Resenha: Persuasão

by - sábado, maio 11, 2013

Oi galera!

Vamos de resenha clássica hoje? Agora do livro "Persuasão", da linda, diva, magnífica, maravilhosa, Jane Austen.

Autora: Jane Austen
Páginas: 310
Ano:  1818 (Edição lida: 2012 v. 6)
Editora: Martin Claret


Sinopse: O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Oito anos depois Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove.
Anne não está mais em sua plena juventude, ela tem 27 anos, e tem de lidar com os sentimentos desse reencontro. Será que ainda há possibilidade para eles? Será que Frederick a esqueceu?

Mais uma bela história de amor de Jane Austen, Persuasão não poderia ser diferente. Dotado do romantismo, desencontros e reencontros, conhecemos esses personagens tão bem construídos que norteiam toda a trama. Anne é uma personagem mais madura, que anos antes se apaixonara por Frederick, mas fora impedida de se casar com o rapaz, simplesmente porque ele era pobre.

"Não posso mais ouvir em silêncio. Preciso falar com você pelos os meios de que disponho neste momento. Você fendeu minha alma. Sou metade agonia, metade esperança. Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos foram-se para sempre. Ofereço-me para você de novo com um coração muito mais seu do que quando você quase o despedaçou há oito anos e meio atrás. "

Mas Frederick é um homem ambicioso, inteligente e de iniciativa, e essas qualidades o ajudam a alcançar influência e status. Ele não precisou de herança, nada disso, foi tudo conquistado, ele batalhou pelo que quis.
Aqui já percebemos dois grandes diferenciais de Austen, ela trouxe uma heroína mais velha, e um personagem masculino batalhador. A autora em seus livros, sempre traz personagens pensadores, que estão à frente de sua época. Esse é uma das características que mais aprecio nela.
Não podemos nos esquecer de que esse livro foi escrito em 1818, então essas ideias, e histórias construídas pela autora mostram o quanto ela era à frente de seu tempo. Em seus livros ela traz um toque de ironia e sarcasmo, e desmonta toda aquela moralidade de sua época. É como se levantasse os tapetes e nos mostrasse a sujeira por debaixo deles. E ela faz tudo isso através das relações de seus personagens e sua colocação na sociedade.
Em Persuasão conhecemos a sociedade daquela época na Inglaterra, seus costumes, e vemos as “alfinetadas” que a autora lhes dá. Mas acima de tudo vem mostrar que o amor é maior e pode superar todas essas diferenças.
As personagens fortes de Austen nos mostram como elas podem mesmo em uma época difícil passar por cima das convenções sociais e dar voz aos seus sentimentos, sempre em busca da felicidade e amor verdadeiro.
Jane Austen escreveu essa obra quando estivera muito doente, e tempo depois faleceu. Não é o melhor livro que li da autora, para mim “Orgulho e Preconceito” é imbatível. Mas com certeza Persuasão é um ótimo livro, com o toque de romantismo característico de suas obras e grandes histórias de amor.
Essa edição da Editora Martin Claret está linda, desde a capa às páginas amareladas, e os detalhes das páginas de cada capítulo. Para colecionadores de clássicos e fãs da autora, recomendo mais essa edição que está simplesmente linda. Mais uma vez me peguei suspirando nas páginas de um romance de Austen. Ninguém, a não ser Shakespeare, escreveu romances tão lindos quanto ela, em minha humilde opinião.
Recomendo o livro para os fãs de Jane Austen, se você ainda não leu, vale muito a pena conhece-la, é uma autora clássica inglesa ótima, embora seus livros tenham uma linguagem um pouco mais difícil, suas histórias são lindas e únicas. Não é atoa que ela é considera a versão feminina de Shakespeare.



