Resenha: Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani

by - quarta-feira, junho 05, 2013

Olá pessoal!

Resenha nova da Karina! Confiram:

Título: Fazendo meu filme 1: A estréia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Gênero: chick lit, nacional

Páginas: 329
Publicado em: 2008
Avaliação: 4 ½ estrelas

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 


Depois de algumas decepções na literatura nacional, eis um livro que conseguiu me conquistar. Fazendo meu filme é um chick lit bem teen, mas capaz de conquistar meninas e mulheres de todas as idades.
Fani é uma adolescente de 16 anos que vive em Belo Horizonte. Ela leva uma boa vida, no maior estilo patricinha, colégio particular, poucos e bons amigos, viciada em filmes, prefere ficar em casa ou ir ao cinema do que fazer qualquer outra coisa. Nesse ponto eu já me identifiquei com ela!
Na verdade eu fiquei chocada no quanto eu me identifiquei com a Fani. Sério, até mesmo nos pequenos detalhes. Acho que foi por isso que eu gostei tanto do livro. Geralmente eu não curto personagens tão teens, eles me irritam. Mas com a Fani foi amor a primeira página. Acredito que muitas leitoras vão sentir essa identificação também, por esse motivo o livro vai te conquistar, mesmo se você já passou dessa fase há algum tempo (10 anos?!). Confesso que fiquei com vontade de voltar no tempo.
Sem dúvidas, a Fani é a personagem que melhor conhecemos durante a leitura. Alguns outros, como a mãe dela e os melhores amigos, Gabi e Leo, são até bem desenvolvidos, mas não tanto quanto eu gostaria. Além disso, duas coisinhas me incomodaram um bocado: o professor de biologia dela (tipo, WTF??? Quem leu vai entender, quem não leu, entenderá quando ler. Não vou soltar spoilers.) e a maneira como esses adolescentes vivem lá... Simplesmente não engoli, porque no mundo em que eu vivi a minha adolescência não era bem assim. Sei lá.
 A narrativa da Paula Pimenta é muito similar a da Meg Cabot, que eu amo. É impossível não notar as semelhanças. A leitura flui com uma velocidade surpreendente e não tem como você largar o livro. Acho que matei em 2 ou 3 dias e isso, para a correria que é a minha vida, é muito rápido!
A parte editorial também está de parabéns. A capa é linda e todo o trabalho do livro é bem legal e ajuda na leitura (além de ser mais uma semelhança com os livros da Meg Cabot): listas, trocas de sms, e-mails, MSN, bilhetinhos... E todo começo de capítulo tem algum trecho de diálogo de um dos filmes favoritos da Fani e que se relaciona com o que acontece nas próximas páginas. Achei sensacional!!!
Resumindo: Paula Pimenta é muito amor, principalmente para as fãs de chick lits!!!




Leia também

25 comentários

  1. Oi Oi.
    Esse é o UM!!!! ai aiii, só ouço falar bem dessa série rsrs...
    mas nunca vi ela pra vender... tá que tô na promessa de não comprar livros esse ano, mas ainda sim entro em livrarias rsrs, torturas a parte
    essa coisa de patricinha meio q me incomoda, mas se é meio o estilo da Cabot então não vai atrapalhar.

    bjus e até

    ResponderExcluir
  2. Todos falam tao bem dessa serie! Quero muito ler, mas não é prioridade. Tenho um certo receio de chick-lits, nunca tive uma experiencia maravilhosa com eles. No maximo um "bom". Sempre acho muito previsiveis, ou que tudo acontece facil demais ou rapido demais... Enfim, quero ler essa coleção, mas nao o farei any time soon!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu tb adorei essa série da Paula Pimenta, infelizmente só li o primeiro e segundo livro e amei, Aposto que você tb vai adorar, e realmente ela me lembrou muito a Meg, minha diva!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ai eu amo o Fazendo Meu Filme, tenho todos os 4 livros! Entendo totalmente o que você quis dizer com o lance do professor de biologia, também tive a mesma reação.
    Também acho a escrita da Paula parecida com a da Meg, adoro as duas!
    Beijos
    eternamente-crazy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive oportunidade de ler qualquer livro dessa série, mas todas as resenhas que leio sobre, só falam maravilhas...

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  6. não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da Paula ainda, mas tenho curiosidade em ler todos eles ;~~
    todos parecem ser bons demais *-*

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse livro dela. Todos eles né! Super bem falado, dá vontade de conferir.

    ResponderExcluir
  8. eu curto muito o jeitinho da Paula de escrever! Dá orgulho de ter escritores assim no Brasil! Fani conquista e deixa saudade pela serie ter acabado!

