Resenha: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

by - quinta-feira, maio 30, 2013

Oi pessoal!

Booora de resenha nova \o/ Dessa vez uma ficção!

Autor: Robin Sloan
Páginas: 288
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito


Em "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" conhecemos Clay Jannon, um web designer que após uma crise econômica perde seu emprego, ele precisa de um novo e rápido até que vê nos classificados um anuncio da Livrarias 24 horas do Mr. Penumbra. Estavam precisando de atendente noturno. Ao adentrar a livraria, Jannon já percebe que ali é um lugar diferente, a primeira parte parece ser uma livraria comum, mas ao olhar mais para o fundo da loja, as estantes são até o teto, e tem aquele clima misterioso.
Mr. Penumbra é um senhor velhinho já, com cara de gnomo, muito misterioso. Embora seja 24h, poucos clientes aparecem na loja, e os que aparecem vem de madrugada, o que deixa uma pulga atrás da orelha de Jannon, afinal quem vai a uma livraria de madrugada? Os clientes chegam ansiosos, é um mesmo grupo que frequentam diversas madrugadas, eles vão para os cantos mais escuros da loja, escolhem o livro, e parecem ansiosos, todos são bem misteriosos. Eles têm um cartão que tem um símbolo igual ao da vitrine da loja. Mas Jannon foi proibido pelo Penumbra de ler aqueles livros. Por quê? Que segredos eles carregam?
Só que nosso personagem é curioso, conseguirá ele ficar longe dos livros, e o que será que eles trazem? Qual o segredo de Penumbra?

"Há coisas estranhas e misteriosas acontecendo na Livraria 24 horas do Mr Penumbra"

Esse livro fisga o leitor já nas primeiras páginas, esse mistério que envolve a livraria consegue também nos envolver, ainda mais quando se trata de amantes de uma boa leitura como nós. Podemos então assim dizer que há um pequeno suspense inicial em a livraria 24 horas. O livro, narrado em primeira pessoa por Jannon, já nos revela esse lado irônico e também curioso do personagem, ele fora proibido de ler aqueles livros, então será que abre e corre o risco de ser demitido, ou tenta descobrir o segredo de Penumbra escondido?
Mr. Penumbra também é um personagem que nos deixa curiosos, de inicio fiquei com um pouco de medo dele, mas depois quando o conhecemos melhor, ele é um senhor muito simpático. Essa primeira parte da obra envolve então todo esse mistério sobre a livraria. Mas esse é um livro que nos traz os dois lados, a tradicionalidade e a tecnologia, a qual aos poucos vai entrando na história.
Uma das personagens que aparecerá nesse livro é uma funcionária do Google, uma jovem extremamente ligada à tecnologia, que logo Jannon se sentirá atraído. Para amantes de livros, aqui encontramos uma aventura sobre essa nossa paixão, com questões sobre seu passado, presente e futuro. Somos levados a refletir sobre o futuro dos livros, e sobre a informatização desses (e-books). Ambas as formas convivem nesse livro, não exatamente em harmonia. 

"Ele se vira e caminha para as profundezas das estantes escuras e empoeiradas, conversando baixinho consigo mesmo. Pego meu laptop e minha bolsa de carteiro e saio pela porta da frente. Os sinos quase não tocam. Olho para trás através das vitrines altas e, por trás das letras curvas douradas, Penumbra desapareceu."

