Resenha: A Cidade dos Segredos

by - quinta-feira, janeiro 30, 2014

Autora: Sasha Gould
Páginas: 253
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Nota: 3/5

Sinopse: Laura foi enviada para o convento logo depois da morte de sua mãe. Passa a maior parte dos dias em silêncio, e, apesar de ser tolerante e obediente, no fundo da alma não consegue aceitar a ideia de viver ali para sempre. Uma noite, sem maiores explicações, Laura é informada de que seu pai a quer de volta em casa. Feliz da vida, ela começa a se preparar para rever sua irmã mais velha, Beatrice, que há algum tempo deixou de responder suas cartas. O que ela jamais imaginava era chegar durante o velório de Beatrice, que morreu em uma situação inexplicável. Agora, o pai de Laura ordena que ela se case com Vincenzo, noivo de Beatrice, um homem muito mais velho e de aparência repugnante. A sociedade Segreta faz um pacto com Laura e promete ajudá-la a se livrar de Vincenzo – e a descobrir quem matou Beatrice. Sem alternativas, Laura é obrigada a depositar todas as suas esperanças nas mãos dessas mulheres enigmáticas. Mas até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?

Em Cidade dos Segredos conhecemos Laura, uma jovem que vivia num convento entre as demais freiras. Até que lhe chega a noticia de que sua irmã falecera, afogada em um canal em Veneza. Seu pai é um homem interesseiro, que está quase indo à falência e ambiciona um cargo no conselho, para isso tenta casar a filha com alguém de renome na sociedade. Laura sai do convento e logo suspeita que não foi suicídio que a irmã cometeu, mas sim foi assassinada. Mas o pior estava por vir, seu pai a obriga a se casar com o noivo de sua irmã falecida, um velho horroroso e repugnante. 

Até que a Sociedade Segreta composta por mulheres que usam máscaras, prometem ajudar a jovem e acabar com o noivado, mas para isso ela terá que entrar para o grupo, e para entrar nele é necessário contar um segredo. Laura aceita e deposita nas mãos daquelas mulheres enigmáticas todas as suas esperanças e um segredo poderosíssimo. Mas em Veneza nem tudo que aparenta ser é, e um segredo pode ser mortal. Entre máscaras nossa protagonista se verá em frente a um amor proibido e enrolada em segredos que podem lhe custar a própria vida.

"-Você percebe Laura? Um segredo pode cortar mais profundamente do que qualquer lâmina." 

O clima de mistério, máscaras, segredos, e uma sociedade em que nada é o que aparenta ser foram o que mais me chamaram a atenção durante a leitura. Há um clima mórbido impregnado no enredo, o que dá um toque sombrio, mas em contra ponto o deixa um pouco entediante. Laura é uma personagem que sinceramente não sei como classificá-la, embora o tempo narrativo se passe na época em que mulheres usavam espartilhos e tinham seus casamentos arranjados, senti que faltou mais ação da personagem e também um aprofundamento maior de seus sentimentos (e olha que foi narrado em primeira pessoa). Não consegui me aproximar dela, não me foi palpável, acredito que faltou uma dose de personalidade em sua composição, que se demonstrou muito inexpressiva para uma protagonista.

O pai de Laura é um homem mesquinho e tedioso, e a sociedade Segreta para mim era o mais interessante, contudo depois da metade do livro me fez perder o interesse. O mistério de saber quem assassinou Beatrice, isso sim me instigava até o momento em que eu adivinhei antes da personagem quem era o culpado, e olha que tinha um sinal do tamanho de um elefante e ainda não consigo entender como ela não via aquilo. O romance que adentrou as páginas também não me convencia, era insosso. Já o espaço, Veneza, é lindamente trabalhado, o que considero positivo, pois deu um charme lindo ao livro e imaginar as cenas nesse paraíso foi mágico. 

O final é dramaticamente teatral, é tenso, e tem a ação que não teve nas duzentas páginas anteriores. Segredos vão sendo revelados, aquela coisa clichê que nós sabemos como vai terminar, resumindo: foi fraco. Quase nenhuma ponta ficou solta, mas o livro termina com uma sugestão de que haverá continuação, o que não gostei nenhum pouco, pois pra mim não havia necessidade disso. Umas duas coisas ficaram no ar e eu queria que fosse mais bem trabalhadas, parece que a autora se esqueceu delas e preferiu acrescentar no próximo, ou simplesmente as deixou de lado.

