Resenha: Almanova

by - sexta-feira, janeiro 17, 2014

Autora: Jodi Meadows
Páginas: 286
Ano: 2013
Editora: Valentina

Sinopse: ALMANOVA Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

Almanova de Jodi Meadows é o primeiro livro da trilogia Incarnate, a personagem central, Ana, uma sem alma, ou seja, não reencarnou como os outros, é uma alma nova. Um dia, cansada de sofrer as humilhações que era obrigada a passar por causa de sua mãe Li, ela sai rumo a Heart em buscas respostas. O que aconteceu com Ana nunca havia acontecido antes, uma alma antiga morrera definitivamente, e ela nasceu não era para ser assim. Por esse motivo os outros cidadãos a desprezavam, menos Sam, um rapaz que acredita na bondade da jovem e em sua alma, e a defende protegendo-a sempre.

Uma paixão começa a nascer entre Sam e Ana, mas isso também assusta, pois já que Ana é uma alma nova poderá renascer novamente assim como Sam? Ou terá apenas esta vida? E até quanto vale a pena arriscar se entregar a um sentimento como esse? Enquanto isso, a moça procura respostas sobre o que poderia ter realmente acontecido com ela e qual o risco que Heart e os cidadãos correm?

Comecei a leitura de Almanova com grandes expectativas, a narrativa de inicio cálido, aos poucos vai se desenvolvendo mostrando-nos Ana como ela é. O início é um pouco mais lento, cuidadoso, e por esse motivo a leitura se estende, entretanto com a chegada de Ana a Heart e a aproximação que tem com Sam gera mais ação e ansiedade, colocando a história num ritmo mais eloquente. 

"-Você sempre terá a opção de decidir por si mesma quem você é e o que se tornará."

Ana aos poucos vai amadurecendo, criando confiança em si mesma, e muito se deve a Sam, que conhecemos melhor durante a leitura. O romance que aos poucos vai brotando toma conta da história e nos envolve por completo, junto com as dúvidas se eles poderão se amar para sempre, ou se o que os resta é apenas o aqui e o agora. Adorei a forma como a autora aos poucos foi fazendo o sentimento nascer entre os personagens e a ligação entre eles, percebe-se o cuidado em não fazer nada precipitadamente, mas sim de uma forma bela e única, fazendo-nos nos apaixonar também por essa linda história.

A fantasia junto com uma pitada de aventura incrementa o enredo, percebe-se que a atenção de Meadows foi criar um livro em que todas as coisas tivessem suas medidas certas e se mesclassem para compor uma obra muito original e ao mesmo tempo desafiante. Há dragões, sílfides, muros que parecem pulsar como coração, e Jannan, uma entidade (?) em que alguns acreditam e outros não, pois seria ele o responsável pelos renascimentos das almas.

Mais para o final há também aquela pontinha de suspense, Ana já apresenta um amadurecimento maior, e mais cenas de ação acontecem. Tudo muito bem escrito, sem margens para questionamentos, em alguns momentos me senti dentro do Alice no país das maravilhas, porque ali tudo parecia ser possível, e até o próximo passo era algo incerto. Algumas respostas aparecem, e o desfecho foi satisfatório e bem concluído.

O único ponto que considero negativo talvez seja a lentidão inicial, mas isso se explica por ser primeiro livro e também por Ana ainda ter os temores que tinha, mas depois ela vai se desenvolvendo e mostrando que tem um grande coração, surpreendendo a nós leitores pela sua determinação e até mesmo coragem quando pessoas a rotulavam e não davam à ela uma oportunidade de mostrar que sim, ela podia ser uma ótima pessoa, mesmo começando uma alma nova...

