam muito bem!

    A capas são bem lindas mesmo, o que já me deixou apaixonada por eles!

    Adorei a serie, já vai para os desejados!

    ResponderExcluir
  37. Confesso que quando vi a resenha, pensei que não ia gostar, mas me surpreendeu!
    Não leio muito infanto, mas os que li gostei bastante, é bom pra variar, ainda mais um assim cheio de mistério e bem original ne?
    Ainda tem mais livros ou são só esses 2?
    Super fofo, se a oportunidade surgir lerei sem medo!
    Bj

    ResponderExcluir
  38. Eu adoro livros infanto-juvenis, tem uma coisa que me conquistam rs.
    Paracem ser muito bons, com um enredo diferente, fiquei muito curiosa com essa coisa de as criancas ficarem presas.

    Ja pros desejados :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  39. Ainda não conhecia esses livros... Eu até que curto infanto-juvenis, ainda mais sendo originais, com a história boa (:
    Amo mistérios *---* Sou muito curiosa, então quero logo descobrir sobre o que tudo se trata (:
    Fiquei bem interessada nesses livros!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia o livro, nem a autora, já adorei. <3
    O gênero não é um dos meus preferidos, mas parece ser muito legal. Se eu tiver oportunidade, com certeza vou ler.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  41. Nunca tinha ouvido falar dessa serie, a história parece ser bem inovadora. Viver acorrentado aos seus guardiões, definitivamente nunca li nada parecido. Espero um dia ter a oportunidade de ler essa serie.

    ResponderExcluir
  42. Tem tempo que não vejo a mídia compartilhando literatura infanto juvenil! :( estamos carentes hein?
    A resenha é bastante detalhada, tenho um certo receio de ler spoiler :)

    Mas valeu!

    ResponderExcluir
  43. Eu acho que já mencionei isso em algum comentário antes, mas to tentando parar de ler séries... E COMO fazer isso com essas resenhas me incentivando cada vez mais?
    Faz tempo que não leio nenhum livro juvenil e como amo esse gênero, fiquei doidinha pra ler! E agora, como faz?

    ResponderExcluir
  44. já faz um tempo que estou atrás do Museu de Ladrões, a sinopse e as resenhas que tenho lido me faz lembrar a série His Dark Materials (que simplesmente amei) e o segundo livro meio que confirma minha opinião. Chega de adiar, vou atrás destes livros!

    ResponderExcluir
  45. Desde que ouvi falar do primeiro volume já fiquei interessada. Apesar de já ter passado um pouquinho da idade dos infanto-juvenis, ainda é um tipo de leitura que me agrada muito, ainda mais se for assim, com muita aventura e fantasia. Deve ser muito bom de ler mesmo.

    ResponderExcluir
  46. Resenhas duplas ,sério?????? garota ainda não fikei rica kkkkkkk
    aim meu deus ,eu quero ler adoro aventura e mistérios :D

    ResponderExcluir
  47. Eu acho esses livros uma fofura! As capas são tão lindas *-* Adoro livros de aventuras e mistérios, estou ansiosa para poder ler esses livros. Adorei a resenha dupla. Beijos

    ResponderExcluir
  48. Confesso que ainda não conhecia a série, mais pela resenha e pelas capas julguei serem livros bons e com um ar de misticos essas capas com um tom de velhas parecem terem sido encontradas em um bau escondido, eu viajei nela, irei ler com certeza.

    ResponderExcluir
  49. Aventura e Fantasia? É comigo mesmo. Adorei esses livros. O nome é longo e despertou uma curiosidade em mim. Gostei do fato dos jovens serem bem diferente dos demais, isso que é bom, todos somos diferentes, mas esses são especiais. Quero muito ler. Fiquei apaixonado com as capas tambem, não sei qual é mais legal, azul ou amarelo rs. OS personagens tambem parecem bem legais e a narrativa é do modo que eu gosto! :3 eu quero!

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Tenho um irmão de 10 anos e eu adoro contar histórias pra ele, que transmitem algo positivo principalmente. É muito bom usar aventura e fantasia para mostrar um mundo diferente, para cada pessoa diferente.

    ResponderExcluir
  52. Admito que em um primeiro momento pensei que o livro tinha uma história do tipo Sessão da Tardem com crianças quebrando regras e tudo, mas lendo a resenha eu percebi que não é só isso, gostei bastante da pitada de Alice com um museu praticamente vivo, mas acho que curtiria mais o segundo volume já que percebi uma evolução e pq também amo mortes em livros :3

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011