Profissões para quem gosta de ler- Parte 6

by - sexta-feira, junho 21, 2013

Oi pessoal!

Tudo bem? Fazia tempo que eu não trazia um “profissões para quem gosta de ler”, mas hoje resolvi trazer um que acredito eu muitas pessoas tem curiosidade. Já trabalhei em uma Editora, muito conhecida, não vou contar qual é, e foi bem legal. Mas nesse post vou falar no geral! Pois tive já contato com outras editoras de forma indireta, então vou juntar tudo e escrever o básico.
Aposto que a maioria dos leitores ou blogueiros um dia já pensou em trabalhar em uma Editora, mas fazer o que exatamente lá dentro? Vamos conversar!


O que tem lá dentro?
Primeiro, dentro de uma editora há vários setores, tem presidência, diretoria, editorial que é a parte de revisão e preparação do livro, as traduções são contratos feitos por fora (nas editoras que eu conheço pelo menos são assim). Tem o editor chefe, que é quem escolhe os livros que serão publicados e junto com o diretor de editorial coordenam a edição dos livros. Há também quem cuide dos direitos autorais, pessoal que cuida do conteúdo digital, alguém para diagramação criação de capas, etc. Outros para o marketing, promotores, pessoal do comercial, é o que faz o intermédio entre editora e livraria, os vendedores, pessoal do TI, recursos humanos, limpeza, recepção, telefonista, ufa é muita coisa.
Vocês devem estar pensando, nossa quantos funcionários! Mas na verdade algumas editoras têm bem poucos funcionários, algumas chegam a 130, outras têm 30. E não se enganem, são grandes editoras, mesmo com um quadro pequeno, e o povo da conta do recado bonito!

OMG! É um parque de diversões.
Stop! Para! Pensa! Editora não é parque de diversões, é empresa! Querem lucro, querem que seus livros se destaquem na mídia e no mercado, querem estar nos mais vendidos, querem destaque. E pra isso todo mundo tem que ralar muito lá dentro. É muito trabalho, e não da tempo de ficar ali namorando livros o dia inteiro. Eles serão seu material de trabalho, e ali você tem que arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Aguente a pressão.
É muita, mas muita pressão. Muita cobrança. Isso é bom porque você não fica parado, editora não pode cair na rotina, tem sempre que inovar e querer cada vez mais. Cada setor tem que funcionar direitinho, se atrasa no editorial, atrasa todo o resto e assim por diante, e erros custam dinheiro, às vezes muito. Alguns livros são tidos como a aposta, e o livro tem que vender. É vender, vender, vender, lista, vender, mais vendidos, exposição, vender, é pressão em cima de pressão.

O ambiente.
A editora em que trabalhei tinha e acredito que deve ter ainda, um ambiente maravilhoso. É diferente quando se trabalha com livros, é bom! Mensalmente nos reuníamos, e todas as editoras fazem isso, para sabermos quais seriam os lançamentos do mês seguinte. Assim definíamos as estratégias de vendas, marketing, etc. O ambiente é único, mas como toda empresa, também há coisas que gostamos e não gostamos isso faz parte de qualquer ambiente de trabalho.

O mundo editorial
É um mundo pequeno, então cuide do seu trabalho, faça tudo bem feito, evite falar mal e se tiver reclamações faça direto aos seus superiores. Sabe por quê? Como eu coloquei, é um mundo pequeno, e quando você entra nesse meio você conhece outras pessoas de outras editoras, acaba tendo um novo contato ou até mesmo uma nova amizade. Conheci gente que se manchou com uma editora e nenhuma outra queria pela coisa errada e feia que ele fez. Então faça seu trabalho direito, pois não se sabe o dia de amanhã, hoje você pode estar na editora A e sua maior concorrente ser a B, mas amanhã você pode ir para a B.

Dai a gente entende...
Como tudo funciona, porque assim e não assado, como se dá a escolha das capas e por que, dos lançamentos do mês, porque a sequência de tal livro está demorando, ou porque ainda não publicam um livro X. O buraco é muito mais embaixo. Nem vou tocar no assunto parceria...

O que aprendi
Foi uma experiência incrível, e depois que estive dentro de uma, que aprendi tanto, você nunca mais olha para uma editora da mesma forma. Você meio que passa a compreendê-las melhor. É fantástico e delicioso o meio editorial, eu amo, e admiro.

