Resenha: Lições de amor

by - sábado, dezembro 21, 2013

Olá pessoal!

Bora de resenha nova, dessa vez do quarto livro da série Garota heart Garoto.

Autora: Ali Cronin
Páginas:  294
Ano: 2013
Editora: Seguinte

Sinopse: Donna sempre sonhou em ser atriz. Mas entre ela e seu sonho há um “pequeno” obstáculo: as provas finais de inglês. Para ser aceita em qualquer faculdade de teatro, ela precisa tirar uma boa nota nessa matéria, mas ao que tudo indica será reprovada. Afinal, como a garota conseguirá fazer um trabalho de três mil palavras sobre Romeu e Julieta se mal consegue acompanhar as lições? Assim, incentivada (para não dizer forçada) por seu pai e Barbie, a namorada mais nova e controladora que ele arrumou, Donna vai atrás de um professor particular. Por um anúncio na biblioteca, ela descobre Will, um universitário que ensina inglês para ganhar um dinheiro extra.
Desde a primeira aula, Will percebe o potencial de Donna e a ajuda a enxergar a peça de Shakespeare sob uma nova luz. Mas o clima de romance não fica só nas frases escritas há mais de quatrocentos anos: Will é lindo, fofo, inteligente… e parece ter a mesma opinião sobre Donna. O único problema é que esse sentimento reabre cicatrizes profundas no coração dela.
Desde que viveu uma experiência amorosa horrível, seu lema passou a ser “não deixe que se aproximem e nunca poderão machucá-la”. Agora ela precisa decidir se irá se proteger - evitando que Will chegue perto demais - ou se colocará tudo em risco e abrirá de vez seu coração, para finalmente viver uma história de amor.

"Olhei para as palavras que tinha escrito. Também havia me sentido assim com Hayden, mas dessa vez parecia verdadeiro, mais puro. Será que já tinha sido cuidadosa por tempo suficiente? Será que meu coração tinha se curado e se aberto a Will?"

Nesse quarto volume da série Garota Heart Garoto, conhecemos melhor Donna, que sempre foi uma personagem que me intrigou e conhecê-la melhor foi muito bom. Seus pais são separados, ela mora com seu pai e ele namora a Barbie, uma garota trinta anos mais jovem que ele, linda, e que leva uma vida saudável. Donna não se da muito bem com ela, mas tenta ser educada e tudo mais pelo seu pai, pois quer vê-lo feliz.
Nossa jovem protagonista adora teatro, mas para se formar e conseguir ir para uma universidade e cursar Artes Cênicas terá que melhorar suas notas, principalmente em inglês, matéria que mais tem dificuldade e está quase reprovando. Então ela vê o anuncio de Will no mural da biblioteca para professor particular, marcam a aula, e quando o conhece percebe o quão diferente ele é. Will aparenta ser mais velho, inteligente e acredita no potencial de Donna, o que a faz se sentir bem. Mas ela protegeu seu coração devido a uma decepção que tivera no passado, tem medo de se entregar e se arrepender novamente, entretanto Will parece ser diferente.
Donna é uma personagem encantadora, tem seu jeito irônico, suas brincadeiras e pensamentos deixam a leitura leve e muito divertida. Ela sempre passou uma imagem forte aos seus amigos, e também de ser um pouco esquentada, contar a eles seus sentimentos causa certo medo, pois se não desse certo, acabaria se arrependendo e passando uma imagem de fraca. Will foi um personagem brilhantemente construído, o adorei e me surpreendi com ele.
Um dos livros que está na lista de estudos de Donna para se preparar para os simulados é Romeu e Julieta. Ela começa a refletir através da literatura, tirando elementos da história de Shakespeare e os relacionando com sua vida, percebendo que os problemas e dramas são tão atuais, o que mudam são os personagens e o tempo narrativo. Ao mesmo tempo em que tira essas pequenas reflexões para si mesma ela vai se aprimorando em seus estudos. Tudo foi bem interligado, e o fato dessa obra clássica fazer parte desse livro dá um charme a mais à história de Donna.
Cronin sabe escrever sobre o universo adolescente como poucos autores conseguem, pois consegue criar uma obra próxima ao real, sabendo trabalhar com seus personagens de forma que suas dúvidas e problemas apresentados se mostrem comuns a todos que já passaram ou passam por essa fase. A cada livro, além de conhecer cada um melhor, também vemos o progresso e drama dos outros personagens que terão seus livros ou já tiveram. Não há felizes para sempre, mas com certeza há uma linda amizade de jovens que estão se autodescobrindo e aprendendo a fazer suas escolhas, seguindo com suas vidas.
Confesso que antes eu não gostava muito de Donna, pois só a conhecia sobre a visão dos outros personagens, mas passando a conhecer melhor nesse livro digo que ela se tornou uma das minhas personagens preferidas da série, isso se deve em parte pelo seu bom-humor. Há algumas pontas soltas nesse livro, que me deixam curiosa para os próximos, principalmente pelo destino de alguns personagens que ainda terão seus livros lançados.
A narrativa em primeira pessoa pela visão de Donna se passa rapidamente, ela é uma personagem contagiante e envolvente, em diversas cenas me peguei rindo de seus pensamentos e da sua maneira de ser.
Algumas pessoas me perguntam se têm que ler a série em ordem, não precisa, os livros são independentes, mas se preferir leia em sequência, para quem não quiser, não há necessidade. Lições de amor se tornou um dos meus favoritos da série até agora, série a qual tem me surpreendido a cada livro com o cuidado que Cronin tem em construir suas histórias e seus personagens de personalidades fortes e únicas.

