Resenha: Olho por Olho

by - domingo, janeiro 19, 2014

Olá pessoal! A resenha de hoje é dupla, eu e o Gustavo lemos Olho por olho e agora nós dois iremos contar para vocês o que achamos do livro. Letras com cor preta: Daiane, azul: Gustavo.

AutorasJenny Han, Siobhan Vivian
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Você já quis se vingar de alguém? Dar o troco? Acertar as contas? Se sim, já imaginou se tudo o que você planejou começasse a ficar fora de controle? Isso é Olho por Olho. Quando a Novo Conceito anunciou essa obra e eu li a sinopse da história senti a vontade de lê-lo na hora. Dito e feito, aqui estou em uma resenha dupla com a Dai, meu dengo, para discutirmos um pouco a trama de Jenny Han e Siobhan Vivian.

Confesso que quando vi esse livro não senti vontade em lê-lo, mas o Gustavo acabou me convencendo. A principio pensei que seria somente mais um livro juvenil igual aos outros, mas me enganei. Ele é um juvenil bem escrito e a narrativa pelo ponto de vista das três personagens foi algo inteligente por parte das autoras, pois tudo se interliga e nos permite conhecer cada uma mais a fundo, e também o alvo de suas vinganças.

A história foi um pouco diferente do que eu imaginei, e eu gostei de ser surpreendido, embora minha primeira impressão fosse de um começo confuso, complicado. Todos os traumas e mágoas que as garotas enfrentam ou enfrentaram não é explicado inicialmente, então fiquei perdido nessa parte e até eu entender toda a trama foi-se uma boa quantidade de páginas. Quando tudo vai se esclarecendo, percebi que é intencional o não explicar no início, mas achei que faltou uma introdução melhor elaborada quanto a esses suspenses nas revelações; não é um daqueles livros que te prende logo no começo. Mas ele melhora. Bastante.

Olho por Olho tem uma característica peculiar e intrigante, há certo mistério, algo que nos atrai para as páginas e nos envolve completamente. Eu não conseguia parar de ler, e não parei até fechar a última página. Você quer saber como tudo terminará, se dará certo ou não, nos aproximamos tanto dessas três meninas que a leitura te suga de uma forma que parece que a vingança delas se torna a sua também.

"Sinto que estou mais próxima de Kat e Mary do que qualquer um dos meus outros amigos. Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora." 

Dentre as três, a que mais gostei e me chamou a atenção foi Mary, a mais quieta e fechada. Para mim a história dela é a mais forte, tocante, é difícil não ficar com raiva por ela. Kat e Lilia também têm seus motivos, mas tudo o que aconteceu com Mary é cruel, sujo. É muito complicado para ela lidar com a vingança, pois seu psicológico ficou muito abalado. Eu senti uma condolência pela personagem e pelos seus traumas.

Han e Vivian formaram uma parceria que deu certo, Olho por olho é mais que eu esperava, me surpreendeu em alguns momentos, mas o melhor, me envolveu em sua história e teve um desfecho que me deixou louca para ler a continuação, Dente por dente. O que me incomodava era a personagem Rennie, a patricinha chata, alvo de uma das vinganças, seu jeito forçado, a inveja que ela tinha de Lilia, me dava nojo. Essa é uma personagem que eu me vingaria com certeza rsrs. A pitada de mistério inserida, da um "tchã" também ao livro, deixando-o um pouco mais sombrio. Entretanto vingança é vingança, e eu acredito naquela ideia de que tudo que fazemos um dia volta contra nós mesmos. Eu não teria coragem de fazer o que essas meninas fizeram, mas enquanto lia eu torci por seus planos darem certo.

Concordo com a Dai, a união das autoras casou muito bem, embora, como disse, a introdução acabou deixando a desejar, mas enquanto a história vai se desenrolando a narrativa das autoras melhora muito, tudo vai ficando sério, os trotes e as armações vão ganhando proporções inesperadas e o final deixa muitas dúvidas no ar. Estou louco para ler a continuação e descobrir o desfecho dessa história tão surpreendente.

