Resenha: Feérica

by - sexta-feira, setembro 20, 2013

Fala, galera, aqui é o Gustavo, do blog Jantando Livros, e a partir de agora estarei colaborando com a Dai nas resenhas, ok? Para começar com chave de ouro, um livro nacional que adorei: Feérica! Confiram:

Páginas: 346
Autor: Carolina Munhóz
Ano: 2013
Editora: Fantasy


Quem nunca vislumbrou ser famoso? O centro das atenções? A fama, os flashes e o sucesso? Certamente em algum dia você já, assim como eu. Todos nós um dia sonhamos com isso, ser reconhecido, admirado. Com Violet Lashian não é diferente. Ela sempre quis ser um símbolo, subir nos palcos de um show e brilhar.
Mas há um detalhe que difere Violet de todos os que também sonham com o estrelato: ela é uma fada, e em Ablach, mundo onde vive, ela não passa perto do que é ser considerado um ícone, ou melhor, uma pic-pop.
Violet se sente diferente, principalmente com seus cabelos roxos, visto como uma maldição no mundo das fadas; apaixonada pela cultura humana, ela sempre foi oprimida pelas outras fadas por essa adoração.
Uma perseguição injusta de fadas que não gostam de Violet desencadeia vários acontecimentos que colocarão a fada em uma grande enrascada. Então ela toma uma atitude que fará com que o mundo humano e o mundo das fadas nunca mais seja o mesmo: ela foge de Ablach e se teletransporta para Hollywood, onde irá em busca de seu grande sonho: ser uma estrela.


— Você já desistiu de um sonho porque outras pessoas disseram que não era capaz? — Jack Rose, página 107.

Sempre gostei de reality shows, seja os que os participantes ficam confinados em uma casa ou os de música, eu acabo assistindo a vários e torcendo, brigando pelo meu participante favorito. Sim, eu sou desses, julguem-me. Saber que uma escritora nacional uniu a mitologia das fadas com esse tipo de programa (e de brinde ainda envolveu toda uma cultura pop fantástica) me fez ficar muito curioso para ler Feérica. Fiquei muito feliz quando o livro supriu todas as minhas expectativas. 
É o primeiro livro da Carolina Munhóz que eu leio e, por coincidência, é também o primeiro sobre fadas que me aventuro. Já li alguns livros que abordam o tema fadas, mas como seres coadjuvantes, nunca como protagonistas. Confesso que essa mitologia não me chamava a atenção, sempre tive a ideia de fadas como seres fofos, angelicais, e como eu prefiro uma pegada mais dark quando assunto é fantasia, nunca me interessei por ler nada sobre o assunto. Mas Feérica me mostrou que fadas são, sim, seres fantásticos, e posso dizer que esse meu preconceito acabou aqui. 
Se antes eu tinha a ideia do mundo das fadas como algo puro, cheio de amor e cooperação, hoje eu posso afirmar que não é bem assim. As fadas são seres evoluídos, mas que tem seus problemas e defeitos. Intrigas, injustiças e muito recalque também marcam o universo. Quem diria, hein?
Gostei da forma como a autora fez Violet. Ela é uma personagem fácil de se afeiçoar, com seu jeito espontâneo, seus deslumbramentos, consegue cativar o leitor, e fazer com que torçamos por ela. Ela só é alguém que está correndo atrás dos seus sonhos, tentando se realizar. Apesar de ser difícil para ela ter fugido do mundo onde vivia, é no nosso mundo que tudo o que ela quer pode acontecer. Que ela pode brilhar.
Prepare-se para boas risadas durante a história, pois a escrita da Carol, na maioria do tempo, é leve e divertidíssima, o toque de humor vem em momentos oportunos e dá uma descontração a mais à trama que faz com que a narrativa flua de maneira impecável. 
Apenas um ponto me incomodou um pouco e que é preciso ressaltar: em algumas cenas, as ações dos personagens me pareceram um pouco forçadas, sabe quando você tem aquela sensação de que o que o personagem X fez naquele momento não é convincente...
Feérica ainda te reserva algumas surpresas durante a história; no final é deixado um gancho para uma continuação, então podemos esperar mais da estrela feat. fada Violet Lashian por aí...
E como não mencionar o design incrível do livro? A Fantasy sempre arrasa nas edições e com Feérica não é diferente. A capa está linda, as folhas são amareladas e o papel do livro é o Chambril Avena, um dos melhores para leitura. Ponto para a editora pelo trabalho fantástico (olha o trocadilho).
Uma história sobre sonhos, fama e solidariedade, Feérica é uma daquelas histórias que nos cativam e nos deixam mais leves. Que comece o show!



Leia também

21 comentários

  1. Interessante. Num li a sinopse desse livro, nem sabia que era sobre fadas e muito menos que era de uma autora brasileira. Fico feliz quando autores nacionais entram nesse mercado de produção literária. Eu também nunca li livros onde as fadas são protagonistas, apenas fazem parte da história como personagens secundários. Seria legal variar um pouquinho e ver um outro ponto que eu desconheço sobre as fadas. É impossível ter tanta bondade num único ser. Leria o livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da capa quando vi, mas não gostei do enredo do livro. Não sou muito chegada a livros de fantasia, talvez por não ter lido ainda. rs E também nunca li nada de fadas. Aquele tal "pré-conceito". kkk Talvez eu venha ler um dia aí, e morda a língua. Mas por agora não. E olhe que só vejo comentários positivos sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia que o livro era brasileiro, mas pela capa eu nunca tive vontade d eler não sabia que abordava tanta coisa assim, bem bacana! (:
    Essa editora é memso marabilhosa sempre faz trabalhos lindos !

