Dicas de Livros: Distopias

by - terça-feira, setembro 17, 2013

Olá pessoal!

Tudo bem? Por esses tempos, a nossa leitora, Manu Hitz, mandou a sugestão de fazermos um post com os melhores livros de cada gênero. Então resolvi trazer aqui as sugestões começando com um gênero que simplesmente amo, e pra quem frequenta o blog sabe, as distopias, claro!  Bem, não li todos os livros do gênero, já que ultimamente se têm lançados muitos livros distópicos. Vou indicar aqui os que já li e gostei. Eles não estão ordenados por ordem de preferência, mas sim de memória hehehe.



Fahrenheit 451
Esse é o primeiro livro distópico que li, há muitos anos atrás, lembro que minha professora de português havia indicado e simplesmente me apaixonei. Ele foi publicado em 1953, e o que logo havia me chamado a atenção era que na sociedade ambientada no livro, era proibido se ter livros em casa, então se alguém tivesse os bombeiros iriam até o local e os queimavam. E lembro que foram justamente esses contrastes que me chamaram a atenção para lê-lo. Não vou contar toda a história, deixarei o link para sinopse no Skoob. Para quem ama distopia, esse com certeza é um livro de leitura obrigatória.


1984
Para todos os amantes do gênero distopia, esse é leitura obrigatória. É um clássico da literatura, o lembro de ter lido quando tinha uns 16 anos por indicação da minha professora de português e simplesmente amei!


Jogos Vorazes
Ahhh como eu amo essa série! Lembro que li o primeiro livro com um pé atrás, mas quando o terminei fiquei encantada com a história criada por Susane Collins, e hoje sou fã incondicional dos livros, recomendo muito!


Legend
Uma distopia que li há pouco tempo e simplesmente achei incrível! É eletrizante! Para quem gosta de ação e livros sem enrolação, com personagens incríveis, Legend é O livro.
Resenha


Never Sky
Essa já é uma distopia com um toque de ficção científica. A história pode parecer um pouco confusa no inicio, mas depois ela consegue surpreender o leitor. Veronica tem uma narrativa maravilhosa. E aqui não é somente a distopia o foco, questões internas dos personagens também se fazem presente.



Reiniciados

Esse é meu queridinho, lembro quando o li pela primeira vez, não queria deixar de forma alguma, assim fora 10 capítulos em pouquíssimo tempo, foi um livro que li muito rápido. Ele é bem enigmático e com uma história bem diferente também, é uma distopia única e não me aguento de ansiedade pelo próximo livro! Que graças a Deus já vai ser lançado aqui no Brasil em novembro.


Êxodus
Esse livro ele traz uma reflexão sobre o futuro do planeta, para mim, o foco maior recai principalmente nisso. É uma história única, e rápida também de ler. Para quem gosta de distopias com enredos assim, com foco recaindo principalmente nessa questão de futuro da humanidade, etc, recomendo!


Estilhaça-me
Embora essa seja uma história que também traz questões do futuro dos recursos naturais, e essas coisas, para mim o foco maior de Estilhaça-me é o romance e as questões internas da personagem Juliette. Além de que a protagonista apresenta "poderes". Quando pensamos em Estilhaça-me ou Liberta-me, ou quando falamos desses livros, logo fazemos a pergunta "Team Adam ou team Warner?". Pois o suspense de com quem a protagonista vai entregar seu coração é o que faz ferver essa série, que eu passei a amar a partir do segundo e terceiro livro. E estou doida pelo último! 