Códigos secretos, conspiração internacional, um objetivo maior, fazem parte dessa história composta por Sloan. Da mesma forma que ele nos apresenta o passado também nos instiga sobre o futuro. O autor compôs seus personagens de uma forma que nos faz rir, se emocionar e também ficar muito curiosos. Temos referências sobre o Google, e também sobre "Manutius" e "Gerritszoon", duas pessoas/personagens que estão ligadas diretamente ao mistério da história, elas realmente existiram.
Quando li pensei que esses personagens haviam sido invenção do autor, depois um amigo que também leu pesquisou e me contou que são reais, eu também fui atrás e confirmei.  Então as referências são reais, isso um prato cheio para quem gosta de aprender algo novo através dos livros. Não contarei aqui o que é, pois acho melhor vocês lerem e eu não estragar a surpresa.
O final pensei que seria diferente, mas não, foi algo singelo, simples. Ao ler pensei que seria um final muito surpreende, pois toda a história caminhava para isso, mas ao chegar ao final foi algo que me fez pensar: estava embaixo do meu nariz o tempo todo. Isso pode parecer um pouco desanimador, mas depois ao parar para pensar, faz sentido, o autor foi pés no chão, mostrou que a fantasia pode e está ao nosso alcance junto com a realidade. É a junção do sonho com o possível.
Em "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" percebemos como a tecnologia pode se relacionar com a ficção. Com um toque de fantasia, sede de conhecimento, livros e uma pitada de bom humor, Sloan compôs uma história única, inovadora e fora dos clichês tradicionais. É realmente um livro para amantes de mistérios, livros e de uma boa história. Recomendo com certeza.


Leia também

48 comentários

  1. Tava mesmo esperando resenha desse livro, não sabia o que esperar dele. Mas fiquei com pé atras nisso de misturar livro fisico, ebook, coisa da realidade, a maioria dos autores se perder, parece que não foi o caso.
    Fiquei curiosa sobre o que as pessoas vão fazer a essa hora em uma livraria e fiquei feliz em saber que o autor encera o livro direitinho, pq ultimamente os autores não tão sabendo como acabar com os livros não, simplesmente jogam informação.
    espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, amei o livro *-*
    Eu querooooo!
    Como você disse, um livro que vai tratar de algo que amamos como: livros faz com que a leitura seja mais instigante ainda.
    Só por esse motivo já tinha me ganhado. O fato de unir o tradicional com a tecnologia também é outro ponto que me chama a atenção e por último tem o fato de que você me deixou curiosa sobre os personagens que realmente existiram.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Me sinto muito atraída por esse livro! Tô louca que chegue aqui em casa. Ainda mais vindo com uma capinha!
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que não tem como não desejar ler o livro.
    Achei bem interessante a história e futuramente pretendo com certeza conferir.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou querendo muito ler este livro, a história parece ser bem envolvente o que me deixa com mais vontade ainda de ler ao livro! A capa é linda, estou apaixonada nela! O kit que a NC fez para o livro também ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bom, me atraiu mais quando você mencionou o final singelo. Ultimamente os livros trazem um final surrealista, o que é bom as vezes, mas algo um pouco mais realista ajuda a nos mostrar que a magica e a fantasia existem sim... Nós só precisamos acreditar.

    ResponderExcluir
  7. Gentchi que livro é esse?? Eu queroo... to super curiosaa...

    Nossa que livro hein... já tinha visto outras resenhas falando do final sem muitas surpresas, mas achei muito interessante saber que há personagens reais ... e uma funcionária do Google...

    Fiquei muito curiosa para descobrir o segredo ... e ver o que estão falando de ebooks... confesso que não gosto... prefiro o livro mesmo

    bjuus

    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  8. Sabe que estou super curiosa para ler esse livro, essa é a segunda resenha que leio e que elogiam a obra.
    E nossa se eu pudesse frequentaria livrarias de madrugada kkkk...até dormiria nelas. ótima resenha.

    ResponderExcluir
  9. Que bom encontrar uma resenha positiva deste livro, eu estava com receio de adquiri-lo e não gostar da história, ainda bem que você fez resenha dele, agora acho que vou gostar, e achei a história bem interessante e me deixou muito curiosa. Espero ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ler esse livro desde que a NC anunciou o lançamento, pois todo esse mistério me deixou muito curiosa. Fico feliz em saber que o autor manteve a "realidade", eu não esperava por isso.

