Resenha: Lágrima - Teardrop

by - segunda-feira, janeiro 13, 2014

Autora: Lauren Kate
Páginas: 332
Ano: 2013
Editora: Galera Record

Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.

Lauren Kate, autora da série best-seller Fallen, agora nos apresenta sua nova série Teardrop. Em Lágrima, primeiro volume, a protagonista Eureka, perde a mãe quando uma onda gigante as atinge, o carro em que estavam afunda e ela é salva por um misterioso rapaz. Esse acidente deixou marcas profundas na jovem, levando-a até mesmo a tentativa de suicídio. Eureka vivia com o pai e a madrasta, e pareciam nunca compreendê-la, sendo jogada nas mãos de psiquiatras e terapeutas. Mas então ela conhece Ander, um rapaz misterioso que parece saber muito sobre ela, e revela ela corre um grande perigo.

Eureka nunca havia chorado, e o dia em que ela quase chorou sua mãe a proibiu de chorar novamente. Mas por quê? Cercada por poucas pessoas, ela não entendia a herança que sua mãe lhe deixou, um livro velho em uma língua desconhecida, um medalhão e uma pedra. O livro guarda uma lenda antiga, de uma menina que teve o coração partido e chorou tanto que inundou um continente inteiro. O que o livro teria haver com Eureka? E o que seria verdadeiramente Ander?

Eu não sabia bem o que esperar de Teardrop, procurei não saber muito a respeito e fazer com que a leitura fosse nova para mim, mas confesso que estava com um pé atrás. A leitura começou devagar, mas num bom ritmo, narrado em terceira pessoa percebi que Lauren nos fez conhecer a fundo primeiro sua personagens, as relações dessas e a dor que convivia, antes de explorar o mistério da obra em si, tornando o início um pouco mais lento e deixando a ação para o final.

"-Por que tenho de sobreviver? (...)
Ele se ajoelhou ao seu lado e murmurou em seu ouvido bom:
-Você precisa sobreviver porque eu não conseguiria viver num mundo sem você."

Eu compreendi Eureka, entendi sua dor, suas dúvidas, e mais para o final do livro cheguei a admirá-la por certas atitudes, entretanto algo que eu não gostei dessa personagem foi ela ser tão cética em alguns momentos e mesmo tendo tantas provas a sua frente ainda desconfiasse ou não acreditasse no que estava praticamente claro. Ela não é uma personagem ruim, e com certeza amadurecerá mais nos próximos volumes. Já Ander, foi incógnita pelo menos até o desfecho, quando entendi o que ele significava.

O que mais me cativou foi o enredo, a lenda em si, isso me atraia para o livro, me envolvia, gostei da ideia de Lauren para construção da obra. Um ponto positivo é que tudo se interliga, o leitor não tem dificuldades ao final para entender a história e suas ligações, percebe-se que Lauren trabalhou de forma cuidadosa ao compor a lenda e trazê-la para dentro de sua ficção. O leitor é levado em uma névoa de suspense e com uma ponta de fantasia, sabemos que algo está acontecendo, que uma magia antiga está se reverberando pelas beiradas e logo virá a tona, e a ansiedade durante a leitura perdura até concluirmos o último parágrafo.

O final foi um pouco corrido, não foi muito surpreendente, mas teve muito mais ação. Os últimos acontecimentos e revelações me deixaram ansiosa para o próximo livro. O epílogo também nos deixa surpresos, fico pensando em como a autora irá trabalhar isso, pelo que percebi teremos uma bela trama pela frente, que envolve magia, poder e o futuro da humanidade.

Lágrima tem uma mitologia encantadora, um romance profundo e uma narrativa mais leve. A diagramação e edição brasileira está impecável. Lauren tem uma história que tem tudo para ser incrível, esse primeiro volume não me fez amá-lo, mas posso afirmar que no geral gostei, acredito que os próximos serão ainda melhores e mais aprofundados. Estou ansiosa para ver o que acontecerá com o futuro de Eureka. Lágrima não me fez se apaixonar pela série logo de cara, mas me deixou envolvida a ponto de me fazer desejar ler os próximos livros.

