Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer

by - segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Autora: Michelle Hodkin
Páginas: 378
Ano: 2013
Editora: Galera Record

Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpos e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

A Desconstrução de Mara Dyer, de Michelle Hodkin, desde que foi lançando me deixa curiosa por sua sinopse instigadora e a linda capa. Mara Dyer foi à única sobrevivente do desabamento de um sanatório no qual perdeu seu namorado e amigas, mas antes disso elas haviam jogado numa tábua de ouija... A jovem não se lembra do acidente e acorda em um hospital. Sua família decide se mudar para outra cidade, para que ajudasse Mara a esquecer daquele trauma e recomeçar sua vida, mas e se ela precisasse se lembrar daquela noite? Ainda mais quando imagens de corpos, desabamento e a visão de seus amigos mortos começam a atormentá-la, estaria sua sanidade ficando comprometida?

Assim que comecei a leitura desse livro, senti que não conseguia parar. Comecei a me envolver com Mara, entrar em sua mente, e quanto mais eu lia mais eu queria entender o que se passava com ela. À medida que a história se aprofunda sentimos aquela tensão, há um suspense nítido nas páginas, entretanto com um toque mais sombrio. Mara é uma personagem forte que tenta encarar seus demônios e trauma. Suas alucinações vão se tornando decorrentes com o passar dos capítulos e em alguns momentos me confundi sobre o que era real ou não, como se existisse uma linha tênue separando esses dois mundos, os dividindo e aproximando ao mesmo tempo.

Esse equilíbrio entre o real e o não real foi muito bem construído e se tornou um dos pontos fortes do livro, pois faz com que o leitor sinta aquela expectativa, um frio na espinha, e não consiga desgrudar os olhos das páginas devido à curiosidade que isso causa. É um livro que te envolve por completo, de mente e alma.

"Então era isso. Eu era realmente maluca. Mas então por que sentia que havia algo mais? Algo que estava deixando escapar?" 

Noa Show é uma personagem que conhecemos quando Mara se muda para o novo colégio, no começo eu tinha a mesma impressão que ela, apenas um garoto popular que todos amam, aquele que apenas usa as garotas e depois as deixa, ainda bem que foi apenas uma impressão. Porém Mara não facilita de cara as coisas para ele, aos poucos vão se conhecendo, e ai nós percebemos o quão especial Noa é. Ele e Mara são ótimos, não nos entediam, e embora cada um tenha seus dilemas, e a própria Mara seus traumas, eles não tornam a leitura chata, ao contrário, juntos são perfeitos, pois dão aquela pitada de humor em um enredo que oscila entre o mistério e uma dose pequena de terror. 

A narrativa de Hodkin beira ao extasiante, é fluída num ritmo próprio, além de ser muito bem estruturada. A forma como as alucinações de Mara foram construídas me fizeram a todo o momento ter aquela pontinha de dúvida "isso é real ou não?" já que é narrado em primeira pessoa e estamos dentro da mente da personagem. A autora sabe surpreender o leitor, o desfecho me deixou chocada de um modo positivo, foi um daqueles finais que você fica olhando para a última linha de boca aberta sem reação e depois tem um surto querendo o próximo livro.

A capa e toda a diagramação interna são lindas.  A Desconstrução de Mara Dyer é um livro excitante e perturbador, que te faz mergulhar de cabeça numa história única e original, com toques de romance, mistério em um clima deliciosamente assustador que nos enche de expectativa, as quais são devidamente supridas. Recomendo muito a leitura, se tornou a melhor que já fiz nesse ano, se prepare para se surpreender, você nunca mais se esquecerá de Mara Dyer.

Leia também

34 comentários

  1. WOW, esse livro já estava entre os meus desejados, mas a sua resenha só tornou a minha impressão sobre ele ainda melhor. :O
    É muito legal quando o autor consegue nos fazer entrar no mesmo ritmo que o personagem, como se a insanidade dele também nos atingisse (rs). Gostei de saber que essa impressão está presente em todo o livro. Alcançar tal nível de intimidade com os sentimentos do protagonista só é possível a partir de uma talentosa narrativa. Então, como deixar esse livro escapar? (rs)
    Com certeza, o lerei assim que possível.
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Noossa eu não dava muita coisa por esse livro, mas sua resenha me chamou a atenção! Acho super bacana livros assim, instigantes e que nos prendem do começo ao fim. Gostei das características da Mara, é muito bom quando o personagem é forte e decidido!! Outra bacana é saber que apesar do Noa ser super simpático ela não se entregou de cara!! Incrível a autora conseguir unir o real com o imaginário, fiquei mega curiosa pra ler o livro!!
    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Caramba, fazia tempos em que não me interessava por um livro depois de ler uma resenha, mas essa me fez ter uma tremenda vontade de pegar esse livro com urgência... Eu gostei da história e da personagem principal, Mara. Esse livro só pela sinopse já é interessante, mas com sua resenha se tornou necessário!!!!
    Muito legal =)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de conhecer a estória através de sua resenha. E até agora a sua foi a que mais me inspirou a ler. Me deixou bastante curiosa e encantada. Não esperava que a personagem fosse assombrada por esses fantasmas ou melhor, pelo que ocorreu no sanatório. Coitada. Espero que ela supere isso e que o Noa a ajude. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão Daiane: a capa é simplesmente espetacular, e o enredo do livro em si também! Sinto que se algum dia tiver a oportunidade de ler 'A Desconstrução de Mara Dyer' não vou conseguir parar, porque é a típica história que nos prende do início ao fim. É de dar um pouco de medo, vamos admitir. Mas é um livro pelo qual eu gostaria de ler para entender o que se passa na cabecinha de Mara :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai

