Quando o livro te lê

by - sexta-feira, setembro 06, 2013

Olá pessoal,

Já se sentiu sendo lido por um livro? Sim! Você sendo lido, não, não estou pirando. Em algum momento quando estava lendo já sentiu que aquele livro conversava com você? Parecia que te entendia melhor que qualquer outra pessoa, que sabia dos seus sentimentos mais íntimos que muitas vezes teve medo de expressar em voz alta.
Aquela cena, aquela frase, aquela palavra, que parecia resumir tudo o que você sentia, o que você passou. A identificação é instantânea e logo criamos com ele uma relação intima de amor e confiabilidade. Não é mais apenas um livro, é algo que te entende, que te ajudou, te leu, te refletiu, e emprestou suas paginas como ombros para você chorar, se emocionar e confessar silenciosamente segredos que só você sabe e ele sabem agora. São cúmplices, como se um pertencesse ao outro e ao mesmo tempo não pertencesse. Amantes com segredos internos jamais confessados.

Você diz: gostaria de entrar em sua história, gostaria de te viver. Então você imagina, sonha, voa em palavras como em tapetes mágicos, e nem precisa fechar os olhos.... Personagens se tornam pessoas reais, você vê tudo de perto, os cria, seus rostos, personalidades, tem vontade de entrar, fazer a mocinha parar de brigar com o seu amor, tem vontade de encorajá-los a dizer o que pensam e se beijarem logo. Gritar a plenos pulmões para outro que ele está sendo enganado e que na verdade aquele que ele acha que é seu amigo é na verdade o assassino.
Quantas vezes não chorou quando mataram seus personagens preferidos? Quando as coisas não aconteceram do jeito que você queria? Que brigou com o autor e dizendo “não acredito que você fez isso”? Ou que pensou “quero um amor como esse para mim”, “ter uma amiga como essa personagem seria perfeito”. Você diz que está lendo o livro, você faz esse ato de ler, mas é ele quem está te lendo, que está te despertando todos esses sentimentos e o fazendo desejar a ponto de seus aspectos se tornarem reais em sua vida.
Nós leitores, somos as pessoas mais felizes do mundo! Vivemos mil vidas, conhecemos muitas pessoas, e até mesmo anjos, fadas e dragões! Estudamos em Hogwarts, fomos para o acampamento meio sangue, vimos alguém se apaixonar por um vampiro. Sim, um vampiro! Presenciamos a coragem em jogos que literalmente você entrava para morrer e o inicio de uma rebelião. Caçamos demônios  presenciamos anjos caídos serem verdadeiros guarda-costas. Choramos quando o último filme acabou no cinema e as luzes se acenderam, quando a última página foi virada.
Fala sério, e ainda tem gente que diz que ler é perda de tempo, a esses nossos suspiros de lamentação.


Beijos pessoal!

Leia também

23 comentários

  1. Realmente a sensação de ler é única e realmente alguns livros parecem que foram feitos pra gente, que leem a nossa alma! Pena que nem todos se permitem vivenciar essa emoção!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. É uma sensação indescritível quando um livro nos lê. A gente para e pensa "Esse autor/autora está me descrevendo nesse livro? Fez pra mim?" hahaha Pois é e ainda tem gente que diz que ler é perda de tempo, quem já viu um negócio desses? Ler é vida! Adentrar em lugares completamente inusitados, conhecer vampiros, pessoas do futuro, histórias de um passado qualquer e o melhor de tudo em qualquer lugar, de qualquer forma. Seja em e-book (kindle, kobo, pc, celular) ou um livro físico. Viver uma vida só, em um mundo só, deve ser chato demais. rs

    ResponderExcluir
  3. Eu me senti assim quando li "As Vantagens de Ser Invisível". Nenhum outro livro me tocou como este. Não sou exatamente igual ao Charlie, mais em alguns pontos dos livros era como se eu tivesse falando. É o único livro que eu tenho que está todo rabiscado, e que escrevi nas páginas. Na primeira vez que eu o emprestei, minha amiga até riu, dizendo que livro não se rabisca. Eu até sei que não, mais nesse caso foi mais forte que eu.

