Resenha: Morra por mim

by - segunda-feira, julho 01, 2013

Olá pessoal!

Vamos para resenha novinha, e dessa vez é de um super livro que vem chegando por ai, nada mais e nada menos que o tão esperado "Morra por mim" da Farol Literário. Recebi a prova de divulgação e trago agora a resenha para vocês. Lembrando que o livro será lançado em agosto! Então fiquem ligados.

Autora: Amy Plum
Páginas: 423
Ano: 2013
Editora: Farol Literário
Pré-venda: Livraria Saraiva

"Você arriscaria sua vida por amor?"

Em Morra por mim, somos apresentados a Kate, uma adolescente americana de dezesseis anos, amante de arte e literatura, que perdera seus pais em um acidente, e se mudara com sua irmã Georgia para Paris a fim de viver com seus avós. As irmãs tentam superar essa grande perda em suas vidas cada uma a seu modo. Georgia é animada, então cada noite é uma festa diferente, com pessoas diferentes. Já Kate, é mais calma, e seu único refúgio são os livros, que fazem companhia a ela constantemente.
Certo dia, em um café em Paris, Kate conhece um garoto muito misterioso, há logo aquela atração de achá-lo bonito, e no outro dia também o encontra com seu amigo. Esse garoto sexy, charmoso, se chama Vicent Delacroix, e eles se conhecem melhor numa visita ao museu em que se encontram acidentalmente. Antes eles não haviam sido muito simpático um com o outro, já que Vicent fora irônico com a menina. Mas a partir desse dia do museu, eles marcam um encontro. Assim têm a oportunidade de se encontrarem novamente.
Depois de ver uma cena terrível, em que o amigo de Vicent se suicida na estação de metro, e o moço não demonstra emoção nenhuma a esse acidente, como se o suicídio de um amigo fosse a coisa mais normal do mundo; Kate fica totalmente assustada e decide se afastar do rapaz. Só que quando ela pesquisava a revolta de 1968 que acontecera na França para um trabalho escolar, descobre em meio a arquivos fotos de varias pessoas mortas, e dentre elas estava uma de Vicent e seu amigo. Ela fica sem entender. Como assim ele morrera em 1968? Se dias antes tinha visto aquele garoto de 19 anos frente a frente. É ai que a trama começa, e Kate vai atrás de Vicent para descobrir o que realmente está acontecendo, e principalmente, o que ele é, adentrando a um mundo totalmente diferente do que havia pensado um dia existir, cheio de mistério, ação, aventura e um amor maravilhoso.

" Autopreservação. Essa palavra me veio à mente, e eu soube que estava fazendo a coisa certa. Todo meu ser fora dilacerado quando perdi meus pais. Eu não queria me abrir e me apaixonar por Vicent e me arriscar a perdê-lo também. Bem no fundo eu sabia que mal havia conseguido sobreviver ao "desaparecimento" de meus pais. Talvez não sobrevivesse a outro."

Morra por mim é aquele livro que começa com uma leitura leve, e que vai te conquistando, te agarrando a suas páginas aos poucos. Narrado em primeira pessoa, Kate se demonstra uma personagem madura para sua idade, uma adolescente esperta que está passando por um momento difícil, mas que sabe manter os pés no chão. Ela não nos entendia, é natural, e consegue fazer com que o leitor se identifique.
O romance de Vicent e Kate é algo natural, há aquela atração inicial, só que a autora não fica focando só nisso, não há aquela paixão arrebatadora de uma hora para outra, é uma relação que vai se construindo aos poucos começando pela amizade assim como acontece na vida real. E Kate tem seus motivos para não querer se apaixonar, consciente de seus sentimentos, nós a entendemos perfeitamente. Embora deixasse seu coração falar mais alto, ela não agia estupidamente, mas sim de forma cautelosa. 
A relação desses dois personagens é fofa, cativante, diversas cenas são da interação deles são como um casal real. Então para quem não gosta muito de romances açucarados, pode ficar tranquilo, porque a autora soube dosar isso muito bem no livro. Eles não são um casal meloso, isso me surpreendeu de uma forma positiva.
Os personagens secundários são muito bem explorados, a autora construiu sua narrativa de uma forma que o foco não recai somente nos personagens centrais e no romance, mas sim na história como um todo. O mistério, a ação, a mitologia tornam-se também planos centrais para um livro que não deixa nada a desejar em nenhum aspecto. O final foi incrível, achei muito bom, e Plum deixou algumas coisas no ar que me deixaram curiosa para o próximo livro, mas no geral esse primeiro foi bem concluído.