    Deixo aqui o link do meu cantinho que foi criado como uma forma de sair um pouco do estresse e me divertir, ainda estou apanhando e com muitas dúvidas, mas tudo é publicado com muito carinho! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Todos dizem ser óti mos os livros, mas nunca li pimenta!
    Vou add na lista

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Faz teeeempo que to com vontade de ler esse livro!
    Ainda mais com todo mundo falando bem dele... E essa capa fofa ♥
    Pena que é tão caro =/

    ResponderExcluir
  11. Adoro os livros que a gente consegue ler rápido, até pelo fato da correria. É bom quando um livro te surpreende também. Assim que li a sinopse dele, já achei meio parecido com os enredos da Meg Cabot, ai quando você falou eu fiz: EU DISSE ISSO AGORA! kkkkkk
    A única coisa que não me deixaria ler esse livro agora, é pelo fato dele ser uma série, e to sem tempo :/

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos meus livros preferidos! Te entendo sobre o professor de biologia, e o que tenho a dizer é aff. As vezes tive vontade de bater na Fani é frescura demais, e também acho que não existe uma vida tão fácil assim, mas mesmo assim adoro o livro. Peguei ele em um dia e no outro já fui na biblioteca buscar a sequencia.

    ResponderExcluir
  13. Vc conseguiu me descrever: eu já passei dessa fase teen e personagens assim costumam me tirar a paciência.
    Mas eu já ouvi tanta gente falar tão bem desse livro, e levando em conta ainda que vc recomenda, então eu fiquei curiosa.
    Acho que vou ler sim algum dia.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  14. Sou louca para ler os livros da Paula Pimenta e depois dessa resenha a vontade triplicou.
    Quero conhcer mais sobre a vida da Fani.
    Acho que apesar de ser bem teen também vou gostar.
    Estou bastante curiosa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha. Eu li muitas criticas positivas sobre esse livro, e realmente quero ler ele.
    Acho que todo mundo sonha em uma dia viajar e conhecer o mundo, eu queria muito fazer um intercambio, mas parece que eu não consigo encaixar ele na minha atual rotina. Mas ainda quero fazer um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Que legal! Ganhei a coleção desse livro de aniversário, mas sou meio desligada com autores nacionais. Não sabia que a história se passava em Bh, minha cidade. O que eu li assim e gostei também foi O encontro marcado do Fernando Sabino. Parece ter umas coisas irreais no livro neh?!rs fiquei curiosa, vou ler em algum momento!

    ResponderExcluir
  18. Eu já li Fazendo meu filme e concordo que a narrativa da Paula é bem parecida com a da Meg. :D
    Gostei do livro, mas achei que alguns pontos podiam ser mais bem trabalhados. Não consegui me envolver com a história, me identificar com a Fani etc. Queria uma proximidade maior com ela e não consegui. Além de me estressar constantemente com as atitudes dela. Não sei você, mas eu acho que esta menina tem algum tipo de distúrbio que a faz chorar e chorar e chorar...kkkk Fiquei com muita vontade de gritar com ela para que parasse de chorar. :X

    Ah, que bom que não sou a única com a sensação de que aqueles adolescentes não são reais...kkk Minha adolescência não foi daquele jeito não, nunca! Isso também me incomodou (vc reparou que no começo do livro a Fani diz que não gosta de sair?! Achei isso totalmente incoerente com o resto da história...). Não sei se a autora quis deixar as personagens "soltas" ou se esse tipo de coisa realmente acontece com outras pessoas, mas me irritou. :X E aquele professor dela é sem lógica também. Concordo.

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  19. Chick-lit não dá pra mim. É muito mulherzinha pro meu gosto...eu sou mais uma aventura ou mistério. Esse gênero vem agradando muita gente por ai, mas até agora, dos que me arrisquei a ler nenhum me agradou...
    Tô fora.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada da autora, mas só vejo resenhas positivas sobre a sua narrativa. Apesar de parecer um pouco infanto juvenil, acho que iria gostar da história. Gosto bastante de quando lemos rapidinho não pq queremos correr na leitura, mas porque nem percebemos que estamos devorando páginas e páginas rs
    Vou procurar saber mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  21. Oii para mim Paula Pimenta é uma das melhores escritoras que temos no Brasil, ela escreve muito bem, eu AMO a série FMF já li os 4 e os livros nos fazem viajar no universo de Fani, a gente ri, chora, se emociona, fica com raiva, são despertados diversos sentimentos no decorrer da leitura, simplesmente amo a série.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre leio resenhas positivas dessa série da Paula Pimenta. Ainda não tive oportunidade de ler, mas só em saber que a protagonista é uma adolescente, e você não sente raiva dela, já é meio caminho andado pra gostar. Sem falar na narrativa ágil que esse tipo de livro pede. É claro que quero ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  23. Eu também adoro a Paulinha! Quem ainda não leu, vale a pena mesmo! outra coisa, vocês gostariam de fazer parceria, ou só dar uma olhadinha no meu blog? Obrigada , desde já! Estou começando , com esse assunto de blog ahahahah

    ResponderExcluir
  24. Não li nenhum livro da Paula ainda, mas tenho um amor infindável pela Meg; então acho que vou gostar da série Fazendo meu filme. Ansiosa para ler ><

    ResponderExcluir
  25. li todos os livros do 1 ao 4 são maravilhososs!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011