No Universo da Literaturinha: Brincar de flor

by - domingo, junho 02, 2013

Oi pessoal!

Tudo bem? Vamos de mais uma postagem para o No Universo da Literaturinha, então chamem os pequenos e venham pra cá ler!

Livro: Brincar de Flor
Autor: Domingos Pellegrini
Páginas: 110
Ano: 2013
Editora: Cultura

"Brincar de flor" é um livro de crônicas voltado ao público infanto-juvenil. Há diversas crônicas, voltadas justamente para o universo da criança ou pré-adolescente que são divertidas, gostosas de ler, e o autor narra de uma forma que nos sentimos dentro dela e nos identificamos.
Toda crônica tem algo a transmitir ao leitor, há diversas questões implícitas em cada uma, que trazem uma mensagem a criança, realmente ensinando algo bom. Mas serve também para fazer os adultos pensarem. Cada uma permite a você fazer atividades intertextuais e interdisciplinares. Para professores que procuram um bom material, ou pais que querem histórias boas para seus filhos, o livro atende a esses quesitos.

Em uma das crônicas como "Voo nas alturas", você pode trabalhar por quem o avião foi inventado, trazer um conteúdo histórico, conversar, ensinar, e também trabalhar a questão do gênero textual crônica. Esse livro me veio como uma benção, pois eu estava mesmo à procura de um livro assim, atual, para se trabalhar com alunos, que tivesse mensagens e itens os quais eu pudesse explorar. Obrigada Pellegrine, ajudou a uma professora iniciante aqui.
Mas engana-se você se estiver pensando que esse livro é somente para os baixinhos (momento Xuxa), ele serve para nós também, parei para refletir diversas vezes, senti aquela nostalgia, vontade de ser criança de novo.
São histórias simples, naturais, gostosas de ler, com uma linguagem bem acessível, é um livro leve. Durante a leitura me sentia como se estivesse debaixo de uma árvore, com os pés na grama e sentindo o vento no rosto. Há toda aquela molecagem, traquinagem, perguntas, sentimentos que tínhamos quando pequenos.
A última crônica "Brincar de flor" é uma delicia, e destina-se mais a nós. Nós reparamos tão poucos em nossos sentimentos, somos e buscamos sempre a racionalidade, esquecemo-nos dos detalhes. Perguntamo-nos porque tal coisa deu errado, e não vemos o que aprendemos com aquilo, da pra tentar de novo. Já experimentou sorrir mais vezes, elogiar mais vezes? 
Todo o livro em minha opinião veio a calhar com essa ultima crônica, quando crianças, sorrimos, vemos sempre o lado bom, aprendemos com nossas travessuras, tudo é tão real, florimos cada dia mais e quando crescemos parece que não podemos mais ser assim, e temos que ser racionais o tempo todo. Mas e se sorríssemos mais, se elogiássemos mais nossos filhos, amigos, empregados, etc? Por que não agradecemos mais? Por que não brincamos de flor? Florindo, crescendo, cada dia mais?
A capa está linda, toda a diagramação interna também é, há desenhos, a fonte das letras tem um bom tamanho, as crônicas não cansam ao leitor, é um livro bem caprichado, da gosto de ler e de presentear. Mais que recomendado para vocês!

Leia também

18 comentários

  1. Que gracinha!! Aprender assim fica mais fácil! Também sou professora e sempre estou a procura de uma didática assim, diferente! Gostei demais!

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa que pretendo para meus futuros filhos é que eles tenham muita leitura! Acho essencial. Muito legal vc ter um espaço para esse tipo de leitura no blog :) bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que coisinha mais fofa *-----* Eu já disse que amo essa coluna? (: Mais bacana ainda que esse livro serve para todas as idades! Na verdade, acho que todos temos o que aprender com os livros, eles sempre passam alguma mensagem para a gente (ainda que o achemos ruim UAHSUHAS).
    Fiquei até com vontade de ler esse por tudo o que você falou :D Ele deve ser lindão por dentro...

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não gostei da capa, acho que não chama mta atenção, mas o livro parece ser bem fofinho, acho que minha sogra vai gostar de indicação para os aluninhos dela.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Adoro crônicas! E eu gostei da capa e gostei muitos dos temas que ele trata. É uma boa indicação para eu dar a minha sobrinha quando ela tiver maior :D

    ResponderExcluir
  6. O Dai muito interessante esse livro, gostei da capa toda verdinha, e isso de poder trabalhar com questões que envolvem histórias achei bem bacana, dá para ensinar bastante coisas aos pequenos.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. apesar de ser um livro meio infantil, adorei sua resenha sobre ele... parece ser um livro muito gracinha e fofinho *-*

    ResponderExcluir
  8. É uma boa dica pra criançada, gostei dele. Parece ser fofo e até eu gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  9. Dai eu gosto muito dessa coluna, como profissional da area de educação infantil percebo o quanto a partir de uma história pode se trabalhar em sala promovendo o estimulo a leitura e tambem uma educação de qualidade

    ResponderExcluir
  10. Sempre que me recomendam um livro infantil, eu me imagino lendo-o para meus futuros filhos. *__*
    Que doce, quem sabe um dia né!

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Eu adoro essa coluna, pq eu sempre fico meio perdida na hora d compra livros pro meu filho e vc da sempre sugestões boas!
    ontem msm tava procurando um pra ele..
    Gostei desse!!!!

    como é dentro? podia ter colocado umas fotos tbm.. rs :p

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Crônicas são boas pois não enchem o saco das crianças. Leituras muito extensas acabam fazendo com que a criança se perca...pelo menos é o que acontece com meu cunhadinho. Todas as vezes que começo a ler algo pra ele, ele dorme. E no dia seguinte não lembra de nada do que li. Se fosse uma crônica, talvez ele ficasse acordado até o final... Gosto de crônicas e tenho certeza que é o melhor gênero literário para os pequenos.

    ResponderExcluir
  13. Livro bem útil não só pra professores, mas também pra nós, mães que queremos que nossos filhos sejam tão doidos por ler, como nós! Só achei a capa bem simples, nao chama muito a atenção das crianças, acho que poderia ter mais cores! Bjão!

    ResponderExcluir
  14. É muito bonitinhas essas historias de criança, sempre tem alguma coisa para nos ensinar. Vou indicar para minha irmã, que é educadora infantil e vive procurando livro para ler para seus aluninhos.

    ResponderExcluir
  15. Que fofo!
    Muito lindinho.
    Acho que deve ser uma boa para trabalhar em sala de aula, pois a maioria dos alnos tem problemas com crônicas.
    E ele parece deixar mais leve.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amei a capa, achei tãaao fofinha!
    Muito legal ter um livro assim voltado pra um publico mais jovem, lembro que crônica era o genero que o pessoal mais gostava, mas geralmente tem temas mais "adulto".

    ResponderExcluir
  17. Achei o livro bastante interessante, mesmo sendo mais voltado para o público infantil. Vou comprar para a minha amiga que acabou de ter um nenem para ajudá-la a educá-lo ^^
    Gostei bastante da capa, é bonita, verde e simples.

    ResponderExcluir
  18. Achei legal esse livro. Geralmente só achava livros voltados para o público infanto-juvenil com uma história única, e não com vários contos. Gostei bastante dos exemplos de atividades que podemos fazer em sala de aula com os alunos. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011