Retrospectiva Literária 2013: Livros que me fizeram chorar as cataratas do Niágara

by - sexta-feira, janeiro 10, 2014

Oi pessoas,

Bem? Tudo certinho? Estão morrendo de calor que nem eu? Vamos para mais uma etapa da retrospectiva literária 2013 em gifs? Acho que já dá para para eu parar de fazer perguntas né? Well, bem people em 2013 vários livros me fizeram chorar, foram litros de lágrimas que nem eu sabia que poderiam sair dentro de mim, lenços e lenços molhados, nariz escorrendo (nojinho). Quantas histórias emocionantes, quantas emoções. Escolhi alguns livrinhos, aqueles que espremeram meu coração e que mais me fizeram chorar. Foi difícil escolher só cinco, eu sou muito coração mole, eu choro por qualquer coisa, até em último capítulo de novela que nunca assisti antes. Enfim, bora para os selecionados:



Entre o agora e o nunca
Lembro-me como se fosse hoje, comecei o livro e não queria parar de ler, e o terminei as 3 horas da manhã. Chorei, chorei, chorei, e ainda não podia abrir o berreiro que nem criança que perdeu a mamadeira porque meu marido tava dormindo e não queria acordá-lo. Foi uma leitura emocionante, e minha sensação foi: 

Ohh my heart...

Menino de ouro
Esse livro é MUITO bom, é genial! E tudo o que o personagem principal tinha que passar me foi tão sufocante, é uma narrativa tão sincera, parecia que eu sentia na pele o que ele tava vivendo. Depois que o li tive que deixá-lo um pouco no sol pra enxugar onde caíram algumas lágrimas.
Nível de choro: pensei que teria que pegar o cajado que Moisés abriu o mar que se formou em meus olhos.

Me deixa em paz, só quero chorar...
Irmã
Esse é O livro de 2013, foi ótimo. Chorei, chorei muito! É muito tocante, é muito surpreendente. Eu o lia, chorava, ninguém em casa entendia nada, pensaram que eu estava com saudades da minha terrinha do gelo (curitiba), mas ninguém ia me compreender também né, enfim. Quando terminei entrei num coma literário que até agora to tentando sair, mas parece que nenhum outro livro será tão bom quanto este. Tanto que depois fui desabafar e fazer mimimi no twitter (#DramaModeOn) e obrigar as pessoas ao meu redor a ler (ameacei até mesmo com a faquinha de pão).

P.S: me sigam! @uni_literatura (blog) @daiane14 (pessoal)


Jardim de Inverno
Um livro mais que emocionante, abordando até onde uma mãe pode chegar por amor a seus filhos, se passa justo na segunda guerra e em Leningrado. Muito emocionante, acabou com meu estoque de lenços :(



A culpa é das estrelas.
João Verde é João Verde. A culpa é das estrelas e choro na mesma frase é quase um pleonasmo dentro da literatura. Pô John... doeu cara. Acho que a primeira coisa que eu vou fazer se um dia conhecer esse autor é me jogar no chão, agarrar o pé dele e chorar.

Por que John? Por que? 

Foi tão difícil fazer essa listinha, na verdade fiz uma outra lista com todos (foram duas folhas do meu bloquinho) e fui selecionando por litros de lágrimas derramados. E vocês? Choraram muito em 2013? Em quais livros? Conta pra tia Dai.

Beijo na testa!

Leia também

36 comentários

  1. Eu tb li "A culpa é das estrelas" em 2013... não chorei... hehe! Gostei muito do livro, achei muito inteligente e sensível sem ser clichê!
    Pretendo este ano ler "Jardim de inverno" e "Menino de ouro"...
    Eu lembro de ter chorado muito tb... reli "A menina que roubava livros" e este me tirou quase todas as lágrimas que eu tinha... sensacionaaal!

    ResponderExcluir
  2. Dos que você citou li apenas Entre o agora e o nunca e A culpa é das estrelas, e os dois são muito intensos, também chorei demais, principalmente no Entre o agora e o nunca, um dos meus favoritos... E fiquei interessada no livro Irmã, vou procurar resenhas para ver se gosto.