A Seleção
Aqui também se tem o foco no romance, sobre quem o príncipe Maxon vai escolher, e claro a protagonista América que está em dúvida sobre com quem ficar. A distopia fica mais em segundo plano, achei que no segundo livro essa parte foi mais bem explicada e exposta pela autora. Entretanto é visível os traço maior de romance.
Resenha “A Seleção”“A Elite”


Battlle Royale
Desculpem-me o termo que vou me referir a esse livro, mas ele é muito foda! Incrível! Adrenalina do começo ao fim, ótimo, simplesmente entrou para a minha lista de livros favoritos e o coloquei lado a lado como minha distopia favorita junto de Fahrenheit 451. Algumas pessoas vão dizer "nossa, lembra Jogos Vorazes", mas ele foi escrito bem antes de JV, tem semelhanças sim, e dizem que Suzanne Colins se inspirou nele para escrever sua trilogia. São 42 estudantes enviados para o Programa, deixados em uma ilha com apenas um kit de sobrevivência, tinham que matar uns aos outros e o último sobrevivente seria o ganhador, e o governo era ditador. Eu brinco que se torcer esse livro é capaz é escorrer sangue das páginas, tem cenas de violência, é um livro cru, cheio de críticas e reflexões e simplesmente ótimo! Recomendadíssimo!
Resenha

Estão na minha lista de leitura:
Feios, Delírio, Divergente, Destino, Starters e Todas as coisas que eu já fiz.

Enfim galera, essas foram algumas dicas de livros distópicos, claro que há mais livros ainda, mas deixarei para um próximo post! Minha distopia preferida com certeza é Fahrenheit 451. Ainda não li Delírio e Divergente, mas nossas colunistas Ieda e Karina já leram e os indicaram aqui no blog, está curioso para saber as opiniões delas? Clique nos links abaixo para as resenhas.
 Resenha: DelírioPandemônioDivergente


E vocês, gostam de distopia? Já leu alguma das que apresentei ou tem alguma não citada nesse post que gostaria de recomendar para leitura aqui no blog? Fique a vontade para nos contar nos comentários!

Bjs 

Leia também

47 comentários

  1. Caramba, te todos estes livros listados, só não li Fahrenheit 451, 1984, e Reiniciados. 1984 foi escolhido para discussão no clube do livro que eu participo na minha cidade, ainda não comprei por ser muito caro. Procurei saber um pouco sobre a obra e me surpreendi com algumas citações do autor. Principalmente quando ele fala sobre a guerra. Quanto as outras, são muito boas, com exceção de Estilhaça-me. O livro não superou minhas expectativas. Pretendo ler o segundo e o conto sob perspectiva do Warner. Jogos Vorazes, Legend e A Seleção nem preciso comentar né? Uma pena que o piloto de A Seleção não tenha dado certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vc conhece, mas há um app muito bom de leitura de livros grátis chamado watt pad, a maioria dos livros citados se encontram lá, assim como muitas fanfics e tem um ótimo espaço para divulgar uma obra autoral

      Excluir
    2. Não sei se vc conhece, mas há um app muito bom de leitura de livros grátis chamado watt pad, a maioria dos livros citados se encontram lá, assim como muitas fanfics e tem um ótimo espaço para divulgar uma obra autoral

      Excluir
  2. não gosto muito de distopias, mas Estilhaça-me e A Elite eu gostei bastante... Delírio eu já li também e gostei, mas não é um dos meus livros favoritos como Estilhaça-me e A Elite se tornou...
    já 1984 e a serie da Suzanne eu tenho curiosidade em ler!!!

    ResponderExcluir
  3. Você conseguiu mesclar muito bem as distopias clássicas e as atuais. Adoro Jogos Vorazes e A Seleção, mas nada se compara a 1984 e a Fahrenheit 451, eternos clássicos!


    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, minha vida divide-se entre antes e depois da leitura desses livros.

      Excluir
    2. Com certeza! Admirável Mundo Novo está no mesmo nível!

      Excluir
  4. Recomendo muito a leitura de A Seleção, é o único que li da lista, mas é perfeito! Também recomendo a leitura de Starters, gostei muito dele!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Os únicos livros que li desses foi Jogos Vorazes e Estilhaça-me e gostei muito deles. Distopia é um gênero que me agrada muito.
    Obrigada pelas dicas dos outros livros.