Leia também

48 comentários

  1. Ai, ai, ainda não me conformo que não tive oportunidade de ler um único livro da Jane. Só assisti filmes baseados nas obras dela, mas óbvio que isto não é suficiente. Adoro livros de romance e esse toque de ironia que ela parece usar deve dar ainda mais encanto à história.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se tenho esse... mas acho que tenho sim. Eu amo jane Austen, principalmente por orgulho e preconceito, que foi o único que li. Só Acho muito difícil a leitura, não consigo me acostumar, lendo, com esse narrativa antiga. Acho que farei como o outro que li, primeiro vou ver o filme, ai se gostar mesmo, como sei que irei, lerei o livro. Agora não tenho certeza se tem filme desse...
    Sarcasmo, ironia, personagens apaixonantes e pensadores a frente da epoca, não posso perder.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Romances, romances e mais romances. São bons, mas estou realmente cansada, todos os livros atualmente tem romances. Austen é diferente dos outros, ela é incrível e apaixonante, mas eu queria pedir aqui se possível de fazerem a resenha de um livro de fantasia, um livro emocionante, daqueles que não te deixa dormir, que te tira o folego, bom obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Pedido anotado Nathy ;) na verdade já temos aqui diversas resenhas salvas, de outros gêneros inclusive fantasia, mas que serão postadas em seus devidos tempo levando em consideração a programação do blog.
      Beijos

      Excluir
  4. Para algumas pessoas, esse é o melhor livro dela.
    Ainda não li, comecei a comprar os livros dessa versão sua, e até agora só comprei o Orgulho e Preconceito. Mas irei comprar todos os seis.

    Linda resenha!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Nossa eu tenho muita vontade de ler um livro da Jane, sim acredite nunca li nada dela kkkkkk, quero começar por orgulho e preconceito, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro parece ser muito legal.
    Eu nunca li nada dela, tenho muita vontade de ler, mas nunca surgiu oportunidade. ):
    Vou colocar esse livro na minha wishlist e quem sabe eu não comece por ele?

    Coral,
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
  7. Jane Austen é diva demais! Eu ainda não li esse livro mas eles está entre uma das minhas prioridades para esse ano. Adoro os personagens fortes que ela criou, eles são únicos. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. ainda não tive a oportunidade de ler esse romance dessa diva da literatura, mas com certeza deve ser um grande e delicioso sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Jane Austen realmente é uma grande escritora, exatamente por ser a frente do seu tempo.
    O meu livro preferido é "Orgulho & Preconceito", creio que não há melhor.
    Incrivelmente comecei a ler "Persuassão", mas não consegui terminar.
    Não sei por qual motivo, mas a leitura não conseguiu me envolver.
    Porém ele faz parte do meu humilde acervo.
    Afinal Jane Austen é Jane Austen.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Os livros da Jane são muito aclamados, infelizmente ainda não li nenhum livro, espero mudar isso em breve! Gostei muito da resenha, acho que vai ser uma ótima experiência ler esse livro para conhecer o estilo da autora!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Daiane! Já li Persuasão e amei! É um dos livros mais românticos de Austen! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ah a Jane é um icone..
    Os livros lindos e classicos..
    ainda nao li esse, mas todos os dela me dao muita vontade de ler!! *--*
    E como eu amo romances, é fato q esse vai ser um q eu vou curtir com certeza!!

    bjinhos
    Pam Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  13. Eh uma vergonha mas tenho que confessar. Nunca li nada da Jane Austen. E todo mundo fala super bem dos livros dela.
    Adorei sua resenha entao acho que vou procurar esse livro para ler.
    bjs.

    ResponderExcluir
  14. de Persuasão eu só vi mesmo a adaptação da BBC, mas já tenho o livro aqui pra ler mais pra frente. Não é nenhum Orgulho e Preconceito (e nem sei se essa comparação é muito justa haha) mas é uma história incrível. Gosto muito do casal Anne e Wentworth e em como os dois se mantém separados primeiro por conveniências estúpidas, depois por enganos bobos. Mal vejo a hora de ler pra voltar a me encantar :)

    beijão!
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo o box que ganhei com os três livros mais famosos dela. Estou em Orgulho e Preconceito, o próximo é Persuasão. Nunca tinha lido nada dela e achei um pouco de dificuldade com os nomes. Eles não falam no primeiro nome e sim no sobrenome então quando é a mãe e a esposa do filho são chamadas pelo mesmo nome, dai eu fico pensando quem é que está falando heheheheh

