Resenha: Fale!

by - quarta-feira, outubro 16, 2013



Olá pessoal!

Vamos de resenha nova? Dessa vez de Fale! da Editora Valentina.

Autora: Laurie Halse Anderson
Páginas: 247
Ano: 2013
Editora: Valentina

Em “Fale!”, premiado romance da autora Laurie Halse Anderson, conhecemos Melinda, estudante do colégio Merryweather, uma estudante calada, tida como a esquisita, não tinha amigos, e quase nem falava. Ela perdeu os poucos amigos que tinha, pois numa festa tradicional dos veteranos ela chamou a polícia, e isso mandou alguns colegas para a cadeia. Depois disso, Melinda só é insultada, alvo de deboche. Assim, sozinha, ela vai murchando, se sentindo sem forças até mesmo para reagir.
É nas aulas de artes que ela encontra um abrigo, e através de seu projeto artístico sua vida vai tentando retomar aos poucos. Mas o que aconteceu realmente naquela festa? Quais são os demônios que tanto atormentam Melinda?


“(...) Estou afim de confessar tudo, de passar a culpa, o erro e a raiva para outra pessoa. Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”

Encantador e impactante da primeira a ultima página, assim é Fale! Não há como não se emocionar com a história de Melinda, que embora raramente fale, tem um humor sarcástico e irônico. Mergulhamos na escuridão de seus sentimentos e de seus dias monótonos, sua dor nos toca e torna-se nossa a partir do momento que adentramos as páginas desse romance.
Entendemos porque Melinda não fala, seu trauma é enorme, e o triste é que muitas pessoas fora da ficção passam ou já passaram pelo mesmo, e assim como ela tem medo de falar, seja por medo, vergonha ou até mesmo ameaça. Mas a personagem tinha tudo para cair em uma depressão profunda e se afundar nela, ou até mesmo cometer o suicídio, ideia que já passou pela sua cabeça, sem apoio até mesmo dos pais, omitindo deles o que acontecera, ela tirou forças de dentro de si mesma para se transformar e assim conseguir falar!
Fale! é um romance corajoso, que ao mesmo tempo que nos impacta nos abre os olhos para algo que às vezes pode estar debaixo do nosso nariz, acontecendo na casa ao lado, até mesmo na nossa, e não percebemos.
Falar, um ato que pode parecer simples, mas não é. O silêncio pode ser reconfortante em diversas situações, entretanto esse ato contribui para que seus mais profundos medos tomem voz e falem na sua mente. Falar é libertador, quando falamos e colocamos para fora tudo aquilo que sentimos e que nos atormenta, conhecemos de perto nossos medos, e a dimensão destes, dessa forma fica mais fácil encará-los e vencê-los.
Muitos não falam por ter medo da reação daquele que vai ouvir, e às vezes as pessoas nem querem ouvir ou não dão espaço para isso. Como os pais de Melinda, era perceptível que a filha estava mal, que mudou muito, mas em nenhum momento eles deram espaço para ela falar ou ao menos perguntaram o que estava acontecendo realmente.
Com uma escrita incrível, Laura traz a frente em sua obra assuntos e temas que servem de reflexão para pais, jovens e professores. Abordando não somente a vida escolar e o sofrimento de alguns alunos, mas também o relacionamento entre pais e filhos, professores e alunos, e a violência e abuso de crianças e adolescentes.
Depois da leitura de Fale! muitos jovens falaram, e se inspiraram em Melinda, colocando para fora suas histórias e sofrimentos. No começo do livro a autora nos conta sobre isso, há uma entrevista em que ela revela detalhes sobre sua inspiração para o livro e outras informações, e um guia de como se trabalhar com esta obra em sala de aula.
O livro está lindo, a Editora Valentina fez um ótimo trabalho com o mesmo, a edição está muito bem feita. Fale! é um romance que recebeu muitos prêmios, passou a ser adotado nas melhores escolas dos EUA, além disso já foi transformado em filme “O silêncio de Melinda” em 2004. Uma obra sensível e ao mesmo tempo transformadora, a considero como leitura indispensável! 



Leia também

11 comentários

  1. O livro é realmente fantástico! Adorei a escrita e a forma como o tema foi abordado.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, não sabia que tinha virado filme!
    "Fale!" é um livro que eu sempre quis ler, ainda mais se tratando do tema e tal. A capa é linda e a estória deve ser ainda mais (:
    Beijão
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. já vi outras resenhas em que falavam sobre a adaptação cinematográfica deste filme, mas não lembro de ter visto e não achei ele em lugar nenhum ;~~
    parece ser um livro ótimo, quero muito ler *-*

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro!
    Adorei a forma como você abordou ele!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Eu li Garotas de Vidro da autora e não curti o tanto quanto esperava, mas pretendo ler esse pois todos estão elogiando bastante. beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. quando eu vi esse livro confesso não me interessei, não foi algo que me abalou, que me deixou doente pra ler, lendo a resenha eu percebi traços na Melinda que atraem
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o filme, mas estou curiosa com essa trama. Parece bem densa e emocionante.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar do livro.
    Ele realmente parece ser ótimo.
    Estou muito curiosa para ler.
    Sua resenha ficou muito boa.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme e o tema é tão delicado, sempre quis ler o livro e as resenhas que tenho visto são sempre positivas, o que dá ainda mais vontade de ler.

    Bj,
    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Até agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não faz muito o meu gênero, mas os temas abordados são tão reais e atuais, infelizmente, que acabei me convencendo de que preciso ler esse livro. O legal é que a autora consegue trabalhar esses temas tão fortes de uma maneira mais suave.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é um dos mais comentados positivamente ultimamente, né? Todos falam bem.
    São temas bem complexos, mas que me fizeram me interessar pela leitura.
    A escrita da autora e maneira como ele desenvolve o livro parecem ser ótimas.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011