    Beijos
    Bru

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    Nossa adorei o post parabéns, eu adoro Distopias e as que mais gostei foram > Jogos Vorazes, Divergente e Starters, estou doido em 1984 E Never Sky, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Só li a trilogia de Jogos Vorazes! E amei! Eu tenho vontade de ler a maioria dos livros citados, A seleção, Reiniciados, Estilhaça-me e 1984. Só não tenho dindin! haha Mas vontade não falta! E Never Sky deve ser bem legal também, adoro a capa desse livro. ^^

    ResponderExcluir
  8. Jogos Vorazes eu li todos,A Seleção comprei os dois para ler,o Legend e Estilhaça-me ainda vou ler.O restante só vi as capas de relance.Pelo menos o que eu li achei super legal,ansiosa para ler o restante :D

    ResponderExcluir
  9. Também AMO distopias e adorei as dicas. Vou logo procurar mais sobre Fahrenheit 451, não tinha ouvido falar sobre esse livro até hoje.
    Adoro Jogos Vorazes, A seleção, Legend e Estilhaça-me (logo lerei Liberta-me).
    Li Divergente e é muito bom! Delírio é um pouco chocante de início, mas a história é muito boa também (preciso comprar Pandemônio urgente!). Destino e Travessia achei mais simples, tem mais foco no romance, como em A seleção e A elite.
    Reiniciados e Never Sky já estão na minha lista de desejados. Só falta juntar dinheiro rsrs

    ResponderExcluir
  10. tipo a seleção, a elite eu simplesmente estou doente para ler, são livros que me atraem! ainda lerei estilhaça-me, na verdade esses são os únicos distópicos que eu curto! é incrível como esse tema tem crescido!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro distopias. O legal é que cada uma me conquistou por características diferentes. A minha queridinha até agora é "Jogos Vorazes", e acho que vai ser difícil alguma tirar esse posto dela. Tenho muita vontade de conhecer o "1984", pois dizem que o reality Big Brother foi criado baseado nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Ai que linda! Adorei seu post, era exatamente isso que eu queria ver quando sugeri o tema.
    Dos livros do post me interessei mesmo pela série A Seleção/ A Elite. Faz um tempinho que quero conferir os dois.
    Agradeço sua atenção de sempre!

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro Distopias, eu ainda não li tantos ainda, mas já tem vários na minha lista. Das citadas eu já li Jogos Vorazes, Estilhaça-me e Liberta-me, Starters, e o ultimo livro que eu li foi Divergente. E eu simplesmente amei todos esses. Never Sky, Legend, Reiniciados, A Elite e Delírio já estão na minha lista já faz um tempo.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gente, o primeiro livro que você citou parece ser muito bom, sem contar que bem original também. Cansei dessas distopias onde é tudo igual, definitivamente! O fato dos BOMBEIROS colocarem FOGO nos livros é realmente contrastante, fiquei curiosa! Jogos Vorazes é PERFEITO e A Seleção eu quero demais, sem contar que essa capa é vida <33! Já li Feios e não recomendo! Achei muito mediana, sério, não convence e tem partes, principalmente do último livro, extremamente maçantes.

    ResponderExcluir
  15. O primeiro livro parece ser bem interessante, mas tenho que segurar meu coração com a parte de queimarem livros. Que pecado!
    Adoro distopias então a maioria desses está na minha lista de leitura, mas cadê dinheiro suficiente pra comprar todos eles?

    ResponderExcluir
  16. Já li Jogos Vorazes e tenho Liberta-me, porém ainda não o li.
    É um gênero que está "bombando" ultimamente e eu preciso me atualizar sobre as novidades ainda.
    Só eu que amo a capa de A Seleção"? *O*

    ResponderExcluir
  17. Realmente tenho que tomar vergonha na cara e ler as distopias clássicas, acho que vou à biblioteca esses dias e pegar um desses livros para ler. Já as atuais, já li bastantes, mas ainda falta muitas para ler. Já li Divergente (e Insurgente) e amei, é uma das minhas preferidas. Já li A Seleção, e ainda não li A Elite, pois estou aguardando o lançamento do ultimo livro, para que não morra de curiosidade rsrs.

