Eventos literários, como organizar?

by - domingo, outubro 06, 2013

Olá pessoal,

Eventos literários, oportunidade perfeita de trocar ideias sobre livros, conhecer outros leitores e claro, se divertir e passar um tempo agradável ao lado daqueles que também são amantes de livros.
Mas como organizar? Por onde devo começar? Qualquer pessoa pode organizar? Essas são algumas perguntas que às vezes as pessoas me fazem. Já fiz vários eventos assim, e abaixo vou contar para vocês os procedimentos para quem quiser um dia organizar um evento.




Antes de tudo, planejamento.
Sobre o que será seu evento? Será sobre um livro já de sucesso? Ou está sendo sobre uma obra recém-lançada? Você foi convidado por alguma editora, ou se ofereceu, ou simplesmente quer fazer um evento sobre sua série favorita?
Bem, essas são perguntas iniciais, quando uma editora te contata é mais fácil, pois você saberá que poderá contar com o apoio desta no quesito de brindes e algumas até mesmo reservam a livraria ou local para você. Mas não se enganem, quem planeja o passo a passo e o que será feito no evento, é você! Mas geralmente somente em capitais acontecem eventos em que a própria editora pede.
Entretanto se você mora em uma cidade pequena, também da pra fazer sim. Comece anotando como será o evento, escreva. Tem muitos fãs do livro ou ainda não?
No planejamento você deve colocar: O que será feito no evento, passo a passo, vocês conversarão? Haverá sorteios? Gincanas? Em que ordem eles ocorrerão? Qual o número de pessoas esperado? Haverá divulgação, ex: Evento no facebook? Qual local? Pode parecer chato e desnecessário descrever esse passo a passo, mas ele é de suma importância para você saber tudo o que vai acontecer certinho, e não se perder. E também para no momento de pedir apoio a Editora, esta saber que é algo bem organizado e não somente uma “bagunça”.

Quem pode fazer eventos?
Não é necessário ser blogueiro para realizar eventos, muitas pessoas pensam que só donos de blog podem fazer isso, e não é. Você leitor também pode fazer um evento da sua cidade, independente de ela ter uma livraria ou não.

Local
Se na sua cidade tiver livraria, entre em contato com a mesma já com o planejamento pronto. Quem cuida dessa parte é o setor de marketing. Mas como entrar em contato com eles? Simples, telefone, e-mail, e até mesmo o gerente da livraria pode te fornecer informações. Se puder fazer, eles te informarão e vocês entram numa negociação de data e horário.
 Mas atenção! Em eventos como a livraria espera que venham várias pessoas, eles vão dar uma reforçada nos livros no estoque, a fim de no dia ter os mesmos disponíveis. Então realmente coloque o número de pessoas esperadas, 20? 30? Não importa. Seja sincero com a pessoa que estiver conversando e claro, use boas argumentações.
“Ah, mas não tem livraria onde moro...” Não há problema, até mesmo na cidade onde eu moro, que tem várias livrarias, muitas vezes os eventos são feitos fora dela, como no Jardim Botânico, ou numa praça, lugares informais que você pode se juntar com seus amigos e conversar. Então não entre em desespero, se for numa praça, por exemplo, vocês podem tentar fazer junto um piquenique, conversar sobre o livro normalmente e fazer brincadeiras. Não deixa de ser uma reunião e um evento mais informal.

Pedir apoio
Decidido essas coisas, entre em contato com a Editora, quando estiver tentando achar o local já se deve entrar em contato com eles, pois às vezes a resposta demora. Então mande e-mail, pergunte nas redes sociais, e mande seu projeto lindão para eles. Se ainda não tiver local, diga que está procurando por isso. Algumas editoras não mandam livros para sorteio, mas podem mandar marcadores, coisas assim. Tem editora que não apoia, que pode dizer não, mas não desista de um evento por causa disso. Reúna seus amigos e fale sobre seus livros da mesma forma, não deixe isso ser algo que vá te prejudicar. Apoio é bacana, mas se não derem, continue normalmente. Quem sabe futuramente, eles vendo que fizeram um evento legal, que divulgou um livro deles, eles não te apoiem?
Então depois do evento, com ou sem apoio, conte como foi o evento, quantas pessoas mais ou menos, o que fizeram, etc.

Quanto tempo antes do evento eu tenho que começar a planejar?
Recomendo que comece com uns dois meses antes, para você ter tempo e fazer tudo com calma. Já fiz eventos que tinha praticamente umas 3 semanas para planejar e corri que nem uma doida para deixar tudo pronto, mas já tinha uma experiência e os contatos necessários. Mas para um primeiro evento, recomendo começar a planejar bem antes, quanto antes melhor.

Brindes e divulgação.
Pegue pesado na divulgação, convide a família, amigos, galerinha que curte ler que você conhece, redes sociais em geral, faça evento no facebook, chame, fale, divulgue! Algumas livrarias quando tem eventos nelas, também ajudam nisso, mas não conte somente com a divulgação deles. Faça você sua parte.
Se você for blogueiro, é legal levar marcadores do blog, cartão, se não tem ainda e tem condições, é bom mandar fazer para entregar no evento. Mas se você não tem condições, imprima na sua impressora ai de casa mesmo o link do blog, e e-mail, ou só o link e seu user do twitter. É uma forma da pessoa mais tarde conhecerem seu trabalho. Amarre em pirulitos, saquinho de bala, inove!
Se você não é blogueiro, mas quer manter contato com o pessoal, deixa com eles seu twitter algo assim, para futuros encontros literários.
Se a editora contribuiu com marcadores, distribua, se tiver livros, faça os sorteios, se não contribuiu siga com o evento normalmente.