A cidade dos segredos não é ruim, porém faltou algo que desse liga sabe? Acho que se fosse narrado em terceira pessoa seria melhor, Gould tinha nas mãos um enredo com uma ideia muito boa, entretanto o livro saiu fraco principalmente pela narrativa monótona. Ele até que é bonzinho, tem um clima de mistério, suspense, e é o que me fez desejar lê-lo e conclui-lo, mesmo que em alguns momentos eu me desligasse da história. Até que vale a pena ler, mas sem grandes expectativas, a autora escreve bem, pena que seus personagens sejam desinteressantes dentro de um enredo que tinha todos os ingredientes para deixar o livro bom.

Leia também

24 comentários

  1. Me interesse por esse livro desde quando li a sinopse a algum tempo atrás, acho a capa dele linda e achei bem legal o nome também, mas lendo que os personagens são desinteressantes, sei lá, deu um quebra no encanto que eu tinha por ele... Mas talvez eu até de uma chance mais para frente.

    ResponderExcluir
  2. Tenho tanta raiva quando uma história tem tudo pra ser boa e o autor não sabe trabalhá-la! Dá vontade de pegar a história e reescrever pra mostrar como é q faz para desenvolver os personagens

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Adorei o começo da sua resenha, e estava até animada a ler porém quando vc falou que descobriu quem matou e a protagonista não já me desanimei, uma pena.

    Beijo

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido a sinopse antes e fiquei interessada em ler, mas lendo a sua resenha sei que só vou ler mais do mesmo, tenho raiva desses autores que acham que não se consegue fazer uma história boa com um livro só, hoje eles transformam tudo em continuações sem fim.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da capa e da sinopse... fiquei intrigada com a morte da irmã, com o casamento, com o convento... porque mandar alguém para um convento?
    Pena que você não curtiu muito...
    Eu não gostei que talvez tenha continuação... sinto falta de livros completos, que não necessitem de continuação...
    Parabéns pela sinceridade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. "Até que ponto se pode confiar na palavra de alguém?" - essa foi a frase que mais me despertou a vontade de ler no livro. O enredo me lembrou de épocas passadas, em que os pais escolhiam os maridos com quem suas filhas se casassem. Além do mais, deve ser difícil perder a irmã que mais amava, mas a mãe??? Não quero nem me imaginar no lugar de Laura...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, mas mesmo com você ter mencionado algumas partes que deixaram a desejar, fiquei com vontade de ler, pois adoro mistérios e suspense! Fiquei curiosa para saber como será o desfecho desta estória e acho que quando for ler, não irei ler com expectativas muito altas :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito desse clima de mistério e segredos,sempre me dou bem com leituras assim.Achei uma saber que o livro não seja tão bem trabalhado e ter personagens desinteressantes,acho um desperdício pois para mim,o tema principal da história é muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, mas acompanhei a divulgação do lançamento e me animei muito. Depois dessa resenha, não tenho muita certeza sobre ler ou não. É perceptível que há falhas e como criei muitas expectativas pra esse livro, creio que há possibilidades de eu me decepcionar. Vou dar mais um tempo antes de investir nessa leitura.

    ResponderExcluir
  10. Só eu que pensei que o livro se tratava de algum hot? sei lá, mas a capa me passou isso. haha XD Não gostei muito do enredo, parece que tem um Q a mais, no entanto ao mesmo tempo pareceu normal demais. E isso não me chamou a atenção, ainda mais pela personagem não ter te conquistado tanto, sou muito chata com elas, então provavelmente ela também não iria ser um "amiga" pra mim. rs Além de tudo, tem continuação. Aí que não vai rolar pra mim mesmo. kkk Quem sabe um dia eu leia e até curta, mas por agora sem pretensão de ler.

