Resenha: O Cavaleiro de Bronze

by - quinta-feira, janeiro 09, 2014

Autora: Paullina Simons
Páginas: 502
Ano: 2013
Editora: Novo Século

Sinopse: A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana—e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?

Eu sempre gostei de livros que abordam ou se passam em período de guerra, sinto que as histórias são mais vivas e nos trazem uma carga forte de emoção. Em O Cavaleiro de Bronze não foi diferente, o espaço é Leningrado, Rússia, em plena segunda guerra mundial. A protagonista é Tatiana, uma jovem de 17 anos, que vivia com sua família em um pequeno apartamento comunitário. Um dia ela conhece Alexander, oficial do Exército Vermelho, é perceptível a atração entre eles. Entretanto, Dasha, irmã de Tati, conhecera o moço uns dias antes, e se apaixonara por ele. Tatiana fica aturdida com a situação, mas ama muito a irmã, então não lhe revela o sentimento. Entretanto Alexander ama Tatiana, mas ela não quer ver Dasha sofrer e prefere abrir mão de seu amor. Não é fácil para eles ficarem longe, e entre passeios, toques e olhares, não conseguem disfarçar mais o que sentem. Alex guarda um segredo, e quando mais Tati adentra a sua vida, mais se apaixona por esse homem que tem um passado bem problemático.

Os alemães se aproximam de Leningrado, fechando um cerco ao redor da cidade. A guerra começa a entrar em seu auge, a vida e os momentos bons estão apenas por um fio, ou uma bomba... O calor cede a um inverno rigoroso, em que pessoas morrem de frio, fome, desespero, bombas, tiros. Até que ponto Tatiana aguentará? Será que Alexander consegue resistir à guerra estando tão próximo e ao mesmo tempo tão distante de sua amada? Sendo obrigado a ficar com quem não ama?

"Tatiana caminhava com os olhos no chão. As bombas sibilantes, os guinchos penetrantes penetrantes levados pelo vento seguidos pelo som de tijolos explodindo, em meio aos distantes gritos humanos, em nada eram comparados com a dor lancinante dentro dela. (...) Não, não era a guerra que apavorava Tatiana. Era o caos absoluto do seu coração despedaçado"

Emocionante e puro da primeira a última página, assim eu definiria esse livro. Há um toque gentil na forma como Simons compôs seus personagens, Tatiana parece frágil, com uma doce inocência, entretanto as dores pela a qual tem que passar junto com responsabilidades da sua família nas costas a faz amadurecer e se tornar forte. Uma característica de Tati é que ela sempre pensa no bem das pessoas ao seu redor antes de si mesma. Alexander também é forte, amoroso, e tem um passado marcado por grandes perdas e momentos difíceis.

Essa é uma daquelas histórias de amor que a gente não esquece tão fácil. Com uma riqueza de detalhes e uma escrita primorosa, Simons nos conduz pelas páginas nos emocionando e levando-nos a uma viagem histórica. Embora o romance seja o foco, não há como não se atentar para a guerra e a dor daqueles que por ela passaram. Dói ler sobre a fome, o frio, a morte, não havia muito espaço para o luto, pois a sede pela sobrevivência era maior. Em alguns momentos eu pausava a leitura somente para pensar, e refletir sobre tudo aquilo. Guerra é guerra, e é nesses extremos que o ser humano se dá conta de sua força, mas também de sua vulnerabilidade, sendo levado a limites que até então não sabiam existir.

A autora narra dia a dia, a dor de Tatiana com o desafio de ver o homem que ama junto de sua irmã, entrando assim em um dilema pessoal e conviver com a escassez de alimento, violência e a morte iminente, seja pelas mãos dos alemães ou pela fome e o frio. É tudo tão real, nos aprofundamos na leitura de uma forma como se fosse possível sentirmos na pele aqueles temores. O amor se torna a armadura de Alexander lutar no front e para Tati lutar pela vida.