Leia também

27 comentários

  1. Ahhh, eu penso na protagonista como a "Ariel"... ♥
    Acho que apesar do sofrimento pela perda, a protagonista é forte.
    Adoro mitologia e por isso quero muito ler este livro e acho que a estória vai melhorar nos próximos livros :D

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa série. Apesar de fugir de séries, a capa é linda e a história também me deixa muito animada para a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei bastante da sinopse e da resenha, me deixou muito interessada no livro. Amo histórias que tratem coisas sobre mitologia, lendas.

    ResponderExcluir
  4. Desde a primeira vez que vi o livro eu disse "preciso dele". A capa e a sinopse me conquistaram logo de cara e agora após ler sua resenha penso "superpreciso desse livro". Estou morrendo de curiosidade para saber quem é Ander ... e também para saber o final da história porque não é possível que a Eureka não vá poder chorar para o resto da vida né.

    ResponderExcluir
  5. A capa é linda, assim que a vi eu me apaixonei. Mas já vi tantos comentários negativos sobre a autora que fiquei com pé atrás. kkk Quem sabe eu lendo eu tire esse meu pré-conceito, mas pra isso tenho que ter verba. O que na verdade não tenho por agora. rs A trama é bem legal, gostei do enredo, esse lance de mitologia e tal.

    ResponderExcluir
  6. Acho que é a primeira resenha positiva que leio desse livro. Estou ansiosa para lê-lo também pela mitologia que é explorada na história, agora me empolguei um pouco mais depois de tanta desmotivação.

    ResponderExcluir
  7. Adoro enredos de mitologia fiquei muito curiosa para ler, a capa é muito linda, mas vi muitas resenhas negativas sobre esse livro, mas acho que vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. tenho um pé atras com a Lauren, desde a outra série dela que tentei ler, e acredito que sempre terei.
    não estou curiosa para ler Lágrima, e mesmo que eu veja várias resenhas dele, mesmo sendo positivas, não irei ler
    estou decidida! hahahaha
    e essa trama que a autora aborda não me deixa muito interessada também...

    ResponderExcluir
  9. alguns criticam a autora, outros a curtem... eu gosto do trabalho dela
    eureka parece bem depressiva e a chegada de Ander parece ser um sopro de vida pra ela, pelo menos é o que eu espero que seja nos próximos livros rsrsr
    bem a lenda mitologica abordada é bem bacana e da um novo ar a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo este livro agora mesmo e estou adorando! Gostei da resenha, só me deixou mais curiosa para saber como termina essa estória! :3
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando vi esse livro pela primeira vez, fiquei encantada com a capa. Depois a sinopse me deixou curiosa e agora com sua resenha me encantei de vez com a personagem. Espero que a história seja isso tudo que você menciona e vou aguardar pela continuação. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Se tem uma autora muito conhecida da qual nunca li um livro, essa autora é a Lauren Kate. E não é por falta de vontade, não!

    Adorei a resenha de Teardrop, além dessa capa bonitinha, é claro. Mas o que mais me intrigou foi o nome da personagem principal, a Eureka. Que diabo de nome é esse? haha Espero poder lê-lo em breve :)

    ResponderExcluir
  13. Nossa a capa desse livro é muito linda e apesar de não ter lido Fallen, estou mega curiosa para lê-lo!! Que bom que a narrativa é super leve com uma mitologia encantadora!!! É realmente bom quando compreendemos um personagem e é claro gostamos dele, apesar de você não ter amaaaado a Eureka, rsrsr, mas gente não tinha outro nome pra colocar nessa menina não???!!!
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler esse livro!! beijos!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tem um tempo que estou namorando este livro na livraria,além de ter uma capa linda,gostei da sinopse e da personagem principal se chamar Eureka,achei engraçado e comecei a rir sozinha na livraria hahhaha.A única coisa que não curti muito é a narrativa ser em terceira pessoa,sei la,geralmente não gosto muito de ler livros nessa narrativa.
    Mas adorei a resenha,e estou mais ansiosa ainda para ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Primeira resenha que leio do livro e confesso que estava bastante curiosa, e fiquei ainda mais quando terminei de ler!! Mas confesso que achei sua temática bem diferente e misteriosa. Mas deu para perceber que sua historia irá de desenrolar aos poucos…Mas fiquei bastante animada =)
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  16. Já tentei começar Fallen, mas a Lauren Kate não me convenceu. E depois da sua resenha, não tenho certeza se ela vai conseguir me convencer com Teardrop. Primeiro que livro em terceira pessoa que foca nos sentimentos da protagonista não faz nenhum sentido e acaba se tornando uma leitura maçante e pelo visto só pega ritmo nos últimos capítulos justamente para dar um desfecho que sirva de gancho para o próximo livro. Não chamou minha atenção.