Com folhas amareladas, diagramação simples, fonte de tamanho bom, além de uma capa linda com as três meninas (não sou fã de capas com pessoas, mas devo admitir que essa ficou show!), a edição da Novo Conceito ficou muito bonita e atraente.

Leia também

26 comentários

  1. Oiee

    Adorei a resenha dupla e me interessei pela história mas não sei se leria logo, mas fiquei curiosa para saber o motivo de toda essa vingança.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha, estou doida pra ler este livro e saber mais dessas meninas tão diabólicas. rsrsrsr Que coisa! Esse negócio de vingança nunca foi a minha praia, mas se pintasse oportunidade ou coragem, eu toparia fazer . Não vejo a hora de ter meu próprio livro e poder saber como isso vai ficar. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu li Olho por Olho e gostei bastante, eu me comovi muito com a história da Mary, mas a que mais me chamou a atenção foi a Kat, gostei do jeito dela: desinibido, sem medo e com um gênio forte e decidido. Também achei que o inicio do livro ficou um pouco confuso, eu tive dificuldade inicialmente até pra saber quem é quem, hehehe. E noossa leias mesmo o mais rápido Dente por Dente, acredito que vocês vão achar mais incrível ainda! srsrs EU já estou pirando por Ashes to Ashes! Ótima resenha! beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Logo que lançou Olho por Olho, confesso que não me interessei muito, mas depois de algumas resenhas lidas, criei um leve interesse e depois que saiu Dente por Dente, resolvi que leria. Mais cedo ou mais tarde, mas leria. Acho as capas bem bonitas, a sinopse do primeiro não me atraiu de primeira (os motivos apresentados na sinopse para vingança me pareceram bobos), confesso, mas como as resenhas tem sido positivas, vou investir nele sim.

    ResponderExcluir
  5. essa resenha dupla ficou super legal
    eu tenho o livro, mas ainda não li.... aliás estou doida pra ler
    sei não, mas acho que essas meninas vão arrasar com tudo e com todos! adoro a Siobhan e seu jeito de escrever!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana o tema "vingança"... hehe
    Eu não tinha interesse, mas gostei da resenha e vou add na lista, mas não sei se vou conseguir ler este ano ainda...
    Fiquei super curiosa para saber o que acontece com as personagens durante o processo todo.
    Eu sempre torço para que quem faz mal sofra muito... cruel? acho que posso dizer que é justiça...
    Nos livros pode tudo!

    ResponderExcluir
  7. Para mim,a vingança já é um tema bem clichê para se tratar em livros,mas mesmo com relutancia,os livros com temas mais clichês são os que mais me atraem,hahaha!
    Não achei a sinopse muito interessante,mas gostei bastante da resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha dupla, ficou tão interativo! Eu estou curiosa por esse livro por ser de duas autoras das quais virei fã e com a resenha só confirmei que a parceria ficou ótima!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha tenho esse livro a um tempo e até agora não tive vontade de ler,acho que a sinopse não atrai tanto, mas depois de ler várias resenhas positivas fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  10. que bom que você gostou da história.
    eu li e não gostei. apesar de ter achado a trama interessante, não consegui entrar na história. acho que não li ele em um bom momento.
    eu também torci para os planos darem certo hehe

    ResponderExcluir
  11. Achei a capa bem mediana, pra falar a verdade. rs E não curti muito o enredo do livro, esse lance de vingança é tão zZzz. rs Talvez quando eu lesse mudasse de opinião sobre o livro como a Dai fez, mas como não tenho muito interesse, é improvável isso acontecer. rs Mas vou lhes contar algo, fiquei curiosa pra saber o que fizeram com a Mary. =x rs E adorei a resenha dupla! :)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, ficou bem legal. Já ouvi falar muito desse livro, mas nunca me interessei muito por ele...