    ResponderExcluir
  3. Dai, dos citados li apenas A Culpa é das Estrelas, e não me bata, não brigue comigo, mas eu não gostei tanto assim, na verdade, achei no máximo bom, nada além. D:
    Meus livros preferidos de 2013 que vou levar pra vida, foram Juntos Para Sempre do Walcyr Carrasco <3, a Saga perfeita, maravilhosa, incrível que é A Saga do Tigre, li os 3 primeiros livros em 2013 e o livro Conquista da Ally Condie, que fecha uma das melhores trilogias que eu já li. E chorei muito em todos! <3

    ResponderExcluir
  4. ainda não li Entre o Agora e o Nunca, mas vi hoje que vai sair a continuação, então preciso lê-lo logo!!!
    vish, acho que também vou chorar horrores então :P
    minha mãe esses dias estava me contando sobre o filme que ela assistiu e se chamava Menino de Ouro. será que é o mesmo? vou pesquisar *-*
    Irmã parece ser lindo, quero muito ler!
    Comprei ONTEM Jardim de Inverno *--------*
    quando li A Culpa é das Estrelas me senti bem triste e comovida, mas confesso (e por favor, não me mate!) eu não chorei ;x
    adoro livros tristes hahaha
    adorei essa retrospectiva! :D
    um que eu indico, apesar de ter lido só este ano, é Dançando Sobre Cacos de Vidro. nunca chorei tanto lendo um livro.
    tinha medo de vontar a ler pois sabia que ia chorar... foi assim o livro inteiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Adorei os livros selecionados, eu também me emocionei muito em Jardim de Inverno e A Culpa é das Estrelas mas o que superou ano passado para mim foi Métrica, chorei demais !

    Adorei as caras e bocas kkk pretendo ler Menino de Ouro e Irmã!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. John Green ama fazer a gente chorar, é incrível isso. Acabei de ler A Culpa é das Estrelas de madrugada, e custei a conseguir dormir, eu fui chorando, que chegou a um ponto que eu não tinha mais lágrimas. E ele fez a mesma coisa comi em Quem é você, Alasca?.

    ResponderExcluir
  7. Dessa lista de choro, rsrs, eu já li Jardim De Inverno e A Culpa é Das Estrelas e confesso chorei muito. Principalmente em Jardim de Inverno, nossa ele é muito emocionante e triste é claro! Foi um livro que me tocou de uma forma profunda!! Estou com vontade de ler Entre o Agora e o Nunca, ele parece ser fascinante!! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. De todos, o único que li no ano passado foi 'A Culpa é Das Estrelas', e esse, com certeza é um livro que faz com que o leitor chore LITROS. 'Jardim de Inverno' e 'Entre o agora e o nunca' estão na minha fila de próximas leituras. Sinceramente, é a primeira vez que ouço falar que ambos arrancam lágrimas de qualquer um. Mas o livro que eu quase me afoguei de tanto chorar ao ler foi 'Corações Feridos'... vale a pena lê-lo :)

    ResponderExcluir
  9. A Culpa é das Estrelas eu comecei a chorar antes do livro acabar, e quando acontece a coisa que faz a gnt chorar, eu não podia voltar a ler o livro que tudo voltava, aí eu ia contar para alguém a história do livro e chorava mais ainda...
    (8) Cry, cry, cry, baby!

    ResponderExcluir
  10. Ai...sem dúvidas! ACEDE e O Menino de Ouro são tão tão que é impossível não se emocionar mesmo! Não li Jardim de Inverno, mas já é bom estar preparada, rs.

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  11. Nossa. Quase me afoguei aqui, mas gostei do post. ahahahahahha Desses, só li o do Green e me emocionei tb, mas nada nível hard. Jardim de Inverno tenho mas não li, e os outros não conhecia ainda. :)
    beijooooos

    ResponderExcluir
  12. ACEDE é lindo, adorei esse livro. John Green está de parabéns. Menino de Ouro está na minha lista para 2014, vi resenhas muito boas por ai. Adorei as leituras.

