Resenha: Os amores da Pantera

by - quinta-feira, outubro 10, 2013

Olá pessoal,

Vamos de resenha de um suspense nacional lançado pela nossa parceira, Editora Prumo.

Autor: José Louzeiro
Páginas: 118
Ano: 2013
Editora: Prumo

Os amores da pantera, do escritor e renomado jornalista José Louzeiro, é um livro baseado num crime de grande repercussão em 1970, o brutal assassinato de uma bela socialite pelas mãos de um empresário.
Neste romance de Louzeiro, seus personagens ganham novos nomes, todos pertencentes à classe alta carioca dos dias atuais, que vivem em um mundo regado a drogas, sexo e dinheiro e amizades baseadas em aparências.
Em uma dessas noites de drogas e orgias uma garota é assassinada, e a partir dai começa a se desenrolar a trama, e as máscaras de cada um começa a cair, revelando suas verdadeiras faces e valores. Tamara, uma socialite e pantera que intitula essa obra, é uma mulher linda, tem uma série de contatos, mas também inimigos dentro desse círculo.

“- Não passamos de boêmios retardatários, girando numa roda de aparentemente colorida, como num carrossel. Quando o carrossel para, estamos sempre no mesmo lugar. Vazios e ridiculamente alegres.”

São vários personagens dessa roda de amigos que se tornam o centro do livro, o autor aos poucos vai mostrando mais de Tamara, a qual sustenta uma rede de contatos e interesses, sexo e dinheiro sendo interligados. Louzeiro não deixa claro com o que essas pessoas trabalham, mas nós leitor já presumimos que seja algo ilegal como o tráfico de drogas, ou coisas assim.
Em nenhum momento eles têm medo da policia, ou citam tal fato, pois para eles dinheiro não é problema, e se for preciso silenciar alguém seja com dinheiro ou assassinato isso pode ser feito tranquilamente.
Não é um livro com grandes suspenses, muitas perguntas ainda ficam sem respostas, entretanto há algumas pistas que nas entrelinhas levam o leitor a pensar e refletir sobre o desfecho da obra. Cada um só pensa em si em como podem se beneficiar, e tendem a ir para o lado que oferecer mais. Tudo se resume a interesses próprios.
São personagens que enaltecem o valor econômico, o sucesso, veem em suas casas ou propriedades um meio de suprir aquilo que não tem, o amor é manipulável, a amizade apenas um contato, e o sexo regado a drogas são seus momentos de êxtase, luxuria e prazer. A matéria e o dinheiro os definem, a vida perante eles não apresenta valor algum, tornando-se algo efêmero. Tamara e os demais oferecem sua “carcaça” para diversos componentes de uma sociedade que parece não se abalar estando sob um manto de impunidade, quanto desses não existem por ai, com outros nomes e rostos?
O livro é rico em detalhes, prende a atenção, há sequencia de acontecimentos que ao final se tornam uma bola de neve.  Como coloquei anteriormente, mesmo sem resposta clara podemos presumir o que aconteceu e a realidade por trás daquilo. Seu desfecho pode não ser surpreendente, mas também não é tão esperado. Para fãs de suspense ele pode ser indicado, entretanto não espere um livro com grandes surpresas ou suspense de arrepiar. Para mim Os amores da pantera tende a apresentar mais uma critica social, tendo como fundo crimes e denunciando a face de uma elite que se acha intocável.



Leia também

5 comentários

  1. não conhecia o livro, alias não conheço muitos lançamentos da prumo, mas gostei dos pontos reflexivos que vc apresenta em sua resenha que o livro pode nos deixar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. vi propaganda neste livro, e quando li a sinopse, não imaginava que fosse tão bom assim!
    a capa é meio sem gracinha ;$
    adoro suspenses, e acho que vou gostar deste... sabendo que ele não é tãããão suspense assim, não vou com tanta sede ao pote hehe :P

    ResponderExcluir
  3. Nossa livro bem diferente, olhando a primeira vista não me chamaria tanta a atenção, a resenha me deixou curiosa!
    bjs
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e ele não é bem o gênero que gosto de ler, mas gostei muito da história.
    Afinal, ele parece trazer uma crítica social que é muito importante ser mostrada.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia da existência do livro e ao ver a capa não saberia que tinha um conteúdo intenso assim. Gostei da dica, com certeza.
    Bem diferente e gosto de temáticas assim, acho que eu gostaria da leitura.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011