Almanova possui cenas lindas, adentramos a um universo em que a fantasia é quase que palpável. É um livro que me fez refletir sobre o amor e suas diferentes faces, e na esperança e suas ramificações. O primeiro volume se encerra nos deixando ansiosos para a continuação e o que acontecerá, Meadows promete nos reservar através das entrelinhas deste muitas surpresas para Almanegra. A edição da Editora Valentina está linda, desde a capa maravilhosa e os efeitos que ela tem até a diagramação interna, que apresenta desenhos de borboletas e inicios de capítulos caprichados, está mesmo um primor! Recomendo para quem gosta de fantasia e procura por algo novo dentro do gênero, uma trilogia desafiante que foge do convencional.

Leia também

26 comentários

  1. estou vendo bastante resenha positiva do livro, e até acho a sinopse e a trama dele interessante, mas o problema é que não é um tipo de leitura que curto muito, então acredito que para mim não iria rolar :S
    e como você comentou sobre o fato dele se bem lento no começo, acredito que já iria abandonar por ai kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Pode me chamar de burra, mas toda vez que eu lia a sinopse desse livro eu não entendia nada de nada! Com a resenha eu comecei a entender... Sei lá, essa história mexe comigo por ser diferente, mas também tenho medo de ficar meio perdida.
    P.s.: Amo demais essa capa!

    ResponderExcluir
  3. Estou doida para ler esse livro.Parece ser uma trilogia fantástica, com uma trama rica, enredo chamativo, personagens de mitologia.E o que falar da capa? Maravilhosa! Confesso que a principio,fiquei com vontade de ler só pela capa hahah :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O livro no começo pode até ser lento, pelo que vi na resenha, mas depois que começa não quer parar de tão gostosa que a leitura se torna né? essa foi a sensação que fiquei depois de ler a resenha. rs O enredo parece ser bem legal, gostei, é instigante. Mas se trata de uma trilogia, o que já me deixou com o pé atrás. Essa capa é linda! ^^

    ResponderExcluir
  5. Achei a sinopse muito confusa só consegui entender do que se tratava a história lendo a resenha rs, apesar da capa ser muito bonita, esse tipo de história não me atrai.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não sei dizer se gosto de capa. Tem hora que gosto e tem hora que não rsrs. Vou ver na livraria para me decidir. Apesar de gostar do gênero ainda não me interessei por este livro. O enredo parece ser bom, mas falta alguma coisa que me atraia para leitura do livro. Por enquanto vou deixar ele quietinho na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Reencarnação? hehehe...
    quando comecei a ler achei que era sobre religiosidade e não gostei...
    hehehe... tá, me enganei.
    Lembrei do livro "A hospedeira" que não gostei...
    E não gostei disso pq acho que vou ler comparando e isso pode influenciar na leitura...
    Espero que não pq realmente quero ler esta trilogia...
    Eu amo fantasia... espero gostar ;)

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encantada com a história de Ana. E mais feliz ainda por saber que é bem recomendado e uma ótima opção de leitura. Espero que essa trilogia seja tudo de bom. e que os outros livros sejam ainda melhores do que este. Ansiosa por conhecer essa incrível personagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. a capa é linda e saber que a diagramação interna também é de alta qualidade é muito interessante
    ja tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele
    achei o tema da distopia bem elaborado e sagaz!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou fascinada por esse livro, por essa capa e não vejo a hora de começar a lê-lo!!! Nossa as vezes é um pouco chato quando o livro tem a narrativa meio lenta no inicio, mas tudo bem, vamos perdoar Almanova porque é o primeiro livro da serie. Amei o fato da Ana ir amadurecendo no decorrer do livro e nossa o Sam parece ser Uau!!! Amei sua resenha!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Assim que terminar o lançamento de todos os livros aqui no Brasil, começo a leitura. A capa é linda e a história parece boa o suficiente para me prender a leitura. Vou acompanhar por resenhas para saber o desenvolvimento da trilogia.

    ResponderExcluir
  12. Já vi muitos blogs falando sobre este livro, mas ainda não tinha lido. Adorei a resenha, parece ser bem diferente de tudo que já li, fiquei curiosa para saber o que tem de errado com Ana e gostei de saber que ela amadurece ao decorrer do livro, deve ser muito bom mesmo! Fiquei com vontade de ler :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A sinopse é um pouco confusa, mas lendo a resenha deu para entender melhor... Nunca li nenhum livro que se trate de almas, essas coisas, mas esse parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  14. Oiee

    Ainda não conhecia esse livro que apesar de ser devagar no começo me senti bastante atraída pela leitura já adicionei nos meus livros desejados!