    ResponderExcluir
  11. Quando lançaram ele eu nem fiquei curiosa mas já li algumas resenhas a respeito dele o que despertou minha vontade de ler. Fantasia, realidade, livros e mistério parece ser uma ótima mistura. =D

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    estou doida para ler esse livro, adoro um bom mistério, principalmente quando o assunto são livros.

    Adoro!!

    ResponderExcluir
  13. tenho vontade de ler este livro, principalmente por se tratar de uma livraria né :P
    não sabia muito do que se tratava o livro, e como essa é a primeira resenha que vejo dele, fiquei super curiosa!!!
    gosto muito de mistérios, e não sabia que este livro tinha disso :P

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro desse tipo, mas fiquei curiosa por ter tantos mistérios envolvidos. Como leitora, queria sim saber mais sobre esse mundo. Adorei saber que tinha uma funcionária do Google e que falava sobre isso. Sobre o final, acho que depois de tanto mistério, não teria problema se não tivesse mais mistérios no final, acho que isso nos faz relaxar hahaha
    Enfim, gostei muito e espero ter a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Li este livro a pouco tempo e realmente ele nos fisga nas primeiras páginas. Eu ameii o mistério da história foi que me motivou a ler até o fim, mas também esperava um outro final.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie :)

    Nossa vou começar esse livro hoje, e minhas expectativas estão muito altas espero não me decepcionar, amo mistério u.u "" beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  17. Oii Dai!!

    Estava louca pra ler uma resenha sobre esse livro, é um daqueles que eu não conseguia formar uma opnião sem isso rs.

    Agora fiquei bem curiosa e louca pra saber o que tem nesses livros :P, fui lendo sua resenha e me decepcionei quando percebi que não ia saber (o que era obvio, mas me envolvi e esqueci disso rs)

    Espero poder le-lo logo!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  18. Hummm, deu vontade de ler de novo. Outra resenha bem boa dele. É legal essa história, gostei da ideia dela e dã, quem não ficou com inveja de trabalhar na livraria? (só a parte de estar numa livraria eu já pirei de invejinha! Mas tem muito mais na história, então é melhor deixar isso de lado, não sei se iria querer parar lá não! xD )
    Já gostei da dica do final, se tem graça assim fico doida querendo ler!

    ResponderExcluir
  19. O livro perfeito pra nós, amantes da leitura, rsrsrs! Adorei o clima de mistério do livro e fiquei bem curiosa pra saber sobre tudo! E que legal, até uma funcionaria do google aparece na historia, estou bem empolgada por esse livro,e não vejo a hora de te-lo em mãos, parabéns pela resenha! Bjão!

    ResponderExcluir
  20. Ahhh que bacana! Esse livro já estava na minha lista de leitura, mas agora ao saber que os personagens são reais ele deu uma furada de fila boa rsrsrs!! Gostei do jeito que disse que teve medo do Sr. Penumbra rsrsrs eu, só de ver o nome do livro e sua capa, já tive medo dele também hihihihi!! falando em capa, amei ela! Ótima resenha! Gostei de saber que o livro trata de assuntos sobre o futuro dos livros! Já estamos participando dessa era!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. esse foi um dos poucos livros lançados pela NC que não me atraiu, não simpatizei sabe? e no momento com certeza não esta na minha prioridade de leitura!

    ResponderExcluir
  22. Estou procurando esse livro há um tempão, mas foi a primeira resenha que li dele.
    Estou bem curiosa pelo livro. Gosto do tema, gosto da premissa e sua resenha vendeu bastante a história. Já quero!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Achei interessante a temática do livro, mas achei que fosse tratar mais de livros antigos e até de seres "mágicos", mas não imaginava que teria a tecnologia de pano de fundo. Mesmo assim pretendo ler. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  24. Oi, oi
    Eu tiha visto tanta propaganda desse livro em blogs q sigo que até tinha ficado meio curiosa, mas assim, sou meio chatinha pra isso... quando vejo muita propaganda mas poucas resenhas acabo que nem me interesso pelo livro, só se alguém, indicar mesmo e tal... e olha só o que vejo, ou melhor, leio...
    Um resenha desse livro :D
    e uma resenha bem interessante que mostra um bom clima de suspense na história.
    bem interessada agora por essa história
    bjus e até

