Resenha: Boneco de Neve

by - segunda-feira, dezembro 09, 2013

Olá pessoal,

Bora de resenha nova, de um suspense eletrizante "Boneco de Neve", lançamento da Editora Record.

Autor: Jo Nesbo
Páginas: 418
Ano: 2013
Editora: Record

Está nevando em Oslo, um dia frio no mês de novembro. Birte Becker chega do trabalho e encontra um boneco de neve no quintal, elogia o filho e o marido pelo trabalho, mas não foram eles que o fizeram. O boneco parece olhar para eles, com seus olhos negros voltados para a janela. Na mesma noite Birte some sem deixar pistas, Jonas olha novamente para o boneco de neve e vê que ele está com a echarpe rosa de sua mãe. A polícia é acionada, e o inspetor Harry Hole chamado. Mas o que ainda não sabiam é que Harry recebera uma carta autointitulada "Boneco de Neve". O inspetor começa suas investigações e percebe que o desaparecimento da mãe de Jonas talvez não tenha sido por acaso, há outros casos similares a esse nos últimos anos, as vitimas são sempre mulheres casadas e com filhos, e elas somem na primeira neve no ano.

Outra mulher some e um macabro boneco de neve é encontrado na floresta próxima a casa que ela residia, Harry percebe que esses assassinatos estão ligados à misteriosa carta, e que mais uma vez ele terá que confrontar um serial killer. Entretanto esse assassino está criando suas próprias regras, não deixa quase nenhuma pista, e parece transformar tudo isso num jogo terrivelmente perigoso, assim Harry se vê no meio de uma trama complexa e mortal. Mas de onde vem essa sensação de que alguém o está observando? Qual o significado desses bonecos de neve? Até onde Harry irá aguentar ou será que mergulhará num mar de insanidade?

"Ela abaixou o volume do rádio enquanto guiava em direção à rua principal e ao rio que cortavam a paisagem como duas tarjas negras, de luto. E se sobressaltou ao perceber que o garoto havia se inclinado para ficar entre os dois bancos da frente. Sua voz soou como um sussurro seco no ouvido de Sara. Como se fosse importante que ninguém mais os ouvisse:
- Nós vamos morrer." 

Boneco de Neve é um suspense complexo e deliciosamente assustador. Essa é a primeira obra que leio do autor, e tenho que confessar que já estou procurando pelas outras, como fã de suspense, Jo Nesbo conseguiu me conquistar com sua escrita detalhada, muito bem organizada em páginas que parecem que a qualquer momento poderão deixar escorrer sangue de suas letras.
O livro é narrado em terceira pessoa, e na maior parte vemos o foco no inspetor Harry Hole, um personagem complexo e muito inteligente. Já quando comecei a ler, e a mãe de Jonas sumiu, comecei a analisar qual personagem seria o serial killer. Há diversos detalhes, informações que parecem extras, que parecem não ter importância, mas que ao final tudo se completa, tudo faz sentido, e você percebe que o livro não tem nenhuma ponta solta e que nada é por acaso.
Estou acostumada a ler suspenses, mas esse foi diferente, em diversos momentos senti aquele arrepio, aquele breve "medo", em Boneco de Neve há diversas cenas macabras, e com o jeito com que Nesbo as narra parece que as sensações do livro pulsam atingindo leitor, você literalmente se vê envolvido por um suspense que lhe tira o fôlego. As cenas e o mistério ficavam em minha mente mesmo depois que fechava o livro e pausava a leitura, parecia que a compulsão de entender e saber quem era o serial killer tinham passado de Harry para mim (cheguei a sonhar com o livro, e agora estou com medo de bonecos de neve, mas ok rsrs). 

" - Quero que coma neve até mijar nas calças. - A figura estava fora do raio de alcance do cabo de aço, inclinando a cabeça ao observá-la. - Até que sua barriga fique tão fria e cheia a ponto de não conseguir mais derretê-la. Até ter gelo por dentro. Até você se tornar quem é de verdade. Algo incapaz de sentir."