    Beijos

    http://livrosecafelatte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Minha sensação com a culpa das estrelas foi bem essa... porque tio João verde? PORQUE? vou parar, se não começo a chorar de novo. haha Jardim de Inverno e Entre o agora e o nunca ainda não li, mas os tenho aqui. E serão uma das próximas leituras - ou não -, acho que vou intercalar com leituras mais alegres pra não morrer desidratada. :p kk

    ResponderExcluir
  14. Realmente são lindas histórias. Você soube escolher bem seus preferidos na retrospectiva. Também amei esses, mais ainda A Culpa é das Estrelas. Esse então... Nem tenho palavras pra dizer o quanto amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. entre agora e o nunca é uma surpresa pra mim!
    jardim de inverno e a culpa é das estrelas me farão dar lucro aos fabricantes de lenços
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O único livro que me fez chorar ano passado foi 'a culpa é das estrelas' e me fez ficar em uma ressaca literária de um mês, li também 'entre agora e o nunca' mas consegui me segurar e não chorar. kkk

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler Entre o Agora e o Nunca entre 2014, e Jardim de Inverno é mesmo um livro lindo. Só me faz querer ler mais livros da Kristin Hannah! Um que me fez chorar foi Dançando sobre cacos de vidro, lindíssimo (tem sorteio dele lá no blog, se estiver interessada!). A Culpa é das Estrelas foi meio decepcionante, porque todo mundo amou, e eu não vi nada de mais! :s

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esses gifs ficaram bem engraçados rs
    Não li nenhum desta lista, mas já vi muitas pessoas dizendo que também choraram com A Culpa é das estrelas, ainda não li este livro mas sei que o final é bem triste...geralmente, não me interesso muito por livros tão emotivos rsrs
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Queria muito ler Jardim de Inverno.
    Já li A Culpa é das Estrelas, e nem chorei, fiquei um pouco triste, mas não consegui produzir uma lágrima sequer, na verdade, achei bom, mas não essas coisas todas que todo mundo diz, esperava mais do final do livro.
    Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Jardim de Inverno eu tbm chorei bastate, mas com certeza chorei mais com ACÉDE, livro maravilhoso. Quando estava na bienal recomendei a minha prima compra Entre o Agora e o Nunca, mesmo sem ter lindo, e ela gostou, que bom que eu acertei, em breve também irei ler!
    leituramagnifica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. tb sou manteiga derretida choro por qualquer coisa

    Ainda vou ler A culpa é das estrelas (alias todos do autor), entre o agora ou nunca ( que descobri hj que ja tem sequencia aff.. e eu nem li esse) e Jardim de inverno quero muito estes 3 . Já o livro Irmã eu nao conhecia pelo q vc disse deve ser realmente bom vou procurar saber mais dele.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo livros e obrigada pelas indicações e bom humor! Sei que o post é sobre os Livros que te fizeram chorar as cataratas do Niágara, mas quase morri de tanto ri com o jeito que vc colocou as palavras.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Dos livros citados só li ACEDE, e confesso que ajudei a aumentar o nível das águas...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a listinha. Adoro livros q fazem chorar haha. Peguei emprestado Entre o agora e o nunca e li A culpa é das estrelas... fiquei curiosa com Menino de ouro e Irmã.

    Bjs
    Niii
    Amordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Dai o único livro que eu li dessa listinha foi Entre o agora e o nunca e chorei horrores também. Até hoje os livros que mais fizeram chorar na vida foram: O diário de suzana para nicolas, Soul Love e Dançando sobre cacos de vidro. Estou louca para ler A culpa é das estrelas, mas ainda não deu ;/

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Só li "A culpa é das estrelas" e quero taaaanto os outros. "Menino de Ouro", "Irmã" e "Jardim de Inverno" estão entre minhas leituras desse ano, agora só falta o dinheiro pra eu comprar. Não só os livros, como também os lencinhos.