Tem que ler muito.
Se prepare para ler muito, então gostar de ler é o essencial. Você trabalhará com livros, e se você não gosta de ler vai ter muitas dificuldade em se adequar. Agora para quem gosta de ler, é tranquilo.

Da pra ganhar bem?
Isso depende do seu cargo e da Editora.

Que formação precisa ter?
Formação em Letras ou Editorial ajuda muito, mas se você é de TI pode entrar no setor de TI, marketing em marketing, etc. Mas pra editoração, tem que ter a formação em uma dessas duas áreas, além de inglês como língua estrangeira. Experiência com livraria também ajuda muito e para alguns cargos podem ser essencial, fica a dica.

Como faço pra entrar em uma?
Sinceramente? Contatos ainda é uma forma de conseguir. Eu fui "descoberta" através de experiências que tive com livrarias e minha formação também ajudou. Mas também há os famosos anúncios de empregos, várias editoras divulgam as vagas neles também.
Um buscador online que descobri por esses dias é o Wiju, através dele podem ser encontrados anúncios de emprego, além de produtos, imóveis, veículos, etc. Achei bem bacana, pois ainda não conhecia e deixo a dica aqui para quem quiser conferir. É sempre bom achar novos meios, e eu sempre os utilizo quando preciso.

Essa foi a dica de hoje para essa coluna, como coloquei anteriormente, falei de modo geral, espero que tenham gostado!

Leia também

34 comentários

  1. Gostei muito mesmo! Não imaginava as Editoras serem tanto de outro mundo assim. Na verdade, não imaginava muito o que se acontecia por detrás do que vemos. Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas me parece algo muito admirável mesmo. Eu vi o vídeo de uma editora, não me recordo qual, que na segunda-feira colocaram balões nas mesas da galera lá, era divulgação de um livro também. Mas pensando nisso, e juntando com tudo que você falou. Creio eu que as vezes deve ser tenso, cheio de pressão, mas ao mesmo tempo compensador.

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica!
    meu sonho sempre foi trabalhar em uma editora, pois acho que é um universo incrível! super divertido *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Nossa, a gente nem imagina o tamanho da pressão e do esforço para um livro ser publicado, né? Parece fácil, mas não é bem assim.
    Não sei se gostaria de trabalhar em alguma Editora... haha Talvez, na área de design de diagramação me encaixaria bem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai eu queria pelo menos conhecer uma editora! deve ser muito legal, como vc disse é um trabalho então requer todo o cuidado como qualquer outro lugar, mas que deve ser muito bom, deve. Sentir aquele cheirinho de livros!

    ResponderExcluir
  5. AHHH que legal! Eu já pensei! rsrs, confessei// Bom.. gostei muito do seu post, fiquei sabendo de 99% de coisas que nao sabia e gostei muito de saber, agora já sei como tudo funciona. Acho bem legal mesmo trabalhar em uma Editora, porém tudo tem seus beneficios e maleficios, mas acho que Editora tem mais beneficios *---------------* gostei.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a post!!
    Sempre tive curiosidade em saber como era trabalhar em uma editora. Pensei que seriam váárias pessoas trabalhando, não sabia que era um mundo pequeno.
    Gostei bastante das dicas!

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Sempre imaginei esse trabalho apenas no já vi em filmes estrangeiros. E parabéns! Você já esteve la´dentro! É interessante saber sobre o ramo. Nunca pensei em trabalhar com isso rsrsrs ler por diversão é bem diferente que ler por pressão e/ou obrigação.

    ResponderExcluir
  8. Acho muito importante mostrar o outro lado da editora, na realidade sempre quis fazer um tour em uma. Realmente deve ter sido uma experiência muito marcante na sua vida, afinal você como eu lida com os livros prontos e vê-los em fase de editorial deve ser incrível.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa dica! Ja tinha pensador como seria trabalhar numa editora mas nunca aconheci alguem que ja tivesse trabalhado...foi bom ler um pouco da sua experiencia! Deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  10. Achei legal a explanação, pois nunca tinha parado pra pensar em como seria o funcionamento de uma editora como empresa (com os cargos e tal), mas mesmo amando ler, acho que não gostaria de trabalhar em uma. Não faz muito o meu perfil.

