Literatura elitista

by - terça-feira, junho 18, 2013

futility
Tentando fugir um pouco da minha abstinência literária, pensei numa frase que li essa semana numa dessas páginas do face de blogs literários. Estou passando por uma fase de falta de criatividade, tem tanto tempo que não consigo escrever uma poesia, produzir meus artigos quinzenais, ler meus milhares de livros para resenhas etc. talvez seja essa pós-férias que me deixe assim: preguiçosa.
Mas vamos à frase que me tirou da preguiça literária: “Quem lê se transforma numa pessoa melhor!”. Estamos diante de uma frase bem perigosa, creio que a primeira coisa que devemos ter em mente é o conceito de ‘pessoa melhor’. O que é melhor para mim pode não ser melhor para o mundo, um exemplo prático e real dessa afirmativa é o Hitler. Ele realmente acreditava que estava fazendo o melhor. Mas, para quem?
E então, Hitler não sabia ler? Hitler não lia? Seria inocência imaginarmos que Hitler não teve acesso à leitura e por isso propagou o mal pelo mundo. Ele, de forma brilhante, se apropriou de vários símbolos orientais que significavam amor, não violência, paz etc. e os transformou em símbolos de ódio. Hitler era um homem muito bem informado, que transformou a leitura (ferramenta) em arma. A leitura não o tornou um homem melhor, e, sim, detentor de determinado conhecimento!
Alguns se utilizam desse conhecimento para o crescimento espiritual, tentando se melhorar enquanto indivíduo, se conscientizando de suas ações políticas no mundo frente às pessoas etc.; enquanto outros se apropriam desse conhecimento para manipular, se aproveitar das pessoas, enganar e se armar linguisticamente. Será realmente que a leitura enobrece o ser humano?
Devemos dar a leitura o seu devido lugar, mas não devemos extrapolar quanto a esse lugar. Exagerar é cultivar preconceito e ignorância. O mesmo acontece com outra frase bem comum em circulação no facebook: “Tem cultura quem lê”. E então eu assassino toda a obra de Patativa do Assaré e dos contadores de história, que em sua maioria não sabem ler, mas têm muita cultura, sim! Não dá para distorcer os fatos em prol de uma visão elitista!

Literatura é arte, e é complicado rotular a arte! 


Leia também

24 comentários

  1. A maioria das frases que a gente lê por ai pode ter uma segunda interpretação se olharmos a fundo o que ela quer realmente dizer...Também acho q apesar de não ser a única forma de cultura, a leitura é uma das mais importantes, sendo o meio mais usado de transmitir a informação pelas gerações

    ResponderExcluir
  2. Super concordo com tudo que você disse. Quando você citou Hitler, lembrei logo de cara do livro A menina que roubava livros! Ele usou das palavras - e conhecimentos, para ´manipular´. Outra coisa que lembrei agora, foi que muita gente menospreza a leitura alheia, achando que são melhores. Por exemplo, tem gente que lê Machado de Assis e acha no direito de julgar quem lê cinquenta tons. São válidos, ao meu ver, todo tipo de leitura. É ignorância criticar algum livro por não ser voltado exclusivamente pra seu gosto. Olha a ironia! :x De um modo geral, creio que a leitura evolua o homem e o deixe mais ´cult´. Mas não é o único meio, como você mesma citou! =)

    ResponderExcluir
  3. Menina que texto!!
    Adorei mesmo, realmente ler é cultura, mas não significa que quem não lê não tem cultura, tem tantas outras formas de ser culto!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente. Há muitas formas de cultura, e ler é uma delas, mas não a única.
    Há quem me recrimina por só gostar de ler romances, mas há quem diga que é bom, pois pelo menos estou lendo alguma coisa e estou ficando mais culta. Por um tempo também achei que era dessa forma, mas sei que não é bem desse jeito.

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau. A leitura é super importante para a construção do conhecimento, mas não é a única via.

    ResponderExcluir
  6. acho que é como vc diz, não nos tornamos pessoas melhores porque lemos, mas nos tornamos detentor de determinado conhecimento e como usamos esse conhecimento adquiro é que nos faz ser melhores, tendo crescimento espiritual

    ResponderExcluir
  7. Realmente você disse tudo! Infelizmente o ser humano utiliza de coisas positivas para possuir maldade. Temos que trabalhar nossa mente para utilizarmos da melhor forma não só o que lemos, mas como agimos também.