Em alguns momentos parecia que Nesbo nos conduzia para um caminho para acreditarmos ter chegado a uma resposta, mas muitos outros questionamentos ficaram, e assim ele encerrou a última parte do livro de forma magistral, com um drama pungente e cenas com pura adrenalina e surpresas.
Algo que acredito foi um ponto muito positivo é que o autor não subestima o leitor, em alguns momentos eu não conseguia acompanhar os pensamentos de Harry, como coloquei acima, ele é complexo a sua maneira de ser, mas depois o entendíamos e claro, nos surpreendíamos. E isso é o fundamental dentro de um thriller, surpreender.
Boneco de Neve foi uma leitura prazerosa, Nesbo se mostrou um mestre em compor um suspense tão bem formulado, bem narrado e com personagens com personalidades próprias. Há vários ‘suspenses’ dentro do livro, diversos itens surgem e tentamos entender as relações que elas possuem. Todos os caminhos se cruzam de uma forma muito bem interligada, tudo possui uma explicação, mas até chegar a estas mantemos nossos olhos grudados a cada novo fato, a cada nova pista, por mais simples que elas pareçam ser.
Com certeza esse é um dos melhores suspenses que li esse ano, o livro é perturbador, te arrebata em suas páginas, a história entra em sua mente e se fixa nela mesmo após você a ter concluído. E bem, a pessoa responsável pelos assassinatos também é uma bela surpresa. Recomendo muito Boneco de Neve para quem gosta do gênero, para quem quer uma leitura desafiante, com um autor que parece escrever com facas, perfurando suas páginas com cenas regadas a sangue, nos deixando assustados e extasiados ao mesmo tempo. 


"As pegadas levavam em linha reta do portão até a janela onde ela estava. Como uma linha pontilhada na fina camada de neve. Uma pausa dramática no texto.
Não havia nenhuma pegada voltando." 

Leia também

10 comentários

  1. Só tenho ouvido maravilhas sobre Boneco de Neve e a cada resenha que leio só tenha mais e mais vontade de ler o livro. Apesar de gostar bastante de livros de suspense esse é, por incrível que pareça, o gênero que eu menos leio, por isso sinto que vou ser muito surpreendida por esse livro.
    Espero ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Beijos, rehabliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro um bom suspense ,mas realmente nunca me aprofundei completamente no gênero, acho que porquê fiquei com medo de desapontamento e acabar não gostando mais de mistérios.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha de " Boneco de Neve " e devo destacar que sua resenha ficou fantástica! Uma das coisas que mais me enlouque-se é quando o autor monta um nó completamente emaranhado na história e não sabe desatar direito no final , e as coisas às vezes ficam vagas e mal explicadas . Fico feliz que Jo conseguiu ser bem sucedido com o mistério e com o suspense , amei quando você disse que o livro é deliciosamente assustador e já estou preparada para ter um exemplar pra mim e gostar tanto quanto você.
    Beijos ,

    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que sinopse. Adorei, e olha que é muito difícil eu gostar de livros de suspense, mas esse me chamou muita a atenção. Espero não me decepcionar quando eu o ler!!
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Super chocante esse livro, não? Sempre que o via nas livrarias me interessava por ele, e depois de ler uma prévia e a sinopse então... adorei! Espero poder lê-lo antes do natal :P

    ResponderExcluir
  5. Quero, MUITO ler esse livro. O tipo de história que sou fascinada. Pelo jeito o livro é super bem escrito e o suspense é de arrepiar.
    Ótima resenha, só instigou minha curiosidade.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a editora anunciando o lançamento mas não tinha parado para ler e saber do que se tratava a estória. Confesso que nunca li um livro de suspense, mas esse realmente poderia ser o primeiro do gênero pra mim e esse parece ter uma trama bem envolvente. Lá vou eu colocar mais um livro na minha lista de desejados.
    ps: não consigo me imaginar tendo medo de bonecos de neve, eles são tão fofos. haha

    bjs

    ResponderExcluir
  7. é um suspense incrível e o nome nem remete a intensidade da história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Apesar de eu ter um certo "medo" de suspense (que eu adquiri bem pequena quando li pela primeira vez hp e o prisioneiro de azkaban -tá, não é suspense, vai entender?) eu até que gostei desse lançamento! Tá certo que pelo que li na sua resenha eu teria que ler só nas partes da manhã/tarde; mas acho que seria um medo bom. lol?

    ResponderExcluir
  9. Houvi falar , mas não me interessei em ler

    ResponderExcluir
  10. É isso que procuro em livros de suspense. Adrenalina, mistério, investigação, ação, reviravoltas, e algumas cenas macabras. Rsrsrs
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do Jo Nesbo, mas adoro ler histórias bem narradas e amarradinhas, sem deixar nenhuma ponta solta. E outra coisa, surpreender-se a cada página é essencial. "Boneco de Neve" entrou na minha lista de próximas aquisições.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011