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente AMO distopias, na minha estante, tenho muitos. Boooom, não conhecia o primeiro, mas acho que procurarei lê-lo em breve, sou apaixonada por THG tb, tributo 4ever <3 Desses que você falou, já li estilhaça-me, jogos vorazes :3, A seleção, quero muuuuito ler Never Sky, já li também Starters, Destino, Delírio, Divergente, Insurgente e A Elite. Espero ter chances de ler mais livros, amei o post, bjos.

    ResponderExcluir
  19. Eu amooooo distopias!!!! rs

    O Fahrenheit 451, que esta na minha lista faz seculos! e ainda não comprei oO preciso mtoo ler!

    O primeiro do genero que li foi o 1984, quando eu nem fazia ideia de que tal genero existia, não sei se ja chamavam de distopia na epoca, mas eu amei e não achava nada parecido.

    Agora, felizmente, temos internet pra procurar mais a respeito =P

    E preciso mtoo ler never sky e reiniciados! Preciso de alguma super promoção pra adiquiri-los!!!

    Adorei a ideia do post :)

    ResponderExcluir
  20. Como comentei num post anterior, distopias viraram minha paixão! Esse universo futurístico me fascina; simplesmente amo livros que tratem do tema. Dessa lista, li A Seleção ♥ (que é um queridinho, favorito deste ano), Jogos Vorazes, e Estilhaça-me (suspiros). Quero muito ler os outros citados! Apenas não conhecia Fahrenheit 451, mas, ual! Já adicionei no Skoob, e quero pra já! Beijocas.

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas, destes só li Estilhaça-me e amei \o/ Um dos meus favoritos.
    A Seleção quero muito ler e Legend também, pois são bem comentados. Assim como Jogos Vorazes e Never Sky, na verdade... quero ler todos KKKK

    ResponderExcluir
  22. A partir de Legend eu nao li nenhum, mas a julgar pelo nivel dos anteriores que vc sugeriu...tenho certeza que serão ótimos! (na verdade todos estão na minha lista de desejados xD)

    ResponderExcluir
  23. Dos livros citados, gosto imensamente dos clássicos, li o Fahrenheint 451 e 1984 há mais de vinte anos e os detalhes ainda estão bem nítidos em mim. Acrescento a eles Admirável Mundo Novo, de Huxley e Nós de Yevgeny Zamyatin, também indispensáveis. Quanto aos novos, não li esses, mas recomendo A Estrada de Cormac McCarthy e 1Q84, do Murakami. Na linha juvenil, gostei do O jogador número 1, muito legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Dos livros citados, gosto imensamente dos clássicos, li o Fahrenheint 451 e 1984 há mais de vinte anos e os detalhes ainda estão bem nítidos em mim. Acrescento a eles Admirável Mundo Novo, de Huxley e Nós de Yevgeny Zamyatin, também indispensáveis. Quanto aos novos, não li esses, mas recomendo A Estrada de Cormac McCarthy e 1Q84, do Murakami. Na linha juvenil, gostei do O jogador número 1, muito legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas e já li a maioria, recomendaria a trilogia Maze Runner que cabe nesse genero e é a minha favorita!

    ResponderExcluir
  26. Adorei as dicas e já li a maioria, recomendaria a trilogia Maze Runner que cabe nesse genero e é a minha favorita!

    ResponderExcluir
  27. Boa lista,mas faltou algumas obras icônicas como Admirável Mundo novo e Laranja Mecânica que juntamente com 1984 formam não só a grande trinca do gênero, como também fazem parte das maiores obras-primas da literatura como um todo.

    ResponderExcluir
  28. Boa lista! Eu adicionaria Admirável Mundo Novo e Laranja Mecânica que juntamente com 1984 compõem a trinca do que pode-se dizer o "santo graal" do gênero,não só isso como também figuram entre as maiores obras da literatura como um todo.

    ResponderExcluir
  29. Já li todos os livros de Divergente e são ótimos amei e tbm ja li A Seleção - A Elite q tbm ameiii foi esse livros q me incentivaram a procurar esse gênero e ainda vou ler Delírios e Jogos Vorazes q apesar de ja ter visto o filme de Jogos Vorazes vou ler pq nem todos filmes são iguais aos livro a obg pelas dicas!