    ResponderExcluir
  16. Eu mesma nunca li nada da Jane e não me orgulho.
    Também não tenho vontade de ler e me orgulho menos ainda, eu realmente acho que esse não é o tipo de livro pra mim, não me acostumo com histórias que se passam em outras épocas então eu mesma nem perco meu tempo.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu nunca li nenhuma obra da Jane, mas tenho muita vontade de ler Orgulho e preconceito devido aos ótimos comentários sobre essa obra e também porque eu amo romances! hehe
    Fiquei curiosa pelo livro Persuasão, apesar de a capa não ter me agradado muito, a história parece ser legal. Gosto de livros com personagens fortes, como você citou que esse livro tem! Em breve pretendo lê-lo =D

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito desse livro, tanto quanto Orgulho e preconceito. Essa edição é linda mesmo, já tenho o livro, mas quase comprei ela esse dias.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Dai!
    Eu sempre me vejo suspirando quando leio resenhas de livros da Jane Austen. Mas eu não consigo gostar dela, não sei por que. Acho lindo como as pessoas gostam tanto das suas histórias e de seus mocinhos, mas não consigo gostar. Já tentei lei Orgulho e Preconceito, mas abandonei por volta da metade do livro. Enfim, não sei qual o meu problema.

    Beijos, Dai!
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa que vergonha, não conhecia o livro, mas parece ser interessante, adoro romances e Jane é ótima no que faz. Vou colocar o livro na minha lista de desejados rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  21. Eu sei que vou ser espancada, mas não entendo o que as pessoas vêem em Jane Austin. Eu vi Orgulho e Preconceito, e não achei nada demais. Ai me disseram que era um clássico e que eu tinha que ler o livro, não ver o filme. Pois bem...peguei o livro na biblioteca perto de casa...e larguei a leitura 1 semana depois.
    Não consigo gostar de jane Austin...
    =(

    ResponderExcluir
  22. Estou lendo Orgulho e Preconceito com a edição de colecionador e já posso dizer que sou fã de Jane Auten. Ela é muito inteligente! Com certeza, esse não será o único livro dela que irei ler. Outra coisa, livros com a capa linda e páginas amareladas são muito, muito lindos.

    ResponderExcluir
  23. Cá entre nós... o que Jane Austen tem escrito que não é maravilhoso!?!? eu tenho a coleção inteira da autora! Esse não é o meu predileto (claro... orgulho e preconceito não tem igual neh!?) Mas Persuasão é um livro que não fica prá trás! Lindo!

    ResponderExcluir
  24. É uma vergonha, mas vou confessar, nunca li nada da Jane Austen! Tenho muita vontade, por adorar romances históricos, creio que vou me apaixonar pela escrita da autora, e todas as resenhas que leio dela, são sempre tão lindas e emocionantes, e eu que adoro um romance, com certeza vou me apaixonar! Parabéns pela resenha, está maravilhosa!

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li nada da Jane Austen, nem vi filmes baseados nos livros dela, uma vergonha eu sei.
    Acho que iria gostar bastante os seus romances históricos, com pitada de sátira social sobre os costumes da época. Adoro livros assim!

    ResponderExcluir
  26. Olá!Bom para falar a verdade não li nada da autora,mas já assisti ao filme orgulho e preconceito e gostei muito da estoria.Não digo que não gosto deste tipo de leitura,mas acho que não consigo me focar muito nela,talvez porque eu esteja acostumada com leituras mais atuais,não sei.Mas gosto dessas leituras atuais que nos levam a estoria de época,então deu para perceber o quanto confusa eu sou(hahahahahaha).Eu darei minha chance a esta obra sim,mas quando eu ganhar de presente ou quando minha lista vier a diminuir(hahahaha).
    Gostei muito da resenha,dos detalhes que você informou,porem não senti muito entusiasmo para a leitura.Mas o que vale que mesmo que eu não tenha esta vontade gostei muito!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  27. Jane Austen é uma das autoras que mais gosto. Persuasão, junto com o livro Orgulho e preconceito são os melhores.