    Não conhecia esse livro e amei demais a sinopse e sua resenha , já adicionei ele na minha lista de desejados e pretendo ler em breve, pena que tem continuação to ficando um pouco cansada de ler séries , esperar pelos próximos volumes deixa a gente mal do coração ! rsrsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia esse livro
    Primeira resenha que leio sobre ele. Adicionei a lista de vou ler, pq estou começando uma série agora e ai já viu....
    Mas gostei bastante dele. A primeira coisa que me chama atenção é a capa e essa me ganhou em cheio
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que sinopse maravilhosa, ainda não conhecia esse livro mas depois dessa resenha com certeza o livro entrou no topo da minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha me chamou muita atenção,não conhecia esse livro e fiquei muito curiosa para ler. Adorei essas visões dos amigos mortos que a Mara tem,entrou para minha listinha de desejos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. também acho a sinopse super intrigante e a capa linda *-*
    estou super curiosa para ler ele, e sinto que também não vou conseguir largar antes de terminar ele hahaha
    ele está na minha lista de desejados, tomara que eu consiga comprar logo ;~~

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha um desejo de ler esse livro, primeiro porque a capa simplesmente me encantou, depois porque quando li sua resenha percebi o quanto deve ser envolvente e assustadora a leitura sem a gente saber que parte faz sentido na real ou na alucinação da cabeça da personagem, gosto de tramas difíceis, me ajuda a pensar e raciocinar.

    ResponderExcluir
  12. A capa eu não gostei não, mas o enredo parece mesmo ser muito bom.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li o livro, mas fiquei bem curiosa. Putz, você estar lendo o livro e não saber o que é real ou não, essa linha tênue deve ser louco e fascinante ao mesmo tempo. E ainda tem romance <3 ai gente, preciso ler esse livro urgentemente! hehe

    ResponderExcluir
  14. Eu estou louca pra ler esse livro... tipo, mais louca que a Mara Dyer, mas fiquei meio desanimada por ser trilogia, acho que seria um livro mais legal se fosse único.

    ResponderExcluir
  15. Já tinha lido uma resenha desse livro em outro blog e a premissa me interessou muito, especialmente a parte em que o leitor não consegue diferenciar a realidade da alucinação. Esse parece ser um livro em que o uso da primeira pessoa só acrescenta à história! Ele está na minha lista de leitura e eu irei lê-lo muito em breve!

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. infelizmente esse livro não consegue me prender!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho que iria ficar bastante apreensiva lendo esse livro, e com um pouco de medo também. De certa forma, após ler a sua resenha, lembrei do livro A menina que não sabia ler, por causa da dificuldade de distinção se o que estava ocorrendo era real ou não.
    Por enquanto, não tenho vontade de ler o livro. Mas quem sabe mais para frente...
    Poxa, não é livro único? Pensei que era...

    ResponderExcluir
  18. Nossa fiquei bem curiosa para ler agora, pois é meio que uma premonição e parece ser uma historia bem diferente das que eu estou acostumada a ler e lembro estou em busca de novidades e esse livro me pareceu uma boa para tentar fazer outros tipo de leituras. E a sua resenha também me ajudou a ficar bem curiosa para saber mais do decorrer da historia quero percorrer pela mente de Mara Dyer e descobri será que ela esta mesmo maluca, porque só ela sobreviveu? Gostei muito mesmo. Animada para querer saber mais também (:

    Beeijos *-*


    ResponderExcluir
  19. Eu bati o olho neste livro e sabia que precisava lê-lo, mas aí eu li uma resenha super negativa sobre ele e fiquei em dúvida, mas aí agora lendo a sua eu já fico animada de novo, que vai e volta, haha, parece o próprio livro. Adoro coisas meio confusas. Acho que vou gostar demais deste livro, estou louca para conseguir ganha-lo.