O livro apresenta um determinado desfecho, que me emocionou e me deixou muito curiosa. Na verdade essa é a metade da edição original, que será lançado aqui no Brasil em duas partes, acho a capa linda, e há poucos capítulos. A leitura foi densa, mas logo peguei o ritmo, os detalhes são o que incrementam a obra e a tornam mais rica. A escrita de Simons tem um toque poético e delicado, percebe-se o cuidado com o qual a história foi construída.

O Cavaleiro de Bronze tem uma história linda e intensa em todos os sentidos, que emociona e nos mostra como o amor pode sobreviver ao maior dos horrores, sendo lapidado em sua forma mais pura por dois amantes que se amam e buscam fazer esse sentimento sobreviver equilibrando-se apenas em uma corda bamba de esperança, mesmo que ao redor pareça existir somente o caos. Mais que recomendado para fãs de históricos, mas acima de tudo, para amantes de bons livros.


Leia também

41 comentários

  1. Ás vezes me sinto muito desatualizada do mundo literário... também é a primeira vez que ouço falar do livro. De qualquer forma, achei o enredo do mesmo muitíssimo interessante, até porque livros que envolvem temas com as Guerras Mundiais me deixam cada vez mais ansiosa para ler. O melhor de tudo é que tem uma pitada de romance... é pra deixar o leitor realmente surpreendido!

    ResponderExcluir
  2. já eu não gosto de livros com este tipo de tema =/
    não sei, acho que não vou gostar de ler não.
    sinto que, para mim, será uma leitura muito arrastada ;x

    ResponderExcluir
  3. como sou amante de bons livros e adorei o triângulo, acho que eu leria com vontade. adoro histórias de amor bem contadas e também fiquei curiosa sobre o desfecho da história. acho que seria difícil ler sobre a parte dura da guerra pelo qual eles passaram

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este livro está sendo super bem aceito e as críticas são muito positivas...
    Esta ano não vou adquirir livros que tenham continuação, pois tenho que terminar os que já tenho...
    mas não sei se vou resistir! Adoro " estórias com história" que são ambientadas, contextualizadas em períodos de guerra...
    Adorei a resenha... fiquei louca pra ler este livro... aiai...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que vi, é emoção pura esse livro. Fiquei encantada com sua narrativa e com a história em si. Os personagens são fortes e apaixonantes. Vou tentar ler este romance. Ou melhor, preciso ler logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Desde que este livro foi lançado que ele está na minha lista. EU gosto muito de livros que tenham como plano guerras, como você mesmo afirmou, são histórias mais vivas e emocionantes. Gostei uito dessa capa e algo que me chamou a atenção foi o fato de ter um triângulo amoroso, nem sempre isso é legal, mas parece que em Cavaleiro de Bronze a autora conseguiu construir isso muito bem. O fato da história se passar em Leningrado me deixou mais fascinada ainda, (Jardim de inverno é um dos meus favoritos e a história também se passa lá) quero ver as facetas da guerra contada por autoras diferentes. Ótima resenha!! Beijos!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,

      Já li Jardim de Inverno e AMEI!!! ótima história, mas não sei qual das duas é mais emocionante. Nesse livro eu senti que a autora faz descrições bem detalhas, sobre o que eles comiam, o frio, o dia a dia, mas o Jardim de Inverno tem o peso da emoção de uma mãe por seus filhos e tudo mais. Os dois são ótimos <3

      Excluir
  9. A história toda é linda, mas... precisava ter esse título, produção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha eu não havia entendido o título tbm, mas depois a gente descobre o porquê. É o nome de um poema, que é de um dos livros que Alexander da de presente pra Tatiana, ainda não li o poema, agora to curiosa oO
      bjs ^^

      Excluir
    2. O Cavaleiro de Bronze é o título de um poema de Alexander Púchkin, o favorito dos protagonistas Alexander e Tatiana (que, por coincidência ou não, são nomes de personagens de outros romances do Púchkin). O poema fala sobre o tsar Pedro, o Grande, fundador da cidade de São Petersburgo (Leningrado), que foi homenageado com uma estátua sua de bronze, ícone da cidade. Depois do poema de Púchkin, a estátua ficou conhecida com "O Cavaleiro de Bronze". ;)

