Resenha: Belo Desastre

by - sábado, dezembro 14, 2013

Olá pessoal!

Bora de resenha nova? Dessa vez "Belo Desastre" ;)

Autora: Jamie McGuire
Páginas: 389
Ano: 2012
Editora: Verus

Sinopse: Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão. E acredita que seu passado sombrio está bem distante, porém, quando, para cursar a faculdade, se muda para uma nova cidade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy do local: Travis Maddox. Um jovem com um corpo esculpido, abdômen definido e braços tatuados. Tudo que Abby precisa – e deseja – evitar. Mas o menino é um conquistador e logo se depara com a resistência de Abby ao seu charme, Intrigado, Travis a atrai com um jogo. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, nem passa pela cabeça do garoto que ele acaba de se deparar com uma adversária à altura.


“- Eu nunca vou amar alguém como amo você, Beija-Flor.
- Eu sei – ele disse, com a voz partida. – Eu nunca acreditei que era bom o bastante para você.
Meu rosto ficou enrugado e balancei a cabeça.
- Não é só você, Trav. Não somos bons um para o outro.”
Funguei e pus a mão no rosto dele.
- Eu não posso."

Há tempos tenho aguardado para publicar a resenha desse livro, talvez porque demorei a lê-lo e outra por meus sentimentos estarem em conflitos. Quando comecei a ler Belo Desastre, eu estava gostando, apesar de Travis não causar em mim o ‘fogo’ que causa em todos os fãs da obra.
Fui prosseguindo com a leitura e resolvi em um momento parar. Quase todas as pessoas que eu conhecia que tinham lido o livro me diziam “você tem que ler”, “você vai amar”, “meu Deus como assim ainda não leu Belo Desastre?”, então havia certa pressão sobre mim. Mas o livro não me causava aqueles sentimentos que eles me disseram, então para não me deixar influenciar, dei uma longa pausa na leitura.
Depois de um tempo retornei a ler e peguei uma implicância com Travis, ok, ele é lindo, durão, tatuado, essa coisa de bad boy que faz as mulheres ficarem doida, mas eu comecei a ficar com medo dele. Ele cria uma obsessão pela Abby, e sim, eu gosto da Abby, não a julgo nem um pouco, mas a forma como Travis corria atrás dela e a fazia o centro do seu mundo, pode até ser linda, apaixonante e etc, mas o que eu senti é que passou dos limites e chegou a ser sufocante. Esse detalhe se tornou crucial para eu não amar Travis.
Senti também que ali na metade do livro a narrativa se tornou meio parada, senti falta de uma exploração maior, e até me passou a impressão de estar ‘enrolada’. Mais para o final acontece algumas coisas e tudo mais, e o desfecho, bem eu gostei. Valeu a pena ler Belo Desastre? Sim, valeu, mas não amei.
Algumas pessoas dizem que o livro tem um toque hot, para mim ele não é hot, é romântico, um pouquinho sensual por parte do Travis e sua belezura, mas só. É bem leve nessa parte, eu não sei se é por eu estar acostumada com hots bem hots, que quando me disseram que este era, eu pensei quando li “hot? Hot onde?”. Ele é bonitinho, e as cenas fofas.
Claro que ele tem vários pontos positivos, a Jamie McGuire escreve bem, têm cenas de humor bem legais, a história de Travis também é linda e alguns momentos fiquei com pena do rapaz, e a Abby também tem uma história, uma marca do passado. Ela soube trabalhar com a trajetória de vida de seus personagens, eles tem personalidade, isso não da para negar (embora a de Travis ainda me assusta, mas ok, ele tem!).
Esse meu conflito interno continuou mesmo após eu ter terminado, tanto que só agora estou escrevendo essa resenha. Talvez se esse livro tivesse caído em minhas mãos um ou dois anos atrás eu o tivesse amado, mas agora, ele simplesmente foi mais um livro na minha lista de leitura.
Recomendo Belo Desastre, porém como sempre digo, sem muitas expectativas. Quanto mais expectativas colocamos sobre um livro, maior pode ser nossa decepção ao notarmos que para nós ele não está sendo tudo aquilo, isso vale para qualquer livro. Para mim não funcionou, pode ter sido o momento, a fase, minha carga literária desse ano, não sei, mas isso não quer dizer que para outros não funcione. Muita gente lê e ama, eu li e não gostei tanto, o encanto de Travis não fez tanto efeito sobre mim.

Leia também

12 comentários

  1. Esse livro está na lista dos meus favoritos, impossível ler e não ficar apaixonada pelo Travis. Graças a Deus as expectativas que eu tinha sobre o livro foram superadas!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Esse livro me chama atenção ora sim ora não. Talvez lerei!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um dos meus favoritos, já o li duas vezes, e gostei muito da história e como ela se desenrola. Que pena que você não gostou muito...

    ResponderExcluir
  4. eu ja criei todas as expectativas em torno desse livro, não tem jeito!
    eu quero ler, quero um Travis pra mim!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Precisoo ler esse livro logo tantas resenhas positivas <3
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh não acredito que você não gostou tanto assim, eu adorei o livro e olha que pessoas ao meu redor não me animavam tanto a ler o livro, mas eu gostei e agora tenho que ler Desastre Iminente para conhecer melhor o Travis....e vc tem que ler tbm, vai que sua impressão muda.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. acredito fielmente em suas palavras: Quanto mais expectativas colocamos sobre um livro, maior pode ser nossa decepção. isso sempre acontece comigo, e é por isso que acredito tanto nisso.
    eu gostei do livro. no começo também tive uma certa implicância com o Travis, mas comecei a pensar assim: ele nunca se apaixonou na vida. ele nem sabe como é isso... ai comecei a entender suas atitudes. também senti medo dele, mas acabei compreendendo...
    gosto do livro, e mais ainda da continuação, onde o Travis conta sua história. ali sim conseguimos entender seus sentimentos.
    uma pena você não ter gostado tanto assim =/
    e acredito que do segundo você gostará ainda menos eim... :S

    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro,apesar de não ser o meu favorito..
    A história de Abby e Travis é divertida e romântica,gosto bastante desse gênero.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  9. Eu vi esse livro na bienal aqui do Rio e quase comprei, vi muitas pessoas falando bem dele mas a grana já tinha acabado! É sempre ruim quando a gente fica chea de expectativa e chega na hora o livro não é lá essas coisas, mas acho que eu ainda assim gostaria desse livro, não saiu da minha listinha. Gostei que não é hot mais tem umas pegadas, não esou acostumada com livros hot de verdade

    ResponderExcluir
  10. Você é a primeira menina que vejo que não caiu de amores por esse Travis. #Aleluia #Oremos Rsrsrs
    Legal que você deu uma pausa na leitura. Só assim, a leitura não foi uma decepção total. Por isso que sempre que elogiam muito algum livro, procuro baixar minhas expectativas, pra não me frustrar.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011