Resenha: Adeus, Facebook

by - quarta-feira, setembro 18, 2013

Olá pessoal,

Vamos de uma resenha agora, de um livro do gênero de não-ficção.

Autor: Jack London
Páginas: 176
Editora: Valentina
Ano: 2013

Sinopse: Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência?
Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?

"(...) a maioria desses 2 bilhões de humanos começa a se transformar em uma nova forma humana: depois do Homo sapiens, o Homo tela. Passamos de 10 a 12 horas por dia olhando uma tela, seja ela de um PC, uma TV, um tablet, um smartphone ou um game device."

Adeus, facebook, pertencente ao gênero não-ficção, é um livro que com poucas páginas consegue trazer uma reflexão, um aprendizado enorme ao leitor. Ele é divido em cinco partes, são elas “O mundo pós-digital”, “Adeus, Facebook. Bom dia, futuro”, “Empreendedores e Empresas”, “O Brasil, Você e a Internet” e “A crise tecnológica: fim de uma Era”.
A tecnologia influencia diretamente nossas vidas, ficar fora de uma rede social é praticamente ser excluído, mas até quando elas durarão? E como nossas vidas se moldam através delas?
London também fala diretamente ao leitor, como se conversasse com cada um de nós falando nossa língua, seja empreendedor ou não, além de dicas,  ele nos mostra a realidade, o passado e como devemos encarar esse futuro tecnológico. Sinceramente, gosto e leio alguns livros assim, mas dificilmente os resenho no blog. Entre todos que já li, acredito que Adeus, facebook tenha sido o mais objetivo, é um livro sem rodeios, com boa argumentação e fundamentação tanto para as teorias quanto para os fatos.
O interessante é que além das informações que o autor apresenta, as reflexões sobre essas mudanças e tudo mais, algumas de suas dicas nos servem para nossas vidas, e até mesmo dia a dia.
Surpreendemo-nos com fatos sobre empresas, sobre a queda do número de usuários do facebook, twitter, o autor nos faz perceber a dimensão das coisas além do nosso país, além daquilo que vemos superficialmente. Eu não tinha noção que o número de usuários do facebook estava caindo tanto, a impressão que eu tinha era que só aumentava. Mas isso me serviu para ver além, e realmente começar a pensar sobre isso.
Sou muito apegada à tecnologia, entretanto algumas semanas atrás fiquei literalmente sem contato com computador e celular, foi incrível como meus dias pareciam maiores, e como coisas que não prestava atenção começaram a me atrair mais. E o melhor, comecei a desfrutar mais a presença de outras pessoas, conversar mais, foi literalmente uma desintoxicação tecnológica.
 Os textos de London são bem humorados, ele capta nossa atenção às páginas de uma forma que a leitura não fica cansativa, e mesmo para iniciantes da leitura do gênero não é uma leitura desgastante, ao contrário, ela é atrativa.
A edição está caprichada, desde revisão até a capa, e todo o trabalho primoroso que a Editora já faz. Adeus, facebook foi uma bela surpresa, não esperava que em poucas páginas fosse encontrar tanto conteúdo que me fizesse questionar algumas coisas e refletir tanto. O estou recomendando para todos!


Leia também

26 comentários

  1. Já li comentários positivos sobre esse livro, mas ele não me atrai muito, porque não sou ligada em tecnologia. No entanto, para que gosta do tema, é uma ótima dica!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. já ouvi falar muito bem deste livro, e ganhei ele há um tempo atrás num sorteio mas até hoje não tive tempo de ler =/
    gostei da sua resenha! vou tentar passá-lo na frente de outros livros :D

    ResponderExcluir
  3. Um ponto que me chamou atenção no livro, foi a tal reflexão. Eu particularmente, não curto muito livros assim. Mas esse parece bem interessante! E putz, também pensei que o número de usuários no face estaria subindo... mas é o contrário. =O rs

    Eu gosto bastante dessa capa, não sei porque, mas ela me cativa! hehe

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Nossa quero muito ler esse livro acho que vou adorar pois tudo nele me atrai e depois da sua resenha então nem se fala, hahahaha !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super interessante a temática,como as mídias interferem em nossas vidas e o facebook é um dos maiores exemplos disso!
    #Curti

    ResponderExcluir
  7. O bom destes livros, é que eles nos obrigam a fazer uma reflexão, que durante o dia - a - dia nós ignoramos. Já tinha ouvido falar muito bem deste livro, nunca li este tipo de gênero, me lembra um pouco uma tese de TCC. Estes dias, concluí e trabalhei num artigo a partir de um livro de um carinha muito legal chamado Gilberto Dupas. O nome do livro é: "O Mito do Progresso". Recomendo a todos. Após esta resenha, lerei "Adeus, Facebook".

