Resenha: Redes Sensuais

by - domingo, novembro 17, 2013

Olá pessoal,

Vamos de resenha nova, dessa vez de um nacional, do gênero erótico. Atenção: Livro erótico, leitura não recomendada para menores de 18 anos. Post neutro, não válido para o top comentarista.

Autor: Leonardo Midas
Páginas: 473
Ano: 2013
Editora: Geração

Neste romance vamos acompanhar a trajetória de Marcos Avilar Reis, um jovem mineiro que estudou fora do Brasil, nesse tempo em que esteve estudando além de adquirir um bom conhecimento, claro, ele também aproveitou muito os prazeres, suas aventuras amorosas, e depois de um tempo se casou com Vanessa, mineira também, com a qual tem duas filhas.
O livro narrado em terceira pessoa se passa em diversos locais, apesar de Belo Horizonte ser a maior predominante do espaço narrativo. Entretanto conhecemos toda a trajetória de Marcos, como quando entrou para universidade, conhecemos cada aventura, como se apaixonou por Vanessa e quando voltou ao Brasil. Além dele há outros personagens que também conhecemos a fundo, e que são de suma importância para a história.

Marcos é um homem sedutor, tem seus defeitos e qualidades como qualquer pessoa, inteligente, esperto, porém tem uma libido quase que incontrolável. Apesar de ser casado com Vanessa, ele mantem relações por fora com outras mulheres, mas ama sua esposa. Esses seus 'casos' são iniciados/mantidos/descobertos através das redes sociais, em especial o facebook.
Em uma de suas aventuras Marcos conhece Sandra, uma linda morena que o leva a loucura. Dias depois ele recebe em seu e-mail com um link para um vídeo que mostra os dois transando, e claro, uma pequena chantagem que caso ele não pagasse o valor de 15 mil reais, o vídeo iria parar nas mãos de sua mulher ou filhas... Isso seria literalmente um desastre, acabaria com a vida perfeita de Marcos, perderia a mulher que ama e tudo mais. Mas como ele sairá dessa? É possível ceder à chantagem e ainda dar um jeito em tudo? Mas e o vídeo, alguém deve estar com ele, e quem faria isso?

"Por que será que o Vinicius era triste? Será pelo mesmo motivo que eu? Será que ele tinha demais? Uma mulher linda, o amor das coisas simples, tudo para ser feliz. Uma vida boa. Mas mesmo assim, ele não se contentava com o que possuía, queria ter prazeres efêmeros, clandestinos. Para isso arriscava destruir a família perfeita que tinha por causa das mulheres, as mesmas que esqueceria meses depois?.
Seria um distúrbio psicológico? (...) Ou será que a sedução, conforme já foi dito por outros, era um vício tal qual a bebida, o jogo ou as drogas?" 

