Resenha: A Falsa Princesa

by - quinta-feira, julho 25, 2013

Olá pessoal!

Vamos de resenha novinha? Dessa vez do livro "A Falsa Princesa" publicado pela Farol Literário.

Autora: Eilis O'neal
Páginas: 406
Ano: 2013
Editora: Farol Literário

Sinopse: Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.


"(...) Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?"

A falsa princesa é um livro que já nos primeiros capítulos você percebe que será diferente dos demais do gênero, até porque começa com a desconstrução da princesa. Quando Nalia, que na verdade se chama Sinda, descobre que não é a verdadeira princesa, isso a choca, e é enviada para a casa da tia que até então nem sabia que existia, sendo obrigada a aprender tudo que até então não sabia, como cozinhar, caçar, etc.
Sinda não protestou quando descobriu a verdade e foi descartada pelo rei e a rainha, mas internamente sofreu. Ela pode ter aceitado tudo de cabeça baixa, mas por dentro as coisas eram diferentes, e seus questionamentos lhe invadiam a mente. Quando foi morar com a tia a moça descobriu em uma situação que a deixou muito brava (não contarei qual é para não dar spoiler) que tinha o dom da magia, e deixa a cidade pequena onde estava morando, para tentar entrar na faculdade de magia e ser treinada. Sua mãe a abandonara ainda bebê, e seu pai falecera tempos depois. Isso também incomodava a jovem, mas mal sabia ela a aventura que passaria depois, descobrindo grandes segredos ligados ao reino.
Sinda é uma personagem que no início eu não conseguia entendê-la bem, a narrativa demorou um pouco a me conquistar, mas é um livro fácil de ler, e o que mais me agradou, diferente. Ele possui os itens de aventura, mistério, e um toque de suspense que consegue prender o leitor a suas páginas. Em minha visão, o romance não foi o mais importante, mas sim as surpresas e descobertas de Sinda e sua aventura.
A falsa princesa apresenta personagens que conseguem te cativar, e Sinda não é uma protagonista chata, eu até diria que ela foi forte, pois ter sua vida mudada de uma hora para outra, sendo jogada em uma realidade diferente da sua e depois descobrir o dom da magia, não é fácil. Eilis O'neal conseguiu trabalhar o livro de uma forma que tudo acontecesse ao seu tempo. A história toma um ritmo que não cansa o leitor e ao mesmo tempo nos surpreende com coisas novas, assim junto com Sinda, somos surpreendidos pelos rumos da narrativa. Emocionamo-nos junto com a personagem, sentimos seus medos, e alguns momentos senti pena e indignação pelo que fizeram com ela.
Este livro ganhou alguns prêmios, a autora é experiente, já que é gerente editorial de uma revista de literatura. A Farol Literário fez um ótimo trabalho, desde a capa até a ótima revisão, tamanho da fonte e páginas. Confesso que não tendo a gostar muito de histórias com princesas, mas A falsa princesa me atraiu por essa sua diferença e aventura, é uma história que consegue ser única. Até havia pensado depois que o foco iria cair sobre os poderes de Sinda, quando essa os descobriu, mas não foi assim, ainda bem! Recomendo o livro para quem quer ler um juvenil diferente, fofo e ao mesmo tempo surpreendente, uma história bem construída, com tudo acontecendo em seu tempo devido, sem pressa e com boas reviravoltas. E para os que não gostam de série, não precisam se preocupar, já que esse é um livro único.


Leia também

36 comentários

  1. Livro único???? Eu adoro série... Mas pra adquirir a série inteira... É extremamente complicado hahaha

    AMO histórias com princesas... Acho que vou me dar bem com esse livro ;)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Geralmente não curto tanto livros assim, mas pelo fato de haver uma desconstrução da princesa (como você disse) e um aprofundamento nos sentimentos dela, fiquei muito animada com a leitura. Muitas tramas não me interessam de cara, mas seus personagens me ganham de uma maneira incrível. Tenho a impressão de que este livro é assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O fato de ser um livro único me cativou bastante, estou me esquivando de livros com continuações. Ultimamente só estão lançando livros assim! kkk Já li algumas resenhas a respeito desse livro e todas falaram bem, o que só aumenta a minha curiosidade. Eu ainda nem li, mas já sinto indignação também pelo que fizeram com ela. Como se fosse apenas um objeto! Não tenho dinheiro pra comprar nenhum livro por enquanto, triste, mas esse é um livro que quando tiver oportunidade lerei.

    ResponderExcluir
  4. Se só com a resenha eu ja tomei as dores de Sinda imagina quando eu for ler o livro? Também não sou muito fã de livros de princesa não mas esse me interessou bastante :)

    ResponderExcluir
  5. Caracaaaaa
    Como eles deixam a menina viver uma fantasia a vida inteira e depois simplesmente mandam a garota embora e ela que se dane?! Que absurdo?!
    Gostei do enredo do livro, e como tô numa fase de leituras de princesas (normalmente eu leio suspenses e policiais), vou dar uma chance pra esse livro. Só não gostei muito da parte dela descobrir que tem poderes. Acho que uma volta por cima no estilo "Revenge" seria muito interessante, mas vamos ver o que a autora reserva pra gente...

