No Universo da Literaturinha: Dicas de livros infantis

by - domingo, setembro 08, 2013

Olá pessoal!

Esse post do No Universo da Literaturinha será diferente dessa vez, vou indicar não um, mas sim vários livros infantis que li nessas últimas semanas dos nossos parceiros, Editora Dubolsinho e Editora Cultura. Estou muito feliz com esse projeto, e o retorno dele por parte dos leitores tem sido maravilhoso! Então, bora conferir as dicas!




Diário de assombrações
Há tempos um livro infantil não me fazia rir tanto como este. Simplesmente genial! Imaginem todos os monstros que conhecemos, como Iara, Saci, Mula sem cabeça e outros que fazem parte do nosso imaginário, juntos em uma sala de aula. A ligação que o autor faz com os monstros e suas costumeiras rotinas os tornam tão humanos quanto nós. O interessante é que muitas outras questões são discutidas no livro, como a adaptação da escola para o Saci, já que ele é deficiente só tem uma perna, respeitar o que é diferente e principalmente a conviver. É um livro muito fofo, as ilustrações são lindas. Realmente recomendo!
Autor: Adriano Messias Ilustrações: Alexandre Santos Editora: Cultura


A cartilha do amigo
Esta cartilha lindinha apresenta os valores de uma verdadeira amizade, aquela em que não há cobranças, que só nos traz alegrias, e não há outro interesse a não ser compartilhar o que há de bom, não pede nada em troca. E claro, quem tem um amigo é mais feliz! As ilustrações, tamanho das letras, tudo está uma gracinha. É um livro ótimo para se trabalhar em sala de aula também e começar um bate-papo sobre amigos, ou fazer brincadeiras de "descreva seu amigo" coisas assim.
Autor: Betty Milan Ilustrações: Daniel Kondo Editora: Cultura


As férias das fadas
Todo mundo já avisou a Branca de Neve "não coma nada que contenha maçã e que venha da sua madrasta", a rainha má, mas parece que a moça caiu no golpe mesmo assim, dessa vez comeu uma barrinha de cereal que deram para ela provar no supermercado, advinha o sabor? Maçã! Cinderela liga desesperada para fada madrinha, dizendo que sua amiga precisa de ajuda, mas eis que a mesma está de férias! Agora Cinderela terá que correr atrás das outras princesas, mas será que vai dar certo? Esse livro se encaixa mais para as meninas, ele é todo colorido, imagens lindinhas, e muito engraçado! Muito mesmo! Vale a pena conferir!
Autor: Denis Winston Brum Ilustrações: Camila Piló Editora: Dubolsinho


Babá de curió
Nesse livro conhecemos um espantalho sonhador, que além de cuidar da horta ficava brincando com os passarinhos e outros animais. E eles lhes contavam histórias, como a de um boneco de madeira que um dia se tornou menino de verdade, desde desse dia, nosso boneco de palha não deixou de sonhar. Esse é um livro sentimental, a forma, as palavras escolhidas, a história em si achei mais tocante, traz justamente essa questão do sonhar e desejar e do tornar-se possível, além de possuir uma leveza em seu enredo que junto com as belas ilustrações tornam o livro uma fofura única.
Autora: Edméa Campebells Ilustração: Fausto Prats Editora: Aaatchim!


O Rei dos pássaros
Este livro é realmente belo, sua história é baseada em um poema oriental e possui uma profundidade que realmente nos leva a refletir. Não é um livro só infantil, mas serve até mesmo para nós mais grandinhos. A lição que ele apresenta, sobre força interior, vontade, união, etc, mostra que é um texto profundo, reflexivo, e para crianças precisa sim de um adulto ao lado para leva-lo a pensar e a interpretar junto. A ilustração interna também está linda!
Autor e Ilustrador: Sebastião Nuvens Editora: Dubolsinho


Gato no mato
Nesse livro vamos tendo uma verdadeira lição de multiplicação, é uma historinha com ritmo e que da pra brincar muito com a criança além de ajudá-la em matemática. Por exemplo, antes de virar para a próxima página, pergunte a ela quantos gatos terão, tenho certeza que será divertido! A ilustração é bem feita, a história também, me diverti lendo e confesso que me deu uma vontade enorme de ter uma criança ao meu lado para eu poder ler para ela e brincar juntas.
Autor e Ilustrador: Sebastião Nuvens Editora: Dubolsinho


O alfabeto, os nomes e o tempo.
Nesse livro há a relação dos nomes, com cada letra do alfabeto e como eles mudam com o tempo. Por exemplo, Ana, quando criança é a Aninha, cresceu, virou Ana, e quando envelheceu é Donana. Há inúmeras atividades que você pode fazer com esse livro, fazer a criança fazer suposições com o próprio nome ou nome dos colegas e assim por diante, além disso, você a estará incentivando a aprender o alfabeto. Ilustração impecável, fonte, tamanho de letra, e os nomes e suposições são ótimos!
Autora: Mônica de Ávila Todaro Ilustração: Mônica Versiani Machado Editora: Aaatchim!