    ResponderExcluir
  8. é a primeira resenha que leio sobre ele, discuti bastante sobre as mídias e sobre a influencia das mesma em minha formação universitária e olha creio que esse livro pode dar um bom subsidio pra uma conversa, pra uma explicação
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma dependente de internet assumida. Eu adoro o facebook! Mas não também não tinha nem noção que o número de usuários do face estava caindo.A primeira vez que eu ouvi falar desse livro, nem estava dando muito pra ele. Mas se o livro te surpreendeu tanto, e pelo jeito que você falou dele, deve ser bom mesmo. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser bem informativo e gostei da forma como a história foi dividida.
    Também não sabia que o numero de usuário do facebook estava diminuindo e concordo que cada vez mais as pessoas estão mais dependentes da tecnologia, levando o celular para todos os lugares e usando a todo momento, para se manterem informados e interagir com outras pessoas.
    Parece ser uma leitura bastante agradável de se fazer.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto desse tipo de livro, sério mesmo. Gosto mesmo é de ficção, aliás não uso facebook, nem mesmo gosto, quem dirá ler um livro que traz esse nome no título. Sei que não se trata só do facebook e sim do assunto tecnologia de uma forma geral, porém esse tipo de livro não me atrai.

    ResponderExcluir
  12. Esse não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas é um dos que eu deveria ler, pois eu estudo na área de TI e ler sobre a tecnologia e a informação em redes sociais poderia me ajudar bastante, embora talvez seja voltado mais para marketing.
    Não há quem me faça ler livros do gênero não-ficção, além de biografias de grandes lendas do rock, ou livros de psicologia sobre transtornos de personalidade. Não engulo, de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  13. Percebi que o livro não faz rodeios...isso é bom, porque gosto de livros diretos e que vão claramente até o assunto. Parabéns pela resenha!

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Confesso que quando vi esse livro, não me interessei muito, pois ele me passa a impressão de ser técnico demais. Mas, agora que li essa resenha, vi que ele trás reflexões bem atuais e reais. Sinceramente, hoje não me vejo sem tecnologia. Quando fico um único dia sem acessar meu perfil nas redes sociais, sinto que estou desligado do mundo. Darei uma chance a esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar sobre esse livro e parece ser bem informativo e tudo mais, porém não chamou minha atenção. Não sei se leria, não quero nem pensar na minha vida sem os recursos de hoje HAHA
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  16. Apesar de várias resenhas positivas deste livro, ainda não me sinto motivada para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de várias resenhas positivas deste livro, ainda não me sinto motivada para ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito de livros assim, porque normalmente eles enrolam muito, ficam falando a mesma coisa toda hora. Como você disse que esse livro é sem rodeios, cho que darei uma chance a ele. Afinal, o tema ser mais atual é impossível.

    ResponderExcluir
  19. Já ouvi falar bastante desse livro, a maioria das vezes, positivamente. Infelizmente, não é o meu estilo de livro, e acredito que embora pareça bom, não darei uma chance a ele, pelo menos não agora. Parabéns pela resenha, bjos.

    ResponderExcluir
  20. Vejo esse livro ja faz um tempo mas sempre bate aquela preguiça sabe?!
    Parece que, no final, o livro não é tão tecnico quanto eu imaginava, não sei se vou ler ele em algum momento, mas achei beem interessante, especialmente se te faz refletir e não fica enrolando.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  21. Não tinha ouvido falar desse livro, ainda, mas o tema é até interessante; tratar sobre internet, redes sociais, é algo que vale à pena ser refletido. Pra quem ama tecnologias, acho que é uma super pedida! Vou até indicar o livro pro meu namorado (que é maníaco por isso, hahaha). Interessante. Gostei da indicação! Beijocas.

    ResponderExcluir
  22. Nunca inha ouvido falar desse livro e nao tenho vontade de ler, sinceramente hehe

    Nã parece muito meu genero literário, mesmo sendo uma ficção..

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ver a entrevista com o Jack London no Band News HD, achei muito interessante e já estou procurando para comprar.

    Não sei se estou enganado, este blog é só para meninas? Pelo visual parece que sim.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ver a entrevista com o Jack London no Band News HD, achei muito interessante e já estou procurando para comprar.

    Não sei se estou enganado, este blog é só para meninas? Pelo visual parece que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus

      Não não hahaha o blog é para todos :) ele tem esse visual mais "fofo" por minha culpa, que gosto de coisas fofas hahaha mas aqui se fala de livros para todos os gostos, etc :)
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  25. Também estive procurando sobre este assunto, e encontrei um site muito bom com um conteúdo excelente. Com vídeo aulas grátis de como ganhar dinheiro online. www.webpodium.com.br

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011