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha de texto... *-*
    Quando li a parte da personagem ser nossa amiga, lembrei da Sharon de P.S. Eu te amo... Ela e a Denise são tão legais. :3 rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! É bem assim que me sinto quando li grande parte dos livros que se tornaram meus favoritos. Estou sempre rindo, chorando, esboçando um sorriso com uma sacada inteligentíssima de algum personagem ou com aquela situação fofinha entre algum casal.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Nossa,me senti assim com tantos livros.A sensação do livro te lendo em vez de o contrário é simplesmente mágica,como se houvesse alguém no mundo capaz de lhe compreender e sentir o que você sente.SEM PALAVRAS <3

    ResponderExcluir
  7. De fato, a conexão que fazemos com um livro quando o lemos é inexplicável, eu me envolvo mesmo, choro, torço, grito, reclamo. É uma loucura, mas se não fosse assim não seria eu, rsrsrs. Quem nunca quis viver uma história que leu?? Adorei o texto, traduz de maneira expecional a viagem que fazemos a cada leitura.

    ResponderExcluir
  8. Que crônica linda, Dai! :')
    É exatamente isso, quando o mundo parece não te entender, saiba que você tem um amigo muito cheiroso que sempre vai estar disposto a te pôr pra cima, te alegrar, fazer você esquecer os problemas e viajar...
    Adoro essas metáforas do contrário, o livro que me lê, sensacional!
    Beijos ♥

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Mas que texto bom! O negócio é que eu não consigo lembrar de livros que tenham me "lido"... Mas, realmente, a vida de leitor é única.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dai, muitas vezes eu ja senti que parece que o livro estava me aconselhando! me amparando, me confortando de situação tão identicas com a da sua mocinha, entende?
    quando quiser passe no meu blog, sua presença e de seus leitores é sempre bem vinda! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara...eu nunca passei por isso não. mas sei de pessoas que disseram que estavam lendo um livro que parecia feito para ela naquele momento da vida. Acho que isso vai muito de sorte...ou destino...sei lá!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! fala sério! vc falou tudo o que eu queria falar!

    ResponderExcluir
  13. Uau! Você conseguiu expressar a forma como me sinto em um post lindo!
    Adorei!
    Sério, fiquei sem palavras.
    É realmente encantador conhecer tantos personagens inesquecíveis, criaturas inimagináveis, mundos fantásticos, histórias fascinantes e deixá-las preencherem nossas vidas.
    É realmente mágico e difícil de expressar tudo o que sentimos ao embarcar em uma nova aventura.

    ResponderExcluir
  14. Que texto lindo! Realmente... quando um livro nos lê, nada precisa ser dito. É uma sensação indescritível. E o melhor: quando a gente se aventura nos livros, podemos viver outras vidas, visitar diversos lugares... sentir o que bem entendermos. Existe coisa melhor?

    ResponderExcluir
  15. Delícia quando nos envolvemos com o livro, nos tornamos amigos dos personagens, nos apaixonamos, vamos para lugares onde nunca sequer imaginamos... Delícia quando um livro nos envolve assim!!!

    ResponderExcluir
  16. A coisa mais bonita da leitura é isso: o livro falar com a gente.

    Sempre acontece comigo. O livro sempre me dá algo que eu preciso 'escutar' naquele momento...Nem que seja um lugar seguro para me apoiar quando o mundo inteiro parece estar desmoronando a nossa volta!

    ResponderExcluir
  17. É isso que digo para todos que me perguntam porque amo ler... parece que você leu tudo o que estava em minha mente.
    Os livros em que me envolvo dessa maneira, tornam-se lembranças que quando precisa você revive aquilo como se fosse você a personagem ou personagem. Amo simplesmente.

    ResponderExcluir
  18. Como assim, Bial?!?!?! Não é apenas o livro que nos lê, mas senti que esse post também me leu. Rsrsrs
    O que tenho a falar sobre isso?!?! Concordo em número, gênero e grau. E ler não é perda de tempo não!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ahn Dai, se já viajei lendo seu belíssimo texto, imagina com os livros... Como não amar o que você escreveu? Colocou em palavras as sensações de quem ama ler. Muito bom!!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  20. Amei o texto <3 Com certeza, tem coisas na leitura, que só quem lê sabe.. Essa coisa de "ler é perda de tempo" são de pessoas que não conhecem a verdadeira magia de ler um livro e ele ficar com você para sempre <33

    ResponderExcluir
  21. Texto muito amor <3
    Vou enviar (Com os devidos créditos é claro) para todos que já me falaram que ler é perda de tempo... eles não sabem o que estão perdendo :P

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Acho que quem fala que a leitura é perda de tempo nunca conseguiu se conectar com uma obra de verdade. Claro, temos vários livros que podem não ter surtido nenhum acréscimo em nossas vidas, mas em comparação a maioria sempre consegue nos passar algo importante. <3

    ResponderExcluir
  23. Ownn, ler é realmente mágico! Não da pra explicar direito pra alguém que não tem o costume de ler, é algo que só leitores verdadeiros entendem =)
    e quem não aprecia a leitura é uma pena, pq perdem mta coisa!!

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011