    ResponderExcluir
  27. Sei que o post é sobre choro, mas foi impossível não rir quando li "João Verde". hahaha
    Enfim... dos livros que você leu três já estão na minha lista e logo, logo "Irmã" e "Menino de Ouro" também estarão. Dos três, até agora só li "A culpa é das estrelas" e... sem comentários só lágrimas.

    Adoro suas retrospectivas!

    ResponderExcluir
  28. Que bom saber quais os livros preciso ler longe de gente! Ri muito, cajado - mar, "Depois que o li tive que deixá-lo um pouco no sol pra enxugar onde caíram algumas lágrimas."
    Não li nenhum desses citados acima, mas quero ler vários deles esse ano, mas li Como eu era antes de Você. Sinceramente, fiquei foi indignada, chocada e por isso chorei. Difícil chorar pelo livro em si, mas por alguma situação que o livro me lembra. Então... esse foi terrível.

    ResponderExcluir
  29. Dessa lista,só li ''A Culpa é Das Estrelas'' e nem preciso dizer que chorei muito né? John Green é simplesmente sensacional! Quero muito ler ''O Menino De Ouro'',só ouvi comentários positivos sobre esse livro e fiquei ainda mais curiosa para ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Olá Dai!! Parabéns pelo post e estou aqui chorando pois não li nenhum deles ainda =(
    Somente tenho A culpa é das estrelas na estante mas ainda não li...Mas depois de ler seu comentário com certeza vou ler e adicionei todos os outros livros na minha lista de desejados!
    Amei demais o post!!

    ResponderExcluir
  31. De todos da lista só li a culpa é das estrelas, e pode ter certeza, foi o livro que mais chorei lendo, chorei em várias partes.
    Eu também quero ler Entre o agora e o nunca e Jardim de inverno, mas um que vou começar a ler por agora e sei que devo chorar bastante é a menina que roubava livro, preciso ler antes do filme lançar !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Tenho 'ACEDE' e 'Jardim de Inverno' na estante e, são tantos os livros me esperando, que nem não estou prometendo pra nenhum deles que vou lê-lo. rsrsrs
    Mas parece que estou perdendo tempo, né?
    'Entre o Agora e o Nunca' está nos desejados, mas pelo que li no post, 'Irmã' parece o mais emocionante! :D

    ResponderExcluir
  33. Só li ACEDE, os outros só conheço. Acabei de ler um da Kritin (Jardim de Inverno) e chorei muito, cheguei mesmo a inundar o quarto, por isso já imagino o choro neste livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  34. Ainda não cheguei nesse nível de me envolver tanto com uma leitura. Li "A Culpa é das Estrelas", mas não chorei. Fiquei bem triste, mas resisti bravamente. Rsrsrs
    O bom é que não chorei nesse post, pois os gifs me fizeram rir horrores. Kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  35. Olá!!
    Destes livros, o único que li foi A Culpa é das Estrelas... sem comentários. Olha (leia) só este diálogo no momento em que estava lendo o capítulo 20 e 21:
    - Que isso, menina??
    - Não é nada, mãe. É que entrou um bichinho no meu olho.
    - Mas você tá quase soluçando...
    - É que essa bichinho era um
    elefante...
    Estou louca para ler estes outros
    livros...
    Um livro que li este ano e abri o
    berreiro foi "Como Viver Eternamente". Se você leu ou for ler, diga-me o que achou...
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Eu ri muito lendo seu post e estou rindo ainda rsrsrs, tudo bem rir do choro alheio é ruim mas não deu pra resistir hehe, bem já li muitos livros triste mas nunca chorei na verdade só chorei em 2 filmes em toda minha vida, bem tenho 26 vejo muitos filmes e leio muitos livros de drama, acho que não sou chorona rsrs, mas me emociono com as estorias, parabéns pelo post achei super maneiro e criativo, também gosto de colocar gifs nos meus posts

    bjos

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011