"Paris desapareceu. O marulhar das ondas sob nós, o murmúrio do trânsito em ambas as margens do rio, os sussurros dos casais que passavam por nós de mãos dadas, tudo que desapareceu, e Vicent e eu fomos as únicas pessoas que restaram na face da Terra"

O espaço no qual se passa o enredo, Paris, é muito bem explorado, nos sentimos realmente nessa linda capital, é como se a partir do momento que colocamos os olhos em suas linhas fossemos transportados para o lado clássico e maravilhoso dessa cidade. A cena final foi tão linda e simples ao mesmo tempo, que me deixou realmente emocionada e com uma vontade incontrolável de melhorar o francês e partir pra lá.
Morra por mim é surpreendente, com um estilo único e cativante. É impossível não se deixar levar pelas palavras de Plum e adentrar a esse novo mundo criado por uma mente tão habilidosa. Com uma narrativa viciante, o leitor é envolvido pela história e pelos personagens, com personalidades ímpares!
Até onde vamos por amor a aqueles que amamos? Já parou para pensar? Arriscar sua própria vida, desejos, sonhos e por que não suas escolhas? Morra por mim traz uma mensagem tão bonita, uma filosofia que me fez pensar em diversos momentos de minha própria vida. Esse livro realmente consegue tocar o leitor.
A edição está fantástica, muito bem trabalhada, com uma capa linda e detalhes em cada capítulo, da gosto pegar esse livro em mãos. Apaixonei-me por Morra por mim de uma forma que pensava que jamais seria capaz de me apaixonar por um livro. Se recomendo? Com certeza! Para fãs de mistério sobrenatural, romance, e livros incríveis, a presença dessa obra na sua estante é indispensável! 

"O que é melhor, pensei, estar em segurança e sofrer sozinha ou arriscar a sentir dor e viver de verdade?"


P.S: Decidi não revelar na resenha o que Vicent e os demais personagens são, pois isso a estenderia demais, e quero deixar vocês curiosos também. Mas gostaria de confessar que me surpreendi, pois eu ainda não gostava de livros com personagens desse gênero e descobri o que eles eram com a leitura, e amei! Agora posso dizer que amo também esses "seres". Livro certo, momento certo, pegando uma leitora de surpresa ;)

Leia também

30 comentários

  1. Primeiro eu tenho que dizer que AMEI a capa do livro, é linda demais. Adoro livros com um toque sobrenatural, estou curiosa para descobrir o que o Vincent é. Gostei quando você disse que o final foi incrível, estou cansada de finais sem graça.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Louca louquinha pra ler esse livro!! Amei a história, tenho certeza de que quando pegar esse livro pra ler só vou parar quando acabar!!
    Ah, que capa maravilhosa é essa??
    To super curiosa pra saber que "ser" é Vincent, chorando pq vou ter que esperar até agosto pra ler :

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    nossa eu nunca nem tinha ouvido falar sobre esse livro, mas sinceramente a capa é linda e a história parece ser mega fofa!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Vane?Já falei sobre aqui no blog algumas vezes e não faz mto tempo hehhee
      Ele é bem fofo, lindo em todos os sentidos ^^

      bjs linda :)

      Excluir
  4. Ok. Você conseguiu me deixar bem curiosa sobre o que Vincent é. Meu palpite é fantasma. rsrsrsrs
    Que capa linda! Eu já compraria o livro só pela capa, com a resenha então...só confirmou que eu preciso arrumar um lugar na minha estante para este livro.
    Eu gosto de romances, mas o que mais me chamou a atenção foi quando você disse que o amigo dele morre e o cara não dá a mínima...aí tem coisa! E eu vou descobrir o que é!!!

