Resenha: A maldição da pedra

by - sexta-feira, outubro 18, 2013

Olá pessoal!

Vamos de resenha de um livro simplesmente incrível! "A maldição da Pedra", de Cornelia Funke.

Autora: Cornelia Funke 
Páginas: 248 
Ano: 2011 
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura.
Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali.
Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.

Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.
Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.

"Era noite, mas a Fada Escura não dormia. A noite era bela demais para desperdiçá-la dormindo. Mesmo assim ela via o goyl-homem. Agora ela sonhava com ele, não importava se estivesse dormindo ou acordada. Seu feitiço já transformara em jade boa parte de sua pele. Jade. Verde como a própria vida. Exuberância em forma de pedra. Pedra do coração, semeada pela fada sem coração. Ele ficaria tão mais bonito depois que o jade substituísse toda a pele humana e ele então se tornasse o que a cor de sua pele prometia. Futuro decidido no passado. Tantas coisas escondidas nas dobras do tempo"

Cornelia Funke é uma autora já reconhecida e muito premiada, certamente você já ouviu falar da trilogia Coração de Tinta, também de sua autoria. Em A maldição da Pedra, Funke nos apresenta a um mundo repleto de magia, onde a fantasia não tem limite, sendo percebida em cada detalhe.
John, personagem central, ao lado de Fux, Clara e seu irmão Will, o qual está tendo sua pele transformada em pedra, no caso jade, um feitiço foi lançado por uma poderosa fada, fazendo este parte de uma profecia. Se sua pele fosse completamente transformada em pedra, Will se esqueceria de todos e passaria a pertencer o povo de goyls, que também tinham a pele de pedra, sendo uma espécie de guardião do rei. John não aceitou que isso acontecesse com seu irmão, e como já conhecia o Mundo do Espelho, por passar muito tempo ali, corre contra ao tempo para encontrar a cura para a maldição.
Uma aventura perigosa em um mundo onde tudo é possível, aqui os contos de fadas se fazem presentes, mas com uma pitada de mais crueldade que aquelas que ouvimos quando pequenos. Fadas, bruxas que comem criancinhas, uma floresta mágica, unicórnios, e muito mais. É incrível a facilidade que a autora tem em construir um mundo tão mágico e tão cheio de sonhos.
A relação emocional dos personagens não é algo forte no livro. John é irmão mais velho de Will, e desde que descobrira esse mundo novo através dos espelhos tornou-se mais ausente na vida do irmão. Sentimos que Will tem um carinho grande por John e até mesmo o admira muito, mas também se capta um pouco de mágoa por toda essa ausência vivida. O pai deles também havia deixado a casa e nunca mais aparecido, e anos depois quando Will já estava mais velho sua mãe falecera, foi ai que conheceu sua namorada Clara.
Entretanto esse lado mais emocional não é tão retratado e nem o foco dos livros, os personagens não se lamuriam, ao contrário, eles sabem guardar muito bem seus sentimentos, não os demonstrando com frequência. Mas Fux e John se conhecem muito bem e sabem ler as expressões um do outro, não há segredos entre eles.
O livro é rico em detalhes, e com a leitura é como se fossemos também mergulhando no Mundo do Espelho, um lugar onde a fantasia parece simplesmente não ter fim, podendo ser linda e terrível ao mesmo tempo. A escrita de Funke é primorosa e revela a grande experiência da autora nesse universo fantástico.
Não há como se prever nada nessa história, pois somos pegos de surpresas em diversas cenas. A vontade que tive quando fui lendo esse livro era de lê-lo em voz alta, é uma história tão bela, tão rica em detalhes, que me lembrou de quando era criança e antes de dormir minha mãe me narrava contos de fadas. Senti uma nostalgia com essa leitura, como se todos os meus sonhos infantis de que um mundo mágico realmente existisse, viessem a tona através das palavras de Funke.
O desfecho é surpreendente, e deixa nas entrelinhas uma nova aventura para o próximo livro, promessa de muita aventura e também perigos que John terá que enfrentar. A maldição da pedra é simplesmente um dos livros de fantasia mais lindos que já li! Delicado, muito bem escrito e surpreendente! Estou curiosíssima para o segundo volume.
A edição está com lindas ilustrações, é um livro belo, que me marcou por toda sua fantasia e a grande qualidade de escrita da autora. Indico com certeza para todos! Principalmente para aqueles que querem adentrar em páginas cheia de aventura e fantasia sem fim.


Leia também

3 comentários

  1. Sempre leio resenhas positivas em relação aos livros da Cornélia Funcke. Também já imagino que ela realmente merece todos os elogios. As histórias me parecem ser repletas de magia, aventura, mistérios, tensão, fantasia, etc. A narrativa também me parece ser um ponto forte no livro, e isso só vai aumentando cada vez mais, minha vontade de ler algo dela.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Para você ver, eu tenho o livro mas ainda não o li, inacreditável. Pois parece ser uma obra maravilhosa.
    Assim que eu tiver um tempo a mais nas leituras que devo fazer lerei ele, com certeza. Amo essa temática e parece que vou me surpreender com a leitura, =)

    ResponderExcluir
  3. Que história linda.
    Chamou minha atenção, principalmente, por passear pelos contos de fada.
    Fiquei com muita vontade de ler.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011