    ResponderExcluir
  20. Meu deus, esse livro é tudo!!
    Nossa já vi videos parecidos, mas livro é a primeira vez.. e já estou querendo ler!!
    Adoro livros desse gênero... Sua resenha foi otima!!

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  21. Pela resenha, esse é um ótimo exemplo de trhiller psicológico! Digo por fazer o leitor se perguntar se aqui é mesmo real ou não e se ver devorando as páginas!
    Já tinha nos desejados, a dúvida agora é quando será lançado o próximo! :)

    ResponderExcluir
  22. Bem interessante!
    Com um enredo intrigante, é daqueles livros que não dá pra parar de ler.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  23. Quando vi o livro pela primeira vez, olhei rapidinho e achei que fosse um romance picante, hehehe...
    Adorei esta capa... a cor escura de fundo...
    Bem, a estória é muito interessante... a considerei de terror, pelo jogo, pelas mortes...
    Fiquei até arrepiada e com pena da Mara... perder todos os amigos assim...
    Fiquei curiosa para saber se tudo é real ou não... achei, meio surreal...
    Gostei muito...

    ResponderExcluir
  24. Não tem como não ficar curiosa com essa trama. Acho que consegue envolver muita coisa que realmente amo numa trama: tem mistério, tem uma abordagem psicológica, tem uma narrativa excepcional, etc.
    Não vejo a hora de ler o livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Esse livro já era um de meus desejados, agora eu tenho certeza de que tenho que passa-lo na frente de alguns livros, eu preciso saber o que aconteceu com esse povo, depois do jogo, e por que somente Mara sobreviveu, tenho certeza de que ele realmente nos envolve desse jeito, eu inclusivamente já gosto dele antes mesmo de ler hahahah a resenha esta ótima, e faz com que a vontade de ler o livro só aumente.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Quero ler esse livro desde que li a sinopse no goodreads e fiquei bem ansiosa quando ele foi lançado no Brasil, e pela sua resenha ele realmente parece ser do tipo de livro que eu gosto ^^ pena que é uma série né.

    ResponderExcluir
  27. eu ja tinha visto essa capa e nao tinha tido muita vontade de ler :P mas nada como me arrepender de julgar uma historia pela capa kkkkkkkkk amei saber q vc se confundiu entre o real e o fictício, pq eu amo qndo isso acontece cmg... acho q torna a historia mais intrigante e me prende totalmente!! sinto q vou amar o romance q tem no livro *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Já tinha lido a sinopse do livro e por ter um pouco de sobrenatural, não chamou muito a minha atenção. Mas depois da resenha, acho que o livro me conquistou pelo suspense. Confesso que morro de medo dessas brincadeiras que envolvem contato com espíritos, etc.. Até porque já ouvi histórias reais de coisas que aconteceram com amigos que brincaram com isso. E eu nunca vi nenhum livro de ficção que abordasse isso. Achei a história original e a escrita parece ser envolvente. Vai para as minhas futuras leituras!

    ResponderExcluir
  29. Este é um livro com uma sinopse vaga, uma capa diferente, e o título fantástico. O que esperar desse ”Young Adult”? O livro parece ser obscuro, mas acredito que também é uma história de amor fantástica.

    ResponderExcluir
  30. Preciso desse livro!!! Parece um enredo de filme com doses de suspense, sobrenatural e romance. sua resenha foi perfeita e despertou minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  31. Realmente gostei desse livro!! fiquei bastante curiosa quando eu comecei a ler a sinopse e depois quando eu fui entendendo mais ou menos como funciona o livro eu vi que eu não me arrependeria de lê-lo, acho que eu leria sem parar também!! É uma pena que ele esteja tão caro!!!

    ResponderExcluir
  32. Narrativa que beira o extasiante é comigo mesmo. Adoro quando fico preso em uma trama muito bem estruturada. A autora me parece que tem esse dom. Mas acho uma maldade quando os autores criam um final que nos deixam "de cara" e ansiosos pela continuação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece ser muito bom, já faz um tempo que eu estou querendo ler ele. Estou curiosa pra saber o que aconteceu no sanatório, e também estou curiosa pra saber os segredos da personagem. Adorei a resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Meu Deus!! Q livro é esse?! Acabei de ler e já quero o próximo!!
    Vc me recomendou um tempo atrás e só agora fui parar td para ler. O livro já começa com uma sucessão de acontecimentos q faz com q vc não pare a leitura, quando fui ver, já estava na página 150 do livro.
    Oq mais me espantou era o limiar entre a realidade e a ilusão criada pela autora, ficava td hora q acontecia algo com a pergunta, será q aconteceu de verdade?! hahahahaha
    E o final do livro é tipo: OMFG!!!! Espero q não demore mto de sair o próximo, pq eu quero pra ontem!!!!
    E da próxima vez q eu não souber oq ler, já sei a quem vou recorrer novamente. hahahahahah

    Bjão

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011