      Excluir
  10. Já tinha visto esse livro, só que nunca tinha lido a sinopse, nem nenhuma resenha, e devo dizer que adorei. Parece ser um amor lindo o do livro, já que acontece em plena segunda guerra mundial, onde só tem dor e desespero, me interessei muito, acho vou lê-lo em breve =)

    ResponderExcluir
  11. Cavaleiro de bronze foi um livro que desde o lançamento me chamou a atenção, como vc adoro o universo criado em meio a guerras, tem um ar de real
    espero em breve ler
    Tatiana promete cativar por sua doçura e fortaleza ao mesmo tempo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. oooown esse livro parece ser muito bom! E eu adorei a capa!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda, adoro romances históricos mas nunca li um livro com guerra, mas esse parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  14. Uma história de amor que se passa durante a guerra; um sentimento tão lindo que cresce em meio ao sofrimento; uma história emocionante... ainda não li o livro, mas sua resenha me faz imaginá-lo assim. Preciso lê-lo!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, ainda não conhecia este livro mas gostei da sinopse e do enredo, parece ser muito bom e mesmo emocionante!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Amo livros históricos sobre a guerra mundial, mesmo que não seja o foco do livro acho que seria um ótimo livro pra mim. Ainda mais porque adoro um romance <3 Ele acabou de entrar entre os desejados, quero esse livro. No entanto, só achei uma coisa ruim. Porque dividiram o livro? pra que lançar dois ao invés de um só? totalmente desnecessário isso, sinceramente. rs Momento revolts. kkk

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tinha visto esse livro e sua resenha me lembrou muito o Jardim de Inverno que amei ter lido, quero muito ler esse livro pois adoro livro que relatam alem do sofrimento da guerra o sofrimento da alma.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Falar o que de um livro que te pára tua vida totalmente??? Paullina Simons o que é isso???
    Li o livro físico, a continuação li numa versão com português de Portugal(leiam a continuação!!! Lazarevo é a parte mais lindaaaa!!!) Não leio inglês mas comprei os livros em espanhol e estou no começo do terceiro livro, "O jardim de verão" El jardín de verano!!
    O que mais encanta é que os personagens são muito verossímeis são reais pra caramba! O Shura não é nenhum príncipe perfeito, ele é humano. Os conflitos são reais. Sem falar na aula de história e geografia! NÃO LEMBRO de ter chorado tanto num livro ou filme. Não lembro de ter ficado parada numa leitura sem conseguir prosseguir pra outros livros.
    Leiam gente!!!! Leiam!!! è imperdível!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu amo essa trilogia..li a edição portuguesa do primeiro livro e me apaixonei...o amor de Tatiana e Alexander é a coisa mais linda que já tive o prazer de ler...quase surtei quando soube que o livro seria publicado aqui....
    Tatia & Shura forever ♥

    ResponderExcluir
  20. Tb amo historias que se passam na segunda guerra, este livro parece ser muito bom mesmo sua resenha me deixou bastante curiosa. Os personagens parecem ter uma força incrível.uma pena so ele ser dividido em 2 parte vou marca-lo no skoob pra procurar depois:)

    ResponderExcluir
  21. Quando eu bati o olho neste livro sabia que precisava lê-lo, mas oh bichinho caro, meu bolso não aguenta assim, haha. É exatamente o tipo de livro que eu gosto, histórico, Segunda Guerra Mundial, romance e OMG preciso preciso preciso! E Daaaaaaai, eu necessito dessa caneca, é de parceria né? Mas será que tem pra vender em algum lugar??? D=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, não sei.. eu recebi da editora a o livro e a caneca de brinde kkk mas nao sei se terá pra venda em algum lugar, talvez no site da editora possa ter :D

      Excluir
  22. Eu amei sua resenha, com certeza vou comprar o livro Dai, juro que quando via esse livro pela internet da vida, nunca poderia imaginar o teor dele. Fiquei muito surpresa com esse enredo fantástico. Agora serio eu juro que não consigo entender porque as pessoas tem sempre que dificultar as coisas. Não entendo porque ela tem que abrir mão de uma pessoa por causa da irmã, sério o tal do Alex nem mesmo gosta da irmã dela, se ele gostasse das suas, estivesse indeciso e ela resolvesse facilitar para a irmã, até que ainda ia. Mas o cara gosta da Tati, então porque não simplificar tudo?