    ResponderExcluir
  28. Apesar de romances históricos não fazerem meu gênero preferido de livro, preciso conhecer alguma obra da autora, mas acho que para isso seria ótimo começar por Orgulho e Preconceito né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Pois bem, a verdade? Nunca li nenhum clássico da Jane.
    Horrível, né? Tenho MUITA vontade, sério. Mas ainda não surgiu a oportunidade e não sei por qual começar, na verdade. Acho que Orgulho e Preconceito, não sei.... Persuasão parece ser ótimo. Mas sempre fico na dúvida.

    ResponderExcluir
  30. Não sei se por ter lido Orgulho e Preconceito primeiro, achei Persuasão um HORROR de tão chato :( Tinha altas expectativas pra ele, mas ficou bem abaixo das minhas expectativas. Lógico que em um livro da Jane sempre dá pra se aproveitar algo haha, então algumas passagens com aquela ironia característica dela são bem legais, mas no mais achei que começou a ficar legal só no final. E bem, MUITO no final, ela enrolou demais com ele ;-;

    ResponderExcluir
  31. Nossa, tenho q tomar vergonha na cara e ler um livro dessa autora rsrs
    pelos comentários e tal creio que esse livro deve ser meu primeiro :)
    já que o razão e preconceito é o top..
    Eu até podia dar a desculpa q tenho pouco tempo, mas livros clássicos devem ser lidos nessa vida rsrs
    por isso acho que vou fazer assim, vou, se conseguir terminar minha meta atual até julho, fazer uma nova só com clássicos literários.. bem radical, e vou pegar de tudo, nacional e internacional.., daí eu vou fuçando um pouco mais por aqui e vejo os quais devo add na minha lista rsrs

    bjus e até

    ResponderExcluir
  32. Consegui comprar Razão e Sensibilidade no sebo por 10 dilmas, e até hoje não tive coragem de ler... Não sei, li umas 4 páginas e não me acostumei, é meio estranho ler algo velho para mim, que estou acostumada a ler só Young Adults etc. Mas sua resenha me fez querer dar uma chance ao lindo clássico (mesmo não sendo o mesmo livro hehe). Nunca li nenhum dos livros dela, mas acho que se der uma chancezinha maior a eles, dominarão meu coração.
    Resenha maravilhosa como sempre! :)

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Apesar de toda essa fama da Jane Austen, nunca li nada da autora (pois é, pode me matar. Rsrsrs). Mas uma coisa posso dizer, ela merece o respeito de todos. Não é pra qualquer autor conseguir fazer uma de suas personagens (Mr. Darcy) se tornar o xodó de 9 em cada 10 leitoras. Rsrsrs
    Pretendo ler toda a obra dela em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Meu livro preferido dela, chorei com esse lindo...ou quase. Achei tão fofo! Gosto de histórias assim e fiquei até surpresa de ver que ela escreveu algo assim, já tinha lido outros dela e não tinha esse tom. Ah, é muito fofo! Perfeitinho!

    ResponderExcluir
  36. Acabei de comprar Orgulho e Preconceito da autora (sim, eu ainda não li) e fiquei MUITO feliz ao saber que você é tão fã da autora, espero gostar dela assim como você. Não sabia que ela era a versão feminina de Shakespeare (estou muito por fora, hahaha). Ansiosíssima para ler algo dela, me empolguei!