    ResponderExcluir
  8. Que bacana esse post! Coincidiu literalmente com o tema que eu fiz uma redação para o trabalho de portugues (O poder de transformação da leitura). Percebo que isso está sendo muito discutido e posto nesse ano. Relembramos o Enem. Acho que a leitura sim transforma, mas transforma se dedicarmos e fomos fieis a ela e começarmos a ama-la mais do que qualquer coisa rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Lilian, acho q no país em que eu vivo, lê quem PODE. Não é todo mundo que é alfabetizado ou que sabe ler bem o suficiente pra encarar leituras mais complexas. Assim como não é todo mundo que, mesmo sabendo ler, tem condições pra comprar um livro, ficando dependente de doações. Existem bibliotecas públicas, mas isso é em cidade maiores, na minha, por exemplo, mesmo sendo uma capital, as bibliotecas são elitizadas, só sendo sócio do estabelecimento pra voce poder pegar um livro, nao existe nenhum pública... Infelizmente ;/
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tem muita gente esnobe por aí se achando melhor só porque lê! Isso é um absurdo!
    Ninguém é obrigado a ler. A leitura é para quem quiser, assim como o conhecimento adquirido através dela pode ser usado de diferentes maneiras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que texto! E é bem isso mesmo, pessoas que extrapolam com a leitura, usando o conhecimento dos livros para outros fins, outras que dizem que ler é cultura... mas não é só isso, tem outros meios de cultura também. Eu vivo falando "esse povo sem cultura" porque não leem, só veem Globo e escutam funk. E agora me liguei. Sabe, de certa forma é cultura também xD
    Uma que acho beeeeeem distante das que considero boa, mas é...

    ResponderExcluir
  12. Oi gostei muito do texto e concordo com você...ler é ótimo mas não é só através disso que o ser humano irá ter cultura, existem outras formas de se obter isso, e também vai de pessoa para pessoa, a pessoa pode ler e ser super preconceituosa, não ter um coração bom, isso para mim não é ter cultura. Devemos ter caráter acima de tudo e procurar fazer as coisas certas.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Também concordo com você que a leitura não é a única forma de cultura, apesar de ser a mais citada. E sim, uma mesma frase pode ser interpretada de formas diferentes dependendo do contexto e das experiências pessoais de cada um.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Ter cultura é saber busca-la em todos os lugares! Ao assistir programas na televisão, ao ouvir música... Muitas vezes achamos que não tem nada útil em certo meio de cultura, mas na verdade tudo que olhamos, que temos percepção trás algum ensinamento se nos aprofundarmos nisso.

    ResponderExcluir
  16. Concordo!
    Pra começar, acho que depende muuito do quê a pessoa lê.
    E, com certeza, há várias outras formas de se obter cultura.

    Gostei do texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Lilian super concordo com você ... não temos como rotular a leitura, pra cada um ela se apresenta de uma maneira... seja lendo, escutando historias, criando...

    Assim como cada um utiliza-a da maneira que convém para si...

    bjuss

    ResponderExcluir
  18. Quem lê se transforma em uma pessoa melhor...vamos pensar sobre isso...
    Tenho um professor que certa vez me disse que se não estivermos preparados para o que vamos ler, podemos ser influenciados pela leitura e absorver ideia bem perigosas. Na época, lembro que ele citou a biografia de Hittler - A minha luta - que é tão bem escrita, que quando você termina o livro, você vai jurar de pé junto que Hittler tinha boas intenções quando decidiu exterminar os judeus da face da Terra.
    Diante desse argumento, eu não concordo com a frase "Quem lê se transforma em uma pessoa melhor". Talvez isso se aplique a leitura de autoajuda, mas outros livros podem ser bemmmmm perigosos.

    ResponderExcluir
  19. Isso mesmo, Lilian!!!
    Essas frases "de efeito", não tem efeito nenhum. Servem apenas pra generalizar algo que não deve ser generalizado. Você deu exemplos perfeitos que derrubam os alicerces dessas frases.
    Parabéns mais uma vez!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Quantas frases dessas nao vemos por ai né?! Sempre cheias de interpretações, quem escreve geralmente esta querendo dizer uma coisa, acredito que isso esteja claro na cabeça da pessoa, tão claro que nao percebe o que realmente esta dizendo, acho tb que algumas pessoas simplesmente passam as frases adiante, querendo mostrar que eh uma pessoa culta, quando, na verdade, só esta mostrando o contrario oO

    Bjoo

    ResponderExcluir
  21. A leitura te da o conhecimento, o que vocês faz com ele é outra história. Eu realmente acredito que a leitura PODE te tornar uma pessoa melhor se você quiser.

    ResponderExcluir
  22. Concordo super com a sua reflexão Lilian. Detesto essas frases que algumas pessoas gostam de ficar divulgando. Ler acrescenta cultura, mas não quer dizer que quem não lê não tem cultura.

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha pensado por esse lado! Realmente é uma frase bem perigosa, assim como tantas outras que falamos e nem nos damos conta! Gostei do seu ponto de vista e concordo!

    ResponderExcluir
  24. Concordo plenamente Lilian.
    É muito dificil querer rotular a literatura, pois ela parece simples, mas é bem mais complicada do que imaginamos.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011