O mundo encantado de Cornelia Funke

by - quarta-feira, dezembro 18, 2013

Olá pessoal,

Nesse terceiro dia da Semana Companhia das Letras, vamos conhecer uma das autoras de maior sucesso no gênero fantasia infantojuvenil, Cornelia Funke.


Cornelia Funke nasceu na Alemanha no dia 10 de dezembro de 1958 e é autora da famosa trilogia Mundo de Tinta e também da série Reckless, que já foram lançados aqui no Brasil, ambas pela editora Companhia das Letras. Ela tem mais de quarenta livros infanto-juvenis escritos e é considerada uma das melhores autoras do gênero atualmente, além de já ter ganhado vários prêmios de expressão dentro do mercado literário.
Embarcar no mundo da Cornelia é algo simplesmente mágico, não há outras palavras para descrever. Ela consegue cativar o leitor, atraí-lo para suas histórias, conduzi-lo por um mundo em que contos de fadas se tornam reais e fazer com que qualquer um ache que aquilo tudo realmente poderia acontecer em nosso mundo real. Uma autora que consegue fazer isso tão facilmente merece todo o reconhecimento do mundo, não é mesmo?
Uma prova desse reconhecimento foi a série Mundo de Tinta que se tornou um best-seller mundial e vendeu mais de 4 milhões de exemplares.  



O primeiro volume, "Coração de Tinta" foi adaptado para o cinema em 2008 e contou com a participação do ator Brendan Fraser.




O melhor da criação de Funke é que não há limites para a imaginação. Bruxas que tem casinhas de doces no meio da floresta e comem crianças, um sapatinho de cristal cobiçado por tantas pessoas, um fio do cabelo da Rapunzel que se torna uma corda muito resistente. Fadas que são atraentes e muito perigosas, tritões que levam moças para o fundo do mar e a cobrem de ouro para em troca ter seu amor, e um humano que se torna o centro de uma aventura inesquecível. Essas são algumas das peripécias que a autora utiliza na série Reckless, que se você ainda não conhece, tem que conhecer.
 A sensação que você tem quando se lê algum livro de Funke é que ela está ali, através de suas palavras silenciosas, te levando para um novo mundo, como se guiasse nossa imaginação em suas frases. Sentimos que voltamos a ser criança, que todo um mundo atrás do espelho pode se revelar e que nele os contos de fadas habitam e que talvez não sejam tão belos assim e que podem perigosos na mesma medida.


1. A maldição da pedra
2. Sombras Vivas
Os demais livros dessa série ainda não foram lançados aqui no Brasil.

A cada livro, a cada capítulo, sempre há algo novo. Porém Funke não perde a habilidade em construir um enredo forte, com elementos ricos de grandes histórias de fantasia. Isso sem deixar de lado a sensibilidade em seus personagens: cada um tem uma peculiaridade e estão sempre em confronto com seus sentimentos. Ou seja, mesmo que você já seja um adulto lendo um livro infanto-juvenil, você vai acabar mergulhando na história e vendo lados dos protagonistas que não se vê em qualquer fantasia.
Cornelia Funke já encantou muitos leitores e continua fazendo isso com maestria. A cada livro que é publicado, nos deparamos com um mundo rico e cheio de elementos que só a Cornelia seria capaz de criar. Se você ainda não se aventurou pelas suas páginas mágicas, faça isso o mais rápido possível. Não tem como se arrepender.

Leia também

20 comentários

  1. li Coração de Tinta da autora e amei a escrita dela!
    este tipo de leitura não é de me agradar muito, mas por este eu te interessei bastante
    acabei não lendo os outros dois livros da serie porque não achei para comprá-los, mas pretendo terminar ela!
    o filme eu também tenho aqui em casa, e já assisti várias vezes! hahaha é ótimo *---*

    ResponderExcluir
  2. Sempre ouvi falar de Coração de tinta, mas nunca me interessei muito pela história para lê-la, no entanto, já vi algumas partes do filme, que achei bem legal. Os outros livros dela, A maldição de pedra e Sombras vivas, ainda não tinha ouvido falar até então.

