Resenha: Laços de sangue

by - terça-feira, novembro 12, 2013

Olá pessoal,

Vamos de resenha de "Laços de Sangue" da autora Richelle Mead, aliás, hoje é aniversário dessa diva da literatura sobrenatural, parabéns!!!

Autora: Richelle Mead
Páginas: 430
Ano: 2013
Editora: Seguinte

Sinopse: Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.
Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie, quando os três são matriculados como irmãos no último lugar em que qualquer um procuraria a realeza dos vampiros - a Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs, na Califórnia. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios - e proibidos - em Sydney...

O problema é que além de refletir sobre suas convicções e se preocupar com o seu coração, que anda acelerando mais do que deveria, a garota terá de encarar outros inconvenientes um pouco mais graves, como as tatuagens que viraram febre entre os alunos da escola e que parecem conferir poderes sobrenaturais a quem as usa. De que ingredientes elas eram feitas? Quem estaria por trás disso? Será que havia algum alquimista traidor entre eles? Caberá a Sidney resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.

"Também percebi de repente que, por mais improvável que fosse, Adrian e eu tínhamos muito em comum. Nós dois vivíammos tolhidos pelas expectativas dos outros. Não fazia diferença se as pessoas esperavam tudo de mim e nada dele. Nós continuávamos iguais, ambos sempre tentando fugir dos limites que os outros tinham definido para nós e sermos donos do próprio nariz. Adrian Ivashkov - vampiro baladeiro e irreverente - era mais parecido comigo do que qualquer outra pessoa que eu conhecia. A ideia era tão surpreendente que eu nem consegui responder na hora."

Bem, para começar deixo claro a vocês que não li a série Academia de Vampiros, mas mesmo assim não deixei de ler Laços de Sangue, o fato de não ter lido a série anterior não me prejudicou e pude entender bem essa história. O livro tem uma premissa ótima, logo me vi envolvida na leitura e literalmente não consegui parar de ler.
Sidney conquistou minha simpatia, essa alquimista esperta, observadora, um pouco sem 'trato' social, muito leal aos amigos e que conseguia ver nos vampiros as 'pessoas' que eles eram, suas qualidades etc. Enquanto os demais pertencentes à alquimia não aturavam esses seres. Isso foi o que mais gostei dessa personagem, ela é uma pessoa boa, daquelas que dificilmente vemos hoje em dia.
Sua missão de proteger a princesa Moroi, Jill, não era tão fácil quanto parecia, e seu pai e os demais alquimistas não estavam tão a favor da moça nessa missão, e ela tinha que provar para todos que era capaz.
Logo os mistérios começaram a surgir, como as tatuagens, e também as moças que faleceram com um corte no pescoço. Eu tenho uma mania quando pego esses tipos de mistérios nos livros, a de ficar pensando e tentando mentalmente adivinhar o culpado e tudo mais, porém eu fico feliz quando erro e o autor realmente me surpreender. Só que dessa vez não foi isso que aconteceu.
Até mesmo antes dos personagens eu já havia 'sacado' quem era a pessoa responsável por aqueles mistérios, e mesmo a autora fazendo uma 'surpresa' ao final com mais personagens, eu já sabia. Não, não peguei spoiler, para ser sincera nem mesmo resenhas desse livro eu havia lido antes. Eu só brinquei de adivinhar, e havia algumas pistas que a autora deu foram as quais suficientes para a leitora Sherlock aqui entender. Então, não, não fui surpreendida, não achei o mistério tão grande assim para ser sincera.
Amo a escrita da Richelle Mead, as mais de 400 páginas foi uma leitura leve, divertida, rápida, a autora sabe bem como prender nossa atenção. Os personagens também são incríveis, me rendi ao jeito irônico de Adrian, e Sidney também me conquistou com seu jeito certinha, inteligente e responsável de ser.
A história é legal, eu gostei, entretanto não me surpreendeu, e isso me incomodou, talvez eu tenha ido com expectativas demais, pois não é o primeiro livro que leio da Richelle e sei da sua capacidade. Laços de sangue é um livro bom, mas eu fiquei com a sensação de que poderia ser melhor.
Ainda ficaram algumas coisas sem respostas nesse primeiro livro, que creio serão trabalhadas nos próximos dois volumes da série, os quais eu espero não adivinhar todo o desfecho novamente, acho que nem me arriscarei a tentar rsrs.
Alguns personagens de Academia de Vampiros aparecem nessa série, não li Academia, mas não me atrapalhou em nada, sendo sincera, consegui entender a leitura normalmente. Então se você também não leu e está com receio de ler este por esse motivo, não vejo problemas, pode ler tranquilamente.
A edição está lindíssima, assim como a revisão, Editora Seguinte como sempre fez um ótimo trabalho. Se você gosta de livros sobrenaturais ou ainda não conhece o estilo de escrita da Richelle recomendo muito, ela é ótima!