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, já vi muitos outros blogs elogiando este livro e a continuação também. Deve ser mesmo muito bom, fiquei com vontade de ler, achei bem diferente o enredo e fiquei curiosa para saber como elas vão colocar sua vingança em prática :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Confesso que assim que vi a capa e li pensei que não iria gostar nada nada do enredo. Mas com a resenha dupla, com elogios duplos, afirmando e reafirmando que a história é envolvente... este livro vai estar na minha lista,com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Aiiiiiiiiii to maluca para ler esse livro #_#

    Sempre falaram que ele tem um estilo PLL. Só vejo resenhas super positivas em relação a ele, bem como sua continuação. Ainda bem que o Gustavo te convenceu a ler né? É uma pena que ele tenha a característica de nos deixar um pouco confuso no começo da leitura, ainda que intencionalmente, eu nunca curto muito isso. Mas esse ar de mistério me pegou total.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. De cara eu não gostei do livro, achei que seria mais uma historinha água com açúcar de intriguinhas entre adolescentes, mas depois de ler mais sobre o livro, mudei minha opinião e agora quero muito ler o livro. Estou torcendo para ganha-lo, porque como disse em outro comentário, eu fiz uma promessa de não comprar mais livros em 2014, pelo menos ate ler quase todos da minha estante. Vou ficar na torcida. D=

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei da capa do livro a primeira vez que eu vi, mas não tinha raciocinado o título com vingança, mais fica super na cara eu que sempre fico com a cabeça no mundo da lua... Adorei a resenha dupla, achei divertida e é bom ler dois pontos de vistas, mas ainda assim eu não fiquei muito convencida com toda essa história de vingança.. eu tô numa vibe boa hoje eu acho :)

    ResponderExcluir
  18. Olá dai e Gustavo??Tudo bem??
    Ganhei este livro em um sorteio que participei mas ainda não pude ler, mas depois de ler estas resenhas fiquei super animada em ler...O que mais me deixa curiosa em relação a esta historia é que este tipo de tema me lembra a vários filme que vi, e o que desperta minha curiosidade é que nunca li nenhum livor com esta temática. Com toda certeza irei conferir em breve, e estou louca para já adquirir a continuação,e ler os dois...
    Beijos para vocês!!

    ResponderExcluir
  19. Estou com ele para ler, não espero muito, se quer pensei que o leria, mas o livro veio até mim, então vou ler, estou esperando que vou gostar.

    ResponderExcluir
  20. Confesso que ganhei o livro mas não estou muito tentada a ler.
    A resenha instigou um pouco minha curiosidade mas acho que ainda não vou ler tão em breve, vingança que extrapola os limites não é algo incomum na literatura. Veremos...

    ResponderExcluir
  21. Quando a editora lançou o livro, não fiquei com vontade de ler. Sequer li a sinopse direito. Mas agora, lendo sua resenha me vieram lembranças do passado haaha ( não que eu seja uma pessoa vingativa, longe disso) que me fizera\m ter vontade de ler. sem contar que deve ser bem divertido lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  22. Este tema de vingança é muito fertil. EU tenho os dois livros, mas ainda não tive tempo de ler. Foi legal ver a opinião dos dois sobre o mesmo livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. O que me agradou nesse livro é que as protagonistas não são aquelas santinhas, moscas-mortas, que esperam que o universo dê o troco em seus algozes. Elas que bolam e põe em prática suas vinganças. Ou seja, quero muito ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  24. Tenho esse livro guardado bonitinho na minha prateleira, esperando para ser lido. É claro que já li várias resenhas sobre ele que me despertaram uma imensa vontade de lê-lo, só que essa é a primeira em dupla, o que faz com que vejamos duas opiniões de leitores diferentes. Adorei!

    ResponderExcluir
  25. confesso que nunca havia sentido vontade de ler Olho por Olho.
    Dava-me a impressão de ser um livro muito monótono... Mas depois de ver esta(s) resenha(s), acho que deve ser um livro muito interessante...
    Amo estórias de vingança!!!
    Quando puder lrei este livro!!~
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Desde que o livro foi lançado tenho vontade de ler (e ainda acho essa capa bem bonita), mas até hoje não comprei ! Acho que são tantos livros que quero, que na hora de comprar, acabo esquecendo desse. Mas espero poder ler em breve, adorei a resenha dupla !
    Bjs

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011