Resenha: Legend

by - segunda-feira, setembro 16, 2013

Olá pessoal,

Vamos de uma resenha de um livro simplesmente incrível!

Autora: Marie Lu
Páginas: 256
Ano: 2012
Editora: Prumo

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.



"Não serei autorizada a forçar Day a vir a mim, o que só me deixa uma opção: eu vou ter de ir atrás dele."


Legend, da escritora Marie Lu, é uma eletrizante distopia que tem todos os ingredientes que um bom livro deve ter. June, a garota prodígio, diferente de todos pela sua capacidade e inteligência, Day, o menino que não havia passado na prova e agora é o criminoso mais procurado em toda a República, ágil, espero e muito inteligente ninguém conseguia prendê-lo. O irmão mais novo de Day, Éden, pegou a "praga", como a família morava em uma região pobre jamais teriam dinheiro para comprar os remédios necessários.
Em uma invasão ao hospital a procura desses remédios para salvar a vida do irmão, o irmão de June, Metias, é assassinado, e claro, tudo indica que foi Day que o fez. Assim June quer vingar a morte de seu irmão. A partir dai o caminho desses dois personagens se cruzam, e a história toma um rumo inesperado, com descobertas, segredos, e uma reviravolta digna de um filme de ação.
Legend consegue te prender já nas primeiras páginas, a narrativa é intercalada pela visão de June e de Day, vemos e conhecemos os dois lados. June é simplesmente brilhante, não é aquela mocinha chata, nem nada disso, ela é um prodígio, forte, determinada, astuta, uma das melhores protagonistas que já conheci nos livros. Já Day, é irônico, charmoso, forte, e sua personalidade e a de June se encaixam perfeitamente.

"Porque cada dia significa novas 24horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num  instante, e tudo se resume a um dia após o outro. E aí você tenta caminhar sob a luz." 

Marie Lu não enrola em sua narrativa, tudo vai acontecendo num ritmo constante, nada fica perdido na história, ao contrário, as coisas vão se encaixando. Nem todas as perguntas tiveram respostas nesse primeiro volume, entretanto ao seu término ficamos desesperados pela continuação.
É uma distopia realmente de arrepiar, seu coração acelera, as cenas são rápidas e vívidas à mente do leitor. Além de ser bem narrado, acredito que o modo como a autora compôs os personagens ajudou com que essa obra se tornasse tão completa. Há diversas cenas incríveis, sem piedade, que deixam o leitor assustado e ao mesmo tempo extasiado.
Os personagens secundários também são bem explorados. A autora durante o livro nos dá diversas pistas, algumas me passaram despercebidas, já outras me deixaram com a pulga atrás da orelha. Todas essas pistas, por mais simples que possam parecer depois nos são reveladas e ligadas a mistérios maiores, nenhum detalhe importante passa em branco nesse livro.
A sensação que temos quando terminamos Legend é inexplicável, sabe aquele livro que nos deixa inquietos? E com a sensação de “uau, que livro!”? Este me deixou assim.  É uma leitura que ao terminar nos deixa desejando por mais!
Realmente recomendo Legend, se você ama distopias, ou gostam de livros que não enrolam ao leitor, mas sim apresentam histórias muito bem narradas e compostas, este com certeza tem que ir para sua estante! Em breve trarei a vocês a resenha de Prodigy, segundo volume dessa trilogia incrível. 

Leia também

20 comentários

  1. Gostei do enredo. Já vi muito o livro por aí mas ainda não tinha parado para ler uma resenha sobre ele.
    Gosto muito de distopias e essa parece ser diferente das outras distopias por aí.
    Com certeza quero na minha estante.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro distopias, mas li poucas até agora. Infelizmente. Mas já vi muitos comentários sobre esse livro e todos falam muito bem da trilogia. Despertando a minha curiosidade. O enredo do livro é bem eletrizante, fiquei bem fascinada pelos pontos que você citou sobre o livro na resenha. Quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Li Legend e ADOREI. Preciso urgentemente de Prodigy rsrs
    Adorei a narrativa intercalada entre a June e o Day e gostei do romance deles não ser meloso.
    Adoro o senso de humor sarcástico, as habilidades físicas e a inteligência do Day =)

    ResponderExcluir
  4. parece um livro muito incrível! muito bom ler resenha de livros que cativam, espero ler, apesar que as distopias estão me cativando devagar!

