[Momento Poesia] Resenha: Meu Passo, Seus Passos

by - segunda-feira, janeiro 27, 2014

Autores: Camila Tapia Passos de Oliveira; Avenir Passo de Oliveira
Páginas: 140
Ano: 2013
Editora: Alcance

Sinopse: Em uma coletânea de poemas que perpassa todos os anos da produção poética de cada um, pai e filha abrem as portas do labirinto de suas palavras em Meu Passo, Seus Passos. Num mundo em que as pessoas já mercantilizam até os próprios sentimentos, admira-se a sintonia do registro transparente dos sentimentos dos autores, que compõem uma dupla na arte de fazer versos, herdando a veia poética do patriarca. Juntos, contemplam os horizontes em que o sol (da vida) nasce ou se põe, também para dentro da alma.


O livro "Meu Passo, Seus Passos" reúne uma coletânea de 100 poemas escritos por Camila Tapia e por Avenir Passo, pai e filha trazem lindas poesias que falam de amor, esperança, lembranças, família, sentimentos que somente poetas talentosos conseguem transpor em palavras. O livro é dividido em duas partes, primeiro os poemas escritos pelo pai e depois os escritos por sua filha.

Os poemas de Avenir trazem uma dose de saudosismo que muito me identifiquei também pela família, ele tem cuidado com as palavras, que expressam uma dose de nostalgia e sabedoria. Algumas poesias carregam histórias, que além de nos fazer refletir causam também identificação ao leitor. Seus poemas para a filha, os que também falam da família, me deixaram emocionada, pois eu acredito que a família é à base de todos nós. É o que eu mais valorizo em minha vida. Alguns chegaram até mesmo a me arrancar lágrimas.

" (...)
Mãe não se define, mãe é tudo, é início e é fim.
Mãe é inesquecível, é insubstituível, é amor, é riqueza e é perdão.
Mãe é vida, é proteção, é força, é beleza e é alegria.
Mãe é mãe, é garantia de vida e é garantia de viver"
Poema: Tributos à sua mãe- Avenir Passos

A segunda parte com os poemas de Camila, e seu poema introdutório ao pai, são igualmente belos. Percebe-se carinho com as palavras, a autora tem um jeito fácil, um estilo leve de escrita que torna a leitura muito agradável. Ela consegue transpor em palavras nossos pensamentos, emoções, de forma poética. Em várias de suas poesias, me peguei refletindo e pensando "eu também senti (sinto) o mesmo...". A co-autora também trabalha com poesia visual, o que acentua ainda mais seu grande talento para o gênero.

"Deveria ser proibido
Amar alguém como eu te amo.
É um desatino, uma doidice,
Um atentado violento à razão
(...)"
Poema: Inafiançável - Camila Tapia

Em "Meu Passo, Seus Passos" conhecemos poemas muito bem trabalhados, bem escritos, e com palavras singelas, mas que se transformam e se enchem de significação através da poesia de seus autores. No gênero poesia, há poemas que às vezes lemos e não conseguimos interpretar, mas isso não acontece nessa obra. São poemas para se ler em família ou sozinho, com aquela xícara de chá, ou sentada ao chão perto de uma árvore como eu fiz, que trazem uma tranquilidade à alma, e principalmente são fáceis de entender, seus versos chegam até o leitor, permitindo ao mesmo uma reflexão sobre si mesmo.

A coletânea inspira carinho, amor, valores familiares, algo que falta e muito na sociedade hoje em dia. Agradeço muito aos autores pela oportunidade de conhecer esse livro, de poesias doces, cálidas e vivas. Amo ler poesias, e essa obra foi uma ótima surpresa. Recomendo muito para amantes do gênero, para almas inquietas e que anseiam por uma boa literatura, e o melhor é nacional! Meus poemas preferidos foram os citados acima, e também o "Meus amigos" escrito por Camila, que achei simplesmente ótimo.

Leia também

27 comentários

  1. Parece ser legal, embora eu não curta muito poemas.

    ResponderExcluir
  2. Adoro poemas, mas a coisa que mais me impressionou nesse livro é o fato de que são poemas escritos por pai e filha, e o título 'Meu Passo, Seus Passos' tem tudo a ver com o nome dos dois :) E o melhor é que são poemas românticas, tema que adoro em livros :)

    ResponderExcluir
  3. Só pelos trechos colocados já fiquei super com vontade de lê-lo, de conhecer esses poemas. Acho que como sou manteiga derretida, choraria pacas com o livro. :') A capa também é bonita, amei o título! E principalmente o fato de ser pai e filha escrevendo, se tiver oportunidade algum dia lerei sem dúvidas. :)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não sou uma grande leitora de poemas, mas sou admiradora. Sempre que leio me encanto. O fato de pai e filha serem autores do livro dá a ele um toque especial. Vai para minha lista. =)

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito poesia, mas achei os trechos que você colocou bem legais, mas não sei se leria o livro

    ResponderExcluir
  6. Poemas e poesias... já fui uma leitora assídua deles e sei muito bem o que vc quer dizer quando fala em tranquilidade à alma.
    Gosto especialmente dos que fazem refletir, embora ache que todo e qualquer livro trás consigo algo para refletirmos nos poemas isto fica mais evidente.
    Apos ler essa resenha e os trechos nela citados, sinto que necessito um pouco mais deste mundo, com certeza vou pesquisar mais sobre o livro e autores.