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Pelo título, não esperava uma história tão rica e se passando em cenário da segunda guerra. Sua resenha me mostrou que estou perdendo uma grande e linda história. Já entrou para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  24. Amei sua resenha. Nunca tinha escutado sobre esse livro,mas compartilho da mesma opnião que a sua em relação aos livros que se passam durante a guerra,até hj,todos os livros que eu li que se passavam nessa época,foram sensacionais.Fiquei super curiosa para ler,com certeza entrará na minha lista de desejos! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Nossa que livro é esse, heim???Super interessante...
    Triangulo amoroso + segunda guerra mundial = lista de desejados

    Adorei mesmo, espero poder ler uma resenha sobre ele em breve, mas já entrou para minha lista de desejados, maravilha de lançamento!!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  26. Esse é mais um que quero ler, tenho ouvido coisas excelentes sobre ele.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Primeira vez que 'escuto' falar desse livro, mas depois de ler a resenha fiquei bastante curiosa em relação a ele. Mas por enquanto não pretendo comprar ou ler, porque prefiro esperar que a continuação saia, se não fico muito ansiosa.
    Bjss

    ResponderExcluir
  28. Apesar de adorar livros de drama, não sou muito fã dos que se passam nos tempos de guerra. É muita tristeza, dor e injustiça. :(
    Conheço quem goste do tema e pela resenha é uma boa recomendação!

    ResponderExcluir
  29. Também gosto de leituras que retratam esta época, mas confesso que já vou me preparar para as lágrimas, pois só de ler sua resenha, me emocionei com o enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  30. Confesso que dramas não são o meu forte. Mesmo que seja uma ficção, se tiver uma guerra real como pano de fundo, a coisa não anda. Acabo me sentindo mal ao terminar a leitura. Infelizmente, mesmo que seja muito bom, emocionante e envolvente, esse eu passo!!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada por estórias que se passam na época da guerra, e sou mais apixonada ainda por amors impossíveis... Não conhecia este livro, mas gostei muito da sua resenha e da premissa do livro.
    Obrigado por nos trazer este ótimo livro para incrementar em nossa lista de livros para leitura!!!
    :)

    ResponderExcluir
  32. Realmente é uma estória fantástica!Não tem como vc não se envolver na vida desses personagens.personagens. Vc consegue entrar em cada cenário conforme a narrativa vai avançando.Eu simplesmente me apaixonei.Li os 2 primeiros livros agora estou começando o Jardim de verão.
    Uma leitura sem igual,um livro para sempre!!!

    ResponderExcluir
  33. Realmente é uma estória fantástica!Não tem como vc não se envolver na vida desses personagens.personagens. Vc consegue entrar em cada cenário conforme a narrativa vai avançando.Eu simplesmente me apaixonei.Li os 2 primeiros livros agora estou começando o Jardim de verão.
    Uma leitura sem igual,um livro para sempre!!!

    ResponderExcluir
  34. Alguém sabe me dizer por favor, qual é a sequência dos livros? E porque há tantas capas diferentes? Precisava saber pra começar a lê-los

    ResponderExcluir
  35. Alguém sabe me dizer por favor, qual é a sequência dos livros? E porque há tantas capas diferentes? Precisava saber pra começar a lê-los

    ResponderExcluir
  36. Corri passando osmesmos momentos😢☺.... + graçaa a Deus tudo mudou em uma outra vida, Amém!

    ResponderExcluir
  37. Quando ele foi lançado aqui no Brasil e houvi burburinho, não sei o porquê, mas não tive vontade de ler. Agora a pouco em um grupo de leitores que participo, esse livro foi mencionado,e quando me disseram que o cenário era de fato a segunda guerra, quase pirei. Sua resenha me instigou ainda mais. Vou ler sim, proximo da lista.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011