Resenha: Sombras Vivas

by - terça-feira, dezembro 17, 2013

Olá pessoal!

Confira a resenha de "Sombras Vivas", 2º volume da série Reckless, da autora Cornelia Funke. Esta é a primeira resenha da Semana Companhia das Letras, ainda não leu o primeiro volume? Então fiquem atentos também ao blog Estante Vertical que publicará a resenha de "A Maldição da Pedra".
Atenção: Se você ainda não leu "A maldição da Pedra", recomendo que não leia esta resenha de Sombras Vivas, pois pode conter spoilers do primeiro livro. Sendo assim, esse post é neutro, e não válido para o top comentarista.

Autora: Cornelia Funke
Páginas: 302
Ano: 2013
Editora: Seguinte

Sinopse: Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida.

"Por que não haveria de existir uma arma que traz a morte quando é usada por ódio, mas a vida quando é usada por amor?"

Incrível! Não há outra palavra para descrever esse livro senão essa. Ainda me pergunto: qual é o segredo de Cornelia Funke? Como ela consegue ter tanta facilidade em descrever um universo de fantasia e compor uma história rica, cheia de aventuras e profunda ao mesmo tempo? Só mesmo Funke para conseguir algo assim, aliás, é uma das melhores autoras de infantojuvenis da atualidade. 
Quando li o primeiro volume, tive um pouco mais de dificuldade para me adaptar ao mundo criado pela autora, contudo o amei e todo esse universo fantástico me cativou.  Em "Sombras Vivas" essa fórmula de sucesso continua, senti que já estava mais familiarizada com a escrita, com os personagens e toda magia presente na história. Dessa forma o li mais rapidamente e mais uma vez me surpreendi com a criatividade de Funke que parece não ter limites.
Nesse segundo livro, com a vida de Jacob correndo risco e sua morte ser praticamente dada como certa, já que o feitiço de uma fada é o mais forte que há, nos aproximamos mais desse personagem, ele nos deixa transparecer mais suas emoções, suas dúvidas, seus pensamentos, a dor e o medo de uma morte próxima. Também nos aproximamos de Fux, a conhecemos como mulher e não somente raposa, há algumas passagens sobre seu passado que nos faz entendê-la a fundo e também sua relação com Jacob. Percebemos que ambos estão com uma confusão de sentimentos, Fux não quer perdê-lo, e ele também percebe o mesmo, seriam somente sentimentos desencadeados pela proximidade da morte, o que os separariam para sempre, ou esse sentimento sempre existiu e só agora está falando mais alto?
Com todos esses questionamentos, mergulhamos nos corações e mentes desses personagens, a autora os trabalha de uma forma tão única, mesclando toda a aventura que eles vivem juntos com suas emoções, entretanto eles se mostram fortes e encaram o que sentem.
Nerron, o personagem caçador de tesouros que também está atrás da balestra, é um goyl e quer derrotar Jacob, quer ser tido como o melhor. Eu não o conseguia ver como um vilão, seu maior mal em minha opinião era a inveja, ele invejava as conquistas de Jacob, queria ser igual ou até mais que ele, mas no fundo nutria certa admiração pelo rapaz humano. Só que se a balestra fosse parar nas mãos desse goyl bastardo, Jacob não teria mais em mãos a última chance que poderia fazê-lo se livrar da maldição da fada. E a mariposa em seu peito já estava cobrando o preço pelo nome de sua dona, a morte estava cada vez mais perto.
Sombras Vivas é leve e ao mesmo tempo apresenta uma profundidade maior que o A maldição na Pedra, principalmente em se tratando da história do mundo do espelho e dos personagens. O que temos novamente é uma história cheia de aventura e fantasia, que contagia o leitor já nas primeiras páginas. Junto com Jacob carregamos aquela ansiedade, queremos vê-lo livre da maldição, e também nos apegamos a Fux, e conhecemos sua face humana, uma jovem destemida e ao mesmo tempo delicada, forte, mas que também carrega muitas feridas. Ao final cheguei a conclusão que ela e Jacob são muito parecidos.
O desfecho foi magnifico, e muito surpreendente, deixou pistas para o próximo livro, pois várias perguntas ainda ficaram sem resposta, aguçando assim nossa curiosidade. Escrever sobre dois mundos e ao mesmo tempo relacioná-los é algo que parece fácil nas mãos de Funke, levando-se em conta a tamanha habilidade e talento que ela tem em escrever suas histórias.
A fantasia presente junto com os elementos de conto de fadas são bem detalhados, o que nos faz aprofundar cada vez mais nesse mundo do espelho. Ler Sombras Vivas foi como adentrar para esse mundo através de páginas e personagens tão bem construídos. Foi como se tudo fosse palpável, como se realmente existisse esse mundo fantástico, de tão reais que são as imagens que se formam em nossa mente.
A diagramação está linda, desde a capa até as páginas que continuam com as ilustrações que também aparecem no primeiro, a Editora Seguinte fez um ótimo trabalho. Recomendo essa série para todos os amantes de uma boa fantasia, a série Reckless já entrou para meus favoritos do gênero.