Eu adoro essa coluna, adoro indicar livros infantis bons. Muitos me perguntaram onde comprar esses livros, deixarei abaixo o link para o site das editoras, mas uma dica que dou a vocês é levar o nome do livro, autor e editora também na livraria. Já vi alguns desses livros que apresento, na Livraria Cultura, converse com o vendedor, pois também você pode encomendá-lo. Se você ainda tiver uma dúvida específica, pode entrar em contato comigo, que tentarei ajudá-lo da maneira que puder.
Espero que tenham gostado da dica, e bora ler pra criançada galera! Agora vocês já tem várias dicas para colocar em prática!

Beijos!


Leia também

18 comentários

  1. Dai eu vou anotar essas dicas, pois tenho uma amiga que está trabalhando como contadora de histórias em uma escola e é muito importante ter várias dicas!

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu amooo literatura infantil e não conhecia nenhum desses, acredita? Vou anotar os nomes aqui!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, que divertido. Adorei todos. Tô meio velhinho para lê-lo. hahaha Na escola, os livros que os professores passavam eram impróprios para minha idade. Li Dom Casmurro na 7ª Série. O Cortiço na 8ª... Eu detestava, achava a linguagem muito complicada. O bom disso tudo é que essas experiências não me tiraram o gosto pela leitura. Sabe que livro falou na listinha? "O Pequeno Príncipe".

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo aluns títulos para incentivar minha irmã a leitura HUEHEUHUEHUEH
    Comprei 3 livros para ela na bienal e ela super curtiu :D
    Gostei das indicações :*

    ResponderExcluir
  5. o primeiro livro parece ser legal *--*

    ResponderExcluir
  6. Não leio e nem tenho muito interesse em livros infantis, apesar que alguns - na verdade a maioria - nos tragam lições pra vida toda, que nós quando adultos "esquecemos" por causa do acomodamento. O primeiro livro parece ser bem interessante, pena que minhas sobrinhas e irmão não curtam muito ler. Então, nem adianta presenteá-los. :/

    ResponderExcluir
  7. estou gostando bastante da sua coluna... gosto de dar livros de presente para crianças, mas, pelo menos aqui na minha cidade, é difícil achar uns interessantes...
    você tem bastante dicas desta vez por causa da bienal né! hahaha
    achei bem interessante Diário de Assombrações e Babá de curió

    ResponderExcluir
  8. "Diário de assombrações" parece ser super divertido! E o melhor é que fala do nosso folclore, sem deixar de lado a questão do preconceito com o diferente. Achei super bacana a ideia do autor.
    Outro que eu, provavelmente, irei comprar será "As férias das fadas" para presentear a sobrinha do meu namorado que faz 4 aninhos mês que vem. Espero que a mãe dela leia pra pequena.

    ResponderExcluir
  9. Lendo esse post me lembrei de quando eu era menor, adorava ler e tudo que eu lia achava genial. Era bárbaro... Mas olhando assim, naquela época se eu visse algum desses ia ficar doidinha por As Férias das Fadas!

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post! Fiquei interessada em ler Diário de assombrações e gostei bastante das ilustrações. Já os outros livros eu compraria para dar de presente, principalmente O alfabeto, os nomes e o tempo =)

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente adoro livros infantis (e infanto juvenis). Eles trazem uma leveza de escrita incrivel, sem contar nas historinhas criativas e engraçadas! IAUHSIUAHS

    O primeiro, O Diário de Monstros, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que demais! Adorei as indicações. Livros infantis sempre são tão leves, né? Até a gente que já "passou" um pouquinho da idade, deve ler vez ou outra essas histórias mais ingênuas, onde tudo são flores. Beijocas.

    ResponderExcluir
  13. Me interessei por Diário de assombrações e Gato no mato, adoro livrinhos com ilustrações e esses parecem ser bem legais. Adoro livros infantis ^^

    ResponderExcluir
  14. Ah vou falar mandar o link desse post para minha irmã ler, já que ela vive procurando livros infantis para comprara. Esses livros infantis são lindos é? adoro essas ilustrações.

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez, adorei as dicas. Aliás, acho essa coluna um máximo. Confesso que mesmo com essa idade avançada, me divirto bastante lendo livros infantis. E agora uso meu sobrinho como álibi. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Owwwnt, que fofinhos *---* Confesso que dentre todos, o que mais chamou minha atenção foi o primeiro, e com certeza comprarei para presentear (e ler kkkkk) Enfim, amei as dicas, bjos.

    ResponderExcluir
  17. Awm que lindos! Acho esse tipo de projeto muito importante. As vezes ficamos focados tanto no que vamos ler, que esquecemos o que nossos pequenos devem ler. Dicas ótimas :)

    ResponderExcluir
  18. Fiquei tanto tempo longe do blog que esqueci o quanto gosto dessa coluna!!

    Acho que é uma das coisas mais legais do blog pq não vemos esse tipo de livro resenhado por ai, não bem o publico alvo, mas com certeza tem muita gente procurando por livros assim, quando vou comprar um livro infantil tenho que entrar na livraria e ficar procurando =P

    todos parecem ser mto legais pra criancas, mas o Diário de assombrações eu fiquei mto afim de ler hsuashaushaus
    pode ne?! parece tão divertido!!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011