    Gostei bastante da resenha Parabéns sua escrita é muito boa!!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda e o tema da reencarnação parece ser abordado de maneira envolvente, mas não me convenceu. Não me despertou interesse e em meio a tantos lançamentos, simplesmente estou em busca de algo novo e diferente. Com um pé na realidade, de preferência.

    ResponderExcluir
  16. Ai eu também to louca para ler esse livro, mas to achando o preço tão salgadinho. KKKKKKKKKKKKKK. Sim eu sou pão dura. Todas as resenhas que leio só me fazem ficar mais empolgada ainda. Adoro fantasia então com ceerteza vou amar o livro. Essa capa é uma das mais lindas que já vi #_#

    ResponderExcluir
  17. Comprei este livro no final do ano passado e está na minha pilha de próximas leituras. Fiquei encantada com a capa e mais ainda com a camiseta que veio junto, amei. Espero que a história seja tão bonita quanto. Estou ansiosa para descobrir.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está em todo lugar! Eu fiquei curiosa em saber o que aconteceu com a alma dela! Gostei que é uma trilogia porque as vezes quando um livro bom acaba eu fico com "saudades" de ler a história e acompanhar as personagens, eu prefiro esperar a continuação ser lançada, reclamando mais prefiro! haha

    ResponderExcluir
  19. Olá querida, tudo bem??
    Estou louca pra ler esse livro. A sinopse já tinha me fisgado, e depois dessa resenha então vejo que preciso dele.E esta edição é uma das mais lindas =)
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  20. Eu acho essa capa simplesmente linda e chama muita atenção!
    Estou querendo pra ontem esse livro, o único problema é que é uma trilogia onde não tem todos os livros lançados, pra mim, essa é a pior parte: ter que esperar, sempre tento evitar de começar livros que ainda não tem suas coleções completas. Fico sempre numa ansiedade...
    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Me lembra um pouco 'A Hospedeira', que demorei muito a ler com receio de que não gostasse da história e, comecei a ler e (assim como Almanova) o início foi bem lento mas, de repente, me vi completamente envolvida!
    Esse livro me traz os mesmos sentimentos e espero que quando tiver a oportunidade de ler, também me surpreenda! Tem sido muito bem comentado mas ainda não me convenci.

    ResponderExcluir
  22. Ja ouvi falarem muito bem deste livro, nao é a primeira resenha positiva que leio mas apesar da capa ser linda e tal e o enredo ser ate interessante. mas na verdade nunca li distopia entao nao sei bem o que pensar e/ ou esperar de uma leitura assim.

    entao realmente nao sei se leria ou nao

    ResponderExcluir
  23. Muito bem falado este livro, das poucas resenhas que li dele, todas foram positivas. Esta capa é um show a parte não é?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Desde que vi a capa desse livro, me interessei. Além de ser bonita, a sinopse me chamou bastante a atenção. Legal ver que a trama é boa, e que rola esse amadurecimento da protagonista logo no primeiro livro. Me parece que as personagens secundárias tem muita importância também. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. O tema de almas reencarnando não é algo que gosto de ler, mas a repercussão de 'Almanova' foi tanta que uma mera vontadezinha de ler despertou em mim. Não é a primeira resenha do livro que leio e encontro uma resenha bem positiva, por isso acho que será bom pra mim dar uma chance a Jodi Meadows :)

    ResponderExcluir
  26. Não gosto deste tema de reeencarnação, mas há algum tempo li a saga Os Imortais (que não gostei muito)...
    Apesar deste livro parecer ser interessante e de ter ouvido e lido muitas resenhas positivas a respeito dele, não sei se o lerei...
    Vamos ver mais para frente..
    :D

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011