Leia também

32 comentários

  1. é tão bacana quando um livro mesmo sendo uma sequencia deixa essa marca tão legal em quem lê, essa curiosidade, esse sentimento de contentamento em ler!
    não conhecia a obra, mas dá pra sentir que é tudo de bom
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie tudo bem, estava ensaiando para ler esse livro que comprei por que a capa me chamou a atenção, e pelo jeito fiz a escolha certa, a premissa dele é bem interessante!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Não conhecia esse livro, mas gostei da sinopse e da resenha...vai para a minha lista....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Daiane!
    Muito bom quando um livro tem mistério, aventura e muita expectativa conseguimos ficar ligados nele do ínicio ao final e parece que esse é o caso do livro em questão.
    Curiosa em poder lê-lo.

    FELIZ NATAL!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. (Desconhecido)".

    ResponderExcluir
  5. Muito ansiosa por esse livro na minha prateleira!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser incrível, ele vai pra minha listinha de leituras para 2014! *--*
    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dai, como disse na postagem anterior ainda não li nenhum livro da autora, mas o fato de saber que os livros são tão bons assim, me anima muito a ler...mais uma vez parabéns pela ótima resenha você sabe como ninguém como aguçar a nossa curiosidade.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia a autora e nem essa série ,mais despertou meu interesse e curiosidade em vê que os livros são muito bom!Assim que tiver oportunidade vou querer ler sem dúvida!
    rose.nea@hotmail.com
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorando cada vez mais esta autora. Pelo visto esta história é mais que incrível. Sem dúvida vou querer ler e conhecer mais esses personagens tão interessantes.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha...o livro me cativou, quero ler ele logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não li A maldição de pedra, por isso não li essa resenha. Pretendo ler o primeiro livro em breve. Estou dando um super crédito, com uma super expectativa porque né? Cornelia Funke é demais (:

    ResponderExcluir
  12. Como eu comentei na resenha de "A Maldição da Pedra" no outro blog, o único motivo de eu não ler Cornelia Funke é que eu não gosto do gênero ou de livros voltados mais para o público juvenil, mas a autora tem uma narrativa excelente, o que eu pude perceber ao iniciar a leitura de "O Cavaleiro Fantasma", mas por não fazer o meu tipo, não tive interesse em terminar e tampouco em começar a série à qual pertence "Sombras Vivas", já que acompanhar séries é sempre complicado, então temos que gostar muito para fazê-lo, o que não é o meu caso. Mas recomendo muito para quem gosta do gênero, ela é uma escritora excelente. ;D

    ResponderExcluir
  13. Incrível!!É o que eu posso dizer..As capas são melhoram e a história parece que só encanta cada vez mais.Nunca li qualquer livro desta autora e me arrependo por isso,mas com certeza essa série é uma das que tenho vontade de ter.Adorei a resenha!!
    Bjs' ;)

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é incrível!!! Eu comprei porque a capa me chamou atenção,mas fiquei facinada pelo livro,essa série está entre minhas preferidas!

    ResponderExcluir
  15. Como ainda não li o primeiro volume da série, pulei para o último parágrafo da resenha. A Cornelia sabe muito bem como envolver seus leitores, né?!?! Quero ler essa série muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Ainda não comecei a ler a série, mas já tenho o primeiro livro e pretendo começar em breve. Todas as resenhas que leio, assim como a sua, são extremamente positivas e me parece que o segundo livro superou o primeiro em qualidade.

    ResponderExcluir
  17. Parace ser muuito bom, não conhecia este livro

    ResponderExcluir
  18. Parece ser tão bom quanto o primeiro e a essa resenha só me deu mais vontade de comprá-lo! Adorei sua escrita, parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Pelo sua resenha da para ver que o livro é bom, pretendo ler em breve, você escreve muito bem

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um livro BEM LEGAL! Me lembrou bastante A Faca Sutil, sequencia de a Bussola de Ouro.

    ResponderExcluir
  21. Não li o primeiro livro, mas está em minha lista de leitura. Já li muitas resenhas sobre ele e sei que é muito bem elogiado. Acredito que quando for ler amarei.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia, pretendo ler . . .

    ResponderExcluir
  23. Ah, Cornelia Funke ♥
    Por que tão perfeita?

    A Trilogia Mundo de Tinta é ótima, e essa então! Quero muuuuuito! *-*
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Como eu quero ler algo dessa autora e essa história me deixou curiosa para saber o que acontecerá.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ainda nao li nenhum livro dela mas estou comecando a me apaixonar por ela, to louca pra ler todos os livros.

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro ...

    www.lucianashibazaki.com

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros de fantasia!
    Ainda mais , sendo bem amarrados em série, algo que a autora faz muito bem!

    ResponderExcluir
  28. Quero muito ler esses livros e amar a Cornelia como todo mundo, porque não consegui com Mundo de Tinta. Essa série parece muito mais emocionante e crescida, e adorei o sobrenome do personagem. Hahaha
    Adoro fantasia, mas algumas vezes acho que a autora detalha demais as coisas, e eu meio que me perco na história dela. Só achei meio estranho o livro ser tão curto, os outros livros dela são tão grandes que até cansa só de olhar. Espero que o submarino faça uma promoção do combo logo pra eu poder comprar.
    Blog | Curte?

    ResponderExcluir
  29. Vou ser bem da sincera, nao li toda a resenha pois esse serie esta na lista de desejados e futuros lidos de 2014, e nao sou fan de spolier, mas vejo que a continuação é linda *-*


    xx

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011