Resenha: O Lírio Dourado

by - segunda-feira, dezembro 23, 2013

Olá pessoal!

Vamos para última resenha da Semana Companhia das Letras, e pra fechar com chave de ouro essa fase de resenhas nada melhor que Richelle Mead! Confiram a resenha de O Lírio Dourado, segundo volume da série Bloodlines.
Atenção: Essa resenha pode conter spoiler do livro anterior, Laços de sangue, se você ainda não leu, recomendo que não leia esta resenha por esse motivo. Post neutro, não válido para o top comentarista


Autora: Richelle Mead

Páginas: 418
Ano: 2013
Editora: Seguinte


Sinopse: Em sua última missão, a alquimista Sydney Sage foi enviada a um colégio interno na Califórnia para proteger a princesa Moroi Jill Dragomir, e assim evitar uma guerra civil entre os vampiros que certamente afetaria a humanidade. Porém, a convivência com Jill, Eddie e principalmente Adrian leva Sydney a perceber que talvez os Moroi não sejam criaturas tão terríveis assim - e ela passa a questionar os dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Tudo se torna ainda mais complicado quando Sydney descobre que talvez tenha a chave para evitar a transformação em Strigoi, vampiros malignos e imortais, mas esse poder mágico a assusta. Igualmente difícil é seu novo romance com Brayden, um cara bonito e inteligente que parece combinar com Sydney em todos os sentidos. Porém, por mais perfeito que ele seja, Sydney se sente atraída por outra pessoa - alguém proibido para ela. E quando um segredo chocante ameaça deixar o mundo dos vampiros em pedaços, a lealdade de Sydney será colocada mais uma vez à prova. Ela confiará nos alquimistas ou em seu coração?


"Como seria possível que Adrian Ivashkov, que parecia nunca levar nada a sério, era o único entre as pessoas "responsáveis" ali que prestava atenção a esses detalhes? Como era possível que ele fosse o único que realmente entendia a intensidade do meu sentimento?"

Neste segundo volume da série Bloodlines, Richelle Mead nos leva a conhecer mais a fundo seus personagens, principalmente Sidney. A jovem alquimista tem seus preceitos arraigados e acredita neles, entretanto a proximidade com vampiros lhe mostra que eles não são tão mal quanto dizem. Esses seus questionamentos internos começam a se tornar mais frequente quando um grupo de humanos começa a realizar ataques contra vampiros, ou "seres das trevas" como os chamam. O mistério de quem poderiam ser essas pessoas e o que verdadeiramente querem permeiam toda a história.

Através disso Sidney começa a questionar suas crenças, seu sangue tem algo diferente, e a professora de história havia dito que ela tinha um grande potencial no livro anterior, mas ela não gostava da manipulação da magia, isso ia contra mais uma vez ao que ela acreditava quanto humana e alquimista. Entretanto agora as coisas parecem estar diferentes, mostrando que humanos podem ser tão monstruosos em suas ações quanto vampiros, da mesma forma que os vampiros do grupo estão cada vez mais próximos, até mesmo de uma família.

Enquanto isso nossa protagonista encontra alguém igual a ela, um garoto inteligente e sem aptidões sociais. Embora Brayden pareça perfeito, ela sente uma atração por Adrian, o vampiro Moroi, e isso faz com que ela mais uma vez coloque em xeque suas crenças. Decidir entre o que acredita e o coração se torna algo não muito fácil, e Adrian também parece estar no mesmo dilema.

Esse livro continua com o bom humor, e com continuidade a algumas coisas do primeiro. Senti que a vida pessoal de Sidney, seus questionamentos e sentimos são colocados mais em primeiro plano. Ela não é uma personagem que quer se tornar a heroína ou algo parecido, ela está se descobrindo e se  preocupa com as pessoas, independente se é vampiro ou não, isso se torna sua maior qualidade.

Embora a história siga de forma mais calma, assim como o primeiro, algumas das revelações se reservam para o final. A leitura me prendeu do começo ao fim, de forma que li o livro rapidamente, muito se deve ao bom humor presente e a maestria de Mead em escrever, ela sabe como prender o leitor as suas páginas.

Os personagens continuam cativantes e Adrian me conquistou mais nesse livro. Talvez o ponto negativo seja o mesmo que Laços de Sangue apresentou: a previsibilidade. Sidney é esperta, mas algumas coisas que ela percebia, pequenos sinais, já me deram todas as pistas necessárias para praticamente ligar os pontos e desvendar os mistérios, e novamente consegui  fazer isso antes da personagem. Tanto que o final não foi tão surpreendente assim para mim.

Eu gosto de histórias sobrenaturais, então claro que adoro a Richelle Mead, sempre gostei de suas histórias e essa com certeza não foi diferente. O desfecho pode não ter sido tão surpreendente assim, mas me deixou muito ansiosa para o próximo livro. O Lírio Dourado foi uma leitura agradável, leve e que nos leva a conhecer muito mais Sidney e a entendê-la melhor. Esse aprofundamento da personagem foi algo muito positivo, e acredito que necessário para o terceiro livro. Ainda não li Academia de Vampiros, mas estou entendo bem a história, sem nenhuma dificuldade. Recomendo com certeza para fãs do gênero e para os que já leram o primeiro volume, não podem deixar de ler!



