Resenha: Os mistérios de Whartia – A profecia de Mídria

by - sábado, outubro 05, 2013

Olá galera!

Vamos de resenha de um livro nacional, do gênero fantástico!

Autora: Denise Flaibam
Páginas: 391
Ano: 2013
Editora: Novo Século – Novos Talentos

Sinopse: SERAFINE DELAY ERA UMA GAROTA COMUM... À sua maneira. Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la! E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar. Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar. Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.


Dificil não ficar curioso(a) com uma sinopse dessa. Repleto de mistério, magia e uma aventura de tirar o fôlego Denise Flaibam compõem Os Mistérios de Whartia. Serafine uma menina curiosa, corajosa e com marcas tanto na pele quanto em sua alma, a escolhida, fruto de uma profecia, a esperança do povo e aquela que derrotaria as trevas, acompanhada por seus guardiões, lutando pela vida e descobrindo seus poderes, e aos poucos tentando acalmar e obter respostas para seu coração que está cheio de dúvidas.
Lobisomens, seres das trevas, bichinhos felpudos que parecem ser fofinhos, mas na verdade são verdadeiros guerreiros, elfos, magos, reis, Denise construiu um mundo próprio com uma narrativa composta de detalhes, na medida certa, sem exageros, entretanto de uma forma que o leitor consegue imaginar e entrar numa história sendo guiado por suas palavras.
A autora demonstra conhecimento e cuidado, além de muito talento, construir um mundo fantástico e fazer com que entremos realmente em sua história, não é tarefa fácil. Mas o livro foi escrito de uma forma, que nos da à impressão que conhecemos cada pedacinho Warthia.
O que me chamou a atenção são os detalhes, além de ser extremamente necessários nada é esquecido ou passado em branco, é como em um quebra-cabeça que peças vão se encaixando, porém tudo ao seu tempo. Serafine é única, assim como Jarek (confesso que ele me tirou alguns suspiros), Ývela, Lonel e Guillian, embora a protagonista seja a jovem Serafine, percebemos que todos os demais personagens foram cuidadosamente trabalhados, e são fundamentais também para a história.
Há diversas cenas de ação, de luta entre os lobisomens contra a protegida e seus guardiões, e essas cenas nos pegam de surpresa, a todo o momento somos surpreendidos de alguma forma, assim o livro não se torna monótono e há vários “picos”, intercalados com mistérios, que fazem o leitor não despregar os olhos e pensar “jogada de mestre!”.  As cenas de luta são muito bem escritas, você sente ali dentro vendo tudo de pertinho, como se estivesse frente a uma tela de cinema vendo e vivendo tudo aquilo.
Não há pressa na narrativa, e nos acontecimentos do livro, cada passo e atitudes dos personagens são importantes. Sabe quando você percebe que o livro foi cuidadosamente trabalhado? Que essa história foi criada com carinho, muito cuidado e esmero? Tudo bem pensado? A narrativa de Denise é convidativa, ousada de uma forma que deixa ao leitor ali nas entrelinhas um mistério, um suspense, de que algo mais vai acontecer, e se tratando desse livro é algo grande que vai te fazer ler e reler a cena depois, e realmente é isso que acontece. Primorosamente trabalhada e sedutora, assim eu definiria a escrita.
Mergulhar no mundo de Warthia é se emocionar com seus personagens e suas histórias, com um desfecho que te deixa sem fôlego e ao mesmo tempo ansioso querendo o próximo livro, mas também se encantar. Se encantar com uma história repleta de mistério, suspense, cheio de adrenalina, humor, que te faz querer encarar cada desafio junto a Serafine e os guardiões e afirmar mais uma vez que temos muitos ótimos escritores de fantasia aqui no Brasil.
A força de Serafine também nos é transmitida, a dor que ela teve que lidar de uma hora para outra no inicio do livro e depois descobrir que é a esperança de salvação do seu povo, a forma como ela levantou e não desistiu carregando esse peso enorme nos ombros, mas não deixando de ser doce, nos mostra que descobrimos o tamanho de nossa força se revela em nossos extremos, quando mais precisamos dela.
Livro bem trabalhado, com um mapa ao final, fiquei um bom tempo nele tentando fazer o trajeto da aventura de Serafine, tudo muito bem colado. Bem revisado, a escrita tira de letra, toda a diagramação está bela e os capítulos muito bem divididos.
Estou ansiosa pelo próximo livro, para saber o que acontecerá como será a próxima aventura e se alguns mistérios serão resolvidos, mas algo me diz que Denise vai nos surpreender ainda mais e colocar mais lenha na fogueira rsrs e estou muito curiosa por isso! Livro mais que indicado, galerinha que curte fantasia, não perca tempo! Os mistérios de Warthia é muito bom! Uma fantasia nacional incrível.


Leia também

7 comentários

  1. Uau, escrita primorosa? Me deixou curiosa. Li vários livros da Novos Talentos e todos me conquistaram. Eles fazem ótimas escolhas...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, estou muito curiosa para ler esse livro. E sabe o que dizem né... livros com mapas são os melhores. rsrsr!


    Beijos!

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. é muito bom quando um livro nos cativa tanto, eu adorei ler a sua resenha, me passou tanta coisa boa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas a história parece ser muito boa.
    Já quero ler!
    Amo fantasia e o mundo parece estar muito bem construído.
    Fico encantada como a nossa literatura vem se destacando com histórias tão boas, mas infelizmente pouco divulgadas.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Terminei de ler este livro mês passado e simplesmente AMEI por demais, sério. Mal posso esperar para ler a continuação. QUE POR FAVOR SEJA LOGO KKK

    Sério, um dos melhores do ano. Jarek <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro 1, achei empolgante e super interessante, gostei de como a narrativa está bem amarrada, mal posso esperar pelos próximos

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011