Mafalda - A garotinha que nunca envelhecerá

by - quinta-feira, março 13, 2014

Olá pessoal,

Por esses dias olhando algumas notícias sobre cultura, encontrei uma que dizia que Mafalda esse ano completa 50 anos. Algumas das perguntas da garotinha questionadora criada por Quino, ainda estão sem respostas e se encaixam perfeitamente em nossa atualidade. Seu senso crítico, e suas observações perspicazes são caracterizadas pela atemporalidade, o que a consagrou por todos esses anos.



Para quem ainda não sabe, a figura de Mafalda foi criada inicialmente para representar uma marca de eletrodomésticos, porém não deu certo, então Quino a adaptou para tirinha, que foi publicada pela primeira vez em 1964 na Argentina, em uma revista em Buenos Aires. Suas tirinhas foram escritas até 1973, e foram traduzidas para vários idiomas, e coletâneas. Em sua homenagem, Mafalda ganhou uma estátua no bairro San Telmo em Buenos Aires, como pretendo um dia visitar essa cidade que sonho conhecer, com certeza quero tirar uma foto ao lado dela *_*


Eu sempre adorei todas as tirinhas da Malfada, lembro que um dia quando ainda trabalhava numa livraria, quando não tinha cliente eu amava ficar folheando a edição "Toda Mafalda" e ler e ler várias tirinhas, é incansável, é tão bom! 
Mafalda com certeza será lembrada por muito tempo, geralmente a característica que perpetua famosas obras e escritores é justamente a capacidade de levantar questões universais sob o aspecto da atemporalidade, é incrível como o tempo passa, mas os problemas continuam os mesmos e muitas vezes sem respostas. E você? Gosta também da Mafalda?


Leia também

19 comentários

  1. Tá aí! Eu sempre quis saber porque uma garota da minha sala tem uma tatuagem da mafalda com a fala em espanhol, acho que agora eu sei! hahah. Eu realmente não sabia da história por trás da mafalda, mas lembro que quando eu era pequena no início do ano eu sempre pegava o livro de português pra folhear porque sempre vinha umas tirinhas dela e eu adorava ler :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mafalda como eu amo as tirinhas dela, mas eu não sabia da historia dela, de te sido criada primeiramente para uma marca de eletrodomésticos, e só no ano passado foi que eu souber que Malfada era da Argentina e que tinha e ainda tem uma estatueta dela lá em alguma praça ou bairro, não sei dizer o certo, só fiquei sabendo quando vi em um blog uma foto kkkkkk, se não nuca saberia, só saberia agora lendo sua pequena historia sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que sou meio traumatizada em relação a Mafalda! rs
    Tinha que ler as tirinhas numa aula insuportável de espanhol.. então acabei não gostando nada, nada.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. eu via bastante Mafalda no ensino médio, principalmente nas aulas de literatura e portugues. e vi também bastante no curso de inlgês. ela foi traduzida para muitos indiomas mesmo!
    impossivel não gostar desta garotinha né? hahaha
    eu não só acho como espero que ela seja lembrava por muitos anos ainda. essa garota é demais! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Dai,

    Realmente as tirinhas da Mafalda são demais, todas que a gente lê tem o poder de nos fazer rir e ao mesmo tempo refletir. Não sabia da história por trás. Ah como seria bom se no mundo existissem mais "Mafaldas", pessoas questionadoras e que querem mudar alguma coisa, ser e fazer diferente.

    Beijos!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Preciso comentar que acho a Mafalda muito adulta pra idade (hihihih) e isso acaba me incomodando um pouco em alguns quadrinhos, mas na maioria adoro ela. Mas o personagem de quadrinhos em modelo de criança que mais me atrai é com certeza o Calvin, pois ele tem todo esse toque de infantilidade e de ser adulto que não extrapolam, fica uma leitura critica e ao mesmo tempo divertida

    ResponderExcluir
  8. Eterna Mafalda! rsrs

    Eu adorava e adoro ler essas tirinhas!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. ja 50 anos???? meu Deus, até hoje essa criaturinha caricata é lembrada por suas pérolas e agulhadas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse post sobre Matilda <3.
    Acho as tirinhas dela tão divertidas, de um humor refinado e críticas sobre tudo que nos fazem refletir. É como você diz, uma personagem muito perspicaz.
    Mas a Matilda já tem 50 e nunca cresce, será que ela vive com o Peter Pan na Terra do Nunca (não consegui evitar a piada sem graça!).
    Adorei o post, muito informativo!

    ResponderExcluir
  11. Oie Day, não sabia que a Mafalda era tão velhinha assim, 50 anos?!!! rsrsrsrsr Mas eu sempre gostei muito dela, o senso de humor e crítica em suas tirinhas são incríveis. E é como você disse, mesmo sendo escrito a tanto tempo atrás, é na verdade crítica a assuntos bem atuais!!!! Muito bom o post, que venham mais anos Mafalda!!!

    Beijos!!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  12. Adoro a Mafalda desde pequena,geralmente vem as tirinhas dela nos livros de portugues e eu adoro ler , sim eu ainda leio as tirinhas dela...

    ResponderExcluir
  13. Lia muito, hoje em dia já não leio mais, mas ela é muito boa, por isso esta longividade!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. As tirinhas da Mafalda são muito boas, espero que daqui a 10 anos ela ainda seja lembrada, porque ela fez parte da infância de muita gente.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  15. Ah, eu adoro a Mafalda! <3
    Me deu até nostalgia, lembro que sempre tinha umas tirinhas dela nas provas de português haha
    50 anos é muita coisa hein! Mas acredito que podem se passar vários anos e ela ainda vai ser lembrada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adoro a Mafalda. Ela me acompanhou durante todo o ensino médio e até na faculdade, rsrs. As tirinhas dela continuam atuais, nos divertem e fazem refletir sobre diversos assuntos. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu conheci a Mafalda na escola, nos livros de Português, nas aulas de Artes e de Espanhol. Consequentemente, ela me remete a infância/adolescência e faz com que bons sentimentos voltem a tona. Será por isso o amor que sentimos por Mafalda ser tão intrínseco?!

    ResponderExcluir
  18. Não sou muito do tipo que le tirinhas da Mafalda :(. Não vejo muita graça nela (sei que normalmente são criticas a sociedade, mas não consigo gostar)

    ResponderExcluir
  19. Gente.. ainda me lembro de ler na época do fundamental kkkkkkkkkk E nunca me canso de ler, ainda. Acho que as tirinhas da Mafalda são ótimas.

    ResponderExcluir

Blog no ar desde 08/11/2011

Blog no ar desde 08/11/2011