Leia também

25 comentários

  1. confesso, não li a resenha, pois a autora esta entrando no meu coraçãozinho e não quero spoliers mas tinha que comentar dessa capa, as cores conversam entre si e deixam no ar um climão

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li a resenha, nem cheguei perto do volume anterior :( Mas sério, eu quero mt ler, todos falando super bem! Haha
    Beijos.http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiii Dai que saudades de passar por aqui e ler sua resenha, e é claro que não poderia deixar de ler essa resenha em especial, afinal a Richelle me conquistou com Laços de Sangue, tanto é que comprei a série inteira de V.A. e espero logo poder ler, só estou na dúvida se leio antes a série, ou se dou continuidade a série Bloodlines, ohhh dúvida cruel, adorei sua resenha, e adorei saber que você gostou mais desse livro, isso me anima bastante.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Daiane!
    Sou muito fã de vampiros e livros de ficção. Gostaria de saber qual decisão Sidney tomou, a razão ou o coração.
    Resenha bem feita.
    FELIZ NATAL!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. (Desconhecido)".

    ResponderExcluir
  5. Li Laços de Sangue em praticamente um dia, realmente devorei ele. Espero que O Lirio Dourado me prenda a atenção tanto quanto o anterior.

    ResponderExcluir
  6. não li os livros anteriores ;$
    não sei, mas não me interesso muito por livros neste estilo, apesar de ler maravilhas sobre esta serie ;x

    ResponderExcluir
  7. Gostei da capa ,mas não gosto muito do gênero,quem sabe lá na frente eu comece a ler!

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, realmente me fez ficar interessada. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso ler esse livro, eu achei muito interessante a resenha. :)

    ResponderExcluir
  10. Não li Laços de Sangue e por isso não li essa resenha. Esses dois livros já estão na minha lista para comprar. Curti a capa, mas não sou chegada ao gênero, mas lerei (: Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhum dos livros dessa série mas tenho muita vontade de fazê-lo.As capas são bonitas e essa me parece ser maravilhosa,o amarelo destacou bastante.Com certeza quero ter a série Bloodlines na minha estante.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  12. Como não li o livro anterior, vou esperar pra ler essa resenha!

    ResponderExcluir
  13. Como não li o primeiro livro da série, preferi pular para os dois últimos parágrafos da resenha. Assim como você, também gosto bastante de romance sobrenatural, mas quando vejo que tem vampiros na trama, dou uma travada. Enfim, quem sabe em um futuro mais distante, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Esperando que consiga ler o livro rapidamente também. Pretendo que ele seja minha última leitura do ano e queria acabá-lo antes da meia noite de amanhã. Adoro a Richelle e Academia de Vampiros é minha saga favorita. (Você ainda não leu?? Ah!! Comece, por favor, não se arrependerá. E logo estarão lançando um filme)
    Quando comprei Laços de sangue achei uma capa linda. Mas a de O lírio dourado é mais ainda. Viu como ela é realmente, excessivamente, dourada? *-*
    Comecei a leitura dele hoje, então ainda não sei muito sobre o que vai se desenrolar nele. Não que eu duvide em algum momento da Richelle Mead, mas é bom ver comentários positivos sobre o livro que você está querendo ler.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  15. Não tenho nem o que falar do livro,simplesmente perfeito! Não sei se falo isso pq sou apaixonada pela Richelle e pelo mundo de mitologia dela ou pela minha paixão por VA e principalmente pelo Adrian. Uma leitura muito boa,e personagens realmente cativantes.Richelle fazendo um ótimo trabalho de novo! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum livro da série ainda. Mais prometo ler assim que puder. principalmente depois de ter lido sua resenha. Fiquei muito curiosa com a história. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Muitos blogs estão falando deste livro, o quanto ele é bom .. estou me acostumando ainda com a autora, amei a capa deste livro

    ResponderExcluir
  18. Não li a resenha inteira para não ler spoilers ahaha porém AMEI a capa e gostei muito da história.

    ResponderExcluir
  19. a capa é linda, e sua resenha perfeita

    ResponderExcluir
  20. Essa autora é muito elogiada, mas como eu não gosto nada do gênero fantasia, muito menos relacionado à vampiros e coisas do tipo, nunca me interessei por nenhuma das séries dela, portanto não tenho nenhuma intenção de ler esse livro e acompanhar a série a qual ele pertence, mas para quem gosta de livros desse tipo, acho que é uma autora muito recomendada. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir
  21. Já enjoei de livros de fantasia =/ Mas mesmo assim eu queria elogiar o blog mesmo assim, adoro pessoas que gostam de ler ;)

    ResponderExcluir
  22. Já li toda a série da Academia de Vampiros e gosto muito, mas ainda não comecei a série Bloodlines. Tenho lido muito a respeito da previsibilidade das histórias, mas mesmo assim ainda pretendo ler mais essa série.

    ResponderExcluir
  23. Li Academia de Vampiros, a escrita da Richelle é maravilhosa, ela constrói mundos e personagens fantásticos, mas não li ainda essa série. Vou ler ainda, devo lê-la esse ano.

    ResponderExcluir
  24. Eu até tenho uma vontadezinha de ler, mas já tenho tantos livros em espera... Mas ótimo post.

    ResponderExcluir
  25. Bem eu nao li nada dessa autora, porem tenho vontade de ler todos os livros dela, pois falam muito bem dos mesmos.


    xx

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011