    ResponderExcluir
  6. o que me deixa curiosa para ler este livro é o fato dele ser inverso a tudo.
    normalmente vemos livros onde a pessoa descobre ser uma princesa, e neste, ela descobre não ser princesa de verdade! hahaha
    acho que é o primeiro livro a se tratar assim né?
    fico meio com um pé atras pelo fato dela descobrir esses poderes e não sei o que
    mas é bom saber que isso não se torna o foco do livro!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei demais da sua resenha. Viajei nela e quase me senti na história. É sempre muito bom, quando um livro consegue nos surpreender, ainda mais quando é de uma maneira positiva. Já entrou para a minha lista. Bjus

    ResponderExcluir
  8. É uma história muito boa pelo visto, gostei dela. Pelas outras resenhas que já não não decepciona, querendo e muito conferir também.

    ResponderExcluir
  9. a unica coisa que não curti nesse livro é que os reis parecem descartar a Nalia/ sinda como se ela fosse um objeto :/

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só um? :/
    Amo séries e queria que houvesse continuação. Já ouvi falar do livro, vi algumas resenhas e mesmo que fossem negativas eu o leria devido a capa, achei extremamente linda haha.

    ResponderExcluir
  11. Livros único \o/
    Graças, to cansada de sério. Mas fico imaginando, será que um livro bastou pra autora desenvolver tudo isso? sei não...
    Mas gostei da sinopse, bem diferente esse lado, afinal ja começa como vc disse, desconstrução da princesa, pessoa mudar tudo aquilo que acreditava, genial. Espero ler muito em breve mesmo, mega curiosa com esse lviro.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da sinopse, achei-a bastante diferente! Deve ter sido um choque bem grande para Sinda descobrir que não é uma princesa, ter que viver como uma 'reles mortal', mas depois descobrir que tem poderes.
    é muito bom saber que é um livro único! =)
    Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Amei a Sinopse, sua resenha ficou muito boa também \o/
    Gostei do enredo,dos fatos envolvidos,de ela ser uma falsa princesa mais mesmo assim possuir o dom da magia : D
    O modo como ela ficou chocada ao descobrir de não ser a verdadeira princesa, o fato do rei e a rainha terem descartado ela e enviá-la pra morar com a tia (que nem sabia que existia,pois ela não sabia este outro lado da vida dela), o fato de ela saber que uma vida na fazendo/sitio não é dela e voltar para cidade para descobrir suas origens e tudo mais...OMG Isto é Incrível ^-^
    Amo livros que são sempre cheios de surpresas,descobertas e aventuras !!!!!!!
    A Farol Literário fez um trabalho incrível com a capa \o/ Ficou Maravilhosa !!!!

    Abraços = D

    ResponderExcluir
  15. Nada melhor do que ler uma trama em que tudo está muito bem encaixado, com um ritmo legal, e os acontecimentos no tempo adequado. Personagens cativantes também são importantes. E me parece que esse livro tem tudo isso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir


  16. Eu só fiquei com os dois pés atrás porque AMO romance mesmo em histórias que não necessitam de romances, sacas? É tão complicado quando não acho isso e a leitura ainda me conquistar.. O que eu adorei saber foi que é um livro único! *-* Espero poder ler em breve e conhecer mais sobre as descobertas com a Sinda. *.*

    ResponderExcluir
  17. Oiie
    Éeeh eu sou velha, mas gosto d princesas... hehehe
    cresci com essa coisa d contos d fadas e isso nao sai d mim nunca.. haha
    e me interessei bastante por esse livro!
    Ja vou add na minha listinha de desejado..
    ACho q ele pode proporcionar uma leitura rapida e divertida d acordo com sua resenha!

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  18. Livro único? Oremos em agradecimento. :P

    Tb não gosto mt de histórias de princesas, mas essa parece ser bacaninha ne? Até pq a aventura é mais importante que o romance. Deve ser um bom entretenimento.

    Beijos, Dai! :)

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  19. Heeey Dai!!

    Ganhei esse livro em um evento e fui logo ler, me apaixonei pela capa e quando comecei a ler a historia era exatamente o que eu precisava(estava em uma ressaca literaria), diferente do que aconteceu com vc, a historia me conquistou desde o comecinho, e só agora, que fui pensar nela toda, percebi que acontece muita coisa em um unico livro!! Na hora nem percebi :O
    Achei a historia diferente, a leitura bem simples e rápida, adoro livros assim :)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  20. Eu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro, desde quando começaram a resenhar fiquei encantada. Necessito dele, sem duvidas! Sinda me parece uma pessoa que se perdeu em acontecimentos e por várias vezes me perdi assim e isso é horrível. Tomo as dores da personagem, sem sombra de duvidas!