Leia também

14 comentários

  1. não li nenhum dos livros da autora até hoje, e apesar de fazerem o maior sucesso, as histórias não me interessam
    ir com muita expectativa é sempre um problema... =/
    não sei, não pretendo ler ele logo, mas quem sabe um dia... :P

    ResponderExcluir
  2. Laços de Sangue chama atenção pela capa e também pelo próprio título. Não li nada da autora, muito menos sabia que esse livro tem relação com a série Academia de vampiros. Confesso que quando percebo que algum livro tem vampiros, fico receosa. Atualmente não se lê mais livros bons com esse tema. Mas me interessei pelo enredo de "Laços de Sangue", parece ser uma história interessante, gosto bastante de enredos vampirescos. Também costumo ler livros de suspense e muitas vezes acabo adivinhando quem é o culpado, mas o mais interessante é saber como tudo foi executado, não? Sobre criar expectativas, tenho sofrido muito com isso ao ler resenhas positivas e quando finalmente leio, não é exatamente tudo o que falavam. Isso é um grande problema.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive vontade de ler Academia de Vampiros, mas ainda não tive a oportunidade, e esse livro me chamou bastante a atenção também; gosto muito de livros envolvendo vampiros.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro vou falar sobre essa capa. Achei super bonita. A editora mandou bem nesse quesito. Já em relação a trama, até que gostei, mas não sou muito fã de vampiros. O bom é que, pelo menos, mesmo sendo um spin-off de outra série, o leitor que não conhece a série "original", não vai se sentir perdido em relação à essa.
    E eu também tenho essa mania de querer dar uma de Sherlock nos livros com essas pegadas de mistérios. A única diferença é que nunca consegui desvendar. Mas também, sempre leio os de Agatha, estão é mais difícil ainda. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi :)

    Todos estão elogiando esse livro e tenho certeza de que ele irá me agradar demais. Acho sua temática muito interessante sem falar na capa linda u.u, beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu terminei de ler a pouco tempo a série academia de vampiro e só vejo resenhas positivas sobre 'laços de sangue' super curiosa para ler e rever os outros personagens da série.

    ResponderExcluir
  7. não sei se leria nesse momento por conta da minha saturação vampiresca, mas quem sabe no futuro próximo, pois ao que parece é um bom livro, a dica fica anotada, o que mais me anima a ler é que segue a linha de academia de vampiros que ja me falaram que é muito bom! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da capa... mas sobre o enredo, sei lá... não me chamou atenção, acho que estou com trauma de vampiros. Algo relacionado a eles, não estão me chamando atenção. Nem as séries. kk Sim, quando leio um livro também fico querendo dá uma de Sherlock, acho que isso é normal. hahaha Mas AMO quando me surpreendem, quando erro! E que pena que isso não aconteceu em Laços de Sangue, pelo menos não com você. :c Quem sabe um dia eu leia esse livro, por agora não tenho muito interesse não.

    ResponderExcluir
  9. Vc precisa ler Vampire Academy, é uma das melhores séries de vampiros que já li. E Laos de sangue também é muito bom!

    Richelle Mead sabe escrever um bom livro.

    Bj,
    Vanessa
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. O título do livro é legal, a capa eu não gostei tanto, mas a história não me despertou interesse. Não sei se leria. :/
    Histórias com vampiros nunca me deixam curiosas.

    ResponderExcluir
  11. Li somente o Primeiro livro da Academia de vampiros ... mas esses três me chamaram a atenção ..são livros separados da série?? Ou dá para ler sem prejudicar o entendimento?

    ResponderExcluir
  12. Realmente é bom saber que a gente pode ler esse livro sem ter lido a série anterior, pois eu também não li e fiquei muito interessada pela leitura desse livro. Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu li este livro e achei que a autora se perdeu na história. Cadê os vampiros mauvadões que querem matar a princesa? Ela ignorou essa parada! Daí inventa o negócio da tatuagem... eu não li Academia dos Vampiros, mas, sinceramente, não vi nada demais nos vampiros que a autora criou. Já me disseram que o negócio é o Dimitri, por isso, irei ler O Lírio Dourado (e tb porque não consigo começar uma série e não terminar...)

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o livro, porém acho que o lerei apenas depois de ler a série Academia de Vampiros, sabes?
    Quero começar este já conhecendo um pouco desse universo da autora e das personagens =)

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011