Resenha: HQ A Guerra dos Tronos Vol. I

by - domingo, outubro 27, 2013

Olá pessoal,

Bora de resenha de uma HQ simplesmente fantástica? "A guerra dos tronos" Vol. I.

Autor: George R.R. Martin
Adaptação: Daniel Abraham
Arte: Tommy Patterson
Editora: Fantasy

Sinopse: "O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys."

Para começar esta resenha me utilizarei das palavras do próprio George Martin "A história em quadrinhos não é o livro. A graphic novel não é o romance. O mesmo, claro, é verdade para os filmes e a televisão. Quando adaptamos uma história de um meio para outro, não importa o quão fiéis tentamos ser, algumas mudanças são inevitáveis. Cada meio tem suas próprias exigências, suas próprias restrições, sua própria maneira de contar uma história.". Ainda não li os livros da série Crônicas de Gelo e Fogo, e nem vi a série da HBO, então essa HQ foi a porta pela qual me permitiu entrar para mundo de Martin.
No primeiro contato ao folhear a obra foi totalmente perceptível a qualidade da edição e dos desenhos. Há tempos não lia uma HQ, e foi incrível depois de tanto tempo repousar meus olhos em um gênero, que embora não seja meu preferido, traz tantas emoções ao leitor através do roteiro e das imagens.
Já li a sinopse do livro "A guerra dos tronos" diversas vezes, e mesmo quem não leu, certamente já ouviu falar da fantástica história criada por Martin, da guerra pelo trono, dos vários personagens, e da matança sem dó rsrs. Enfim, não comecei a leitura sem saber nada sobre esse universo, eu já possuía um conhecimento básico, que só aprimorarei depois que realmente ler os livros. Portanto, ao começar a ler a HQ não me senti perdida, e mesmo se não conhecesse nada sobre o livro, acredito que ainda assim poderia ter acompanhado naturalmente a graphic novel.
Este é um gênero diferente, não é o romance em si, como está na citação acima de Martin. Então toda a adaptação foi pensada também para pessoas que assim como eu ainda não conhecem a fundo os romances do autor. Li toda a HQ, e confesso que fiquei deslumbrada pela história e também pela arte, as imagens são lindas e dão uma vivacidade enorme a obra. Fiquei em várias páginas olhando a expressão da face dos personagens, de uma cena de luta, ou de momentos tensos, é tudo muito rico em detalhes.
Sobre a adaptação não posso avaliar, pois como já coloquei acima, ainda não li os romances. Entretanto, posso dizer que entendi a história, entendi a essência de "A guerra dos tronos" e fiquei com uma vontade enorme de ler os livros, e também muito ansiosa para o próximo volume da HQ.
O prefácio foi pelo próprio George Martin, e ao final temos um making of da produção dessa HQ, Martin se fez presente na adaptação, ele sempre foi consultado para que essa obra fosse o mais fiel possível, tentando ao mesmo tempo se afastar das imagens da série da HBO.
Nesse making of sabemos como foi o processo de escolha do ilustrador, as cenas que tiveram mais dificuldade para montar, as que mais gostam, como foi também adaptar o texto no roteiro, a preocupação com a fidelidade a obra, ou seja, conhecemos o processo desde o início até o final. Ao ler vemos o imenso trabalho que tiveram para que ao final tivéssemos essa preciosidade que temos agora em mãos. É muito perfeito, desde a capa e toda a ilustração interna, está ótimo, é aquele tipo de livro que da orgulho em ter na estante!
Se você assim como eu ainda não leu os romances da série, não tema, leia a HQ sem medo. A experiência é ótima, embarcamos no mundo de Martin por uma porta diferente, mas que leva a um mesmo destino: uma aventura por uma das histórias mais fantásticas dos últimos anos. Recomendo a todos! Aos leitores já de HQ, ou os que ainda não conhecem bem o gênero, vale muito a pena, e a edição brasileira está perfeita!


Leia também

7 comentários

  1. Adoro HQs, Graphic Novels, Mangás e afins. Acho que não são somente os livros que podem transportar o leitor para outro mundo e contar uma história tão cheia de detalhes. Ainda não tive a oportunidade de ler a HQ de GoT, mas acompanho a série de TV e é uma das minhas favoritas. Pelo que, vi, você também curtiu por ser umq HQ e por isso também recomendo a de Assassin's Creed: Desmon, que saiu recentemente pela Galera Record. Excelente história, traço e roteiro.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aquele momento que um post te lembra que tem três livros na estante esperando a vergonha na cara chegar, rs.
    Ai Dai eu quero muito ler algo do George, de verdade e até comprei o e-book de "Guerra dos Tronos", mas ainda não veio a vergonha na cara. Há muito tempo também não leio HQs (a não ser que possa considerar as da Turma da Mônica que tenho lido com meu filho, rs) e essas são lindas demais.
    Assisti uns 2/3 episódios de GoT, mas não me sinto dentro da história totalmente. Meta pra 2014 é ler os 3 primeiros da série fantástica dele.
    O bacana de ter o making of é que se você se envolve, pode saber mais como tudo aconteceu, nos quadrinhos e filmes adaptados de grandes obras, isso é maravilhoso.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  3. acho bom diversificar a gama de possibilidades da leitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Minhas primeiras experiências com a leitura foram através dos gibis da "Turma da Mônica". E, apesar de ser apaixonado pelo gênero, faz um tempão que não leio um. Achei o máximo quando soube dessa adaptação para os HQ's. Assim como você, também não li nada do autor, nem assisti a série, mas vontade não me falta. Espero poder ler essa HQ em breve, pois as ilustrações me parecem ser ótimas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Vi umas imagens deste HQ e fiquei bem interessada.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhhhhhhhh eu como fã do gênero/autor/série preciso dessas edições.
    Imagina a minha felicidade quando soube do lançamento em Hq? Fiquei muito contente, pois gosto bastante de Hqs, mas ansiosa também né, porque sempre quando queremos algo ficamos pensando nisso direto, rs. Espero ler em breve =)

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011