    ResponderExcluir
  21. ao contrario de vc, tenho tendencia a adorar livros de historias de princesas, e fiquei com receio deste, já que é a desconstrução do conto de fadas, mas depois de sua resenha, fiquei bem curiosa para conferir!!

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de livros com a realeza como tema, mas confesso que não fiquei muito interessada neste livro em particular. Os personagens parecem bacanas e bem construídos, mas o que realmente “pegou” foi a parte da fantasia. Quando ela está presente, ou eu amo de cara ou não. E este não foi o caso! :/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oiii Dai, aii ultimamente o que está me agradando é saber que um livro é filho único, nada de irmãozinhos para ele rsrs, mas sabe o que mais me deixou curiosa para ler o livro é saber o porque dela ter sido posta no lugar da verdadeira princesa, isso me deixou com a pulga atrás da orelha rsrs, a história parece ser boa, suspense, mistério, quero ter a oportunidade de ler e tirar minhas dúvidas.
    Ótima resenha.

    BjOs!!!

    @lpdiversao
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Livro único! \o/ haha
    Não gostei tanto assim da capa, e, se não tivesse lido sua resenha, jamais iria lê-lo. Eu tbm não gosto muito de histórias de princesas, mas essa, como mistura magia e o foco não é no romance, me atraiu bastante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Não sabia que esse livro era sobre princesa mágica. O que é muito bom, pois diferencia das demais histórias de princesas. Sobre a personagem ser chatinha, já é um pouco ruim, pois não me prende tanto, mas adorei saber que conforme ela é chatinha, ela vai aprendendo mais coisas. Isso é muito importante. Já queria ler o livro antes de saber que ele era assim, agora que sei, quero ler mais ainda!

    ResponderExcluir
  26. Serio que o livro é único? Com a sinopse pensei que seria no minimo uma trilogia. Desde que li a sinopse a primeira vez fiquei com vontade de ler o livro, pois gosto muito de história de princesas não convencionais. Fico feliz em saber que a princesa (ou ex-princesa) não é chata, porque não é legal a personagem ficar reclamando o livro inteiro.

    ResponderExcluir
  27. Achei muito interessante a sinopse desse livro, adoro estórias que envolvem princesas e envolvem magia e esse tem as duas coisas juntas? Não podia ser melhor!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Parece aqueles filmes da Barbie...
    Deve ser uma boa estória pra descontrair,
    mas nada demais :)

    ResponderExcluir
  29. Gosto de histórias de princesas mas acho que nunca li uma história de desconstrução da princesa. Achei bem interessante e sendo um livro único então... Adicionado à listinha. bjs

    ResponderExcluir
  30. Adoro livros que contenham princesas que lutam pelo que é certo e adorei a resenha, o livro entrou para minha lista de desejados com certeza. Adorei saber que é um livro único!
    Parabéns pela resenha.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. É um livro de princesas, mas que parece ter uma premissa diferente de outros livros do gênero. Estou bem curiosa para lê-lo e acho que a editora fez um ótimo trabalho de marketing.

    ResponderExcluir
  32. Gostei da capa *.*

    E ao contrário de você, gosto de princesas *----* kkk' Um ponto a favor já o/

    Além do que, estou precisando de um livro de ação não tão focado em um romance para mudar um pouco a linha que estou seguindo. Esse parece um livro que iria me ajudar nisso, além de possivelmente me encantar :)

    ResponderExcluir
  33. Adoro princesas, então já gostei do livro começando por aí. E a capa desse livro é muito bonita, adorei
    Já li algumas resenhas desse livro e estou bem empolgada com ele, parece ser uma história bem bacana. Até por que parece ser um pouco diferente dos outros livros do gênero.

    ResponderExcluir
  34. Oie!
    Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não senti aquela vontade de ler.
    Pelo que você falou, eu até me interessei um pouquinho mais, mas ainda assim acho que não vou lê-lo por enquanto.
    Não sou muito chegada em histórias de princesas e, ultimamente, tenho voltado minha atenção para livros mais adultos. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. oiee bem vou dar uma dica para quem gosta de histórias com princesas tem um livro muito bom que se chama "A seleção" este é o 1º da trilogia o segundo se chama "A elite". Mas o chato é que o 3º só sai ano que vem em maio!!!!
    Mas fica a dica é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  36. oie!
    olha perece ser muito bom o livro,sério já tá na minha lista!
    também tem um livro muito bom que se chama "A seleção",é uma trilogia,o segundo livro se chama "A elite".Só que o terceiro e último livro só vem pro Brasil ano que vem em Maio.
    Mas mesmo assim eu recomendo é muito interessante,não é aquele livro que você não aquenta mais ler por tanta melação,é aquele livro que você não consegue parar de ler(bem com migo foi assim)!
    FICA A DICA ;)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011