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Esse livro anda muito bem falado por aí, inclusive até ouvi gente falando que ele foi indicado pelo Zeca Camargo. Confesso que o livro não me chamou muuuito a atenção, porém me deixou com uma pulga atrás da orelha por ter um certo ar de mistério, suspense, algo que eu gosto muito nos livros. Acho que se tiver a oportunidade de lê-lo, eu o lerei pois fiquei curiosa para descobrir esse mistério que o livro é.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  26. A primeira impressão que eu tive desse livro não foi muito boa. Por conta da capa que não faz muito meu estilo mesmo, aí eu li a sinopse fui me interessando e tal. O fato dos personagens serem reais me deixou mega curiosa e essa junção da tecnologia com algo mais antigo tbm me fez querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  27. Oi Dai, gostei muito da resenha, esse é um livro que tenho muita curiosidade para ler, quando li a sinopse pensei o que será que tem nesses livros que ele não pode ler, isso já é um prato cheio para nos deixar com a pulga atrás da orelha hein...em breve será minha leitura da vez.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Estou ansioso para ler esse livro. Assim como você, acho a premissa desse livro interessante e diferente. Acredito também que o tal mistério inserido na história, torne a leitura instigante.
    Espero não me decepcionar e aproveitar a leitura ao máximo. Acredito que me proporcionará bons momentos.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  29. Fiquei curiosa com esse livro desde que vi as propagandas de lançamento. Adoro livros de mistério e esse parece ser dos bons. Fiquei curiosa sobre o final ser simples. Já aconteceu isso comigo em alguns livros. Quando vi o que era pensei, sera que só eu que não consegui ver isso?

    ResponderExcluir
  30. Achei a capa desse livro muito legal!!
    Parece ate q tem uma luz msm..

    Nao sinto muita vontad d ler esse livro, msm parecedo bem legal..

    bjs

    ResponderExcluir
  31. A capa é interessante, parece ser um mistério. Talvez seja legal!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Dai!
    Desde que anunciaram o lançamento, já me apaixonei por Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, apesar de nem saber direito a história. Adorei tudo o que você disse, já sei que vou amar. Romance, suspense e mistério em um livro só é amor demais, sem falar nas várias citações de outras coisas que você disse que tem. AH, odeio quando os autores finalizam o livro com coisas que estavam abaixo do nosso nariz, me sinto burra por não ter percebido isso. HAHAHAHA
    Adorei a resenha, Dai!

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Tá de zoa que os personagens são reais?! Um livro cheio de mistério e com personagens reais? Eu vou ser obrigada a passar esse livro na frente de todos os outros! Eu adoro um negócio baseado em fatos reais!!
    Pior que eu tô lendo Só tenho olhos pra você (tipo, comecei hoje!) e já tava planejando ler o livro do Gato Bob!! Assim não dá...não tô dando conta de ler todos os livros que quero ler!!!
    (Desespero total!!!)

    ResponderExcluir
  34. Gosto de tudo que tenha esse lado mais misterioso... Nem preciso dizer que fiquei muito curiosa por esse livro, né? Muito legal, espero conseguir ler em breve :)

    http://www.pontodasletrasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Uau Daiane, já estava com vontade de ler Mr. Penumbra, mas depois dessa tua resenha vou ler assim que a nossa idolatrada Saraiva resolver entregar o meu :'(
    Sério, comprei ele, porque achei a sinopse muito parecida com os mistérios do Mestre Zafón, na saga do Cemitério dos Livros Esquecidos :D ..., mas pelo visto ele vai muito além dos livros... ai acho que vou fazer promessa para a Saraiva mandar logo :(

    http://overdosedebeladona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Tenho certeza que sou o público alvo desse livro, pois gosto bastante de livros de mistérios e tramas inovadoras. Pena que o final não surpreendeu. Mas tentarei lê-lo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho lido bastantes resenhas positivas desse livro. Bacana, pois eu estava querendo ler ele esse mês e estava meio que na dúvida. Mas saber de todos esses pontos positivos, me anima. =)Espero que o final me surpreenda, quem sabe KK