    ResponderExcluir
  5. como nunca tinha ouvido falar desse livro? tinha a impressão de que já sabia de todas as distopias lançadas por aqui haha
    enfim, embora a capa tenha me lembrado um pouco outras distopias (helloooo Divergente), a história me pareceu bem diferente do que eu já li! E beem cativante! Acho legal que não tenha enrolação, porque nesse gênero, se as coisas não se desenrolam, a gente acaba não se envolvendo muito, eu acho. Vou procurar pra ler =]

    Beijão!
    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando ler distopias, e esta é mais uma série que estou doido para começar.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, este livro merece a nota máxima. É incrível. Li em apenas dois dias. Achei que nunca leria algo tão mais cruel que Jogos Vorazes e para minha surpresa, Legend se superou. Os personagens são bem construídos, o cenário e a escrita de Marie Lu, faz você sentir toda a destruição e desgraça. Confesso que fiquei um pouco "chocado", porque Marie, não tem dó.

    ResponderExcluir
  8. Estou a bastante tempo para ler esse livro.É muito livro :D
    Mas acho que vou botar esse para as minhas próximas,quero me surpreender um pouco e ver matança HUEHUEHUEHUHEUHE

    ResponderExcluir
  9. Sou super fã de distopias e tento ler o maior número possível. Gosto dessas que são mais eletrizantes. Me parece que a autora gosta de "massacrar" suas personagens e os leitores também. A única coisa que posso falar é que quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Sou supeeer fã de distopias e essa aí promete! Quero muito ler essa trilogia, sua resenha só me deixou mais curiosa ainda :-(

    ResponderExcluir
  11. Os distópicos chegaram para ficar mesmo. Eu tenho gostado dos livros deste gênero. Este eu ainda não li, mas com certeza vou ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Estou com muita vontade de ler esse livro, sua resenha me motivou! Eu adorei a capa, achei muito linda e bem feita! Eu estou cada vez mais louca com essas distopias que estão lançando, parece ser uma melhor que a outra. Adorei sua resenha, e espero ler esse ano ainda!!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Apesar desse livro me lembrar muito Divergente (nem sei explicar porquê) quero ler demais. Mas parece que cada vez mais não tem como um autor diversificar no quesito 'distopia', confesso que acho que de agora em diante a maioria das obras são muito parecidas, e olha que nem li muitas ainda. Mas vejamos...

    ResponderExcluir
  14. Adoro distopias e como tal não poderia deixar de ficar curiosa quanto a essa série.
    Parece ser diferente do que o comumente lemos, e isso é um ponto positivo, já que eu aprecio a originalidade.

    ResponderExcluir
  15. Assumo que quando li a sinopse não me interessei muito pela historia, apesar de amar distopias. Acho que o problema foi que as distopias estão ficando com as historias bem parecidas (talvez esteja lendo muito livro desse gênero). Mas agora lendo sua resenha, sabendo que os protagonistas são legais, acho que irei dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu estou com ele emprestado de uma amiga há um tempo, nem sei como ela ainda não veio pegar ele de volta. Enfim, eu estou no começo \o/ Não estava muito empolgada com ele, mas depois da sua resenha, realmente me empolguei mais! Não vejo a hora de poder continuar lendo, especialmente por causa do Day! Enfim, amei a resenha, bjos...

    P.S. Parece um pouco estranho, protagonistas de 15 anos, parecem tãããão mais novos que 16 D:

    ResponderExcluir
  17. Você disse tudo que senti quando li esse livro, eu não dava muito por ele, por ser tão fininho, mas gente, é sensacional! è bom desde o começo e super e tudo acontece beem rapido, e talz por isso mesmo seja tão bom!!

    ResponderExcluir
  18. Toda vez que vou tentar comprar esse livro ele esgota, impressionante.
    Estou a um bom tempo interessada em fazer a leitura dele. É um enredo interessante e que me chama a atenção. Espero não me irritar com os protagonistas, já que esse perfil SEMPRE me irrita. Mas vamos ver né, rs. É bom lermos algo sem expectativas e sermos surpreendidos.

    ResponderExcluir
  19. Distopias, distopias, distopias! Viraram minha paixão, haha. Tô querendo ler Legend desde o lançamento, e ainda não o comprei, poxa. Tenho lido tantos comentários positivos a respeito... E, essa sua resenha, nossa! Me deixou tão mais curiosa. O único problema é o fato de ser uma trilogia, e o último volume não ter sido lançado ainda; essas esperas me matam! De qualquer modo, sei que não vou aguentar até a trilogia estar completa; a premissa do livro é super instigante, e preciso ler esse livro logo! Beijocas.

    ResponderExcluir
  20. Recém comprei esse livro numa promo do submarino (ele chegou hoje! =D)

    E eu tenho expectativas super altas pra ele...Sua resenha só as aumentou.

    Gostou muito de distopias, mas muitas estão se tornando clichês. Bom saber que essa é diferente.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011