Leia também

28 comentários

  1. Não conhecia este livro , na verdade série , devo ter visto os primeiros em algum momento , mais não me recordo.#Boa resenha

    ResponderExcluir
  2. eu não conhecia essa série, mas acho que leria numa boa. talvez eu deva mesmo dar uma pausa em histórias de bruxos, princesas e afins -por enquanto- então acho que vou dar uma pesquisada na serie! gostei que não precisa ler os livros na ordem, estava pensando nisso quando comecei ler a sua resenha e aí você disse isso no final :)

    ResponderExcluir
  3. é interessante ver mais um volume dessa série... é bem bacana ver o sucesso da mesma, tenho curiosidade, mas não leria por agora!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas do primeiro livro dessa série, mas nenhuma me interessou muito para lê-lo...

    ResponderExcluir
  5. Noossa esse livro é bem interessante, gostei dessa capa achei ela super bacana!
    E que bom que os livros podem ser lidos separadamente.
    Só achei o tema central um pouco clichê!!

    ♥Juh♥

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quero muito esse livro!!! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  7. Daiana!
    O enredo é bem diferenciado além do que é um romance e deve ser curioso poder acompanhar o conflito da protagonista em relação ao professor de inglês.
    Confesso que não li ainda nenhum livro da série e fiquei bem interessada.
    Boa resenha.

    FELIZ NATAL!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. (Desconhecido)".

    ResponderExcluir
  8. Andei vendo esse livro em outros blogs e comecei a me interessar pelo autor, parece o tipo de história que me agradaria.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Dai, a cada resenha que leio dos livros dessa série fico mais e mais curiosa para poder ler e conhecer esse universo que a autora criou, livros adolescentes me atraem pela simplicidade que nos contagia, sem muitos dramas que encontramos na vida adulta, sua resenha me fez ficar ainda mais curiosa.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a série ,achei interessante mais não leria no momento!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha, realmente me fez ficar interessada. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro.

    ResponderExcluir
  12. Eu só li o primeiro da Série. E eu li em pdf, e não achei os outros em pdf :(

    ResponderExcluir
  13. Ainda não decidi, mas acho que não curti esse livro. Talvez pela imagem de ser muito ''adolescente'' ou que seja aquela coisa bobinha [não, não tenho preconceito rs]. A capa não ajudou e o nome da série também não me atraiu em nada :/ Beijos

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto essa série.Já li séries que cada livro foca em um personagem e gosto bastante,quem sabe um dia desses possa ler a série.
    A resenha ficou ótima!
    Bjs'

    ResponderExcluir
  15. Nossa adorei, preciso comprar esse livro!

    ResponderExcluir
  16. Não escolheria esse livro em uma livraria.Primeiro que achei a capa super sem graça e além disso,com esse nome,o livro parece tratar daqueles livros romanticos e dramáticos,haha! Mas eu adorei a resenha,conseguiu me atrair! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Perdoe-me, Dai, mas não li a resenha como deveria já que não conheço o enredo dos outros livros.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Já simpatizei com essa protagonista só por ter o desejo de fazer Artes Cênicas. E, nada mais legal do que introduzir na trama, um dos maiores mestres do Teatro de todos os tempos: Shakespeare.
    Se já queria ler essa série antes, agora com esse quarto volume, tonou-se uma meta.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ainda não sei se vou ler este livro, mais gostei muito dos seus comentários a respeito da história. Quem sabe mais pra frente eu me aventure e leia. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Não gostei muito da história, não é o meu tipo de livro, por isso nunca me interessei, sobretudo por ser uma série. Confesso que a princípio não me interessei pela capa e pelo título da série e dos livros, que indicavam mais um romance adolescente como qualquer outro, o que definitivamente não me atrai, mas ao ler a resenha percebi que a história é bem mais que isso e é até interessante, mas mesmo assim não é o suficiente pra entrar na minha lista de futuras leituras, que já está suficientemente grande. ;D

    ResponderExcluir
  21. Estou doida pra ler esse livro, amei a resenha

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha e amei a capa, acho que lerei esta série quando tiver um tempinho livre.

    ResponderExcluir
  23. amei a resenha, vou comer a ler essa serie

    ResponderExcluir
  24. Na verdade, achei esse livro bem clichê... =/

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li nenhum dos livros da série e não sei se é preconceito ou não, mas acho que não é para o meu momento, me parece uma história bem adolescente (não tenho nada contra), mas alido ao fato de ser uma série, acho que essa eu não vou encarar, não.

    ResponderExcluir
  26. Essa série está em minha lista de leitura, tudo que sei é que a cada resenha descubro que vou gostar dela cada vez mais, por mais clichê possa parecer a história.

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tive a oportunidade de ler essa serie, mas estou bem curiosa a respeito dela.

    ResponderExcluir
  28. Só eu que ainda nao li nenhum livro dessa serie? Gente coisa ta feia.
    Tenho uma mega curiosidade de ler esses livros, pois a sempre quem fala bem e mal, quero tirar minhas proprias concluoes.


    xx

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011