    ResponderExcluir
  30. Bruxos e Bruxas, é um livro distópico do romancista James Patterson. Foge um pouco do usual que temos visto. Mas é muito bom, os personagens principais são um casal de irmãos... Os que citaste eu já li e são ótimos também, ainda não elegi o que mais gosto...

    ResponderExcluir
  31. Terminei de ler a trilogia Bruxos e Bruxas do James Patterson. É um tipo diferente de distopia que envolve magia, mas mantém o cenário de um mundo distópico. Eu gostei principalmente por fugir da ideia de uma heroína e tal o que gosto Não que eu não goste do outro tipo... Ah li já todos da lista. Embora goste muito dos atuais, sou fã de clássicos!!!

    ResponderExcluir
  32. Jogos Vorazes é Perfeito! Leiam! e tbm leiam Em Chamas e A Esperança as continuações! quero ler Estilhaça-me! A seleção tbm ja li! e quero ler Starters

    ResponderExcluir
  33. Leiam Starters e Enders!!!! Vocês não sabem o que estão perdendo!!!!

    ResponderExcluir
  34. Olá. Qual o primeiro livro de Julie Bertagna? Achei só na Saraiva mas não sei a ordem ou é único?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, Exodus é o primeiro, depois vem Zenith e Aurora. São somente esses 3 livros :)

      Excluir
  35. Olá Daiane, gosto muito do tema também. Pessoalmente não li a trilogia de Jogos Vorazes, acompanho pelo cinema. Te confesso que gostei muito. Achei o blog pesquisando o tema distopia. O motivo é que estou tentando escrever o meu primeiro livro, justamente uma distopia.
    Fiz um blog que nem sei se terá vida longa, o motivo do mesmo seria divulgar alguns trechos deste meu projeto.
    Mas esto pensado mais em usar o silêncio e apenas escrever e escrever.
    Estou deixando o linke do blog para alguns curiosos olharem alguns trechos das minhas idéias para o livro.

    http://unversosdasideias.blogspot.com.br/2014/04/rascunhos-de-um-possivel-livro-de.html#.VOvJVoh7uZA

    Abraços e parabéns pelo bom gosto, distopia é um tema que meche com a cabeça,pois o futuro é uma incógnita. Avançamos em termos tecnológicos, e o que esta tecnologia poderá nos proporcionar no futuro ?
    Abraços, Francisco

    ResponderExcluir
  36. A trilogia Destino é simplesmente perfeita! Depois de THG, é minha série favorita! A pegada é que o livro não é uma distopia, mas uma anti-utopia. Já li a série três vezes, caminhando para a quarta. Recomendo!

    ResponderExcluir
  37. Li 1984 a algum tempo e tive certa dificuldade (não tav acostumado com livros desse "calibre") mas é muito bom, um livro inesquecível. Jogos vorazes, comecei do último(rs) e adorei, depois li os outros e assisti os filmes, um dos melhores que já li também. Never sky tá encalhado, há muito tempo quero começar a ler, vou ver se agora consigo. Gosto de Maze Runner também, é muito bom. Vou experimentar fahrenheit 451, pelos comentários parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  38. Nossa adorei o post! Obrigada estou a procura de livros de distopia, me apaixonei por esse tipo de livro e não consigo mais parar. Obrigada pelas indicações.
    http://sonhandocomjeitinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Um livro que com certeza recomendo é a série A Rainha Vermelha. Perfeitooooooo! Já li a seleção e meus preferidos de distopia são os dois! Pena que o terceiro livro da série só lança em 2017! ����

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelos livros lidos. Com certeza depois de lido todas essas obras e deres uma olhada para a nossa sociedade irás encontrar uma série de pontos comuns que os autores encontraram e tentaram alertar, principalmente George Orwell. Com certeza após finalizar a última página desses livros, tu não serás mais a mesma pessoa que eras antes. Deixo uma indicação de um livro "Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.

    ResponderExcluir
  41. divergente e maze runner entrar nesta lista

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011