    ResponderExcluir
  17. Essa é a segunda resenha desse livro que eu leio essa semana, a primeira foi até legalzinha, mas só a sua que foi animadora kkkkkkkkkkkkkk. Eu comprei esse livro na pré venda, mas vou te contar que tá até agora encostado na estante numa longa fila de espera. KKKKKKKKKKKKK
    Mas como eu disse Dai, achei sua resenha bem animadora e estou pensando seriamente em passar ele na frente dos outros. Eu adoro livros que abordam mitologia #_# só não curti a parte do final ter sido corrido, mas bom aposto que o livro deve compensar né?

    Beijos

    Fernanda.

    ResponderExcluir
  18. Oiee

    Eu odiei o primeiro livro da série Fallen e nem quis continuar a ler kkk então mesmo sendo uma história interessante prefiro aguardar os outros livros da série.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade. Cheguei quase a comprar Fallen, mas de ultima hora mudei de ideia, mas acho que um dia vou lê-lo. Quando eu vi este livro achei que fosse o segundo de uma série ou algo assim, fiquei bem confusa, mas depois de descobrir que não era, fiquei com vontade de ler, mesmo não tendo simpatizado muito com essa capa.

    ResponderExcluir
  20. Eu vi muita divulgação desse livro, já tinha lido a sinopse mas não tinha lido uma resenha! Eu li toda a série fallen e adorei, inclusive eu relia todos de acordo com que eles iam sendo lançados e gostei. Esse negócio de deixar o melhor pro final não é comigo, eu entendo que detalhar e explicar é importante mas quanto mais enrolado vai ficando eu demoro mais para ler. vou lembrar que o final é mais emocionante quando eu ler, como incentivo!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li a outra série famosa da lauren kate, fallen e as opiniões sobre esta coleção são bem dividas uns gostam outros nem tanto, esse é até um motivo pra não ter tanta vontade de ler, mas adoraria ler teardrop e ter a chance de conhecer a escrita da autora!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Li tantas críticas negativas sobre a série Fallen que não me interessei muito por essa série da Lauren
    Essa é a primeira resenha que leio do livro e, confesso que, fiquei curiosa! Adoro essa coisa sobre mitologia e mistério. Instigou minha curiosidade... mocinhas que parecem não querer enxergar a verdade me dão um pouco nos nervos, mas se o final compensa... com certeza, para os desejados!

    ResponderExcluir
  23. A menina não pode chorar, sorte a minha não ter este problema, pois do jeito que sou chorona ia ser uma dificuldade...
    Mais uma série para lista.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Sempre li resenhas positivas e negativas da série "fallen", e isso me deixava bem curioso pra conhecer a escrita da autora. Legal ver que ela conseguiu encaixar a Mitologia em sua trama. A capa também é um show a parte. Agora é torcer pra que ela consiga evoluir com os próximos volumes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Tb estou com pe atras com este livro. Agora depois da resenha, um pouco menos, afinal o que vc gostou nele eu tb gosto apesar de nao gostar desse negocio de mitologia fiquei interessada so espero na ser aquele tipico livro em que a mocinha sofre horrores depois acha o principe e sao felizes para sempre .... espero realmente ter um pouco mais

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Conheci este livro pela resenha de um outro blog. Sou apaixonada por mitologia, mas não sou fã de romance sobrenatural...
    É incrível como depois do sucesso que é Fallen, este livro ainda não é tão conhecido...
    Verei se o leio ou não...
    Bjs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011