    ResponderExcluir
  11. eu já pensei em trabalhar em uma editora, acho que gostaria

    ResponderExcluir
  12. Quem, que adora livros, nunca pensou em trabalhar em uma editora? hahaha
    Eu já pensei! Algumas vezes. Mas minha formação é totalmente em outro ramo.
    Adorei o post, deu pra entender um pouquinho mais como tudo funciona lá dentro e, como você disse, não dá pra ficar namorando os livros o dia inteiro. Que pena! rsrsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post... eu sabia que era pauleira trabalhar numa editora... mas não pensei que fossem tão poucos funcionários... acho que nesse caso se aplica o ditado " aonde se ganha o pãp , não se come a crne" ... acho que ler só depois do expediente.... imagina então se vc não gosta da capa ou não gostou da tradução... vish..

    Acho que deve ser bem legal trabalhar numa editora, mas não sei se eu aguentaria o ritmo...

    bjuus

    ResponderExcluir
  14. Perfeito o post, eu já conheci algumas editoras pois tenho amigas que tbm trabalham, mas do jeito que vc descreveu foi bem legal!
    Gostaria de trabalhar em uma editora boa dica!!!
    Boa semana, bjs
    Dani Casquet
    livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post!!
    Realmente trabalhar em uma editora seria mto legal, mtas oportunidades e trabalhar com o que gosta, mas não sei se me daria bem com isso, sou péssima vendedora rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga adorei essa postagem eu já sabia alguma coisa só de bater papo com vc, e agora fiquei sabendo um pouquinho mais, imagino a correria que deve ser trabalhar em uma editora, cumprir prazos, metas, mas para nós que gostamos de livros deve ser muito bom, como todo trabalho tem seus altos e baixos neh...mas deve valer a pena e ser compensador trabalhar com aquilo que gostamos.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Bem que eu gostaria... mas minha cidade não tem editoras assim. Até hoje não entendi pq formei em Direito... queria fazer algo ligado a livros juvenis. De qualquer forma, estamos falando de trabalho, que sempre é coisa séria, mesmo que pareça lazer, ne. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sempre quis trabalhar em uma editora de livros, até que acabei depois querendo ir para as revistas, ai decidi cursar Jornalismo. Hoje trabalho como redatora no setor de Criação e Edição e digo que é um dos melhores empregos que já pensei em ter, mas o desejo de ir para uma editora inda é muuuuuito grande.

    ResponderExcluir
  19. Eu queria muito visitar uma editora um dia pra conhecer o processo de confecção dos livros.
    Pra trabalhar em uma editora, o mínimo é gostar de ler! Imagina...é como se você trabalhasse numa churrascaria mas fosse vegetariano! É claro que precisa gostar de ler...
    Acho que todo mundo que gosta de ler já pensou em trabalhar em uma editora, ou pelo menos em uma livraria. Só o fato de viver cercada de livros já faz com que o ambiente de trabalho seja acolhedor (mesmo que a empresa e o trabalho em si não sejam exatamente o que você imaginava...)
    Eu gostei muito da entrevista que você produziu há uns meses atrás com a editora Farol Literário. Acho que você poderia retomar essa ideia e tentar entrevistar outras editoras, como uma nova coluna. O que acha? Fica a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. GENTE! Esse post tirou todas as minhas dúvidas.
    Obrigado por ter feito o meu dia melhor. ^^/

    ResponderExcluir
  21. Oii Dai!!

    Adoro esses posts, acho que são os que mais gosto rs, certeza que tem mta gente por ai entrando na faculdade afora que vai se beneficiar mto com eles *-*

    A gente tinha falado sobre isso um dia né?! É engraçado como quem ta de fora sabe tão pouco de como as coisas funcionam, adoro saber mais sobre :)

    Bjooo

    ResponderExcluir
  22. Praticamente o sonho de qualquer leitor mesmo! E não é brincadeira. O negócio deve ser tenso como qualquer emprego. É trabalho né, você tem de dar conta da demanda, ver o que é melhor no que você vai fazer e todo esse blá blá blá. Não é sentar lá e ler uns livros. Ahh quem dera que fosse!
    Admiro quem cai nesse meio profissional, é muito bom estar perto da literatura assim mas também tem de se comprometer a fazer um trabalho duro e exigente. É uma ótima opção.

    ResponderExcluir
  23. Realmente trabalhar em uma editora deve ser uma pressão muito grande. Principalmente em um país que ainda está longe de ter uma quantidade de leitores consideravelmente grande (mas isso já é outra história). Eu até acharia interessante trabalhar em uma editora, o problema é que não funciono muito bem sob pressão.
    Adorei seu post.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Outro dia mesmo estava pensando que queria trabalhar em uma editora, mas sou o tipo de pessoa que não gosta de ler com pressão, então não é um emprego que daria muito certo comigo. Mas queria um dia pelo menos conhecer uma editora, conhecer como que funciona de perto.