Redes Sensuais, de Leonardo Midas, é um thriller erótico, que além de nos fazer embarcar em uma história que nos instiga do começo ao fim, nos faz pensar sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais, o impacto da internet nas nossas vidas, além de questões internas ligadas aos personagens, que com certeza habitam no leitor também.
Enquanto lia Redes Sensuais, era impossível não pensar, não fazer uma ponte do que ali estava escrito com o que há na realidade de nossos dias. Isso que aconteceu com Marcos, poderia acontecer a tantas outras pessoas.  A internet pode nos criar um ambiente até mesmo de ilusão, que em alguns momentos pode levar o usuário a pensar que o que ali se faz/fala/escreve nunca o poderá atingir na realidade, como se fossem dois mundos a partes. Mas e quando essas duas coisas se cruzam? Na verdade, somos todos vulneráveis.
É difícil julgar Marcos, acredito que muitos de nós (principalmente as mulheres) atirem pedras, o chame de canalha, cachorro, etc. Mas  o conhecendo melhor com o decorrer do livro, comecei a pensar e cheguei a conclusão de que julgá-lo é algo totalmente difícil de se fazer. Embora é claro até possamos fazê-lo com as bases moralistas que temos, mas para mim, isso é algo mais complicado... Ele é muito inteligente, charmoso, esperto, entretanto para algumas coisas, ele foi até mesmo ingênuo.
Outros personagens como Axel, o gringo que veio ao Brasil a trabalho e conheceu nossos 'prazeres', as lindas mulheres, e se tornou um viciado em cocaína, Daniel, Ingrid, Vanessa, Pradinho, etc. Esses personagens são muito bem estruturados, entendemos e vemos a relação deles com a história, em um final que me deixou, sinceramente, de boca aberta, não imaginava.. não mesmo, e foi ai que cheguei a conclusão de que não poderia julgar Marcos.
Em relação às cenas eróticas, para mim que estou acostumada a ler mais erótico escrito por mulheres, foi algo interessante, pois contadas sob a visão de um homem é diferente, porém não deixa de ser envolvente e até mesmo excitante. Eu sinto que em livros assim, narrados por homens, eles são mais sinceros, diretos, realistas, enquanto nós mulheres gostamos de um pouco de 'utopia', entretanto.. utopia é utopia. As cenas são bem descritas, na medida certa, sem exageros.
Redes Sensuais tem toda uma história, um thriller, um suspense que nos prende às suas páginas, o erótico não se torna o foco principal, ao contrário é um complemento. Acredito que está entre os eróticos mais bem escritos que já li. Ele é real, esqueça os homens perfeitos, aqueles que a gente sabe que só existem nos livros, aqui as coisas são como elas realmente são.
A escrita de Midas é detalhada, o autor demonstra profundo conhecimento sobre o que escreve deixando o livro mais elaborado e passando ao leitor uma confiança a mais no que está ali escrito. Domínio do assunto, uma narrativa que não enrola, fatos que se entrelaçam de forma calma, concisa e bem planejada, um livro que impressiona como um todo.
Este é um livro atual, com um tema que realmente nos faz pensar, até mesmo 'acordar' um pouco, esquecemos o tão suscetíveis estamos na internet, no facebook, aquilo que podemos ou não compartilhar.
Indico para quem gosta de eróticos, mas hots que realmente tem uma história boa e interessante como conteúdo, além do sexo. Ele passa de longe dos tantos clichês do gênero que se vê atualmente. Quer um livro bem escrito, que una conteúdo e hot? Então coloque Redes Sensuais do autor Leonardo Midas em sua lista.




Leia também

9 comentários

  1. Fiquei curiosa pelo nome do livro que te faz querer perdidamente e em outro vídeo pude conferir o tamanho da criança que não é nenhum pouco pequeno,então com sua resenha tive certeza que iria gostar bastante da leitura.
    Até porque para mim romance HOT tem que ter história senão fica completamente sem noção.
    Obrigada pela dica.
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. apesar do tema ja ter me saturado um pouco, eu gostei da parte final, pois como vc aponta é mais que um livro erótico, mas também uma boa escrita, com elementos que a completam
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou com esse livro na fila de próximas leituras e estou super curiosa! Parece excelente e bem realista... Quero ler assim que possível.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. apesar de estar gostando de alguns livros deste tema, acho que deste ai eu não iria gostar não ;x
    mas parece ser bom por trazer esse tema ai, sendo uma coisa atual e que pouca gente se liga né?
    mas mesmo assim, não pretendo lê-lo... pelo menos não logo :P

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia esse livro, mas adorei a resenha. De fato, as redes sociais é algo presente na vida de boa parte da população e a ideia de criar um livro que envolva todas as consequências disso é bem bacana.
    Eu gosto de livros onde há várias histórias, aparentemente sem ligação alguma, mas que com o decorrer do livro se unem e se interligam de modo que nos surpreende e nos deixa com aquela exclamação na cabeça: "genial!"
    Acho que "Redes Sensuais" é o livro que me deixaria nessa situação pelo menos. Obrigada pela dica, vai para os meus desejados.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia este livro e muito menos o autor, mas como é uma mistura de triller com erótico...vai para o skoob. Eu adoro os dois gêneros, logo, acredito que eu vá gostar deste livro.

    ResponderExcluir
  7. Ola Daiane, tenho ouvido falar muito e lido muita coisa boa sobre esse livro.. Quero muito compra-lo, e lendo o que li no seu blog fiquei com mais vontade ainda...
    Adoro visitar blogs e ver o que ha de novidade... Ja sou blogueira nas artes e agora tenho um blog novinho sobre leitura, caso vc se interesse em me fazer uma visita sera um prazer recebe-la por la

    Ana Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Realmente, esse livro me parece fugir um pouco dos clichês do gênero. Essa trama em relação a chantagem, tem um quê de thriller que me agrada bastante, pois me parece que o autor da chantagem fica meio que escondido, e essa dúvida de não saber quem está por trás, causa uma curiosidade interessante. Fiquei até curioso pra dar uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Parece ser legal =)
    Fiquei interessada nesse livro, tinha visto algumas resenhas já, e todas comentando bem e tudo mais.
    Mas deixarei para comprar mais para frente.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011