Resenha: A dança da floresta

by - quarta-feira, novembro 27, 2013

Olá pessoal!

Confiram a resenha do livro "A dança da floresta", uma fantasia mágica criada por Juliet Marillier.

Autora: Juliet Marillier
Páginas: 369
Ano: 2008
Editora: Prumo

Sinopse: Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia... Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta...


"Já ouvi dizer que meninas não sabem guardar segredos. Isso é mentira: nós somos a prova."

A dança da floresta de Juliet Marillier se mostrou um livro totalmente surpreendente para mim, a sinopse e capa me instigaram, e bem, eu imaginava algo bem mais voltado para contos de fadas, mas me enganei, o livro vai muito além.
Jena, personagem central, se mostrou uma protagonista daquelas que gostamos de ver nos livros, ela pensa antes de agir, não faz nada impulsivamente, essa sua personalidade me cativou. Seu sapinho Gogu que consegue conversar com ela em mente, algo meio telepático, também se mostra uma graça.
Ela e as irmãs, em toda noite de Lua Cheia, através de um portal adentram a uma floresta mágica, onde seres encantados habitam. Elas participam da festa, mas tomam seus devidos cuidados, e ficam atentas para não serem enganadas pelas criaturinhas. Este é um segredo entre elas que guardam há anos. Assim as irmãs aproveitam a noite, e voltam antes do amanhecer. Só que em uma festa, uma estranha família aparece, são os Seres da Noite, que são como vampiros. Tati, a irmã mais velha, vai se apaixonar por um deles, e isso não é bom...
Jena ajuda seu pai na contabilidade, o qual teve que deixar o castelo por motivo de sua enfermidade. Então Cezar chega a casa para auxiliar, ele é primo das garotas e quer tomar o controle dos negócios do tio, que foi deixado sob a responsabilidade de Jena, e claro ela não gosta nada disso. Mas ela e Cezar guardam um segredo que ninguém fora eles sabiam. Mas com essa vinda de Cezar, o portal para Outro Reino pode ser descoberto por outras pessoas, e isso não é nada bom. Ele está diferente e diz algumas coisas que começa a preocupar Jena. Além do primo, a paixão de Tati por um ser da noite também preocupa Jena. Assim ela tem que embarcar em uma aventura, junto com Gogu, para salvar aqueles que ama e também a si própria.
Sinceramente eu não esperava encontrar uma história tão rica quando fui ler esse livro, ele realmente me surpreendeu, a fantasia presente junto com uma história linda e uma boa aventura faz com que o leitor mergulhe em suas páginas.
Marillier tem um jeito único de escrita, ela te envolve, cria personagens e ambientes dignos de grandes livros de ficção. A vontade é de não parar de ler em nenhum momento, ela realmente sabe como contar uma boa história.
A narrativa apresenta muitos detalhes, que se apresentam de forma precisa e bem elaborada, proporcionando uma visão rica das cenas ao leitor. A personalidade dos personagens também foi composta com cuidado, nos fazendo perceber todo o cuidado com o qual essa história foi criada. Além disso, somos surpreendidos a todo o momento, a autora nos reserva boas reviravoltas.
Gosto muito de histórias de fantasias, ainda mais quando são bem narradas e surpreendentes. A única critica que tenho é em relação à diagramação interna, que poderia ser mais bem trabalhada, as páginas brancas fazem meus olhos arderem e assim não consigo ficar muito tempo lendo, mas isso não tira a qualidade da obra. Eu gosto da capa, ela se vista de perto apresenta diversos detalhezinhos, transmite algo mágico a meu ver.
A dança da floresta é uma fantasia rica em mitologia, com personagens muito bem construídos e um enredo que para amantes do gênero se torna um prato cheio. Conheci esse livro graças à indicação da Editora Prumo, e agradeço muito, pois realmente eis um livro que merece ser divulgado e falado sobre, é ótimo e com certeza entra para os melhores de fantasia que li este ano. Ainda não conhecia a escrita de Juliet Marillier e simplesmente me apaixonei.


Leia também

13 comentários

  1. A capa do livro do livro é linda, mas a história nem me chamou muito a atenção... Sei lá, não curto muito fantasia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, também adoro fantasia! Que bom que gostou do livro... Realmente a capa é linda, pena que por dentro não foi tão surpreendente! Mas enfim, isso é o de menos!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. A capa é muito bonita e me lembrou um livro do Shakespeare "Sonho de uma noite de Verão". Por mais que um dos meus livros favoritos seja de fantasia, eu não costumo gostar de outras histórias do tema. O enredo parece ser bom, no entanto não é o tipo de leitura que me prenderia.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser exatamente o tipo de livro que eu gostaria de ler. Amo fantasia e mitologia, e essa capa é uma coisa linda! Essa história de ir pra floresta, dançar e voltar ao amanhecer parece o conto das 12 princesas bailarinas, haha!

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. parece ser um livro ótimo mesmo, ainda não conhecia ele, mas a história não faz muito o meu estilo de leitura... iria preferir vê-lo em formato de filme... :P

    ResponderExcluir
  6. É muita fantasia pra mim. Não curto essas histórias com fadas, florestas encantadas, etc...o máximo que eu leio é uma história de vampiro ou uma distopia.
    Por isso, eu passo este livro. Ainda por cima a menina tem um sapo de estimação!!! Morro de medo de sapo!!!! rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Não gostei muito da capa, o gênero não é meu favorito e a sinopse também não me chamou atenção. A resenha está ótima, ressaltou os pontos positivos e os negativos, mas infelizmente a história em si não despertou minha curiosidade nem meu interesse. Fantasia nesse nível não me conquista e facilmente, acabo ficando empacada na leitura e abandonando por mais envolvente que a escrita seja.

    ResponderExcluir
  8. Já havia lido uma outra resenha desse livro e o mais interessante é que ressaltaram os mesmos pontos positivos. E que essa capa passa uma imagem de contos de fadas, que não nos leva imaginar a história que vem no livro. O que me deixou bem curiosa, porque sinceramente essa capa dá impressão que é um livro infantil demais né?! Mas que bom que não é! O enredo é bem legal, gostei. E achei fofo a amizade dela e do sapo! hehe ^^

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da história. Me amarro em fantasia, e se vier cheia de aventuras, romances e mistérios, só tende a me agradar mais ainda. Me parece que a narrativa da autora também é um ponto super positivo. Não tem como nós, amantes de fantasias, não ficarmos interessados nesse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. A capa e a sinopse não me chamaram muito atenção mas a sua resenha me deixou curiosa para ler

    ResponderExcluir
  11. só pra informar este livro tem uma continuação, e se chama O Segredo de Cibele. Este se passa anos depois e o foco é Paula. Um ótimo livro também, recomendo muito. Me apaixonei pela escrita da Julliet Marillier e pretendo ler as outras coleções dela.
    Encontrei este online, alguem sabe onde posso encontrar O Segredo de Cibele online tambem?

    (para quem quer dar uma olhada no primeiro, http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Danca-da-Floresta)

    ResponderExcluir
  12. Que livro fantástico!😍 Uma historia que pra quem se enteressa em magias, floresta, postais secretos e amores verdadeiros, esse sim é o certo! Apaixonada loucamente nele. Parabéns a essa escritora com essa imaginação e critiavidade deslumbrante 👏😻😘

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011