    ResponderExcluir
  38. Estava morrendo de vontade de ler esse livro e agora fiquei mais curiosa ainda. Achei bem interessante o debate entre legal a existência dos livros físicos e a tecnologia (e-books) e a presença de personagens baseadas em pessoas reais.
    O livro já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  39. Adoro a capa!
    Eu sou bastante curiosa, como o protagonista, por isso amo livros com mistério! Eu gostaria de lê-lo, a sua resenha só confirmou o que eu já imaginava do livro: é muito bom.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Mooooorrrendo querendo ler esse livro *----* Amo um bom mistério <3 Ok, o final poderia ser mais arrebatador, daqueles bem tchan, né? Mas, como você disse, é bacana quando o autor traz a ficção pra perto da gente.
    Já vi algumas pessoas realmente falando que esse livro é um prato cheio para amantes de livros e mal posso ver a hora em que o lerei *----*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Esse livro parece ser tão legal. <3
    Um livro que fala sobre livros, não é o máximo? hahahahah. Estou curiosíssima para ler o livro e sua resenha me deixou com mais curiosidade ainda.
    Logo comprarei e lerei.

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  42. Oie, fofa!

    Esse é um dos livros da NC que quero ler muito! Bom saber que supriu suas expectativas, tem mistério, referências misturando ficção e realidade. Acho que vou gostar. :D

    Beijoooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  43. Ele ficou curioso com pessoas que vão de madrugada na livraria pq não conhece a gente, né? srsrrs eu iria de boas...
    Enfim, quero muito ler esse livro, ainda mais que tem conspiração e algumas coisas reais.. e sem falar que eu vi o kit da nc, e é muito legal a capa que vem com esse livro!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  44. Quando vi esse livro em uma lista de lançamentos confesso que não fiquei muito curiosa, mas lendo sua resenha me fez parar realmente pesquisar sobre o livro. Sempre, nos livros, quando se fala para um personagem não fazer uma coisa ele faz exatamente essa coisa, como eu também faço (sou curiosa ao extremo). Muito legal essa ideia de livraria que funciona 24 horas, só que não deve ser lá muito criativo, né?

    ResponderExcluir
  45. Preciso ler esse livro tipo, JÁ!
    To procurando um livro bom pra ler porque acabei de terminar a triologia Jogos Vorazes e to passando por uma ressaca literária...
    E incrivelmente é bem o gênero que to procurando, ficção! E como prefiro livros narrados em primeira pessoa, tem tudo pra ser um dos meus queridinhos *-*

    ResponderExcluir
  46. Oie! Tô muito ansiosa pra ler este livro! Gostei do que você falou do final realidade + fantasia. Não me desanimou a ler, na verdade me deixou ainda mais curiosa! Ótima resenha.

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. A capa parece ser bem misteriosa mesmo, por isso eu já vinha mesmo ficando curiosa com relação a esse livro. Mas depois da sua resenha, fiquei mais curiosa ainda.
    Acho que vou ler algum dia.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Estava pesquisando sobre o livro e parei aqui no seu blog. Gostei muito da sua resenha e me deu muita vontade de ler esse livro.
    Gosto muito de mistério e me agrado de livros que trazem conhecimento - pois são esses os melhores.
    Agora vou aguardar a oportunidade de lê-lo. Espero que seja em breve.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011