    ResponderExcluir
  5. parece ser um livro muito bom mesmo, e me chamou a atenção o fato de se passar em Paris. Livros assim sempre me agradam!
    cara, que capa mais maravilhosa né? e você conseguiu me deixar mega curiosa para saber o que acontece com Vicent ;~~

    ResponderExcluir
  6. Do jeito que você descreveu o livro, deve ser uma leitura maravilhosa mesmo! Preciso ler! E que capa linda! ^^

    ResponderExcluir
  7. Ahhh maldade isso Dai :c
    Chega logo agosto preciso descobrir que seres eles são kkk

    ResponderExcluir
  8. OMG OMG
    como assim você faz essa resenha e deixa todos com água na boca e com suspense pra saber que "seres" são esses? morri.
    Agora é contar os dias para agosto.
    Adorei a capa e o nome, mantidos pela editora.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Que livro!! Que empolgação falando dele! Me deixou super ansiosa pra ler. Espero que eles não sejam vampiros, porque estou meio decepcionada com esses seres por serem tão mal explorados. Mas se for, acho que então a autora conseguiu finalmente explorar isso, mas não sei se é ou não. Eu gooosto de romances açucarados kkkkk mas as vezes eu prefiro um na dosagem certa. Eu muito ansiosa pra ler! Tipo muito kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Que delícia de resenha! Super curiosa! Sem contar a capa linda que esse livro tem neh!? Já estava de olho nele, mas ainda não havia lido nada a respeito. Muito bom!

    ResponderExcluir
  11. carambaaaa .... amei a resenha quero conhecer o Vicent e a kate o quanto antes... chega agosto... :-D

    ResponderExcluir
  12. Achei esse livro há algum tempo e resolvi arriscar a leitura e acabei gostando. Não é meu estilo favorito, mas certamente é um livro intrigante. A curiosidade que provoca te faz querer ler até acabar, e logo, claro. O Vincent é... o que ele é mesmo? Ah, um daqueles personagens literários a la Dimitri Belikov. Acho que a natureza deles é a parte mais interessante, ne... fica tudo meio que na base da sugestão, até você se perguntar: eles são o que estou pensando? O.o Adoro e quero ler essa versão em português logo, pq a que eu li devorei em menos de um dia no pc. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. não conhecia o livro, mas sinceramente ando um pouco saturada do mundo sobrenatural, apesar das coisas boas que vc aponta na história não estou em uma boa fase para ler esse tipo de livro!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a capa, muito linda! Agora sobre o livro, a resenha me deixou muuuuuuuuuuuuuuuito curiosa. Principalmente pra saber o que O Vicent é! Vai ser lançado em agosto, mês do meu aniversário, se quiserem me presentear to aceitando! hahahaha Esse livro entrou na minha lista de leitura! :D Só achei ruim o preço! kk

    ResponderExcluir
  15. ADOREI, fiquei super curiosa pra ler... E se passa em Paris... PERFECT

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Me$5a, eu quero! Doida nesse livro, é muuuuuuuuuuuuuito bom! A trilogia promete demais, esse livro é perfeito e eu quero esses três pra ontem! Super fofo *-*

    ResponderExcluir
  17. Capa linda né gente? e apaixonei ela história por conta de sua resenha, você simplesmente me fez ficar com vontade de sair de casa ir na livraria e comprar (pena que ainda não foi lançado ): porque se não eu ia mesmo hahaha. Leve impressão que Vicent é vampiro, só um palpite.