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKKKK! Por ter você no face eu sei qual é a empresa que tu trabalhava e imagino que não deveria ser muito fácil. Eu não tenho muita vontade de trabalhar no meio editorial apesar de ser louca por livros.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Que bacana você já ter trabalhado em uma editora! Eu nunca pensei em trabalhar em uma. Acredito que seja mesmo uma pressão muito grande, pois o que uma editora mais quer é vender seus livros, não é?

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei muito.
    Tenho certeza que foi uma experiência maravilhosa.
    Queria muito um dia trabalhar em uma editora ou livraria.
    Sei que tem seus momentos ruins, mas todo trabalho tem e pra quem gosta de ler deve ter um gostinho a mais.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito do seu texto. Aliás, todos são muito bons. Bem esclarecidos. Você acabou de tirar uma grande dúvida minha sobre o que estudar. rsrs. Já passei por muitas áreas, como engenharia, psicologia, biomedicina... Cheguei a estudar Química, já trabalhei com medicina ocupacional... Gostei, mas não é isso que gostaria para o meu futuro. Sou uma amante de livros. Verdadeiramente apaixonada. Tenho uma grande coleção, e sou muito orgulhosa deles. Nunca pensei realmente em trabalhar com livros. E a área editorial então nem passava na minha cabeça. E para mim, quem fazia letras era somente para ser professor. Seus textos abriram minha mente. Agora acho que encontrei algo que possa me satisfazer verdadeiramente. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. Tenho 14 anos e me interesso muito por qualquer coisa que envolva livros. Ainda estou no nono ano, ensino fundamental. Procuro sobre profissões que envolvam livros na internet, mais as informações me deixam confusa. Aqui é uma coisa, ali é outra completamente diferente. Tenho dúvidas que meus pais não sabem responder.
    Eu tenho que fazer algum preparatório, algum curso, não sei... posso fazer o ensino médio normal ou tenho que fazer um especializado? Depois disso tenho que prestar concurso? Quero saber os caminhos que eu tenho que seguir pra chegar a uma editora. Você pode me ajudar nisso?

    ResponderExcluir
  30. Tenho 14 anos e me interesso muito por qualquer coisa que envolva livros. Ainda estou no nono ano, ensino fundamental. Procuro sobre profissões que envolvam livros na internet, mais as informações me deixam confusa. Aqui é uma coisa, ali é outra completamente diferente. Tenho dúvidas que meus pais não sabem responder.
    Tenho que fazer algum preparatório? Posso fazer o ensino médio normal? Tem algum curso que eu possa fazer? Queria saber os caminhos que tenho que seguir até chegar na editora. O que tenho que estudar... coisas desse tipo. Eu realmente estou perdida... você poderia me ajudar nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel :)
      Bem, acho que o principal é o ensino médio completo. Em relação a ter formação extra, ou cursos, ai vai depender de qual cargo você almeja. Há diversas repartições e coisas que se podem fazer dentro de uma editora, cada cargo exige uma certa qualificação, por exemplo se vc quiser trabalhar na editoração terá que ter feito ou cursar Letras, etc. Quanto 'maior' o cargo mais capacitação para ele vc tem que ter, mas isso varia de cargo para cargo. Você pode mandar currículos e analisar as vagas.
      Espero ter te ajudado Raquel :)
      Bjs!

      Excluir
    2. Obrigado de verdade *--------------*

      Excluir
  31. É interessante seu ponto de vista , já que você trabalhou em uma Editora e devo dizer, acho incrível deve ser uma experiência motivadora e maravilhosa ,bom emfim tenho muitas duvidas do que cursar e futuramente trabalhar com que escolhi , e isso me mata pois gosto muito de ler, mais não sei se é isso que quero como carreira e não sei ao certo o que devo fazer , se você poder me dar um conselho de agradeceria imensamente ;
    desde já Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. estou completamente confusa com qual curso devo me formar , pois AMO ler e vendo o que você escreveu gostei muito mais me sinto insegura de certa forma , mas admiro quem trabalha com livros principalmente se tratando de Editoras ja que elas se encarregam de nos dar o prazer de conseguirmos chegar perto de mentes criativas que nos fazem criar.porém estou em um dilema o que fazer. peço para que você possa me dar um conselho .
    desde já , já te agradeço imensamente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011