    ResponderExcluir
  3. dá pra ver por que a autora faz tanto sucesso!
    não conhecia algumas das obras dela
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esta escritora rsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme Coração de Tinta gostei bastante, e só depois de umm tempo eu descobri que se tratava de uma adaptação. É claro que não da pra perceber a sua forma de escrita através do filme, mas achei a história em si muito interessante :)

    ResponderExcluir
  6. Li toda a coleção de Coração de tinta e gostei muito, recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Oii eu ainda não tive o prazer de ler nenhum livro dela, mas Coração de Tinta sempre me atraiu, realmente ela parece ser uma ótima escritora.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, ainda não tive o prazer de ler um livro dela, mas todas as resenhas que vi dos livros delas me cativaram
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive oportunidade de ler,mas gostaria muito porque vi algumas partes do filme que me atrairam! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro fantasia infanto-juvenil. A Cornelia é mesmo uma diva do gênero. Sua criatividade e narrativa são perfeitas. É impossível não se apaixonar por suas histórias.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Cornelia Funke é uma ótima escritora, com uma excelente narrativa, pena que eu não sou muito fã do gênero fantasia e nem de livros voltados para o público juvenil, mas pelo pouco que eu li de um dos seus livros, eu recomendaria para qualquer um que goste de ler livros nesse estilo. E apesar de não ter me animado em terminar o livro dela que eu comecei, "O Cavaleiro Fantasma", ainda tenho curiosidade em ler a série Mundo de Tinta, que é muito elogiada e parece ser bem interessante, então talvez o meu problema com o gênero pode ficar de lado. ;D

    ResponderExcluir
  12. Adoro os livros da autora, principalmente o Coração de Tinta. É lindo demais. Ainda não consegui ler A Maldição da Pedra, mas vou tentar ler este ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Achei o livro "Coração de Tinta" meio enjoativo e muito complexo, por isso não terminei a série mas me interessei muito em "A Maldição da Pedra" e pretendo comprar os dois livros em breve. Admiro bastante a escritora Cornelia Funke apesar de tudo.

    ResponderExcluir
  14. São autoras como a Cornelia e a rainha Rowling que fazem da nossa adolescência uma experiência mágica não é mesmo? ;)

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que ela era a autora do Mundo de Tinta, simplesmente maravilhoso. Não li o livro, assisti o filme mas achei muito bom, e como não li o livro, creio que deva ser bem melhor do que o filme, normalmente é assim.

    ResponderExcluir
  16. Como não amar Cornelia Funke? Tenho a trilogia completa de Mundo de Tinta na minha prateleira e adoro! ♥
    Ela escreve de uma maneira tão encantadora que ficamos presos de uma maneira boa às suas histórias! Quero muito ler a série Reckless! Amei!

    ResponderExcluir
  17. Ahhhhhhhh! Adorei o filme e confesso que não sabia que era uma trilogia de livros.Vou correndo ver o valor em algum site

    ResponderExcluir
  18. A literatura de fantasia da Cornelia Funke me encanta!
    Os personagens são carregados de emoção e a trama é envolvente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. A Cornelia é uma autora única, a escrita dela é muito pessoal e original. Merece, sem dúvidas, todo o sucesso que faz. Não sabia que ela tinha tantos livros assim escritos, deveria publicá-los.
    Estou querendo ler a série Reckless, estão comentando bastante, e eu confio nela. Hahaha Também adoro Coração de Tinta, o livro e o filme. Queria que fizessem filme do resto da trilogia, mas parece que não vai rolar.
    Blog |Curte?

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma mega vontade de poder ler os livros dessa autora, principalmente Mundo de Tinta, vi o filme e me apaixonei imagina lendo os livros entao *-*



    xx

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011