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa deste livro linda!!!!
    Amo livros que envolvam sociedade secretas, e sou viciada em romances históricos!!!!
    Sério, tenho um grave problemas com personagens principais mulheres. Na maioria das estórias elas me dão raiva!! Um ótimo exemplo disso é Ever, protagonista da saga Os Imortais.
    Gostei do enredo do livro, apesar de você não ter gostado tanto assim...
    Talvez leia algum dia.

    ResponderExcluir
  12. Oi Daiane, o livro já está aqui na minha cabeceira, mas confesso que estou com um pé atrás, pois as resenhas que tenho lido estão iguais as suas, todos falando que faltou algo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. eu gostei da capa e da sinopse, poder depois de ler a resenha fiquei meio com pé atras deu a impressão de ser uma leitura muito cansativa sei la.....

    ResponderExcluir
  14. Estou encantada pela capa e sinopse desse livro, principalmente por se passar em Veneza, estou com ele aqui e possivelmente será minha próxima leitura. Nossa Daiane que chato o fato da gente não conseguir aproximar tanto da personagem e mesmo sendo em uma época que as mulheres não tinham tantos direitos, acho que seria bacana se ela tivesse mais um pouquinho de coragem, fosse mais destemida. Algo que me interessou também é o fato da sociedade secreta e quem matou a Beatrice! Quero muito ler esse livro! rsrs Ótima resenha!!! Beijos!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. não consegui me atrair pelo livro, apesar do tema histórico e o mistério da sociedade eu prefiro mais os romances agua com açúcar!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Primeira vez que vejo este livro e leio algo a respeito. me parece ser bem interessante a estória e a personagem. Coitada vivia enfurnada num convento e depois que sai , é obrigada a casar contra sua vontade. E ainda perde a irmã que tanto amava. Que coisa. Espero que o destino reserve coisas boas pra ela. prometo que vou ler. Assim posso saber como irá terminar. Você me deixou curiosa com esse final teatral que mencionou. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Apesar da sua resenha ter destacado um ponto que não te agradou tanto a leitura, estou bastante curiosa pela leitura por ser trama interessante, cheia de mistérios, suspense e drama.Li outras resenhas do livro e estou animada pelo livro, mas creio que lerei sem grandes expectativas!!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que, dos lançamentos da Novo Conceito, esse foi um dos que menos me chamou a atenção. Depois que vi que tem umas pitadas de mistérios, máscaras e segredos, minha vontade de lê-lo aumentou consideravelmente. Uma pena que ele tenha te deixado com essa sensação de que faltou liga. Pelo menos teve Veneza como um dos pontos fortes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Quando eu vi a capa deste livro não me chamou a atenção. Mas quando eu li mais sobre ele e descobri que possui mistérios e coisas do tipo, incluindo o meu nome, fiquei curiosa e com muita vontade de lê-lo. Mas fiquei um pouco triste quando descobri que você não gostou, pois eu estava apostando todas as fichas neste livro, enfim, vou esperar ganha-lo, lê-lo e ver o que eu acho, e mesmo assim espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei bem animada com a sinopse mas lendo a resenha eu fui me decepcionando :/ Gostei da história, achei que tem algumas coisas por trás os segredos etc, mas como o drama todo ficou para o final, eu achei que eu também ficaria entediada ao ler. É uma pena!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha lido nenhuma resenha, acho que ele foi lançado bem recentemente né? A sinopse já não tinha me chamado muita atenção, e como eu já não estava com vontade de ler, sua resenha só me deixou mais desanimada, acho que não vou nem dar uma chance pra esse livro, mesmo com essa capa linda !
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Amiga eu tava louca louca louca para ler esse livro, mas confesso que sua resenha me desanimou um tiquinho, só fiquei interessada nesse final teatral ai.

    ResponderExcluir
  23. Achei a capa do livro maravilhosa, e já tinha lido o resumo dele e queria muito começar a ler. Mas depois dessa resenha, eu me desanimei um pouco, talvez mas para frente eu acabe por ler, mas não tenho mais a vontade que tinha antes.

    ResponderExcluir
  24. Nossa eu quero muito esse livro já vi a resenha dele em 4 blogs, e fico cada vez mais curiosa para ler! Adoro livros desse tipo, cheio de segredos e mistério... O que me deixou com mais vontade de ler foi a frase retirada do livro... Meu deus eu tenho que ter esse livro...

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011