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Realmente tem alguns poemas que são complicados de interpretar e esses dois que você colocou ja me despertou muitas coisas boas, gostei muito!

    Vou querer ler com certeza :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Para todos os amantes de poemas é um livro fantástico. Poesia para mim é um tanto complicada.

    ResponderExcluir
  9. nossa, há muito tempo não leio poesias eim!
    quando eu era mais nova, logo que comecei a ler, adorava livros de poesia... hoje perdi esse costume :(
    vou dar uma procurada neste!

    ResponderExcluir
  10. Adoro poemas. E pelo visto esse deve ser muito bom. Vou adorar ler esses poemas e conhecer mais dos trabalhos destes autores tão talentosos. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Noossa fiquei super curiosa, eu amoo poesias que tem um toque de saudosismo e principalmente quando são aquelas que ao ler já compreendemos o que o autor quis dizer. Gosto muito de poesias que falem sobre o amor e a família em especial porque eu acredito que esses dois itens são essenciais em nossa vida!!
    Uaau estava olhando no seu perfil aqui do blog, você faz Letras. Que bacana, eu também faço e amo este curso!!!!!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não gosto de poesia, prefiro romances msm, mas a ideia de pai e filha escrevendo parece ser interessante... como P.C. Cast e Kristen Cast.

    ResponderExcluir
  13. é bem legal quando se encontra um livro de poemas tão bem elaborado e com certeza emocionante
    pai e filha são bem unidos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pelos pequenos pedaços mostrados dá para notar que são muito bonitas. Gosto muito de poemas, mas faz tempo que não vejo nenhum livro assim. Ganhei um recentemente, mas não deu tempo ainda de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá querida...Apesar de não ser muito acostumada a ler poesia, adorei estes pedaços que li.Pois acho importante sempre lermos independente do quê!!
    Ótima postagem...

    ResponderExcluir
  16. Não gosto muito de poesias mas achei muito interresante e super fofo. O título ''meus passos,seus passos'' tem tudo a ver com a história de ser escrito por pai e filha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Quando eu era pequena amava poesia, devorava todos os livros da minha mãe, tinha até um caderninho aonde anotava as minhas favoritas, mas depois que cresci perdi um pouco este encanto, não sei o porquê, sinto até tristeza de falar isso, pois eu realmente adorava. Espero que um dia esse encanto volte e eu possa encontrar este livro.

    ResponderExcluir
  18. Que legal, sempre adorei poemas e esta coletânea deve ser ótima! Ainda não conhecia os autores, mas achei lindos os trechos que você separou! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Não gosto muito de poemas, apesar de você dizer que muitos deles são emocionantes.... não me interessei, infelizmente. Até porque não tenho paciência para ler poemas...

    ResponderExcluir
  21. Gosto de poemas/poesias mais subjetivos...
    Gostei das partes que vc escolheu, mas acho que não leria este compilado...
    Não sou muito romântica... hehe

    ResponderExcluir
  22. Sou suspeita pra falar de poesia. Tenho várias coletâneas na minha estante e acho que essa é uma das que falta para minha coleção. Acho muito bom ter livros de poesia na cabeceira, até porque os poemas não são feitos para serem lidos de uma vez e sim degustado aos poucos.

    ResponderExcluir
  23. Realmente gostei dos trechos que você colocou e parece ser bom, mas não sei se leria pois não gostar muito de poesias.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que não sou fã de poesias, pois geralmente não são tão fáceis de entender, mas nesse caso, me parece que eles possuem uma linguagem bem simples, mas bela ao mesmo tempo. Esse livro eu me arriscaria a ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Esse é um dos livros que não vai pra minha listinha de desejados, não sou muito chegada a poesia. Os únicos livros de poesia que li, foram leituras obrigatórias para a escola, não me interesso nem um pouco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu lia poemas só quando eu estava na escola, e só aqueles que vinham nos livros didáticos... Eu queria ter continuado a ler mais poesias mas eu lia mais romances Gostei desse livro porque dá pra ver dessa forma linda a relação da família deles e pensar na nossa, nos valores, até acho que ficaria inspirada em escrever uma poesia também!

    ResponderExcluir
  27. Amiga eu não curto muito poesias, por isso nem tenho muito o que comentar ;S Mas parece ser bem interessante para quem gosta.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011