    ResponderExcluir
  18. oi, meu bem


    a capa desse livro é bem bonita, o titulo é bacana e esses "seres" me deixaram curiosa rsrs ....então pretendo ler sim....se não tiver muuuito caro quando sair (a pobre) kkkkkkkkkkk eu compro ele, depois de tantos pontos positivos pode valer a pena ler, essa editora ta com lançamentos muito bons.

    bjiss


    Jaira

    Livros e Versos

    www.livroseversos.com

    ResponderExcluir
  19. Ahh Dai!! Eu aqui lendo a resenha esperando uma explicação dos seres e vc não falou nada!! rs

    Eu nunca ia imaginar o que eles são por esse resenha, simplesmente não consigo imaginar como eles possam ser isso!! serio oO.

    Eu adorei a capa, e pela resenha eu leria totalmente, o que me desanima na verdade é saber o que os seres são, pq adoro historias deles e não sei como eles cabem nessa rsrs.

    Você vai ter que me explicar isso direito :P

    Bjooo

    ResponderExcluir
  20. Oiii Dai, eu vi toda a sua empolgação com esse livro no twitter e antes mesmo de ler sua resenha já estava doida para ler esse livro, Vicent deve ser um sonho, o livro parece ter uma história muito boa, parabéns pela resenha amiga.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Vi os outros livros e só a capa laranjinha que nao será bonita rs, aquele efeito lindo dos livros dos galhos ao redor do corpo dela nao deu mt certo, ficou feio. Conheci a serie mt mais agr e achei ela bem interessante. Um amor bem intenso ne? o que mais me atraiu foi o livro Die for Her, quero ler tdos p chegar nesse !!!! :D

    ResponderExcluir
  22. Oiii Dai... como assim vc deixa a gente curiosa desse jeito?? Isso não se faz...

    Nossa adorei a sua resenha e quero muito ler... Quero descobrir que seres são esses... embora eu acho que ja sei mais ou menos ... mas to muito curiosa... fora que a capa sempre me chamou muito a atenção e se passa em PAris... J'aime Paris... e o pelo menos o titulo ficou igual ao original...

    bjus

    ResponderExcluir
  23. O título chama a atenção! Gostei, é forte e direto :D
    Menina jurava que teria amor miojo com os protagonistas, gostei de saber que a relação é bem construída e não deixa espaço para irrealidade nos sentimentos. E agora como fico para saber o que Vincent é??? Ahahahaah Adorei conhecer mais do livro ^^

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Estou conhecendo o Site agora e me interessei pra caramba nesse livro, mês que vem estarei lá nas livrarias mais perto da minha casa. (:

    ResponderExcluir
  25. Que maldade Dai! Agora vou ficar aqui morrendo de curiosidade sobre o que Vicent é. Gostei da sinopse e amo histórias que acontecem em Paris.

    ResponderExcluir
  26. Para começar, a capa é linda demais. Na hora chamou minha atenção, mas confesso que fiquei com um pé atrás por pensar que seria a mesma coisa dos outros livros. Engano meu. Eu estou lendo e o livro é muito bom, acontece em Paris, o que é um grande diferencial e Vicent... #pausa# é perfeito. Em resumo, estou gostando bastante da leitura.

    ResponderExcluir
  27. OMG, OMG,OMG!!! Desde que eu vi o anuncio do lançamento desse livro eu fiquei louca!! Agora eu fiquei ainda mais em panico para descobrir o que o tal do Vicent é!! Maldade isso, deixar uma leitora roendo as unhas!!!

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Gostei muito da sua resenha, mas não consegui me interessar pela história em si. :/ Mas por conta do suspense que você deixou pairando no ar, pode ser que eu dê uma chance ao livro. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Adorei a sua resenha e a capa do livro. Ela é linda, linda. Estou bem ansiosa pra ler esse livro, que parece ser bem interessante. Vou adicioná-lo a minhas lista com certeza!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011