    Beijos
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A Carolina gosta de explorar o mundo das fadas e isso me atrai de certa forma pois não é um tema muito corriqueiro, ao mesmo tempo ela aborda questões atuais: como lutar pelos sonhos e romper com preconceitos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, gosto de livros de fantasia, mas no momento estou numa fase bem realista sabe? Então estou buscando leituras diferentes. No entanto, parece uma boa dica para quem quer histórias de magia!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada com fadas como protagonistas. Gosto quando os autores pegam esses seres considerados bonzinhos, e dão uma temperadinha de maldade neles. Gosto também quando Reality Shows são inseridos nas tramas. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Carolina Munhoz, mas gostei bastante da sinopse de Feérica e também adoro reality show. Sou daquelas que torcem pra determinado participante também rsrs
    Outro livro da autora que tenho interesse e tem o tema fada é O inverno das fadas.
    Achei a capa super bonita e os dois livros já estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitas resenha sobre este livro.Achei tão fofo para dar a minha irmã :D
    (e eu tirar casquinha).Que eu me lembre,nunca li um livro com temática central em fadas,mas achei super legal !

    ResponderExcluir
  9. Já adorava fadas ates de ler os livros da Carolina, agora então nem se fala!
    Depois de ter me apaixonado por O Inverno das Fadas, livro da autora, não vejo a hora de conhecer seus outros livros, apesar de ter achado essa capa feinha.
    Não curto reality show, mas só por se tratar de fadas, o livro se torna mais interessante.
    Espero ler logo

    ResponderExcluir
  10. eu achei a capa desse livro linda
    ja li diversas resenhas boas sobre esse livro, espero ler logo
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sobre o design incrível eu tenho de concordar, gente esse livro é lindo demais, tanto na capa quando a diagramação! Já tive a oportunidade de ver os dois e amei cada um deles! Gostei da premissa também, mas não sei porquêlivros com fadas não me animam, eu mesmo não compraria. Mas se surgir a oportunidade quem sabe...

    ResponderExcluir
  12. Acho que a capa confere com a proposta do livro. Não li ainda, mas pelo mote, acho que tem tudo a ver. Tenho que ler, tenho que ler.

    Angariando seguidores:

    www.blogfantasyando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gosto dessa capa, sempre que a vejo me encanta.
    Gosto de histórias de fantasia, mas confesso que essa não chamou muito a minha atenção. Não sei se a leria. Se encontrasse alguém que tivesse o livro, certamente pediria emprestado, mas comprar, duvido que faria.

    ResponderExcluir
  14. Não é um livro que me interessou, quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Não é um livro que me interessou, quem sabe mais para frente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Me interessei pelo livro desde a primeira vez que ouvi falar sobre ele. A capa é linda e a sinopse já me deixou super curiosa. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, só me deixou ainda mais curiosa. Assim que tiver a oportunidade vou comprá-lo, quero ler o mais rápido possível. Beijos, Rê!

    ResponderExcluir
  17. Também nunca li um livro em que o tema central fosse fadas. Elas sempre me pareceram serem bobinhas e sem graça, então nunca tive vontade de ler nada, até ler a sinopse desse livro. Pois adoro reality shows musicas (acompanho todos que posso).
    Nunca li nada da autora também, mas já li algumas resenhas que a elogiaram. Quando tiver uma oportunidade, com certeza irei ler esse livro. Espero que goste tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  18. Eu amei a premissa desse livro *--* A capa tb, muito fofinha, batalhei por um marcador u--u Não sabia que era nacional, mas estes estão chegando com tudo ultimamente. Bom.. Tudo o que já li sobre esse livro foram elogios, acredito que não posso deixar de ler! Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Bem vindo gustavo :)
    To afim de ler esse livro desde que a carol anunciou no twitter, eu gostei bastante dos anteriores, e no segundo ja deu pra perceber uma melhora incrivel na escrita dela, entao esse deve estar ainda melhor... ou nao, espero que eu não ache as acoes forcadas, pelo menos espero rs.
    desanimei um pouco com a capa do livro, ela eh linda, nao tem como dizer o contrario, mas me parece um pouco infantil e nao acho que esse seja o publico do livro oO

    bjooo

    ResponderExcluir
  20. Bem, eu li "O Inverno das Fadas" da autora, e não foi uma leitura muito marcante pra mim; a escrita da Carolina é boa em algumas partes, mas, não sei... não foi o suficiente pra me conquistar. Tenho vontade de ler Feérica, pra ver se a escrita da autora fluiu melhor... se ela amadureceu de uma obra pra outra. Mas, nada tão desesperador. Quem sabe um dia! Beijocas!

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha vontade de ler o livro pelo titulo, mas ver a sinopse, a capa e a resenha me broxaram completamente =(

    Sinceramente nao pretendo ler

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011