No Universo da Literaturinha Especial - O despertar da leitura

by - sábado, outubro 12, 2013

Olá pessoal!

Feliz dia das crianças \o/. Sei que meus leitores já são bem grandinhos, mas ah... como é bom ser criança e relembrar a melhor fase de nossas vidas! E hoje, para a coluna No Universo da Literaturinha, trago uma convidada especial, minha querida irmã, Dariene, que tem 12 anos,  convidei-a a escrever um texto sobre como começou a se interessar pela leitura e porque gosta de ler. Pois bem, vejam abaixo como ficou. Não fiz nenhuma alteração, a não ser uma revisada na questão de vírgulas, essas coisas rsrs.



“Desde a rainha má da Branca de Neve até as histórias assustadoras do passado, os livros de ficção começaram a envolver vidas do mundo inteiro.
Aprendi a gosta de ler, muito antes de saber deste universo encantador e mesmo com críticas ao meu redor, não deixei de ter interesse em cada livro que via.
Não estava na escola na época, mas lembro de minha irmã trazendo livros de sua escola; era um mais curioso que o outro. “O que significa isso?”, uma pergunta que eu só pensava e não dizia a ninguém. Queria saber tudo sobre isso e aquilo; por que, onde, quando...
 Quando entrei para escola tudo começou a se esclarecer, cada pergunta. Comecei a escrever textos. Todos diferentes do real e bem diversificados e de temas múltiplos. Cinderela é má e sequestra o príncipe depois do baile; além de trancar fada madrinha no porão. Rapunzel foge da torre antes do príncipe aparecer na história, ela foi morar no México com o Gato de Botas ... Entre outras histórias doidas que criei.
Sempre quis ser um personagem de um livro. Mas é como eu penso: chega alguém e te pergunta “oi? Como é seu nome? Quem você é? De onde você veio?” E você responde:” oi. Meu nome é Branca de  Neve. Sou uma princesa. E fugi de um livro. Prazer!’’
Comecei a ler outros livros além de contos de fadas. Agora, com 12 anos, meus livros preferidos são: Monster High, Fazendo meu filme, Diário de um banana, Diário de uma garota nada popular , Saga crepúsculo, A jornada, Harry Potter, A menina que roubava livros, Beijos de vampiros,... Resumindo, gosto de livros de aventura, mistério, romance, drama, comédia, suspense, terror, ficção e realidade. Se fosse para escrever todos os livros que eu gosto, iria levar a eternidade So...I love books! I love library! Choose any book you like in my world and enjoy.”


Gostei muito desse texto, ela foi além do que eu esperava! Uma coisa que noto na minha irmã é a habilidade que ela tem com as palavras e a facilidade em criar histórias que me surpreendem pela tamanha criatividade. Ela não sabe (agora sabe pois ela vai ler esse post rsrs) li alguns de seus textos e fiquei de boca aberta por uma pré-adolescente conseguiu criar e ter ideias que dariam livros inéditos. Eu não sabia dessas histórias que foram citadas no texto, mas ela prometeu me mostrar. Dari lê e lê muito, ama livros tanto quanto eu, e fico muito feliz em ter contribuído nesse seu caminho de amor pela leitura. Isso mostra a importância que nós adultos, adolescentes etc, temos de influencia sobre nossas crianças e como eles nos observam. Eu sempre andei com um livro na mão, e com certeza isso lhe aguçou a curiosidade!
Agradeço mais uma vez a minha querida pimpolha por esse texto e contribuição, quem sabe ela não topa participar mais vezes por aqui?

P.S: A Dari já é uma pré-aborrecente, ops, adolescente, mas acredito que seu depoimento ajude a outros pais, irmãos, tios, e até mesmo crianças ou adolescentes a começar a se aventurar pelo universo literário, e mostrar que com incentivo é possível sim fazer com que nossas crianças passem a ler mais!

Leia também

8 comentários

  1. Amei o texto.
    Sua irmã realmente tem uma boa mão pra escrita.
    Que bom que você a ajudou a entrar nesse mundo tão mágico e lindo.
    Tomara que ela contribua mais no blog, quem sabe até mesmo com trechos desses textos que ela escreveu.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. quando a gente tem gosto pela leitura tudo fica mais facil, mais gostoso!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gosta de livros, sua vida só tem a ganhar com isso. Meus anjinhos aqui de casa também gostam, começaram cedo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto!!!

    Vim conhecer o seu blog, gostei e estou seguindo!! :))
    Que layout lindo!!!!

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Awmmmmm gostei do texto :)
    É bom ver que apesar de muitas pessoas ainda não terem incentivo, grande parte já começa a despertar a paixão pela leitura/escrita desde cedo. É tão lindo ver isso.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, essa sua irmã é um talento nato, hein?!?!
    E o bom é que ela é super eclética em relação aos gostos literários. Tomara que em breve, tenhamos mais uma autora fazendo sucesso por aí, hein?!?
    Parabéns!!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. O que?? A Menina que Roubava Livros? É para aplaudir de pé, como bem diz uma amiga minha. Dai, confesso que li 'No Universo da Leiturinha' logo pensei, oba, uma dica de livro infantil. Mas foi melhor do que eu esperava. Muito, muito bom sua irmã e seu envolvimento com os livros. Somos em três em casa, minha mãe sempre leu, eu devo ter aprendido com ela, minha irmã do meio não é fã da leitura, e meu irmão mais novo lê, não com frequência, mas de vez em quando pega um para ler.
    Mande meus parabéns para a pequena grande Dari.. ;)

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  8. Oiii Dai que legal as histórias que sua irmã criou, gostaria de ter a chance de ver o desenrolar das histórias, peça para ela escrever, isso pode dar um livro, ou alguns contos para você postar aqui para nós.
    Dê os parabéns a ela, ela merece. Muito criativa para pouca idade.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011