Eventos em parceria
Eu costumo fazer meus eventos com outro blog, o qual já conheço e confio, que sei que não vai me deixar na mão. Assim podemos dividir o trabalho, ter mais ideias e divulgar os blogs. Se você não for blogueiro, mas quiser fazer com algum amigo ou amiga, também é legal. Entretanto se houver divergência de opinião sobre algo, sejam sinceros um com o outro, e tomem cuidado em separar bem as coisas, pois da mesma forma que uma pessoa pode te ajudar, também não pode, e isso pode ser um motivo para se perder uma amizade. Então pensa bem, conversem, sejam sinceros, e entendam o lado um do outro.
Só que se você se responsabiliza por algo, tenha consciência de fazer sua parte bem feita, para também não deixar a outra pessoa na mão. Então cumplicidade, sinceridade e responsabilidade devem estar bem definidos entre vocês.

O dia do evento
Chegue ao local com uma hora de antecedência pra preparar tudo. Se for numa praça, diga antes para as pessoas como você estará, de camiseta amarela com bolinhas vermelhas e chapéu por exemplo. Uma dica fique com o livro em mãos! É mais fácil as pessoas te acharem assim rsrs
Se for na livraria, veja se será num auditório, ou num cantinho. Converse com a pessoa do evento antes se terá telões, ou televisão para se conectar ao computador. Se tiver, leve slides, booktrailer, algo que gere discussão, tópicos de conversa, para ser bem organizadinho. Se não houver não tem problemas, façam uma roda, ou simplesmente sente no chão, cadeira, e conversem, façam as atividades.

Detalhes do local em livrarias
Procure saber e ver antes o lugar da livraria em que será feito. Se for auditório, tem muita coisa bacana que dá pra fazer, por ser um espaço grande. Gosto muito de gincanas, quem vai aos meus eventos sabe que sempre terá algum tipo de brincadeira para a galera participar, e claro, participa os que se sentirem a vontade.

Será que não virá ninguém?
Sentimento forte que temos antes do evento, e se não vir ninguém, e se? Calma, já passei pelas duas situações, de esperar pouquíssimas pessoas e lotar literalmente um auditório e no outro esperar bastante gente, mas por motivos de chuva e manifestações etc., ir pouquíssimas pessoas. Independente de quantas pessoas for, faça bem o seu evento, sempre com carinho.

Enjoy!
Durante o evento, divirta-se! Fale sobre o livro, respeite as demais opiniões (isso é importantíssimo!) falhou alguma coisa? Prossiga normalmente, não se esqueça de sempre ter um plano B na manga. Esqueceu-se de algo? Perdeu? Computador não liga? No stress! Improvise, seja sincero com o povo, todos estão ali para compartilhar um mesmo amor, livros!

Galera, essas foram algumas dicas, para dar um norte para aqueles que um dia querem fazer eventos e tem medo, ou não sabem como proceder, etc. Escrevi de maneira geral, pois senão o post ficaria ainda maior! Espero que tenham gostado e eu contribuído de alguma forma!


Beijos!

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11 comentários

  1. Organizar evento dá um trabalhão, mas é muito gostoso :) Sempre fico meio desesperada e superansiosa na hora de planejar meus eventos e lançamentos, mas o resultado final é sempre a melhor recompensa :D

    Beijocas
    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

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  2. Oi Dai, deve dar trabalho montar um evento... mas é gostoso, né? é um trabalho que se recompensa depois! nunca planejei algo assim, mas dá vontade!
    nunca nem fui em um evento literário, acredita? aqui na minha região ninguém se interessa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

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  3. Amei o post!!! Muito obrigada. :3 Me ajudou com algumas ideias que tenho. ^^ Obrigada mesmo.
    Beeeijos!

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  4. UAU!
    Como é trabalhoso fazer um evento.
    Espero muito que agora que tenho um blog eu consiga ajudar em algum evento aqui na minha cidade.
    Seu post ajudou muito.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

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  5. ótimas dicas.. sempre quis fazer um evento aqui na minha cidade, mas há poucas pessoas que gostam de ler :(
    quem sabe um dia eu toma coragem hahaha

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    1. Olá querida,faça sim,convide seus amigos e você vai ver como é gostoso o resultado , as pessoas vão ficar sabendo e irão participar também,beijinho.

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  6. Olá, Daiane!
    Adorei o seu post. Estou querendo organizar um evento na minha cidade há algum tempo, mas não tinha muita ideia de por onde começar. Com as suas dicas vai ser muito mais fácil, obrigada!
    Beijos.

    http://www.pensamentoseminstantes.com.br/

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  7. Uau Dai, muito bacana da sua parte disponibilizar essas dicas. Eu ainda não fui a nenhum evento literário assim, uma pena..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

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  8. Amei o post, pois a maioria pensa que eventos são tão simples né? Errado! Maior complicação.
    Você tem que pensar em tudo, pois sempre pode ocorrer algum problema, o pior para mim é a falta de organização. Portanto acho correto antes de tudo fazer um mega planejamento. =D

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  9. Oi... Vou lançar meu primeiro livro e preciso de um lugar, já entrei em contatos com bibliotecas e todas respondem que estão com a agenda lotada. Já estou ficando desesperada. Meu livro é de ficção e fala sobre vampiros (mas não história melosa não) queria uma dica de um lugar que não tivesse tanta burocracia para fazer o lançamento. Alguém pode me ajudar por favor?

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  10. Amei demais o post. Estou planejando um evento sobre Happy Potter na minha cidade e seu post me eu um norte na parte da organização, obrigada

    dizaihguria.blogspot.com.br

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Blog no ar desde 08/11/2011

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