    ResponderExcluir
  37. Oii eu li de Jane Austen somente Orgulho e Preconceito, mas em breve pretendo ler os outros, adorei sua resenha, fiquei na expectativa para saber o que acontece 8 anos depois, como será essa reviravolta na vida dos personagens...adoro livros clássicos, embora leia pouco eles sempre me fascinam.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Este livro é um dos meus livros preferidos da Jane Austen e não tem como não suspirar com aquela carta linda do Capitão. Acho que só perde pra Orgulho e Preconceito. Eu ainda não assisti o filme, mas pretendo assistir, e espero que seje tão bom quanto o livro.

    ResponderExcluir
  39. Fico me sentindo uma alienígena por nunca ter lido nada da Jane oO Mas a verdade é que nunca li apenas pelo simples fato de nunca ter me interessado por nenhuma das histórias que ela escreveu... Eu sei lá porque ): Acho que nunca vi nenhum filme baseado também.
    Ok, Dai, vou dar uma chance a ela, tá? Depois de todos os elogios feitos irei ler algum livro dela (Orgulho e Preconceito, provavelmente, já que é o seu preferido).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Amoooo Jane Austen... o primeiro livro que li dela foi Orgulho e preconceito ( óbvio) e desde então ela me conquistou com os livros dela... Abadia de Northanger é um pouco mais dark eu acho...e esse é lindinho ..

    Como vc disse ela era uma melhor na frente do seu tempo...

    Amo essa diva linda !! *-*

    bjuus

    ResponderExcluir
  41. Eu não consegui entender, mas acho que a personagem não se casou né? Enfim... Desde que eu assisti o filme Becoming Jane, fiquei com vontade de ler os livros dela, mas minha estante está abarrotada de não-lidos, então ainda não comprei nenhum. A impressão que me dá, é que os livros dela vão me mandar pra Inglaterra camponesa de 1800, aquele tempinho frio e chuvoso... hahaha Assim que tiver uma chance, buscarei os livros dela pra ler, fiquei muito interessada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi Dai!!

    Jane Austen é muito diva! Eu não sou muito fã dos livros dela, as histórias não tem muito a ver comigo(romances rs), e demoro horrores pra ler,mas pensar na época em que ela viveu, e a forma que ela escrevia apesar da época, não tem como não adimira-la, ela era, como vc disse, muito a frente do seu tempo, ela faz uma critica gigante da sociedade de forma discreta(beem, nem tão discreta, mas o suficiente).

    Eu ainda não li esse livro, li só Razão e sensibilidade e Orgulho e Preconceito, esse parece ser ainda mais interessante, pela personagem bem mais velha do que as outras. Uma hora vou ler(tenho Emma na frente rs)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  43. O único livro da Jane que já li foi Orgulho e Preconceito e bem.. gostei ,não foi aquela coisa que toda acho que esperava mais já que todo mundo diz que esse livro é lindo perfeito e tudo mais. Tenho muita curiosidade em ler os outros livros que ela escreveu. Essa edição é a especial ? pq se for tá linda =D

    ResponderExcluir
  44. Nunca li Jane Austen, já estava até com vergonha, mas vi que várias outras pessoas também não leram, então me senti melhor, hehe!
    Só uma duvida: começar por Orgulho e preconceito ou Persuasão? Não faço a minima ideia, haha

    ResponderExcluir
  45. A capa é realmente linda, tão linda, tem até um estilo bem clássico!
    Eu tenho tido vontade de ler os livros da Jane Austen, mas ainda não tive oportunidades! Parecem ótimos, maravilhosos, gostosos de ler! Preciso dá oportunidade as obras dela! Vou anotar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  46. A capa deste livro é linda! Gostei muito da história e da resenha, espero ter a oportunidade de ler ao livro!
    Ainda não li nada da autora, mas já ouvi muitos comentários positivos em relação aos livros dela, o que me deixa ainda mais curiosa.
    Acho que a linguagem não atrapalha muito quando o livro é bom!

    ResponderExcluir
  47. Essa autora é tão famosa que fico com vergonha de dizer que nunca li nenhum livro dela...
    Eu amo capas simples assim e acho que vou dar uma chance pra esse livro, se é parecido com Shakespeare acho que vou gostar o/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011